Brasil

Apontada como prejudicial, terceirização do emprego teve apoio de deputados da bancada evangélica

Comments (55)
  1. regis disse:

    Esses evangélicos que votaram a favor provavelmente são empresários que terão ganho com a terceirização, eles estão pouco se lixando com a classe trabalhadora. Que vergonha

  2. STARDUST disse:

    Esses 40 já podem passar no caixa para receber suas 30 moedas.

    1. nosferatu disse:

      40?

      kkkk

      pensei na hora no filme do Alibabá kkkkkk

      1. STARDUST disse:

        pensei a mesma coisa, mas deixei a deixa pra alguém fazer essa associação.

      2. clamando disse:

        SEMPRE PUXANDO O SACO DO TEU CHEFE STARDUST, FALAR DE ALI BABA É FALAR DE VALDEMIRO

        1. nosferatu disse:

          Valdemiro? mas que é Valdemiro?

          ahhh

          me lembrei kkkkk

          é a cria do Bi$po Ma$$edo!!!

          o cara que aprendeu com o me$tre Ma$$e como tosquear as ovelha$$!!

          1. clamando disse:

            pai de stardust teu criador o engolidor de sapos aquele que vive em teias de aranha caindo as mascaras assim como peixe fora d.água

          2. nosferatu disse:

            Bi$po Ma$$edo é pai do Stardust também?

            kkk

            poxa, mas ai vou ter que defender o Stardust, afinal, o apó$tolo Valdemiro aprendeu bem a li$$ão com o pai Ma$$edão e cobra altos dizimos e trízimos da macacada gospel.

            mas o Stardust prega contra o dizimo.

            Bem, mas se vc está dizendo kkkk

            seria interessante o Stardust pedir pensão então.

            pro ma$$edão não seria dificil de pagar, é só arrumar mais uns macaquinhos gospel que a grana aumenta.

          3. clamando disse:

            SÓ QUE MACEDO QUANDO VIU QUE O MARIDO DE STAR ESTAVA ROUBANDO MANDOU EMBORA, DAI VALDEMIRO BABA E SEUS QUARENTA LADRÕES RECEBERAM ELA E SEU MARIDO E POR ISTO ELA DEFENDE O HOMEM DO TRIDIZIMO

    2. Slash disse:

      Pastor Eduardo Cunha e seus 40 ladrões

    3. Beto Daniel disse:

      Apenas analfabetos politicos votam nessa bancada! ”Defendendo a familia, moral e bons costumes” bla bla bla… é isso que eles fazem contra todos os brasileiros trabalhadores. Judas? Nem podemos chamá-los assim… pois esse um dia seguiu Jesus e se perdeu. Já essa gente entra pra politica com apoio de empresários e oligopolios, já sabendo bem o que farão lá. Nunca foram inocentes!!
      Jean Wyllys falou, Jean Wyllys avisou.. eu diria BEM FEITO, mas todos perdemos com o voto de vocês nesses canalhas, não apenas os evanjegues.

  3. emanuelle disse:

    Muitos são das seitas “assembleia” de Deus e “evangelho” estrangular. Que vergonha!

  4. O povo não deve esperar nada de bom de uma bancada envolvida em corrupção,incompetente,
    inoperante e que defende os interesses da extrema direita.Eles colherão o que estão plantando.Logo em breve a sociedade geral se volta contra eles e eles pagarão caro por não
    se preocupar com os mais fracos e necessitados (trabalhadores),optando pelos mais fortes
    e exploradores ( os empresários).

  5. Apocalipse disse:

    e o povo coloca eles la e eles não fazem nada para seu povo. E Devemos ter cada dia Mais Fé em,Jesus Cristo e aguardar sua volta pois este sistema deste pais esta nas mão de Ladrão covardes lobos estão se vendendo. Já e um cumprimento da profecia.

  6. Joel disse:

    Vamos anotar a lista destes sórdidos representantes da assembléia legislativa para nunca mais votarmos neles. Boicote aos falsos representantes do povo.

  7. Janete disse:

    DESDE QUANDO ESTA TAL BANCADA EVANGÉLICA, PENSA NO POVO? ELES OLHAM SOMENTE SEUS INTERESSES E SEUS PRÓPRIOS BOLSOS.

  8. Janete disse:

    A bancada evangélica é a “mais ausente, inexpressiva e processada” do Congresso Nacional. Leia na íntegra

    Comentando dados divulgados pelo portal Transparência Brasil sobre a bancada evangélica no Congresso Nacional, o jornalista Joel Bento Carvalho criticou a conduta dos parlamentares religiosos: “Bancada evangélica: a mais ausente, inexpressiva e processada”
    Segundo Carvalho, “fica difícil defender a chamada bancada dita Religiosa ou Evangélica”, com a divulgação dos dados, segundo os quais, os parlamentares da Frente Parlamentar Evangélica constam dos mais faltosos e processados do Congresso Nacional.
    O jornalista afirma que muitos dos parlamentares parecem usar o cargo público apenas para promoção pessoal: “Pelo que se vê a locupletação é ampla, geral e irrestrita. Parecem ter percebido outro veio fácil de enriquecer além da religião. Aliás, não tem nada de evangélica . Evangelizar é o ato de levar o evangelho às ovelhas”.
    Referindo-se às igrejas protestantes tradicionais como exemplo, o jornalista questiona o motivo de igrejas apoiarem candidatos: “Por que essas que são igrejas seculares não entram na política? ”, questiona.
    Joel Bento Carvalho afirma ainda que não se deve vincular fé com política: “Qualquer um pode se candidatar a cargos eletivos, mas sem usar a religião. Um religioso verdadeiro mantém distância da política: ‘Dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus’. Se não for isso, é falcatrua usando a Religião ou será Deus um pulha também?”.
    Confira abaixo a íntegra do artigo do jornalista Joel Bento de Carvalho, para o portal Luis Nassif:
    Bancada religiosa: a mais ausente, inexpressiva e processada ou será Deus um pulha também?
    Meu Pitaco: Fica difícil defender a chamada bancada dita Religiosa ou Evangélica.
    Pelo que se vê a locupletação é ampla, geral e irrestrita. Parecem ter percebido outro veio fácil de enriquecer além da religião. Aliás, não tem nada de evangélica . Evangelizar é o ato de levar o evangelho às ovelhas perdidas, coisas que só as as igrejas seguidoras de Luthero fazem.
    Por que essas que são igrejas seculares não entram na política? Por que só alguns Padres, alguns militantes da Opus Dei e os Pastores das igrejas não alinhadas entram para a política? Qualquer um pode se candidatar a cargos eletivos, mas sem usar a religião.
    Um religioso verdadeiro, mantém distância da Política: Daí a César o que é de César e a Deus o que é de Deus. Se não for isso, é falcatrua usando a Religião ou será Deus um pulha também?
    JBC
    Compartilhar

    1. mil parabéns para você,Janete,por ajudar a combater e desmascarar os mercenários da
      fé.

    2. Maria Candinha disse:

      Muito bom!!! Essas informações precisam vir a público, especialmente no meio evangélico. Não é possível que todos sejam coniventes com esses representantes da ”fé”
      Fora Eduardo Cunha! Fora Bancada Evangélica! ESTADO LAICO DE FATO.

  9. Lopes disse:

    O que esperar da evanjecaiada protestante., só aberracoes conchavos políticos , e vergonha nacional.. Ainda por cima a maioria são pastorecos salafrários ., ta dito

  10. clamando disse:

    DE 513 SÓ 40 VOTARAM ENTÃO ESTA LEI NÃO PASSA, MAS SE TIVER MAIS GENTE QUE NÃO SÃO EVANGÉLICOS QUE POSTEM AI DE QUE PARTIDO E A QUEM REPRESENTAM

  11. Beto Daniel disse:

    HIPOCRITAS E CANALHAS. Cade o povo pra defender essa bancada agora? Cade o Silas Malafaia para defender ”o povo de Deus”???? Cade a mobilização dos crentes agora?? Quando é pra boicotar novela, todos se unem, pastores e politicos, para desviar atenção de seus eleitores trouxas sobre o que esta acontecendo!!! Gente que coa um mosquito e engole um camelo!!! Isso gente,.. vao eleger os canalhas para atacar os gays e ”defender” a familia! Conservadorismo é isso.. se unem com os poderosos em prol de seus interesses e contra o pobre. Esse projeto vai prejudicar muito mais a familia que todas as ”Babilonias”, seus otarios! Agora todos pagamos o pato por misturarem politica com religião.E olha a ironia… quem votou contra? O PT E O PSOL DE JEAN WYLLYS… engulam essa, seus analfabetos politicos! ACORDEM.

  12. Maria Candinha disse:

    Nada de surpreendente. Já viu esses lixos apoiarem alguma coisa boa? As drogas dos fiéis que são culpados, não enxergam além de um palmo e ficam sustentando essa corja e colocando-os no congresso pra ferrar com pessoas que pensam. Lamentável!!!!!

  13. clamando disse:

    MAS UMA VEZ REGISTRO E COPIO A QUEIXA ATÉ QUANDO O SITE G+ VAI DEIXAR ENTRAR COMENTÁRIOS OFENSIVOS E QUE DENIGREM OS EVANGÉLICOS SEM MODERAÇÃO, LEMBREM JÁ ME EXPULSARAM SÓ POR CHAMAR VCS, DE DIABO, O QUE ACONTECEU

    1. STARDUST disse:

      clamando desesperado pelo povo estar abrindo os olhos, descobrindo a verdade sobre o dízimo evangélico, deixando as empresas da fé e se congregando em casas com simplicidade, fé e amor ao próximo… ah, isso deixa ele espumando de raiva… lucro caindo!

      1. clamando disse:

        star cansou de engolir sapos do cara e veio aqui engolir outros

      2. Maria Candinha disse:

        Sim, que fique claro a todos que essa bancada está naturalmente ligada a extrema-direta, com seus lideres e pastores midiáticos apoiando medidas em favor dos ricos e poderosos, não dos mais pobres… que incluem seus ”irmãos” eleitores! Desmoralizados geral… ainda tem quem os defenda? É muito ódio e hipocrisia, heim?

        1. clamando disse:

          maria ativista candinha
          nunca defendi e não defendo nada que possa trazer prejuízo para aqueles que pagam impostos para este governo corrupto.
          apenas pergunto se é apenas os 40 evang. que votaram?
          se os outros 473 não votaram a favor logo gostaria de saber e se votaram, se estão ligados também a extrema direita com seus líderes midiaticos apoiando medidas em favor dos ricos, na contra mão dos pobres como vc.
          é só isto se eles sozinhos conseguem aprovar esta lei

          1. Janete disse:

            Clamando, ninguém aqui está denegrindo o povo evangélico. Os próprios pa$tores e Bis$pos se encarregam disso, com seus falsos testemunhos, seus modos de viver não compatíveis com a prática cristã.Um verdadeiro bando de lobos travestidos de cordeiros.

          2. Dennis disse:

            aiii,
            a clamando tá nervosa
            ele quer chamar os outros de DIABO
            mas não quer receber nada em troca

            Qual é a sua CLAMANDO ??
            acha que liberdade de expressão só existe para voce ??

            crente nojento

        2. clamando disse:

          JANETE
          AO CONTRARIO DE VCS. QUE TEM SEUS LIDERES GAYS ATEUS VIVENDO EM MANSÕES E ANDANDO DE CARRÕES E VCS. PAPAGAIOS DE PIRATAS ANALFABETOS FUNCIONAIS, NUNCA ME VIRAM OU VERÃO DEFENDER O ERRO .
          ESTA É A DIFERENÇA ENTRE GENTE SÉRIA E VCS. GAYS NÃO TENHO MEDO DE DIZER A VERDADE

          1. clamando disse:

            DENNIS
            TEU ÓDIO PELOS CRISTÃOS É EVIDENTE, E LOGO SE NOTA QUE SABES QUE VAI PARA O INFERNO, MAS O BAITOLA NÃO SOU EU QUE TE CONDENO E SIM DEUS, BRIGA COM ELE, XIIIIIII ME LEMBREI ELE ….¶ Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego.
            Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá pela fé.
            Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que detêm a verdade em injustiça.
            ¶ Porquanto o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus lho manifestou.
            Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis;
            Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu.
            Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos.
            E mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis.
            Por isso também Deus os entregou às concupiscências de seus corações, à imundícia, para desonrarem seus corpos entre si;
            Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém.
            Por isso Deus os abandonou às paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à natureza.
            E, semelhantemente, também os homens, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, homens com homens, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro.
            E, como eles não se importaram de ter conhecimento de Deus, assim Deus os entregou a um sentimento perverso, para fazerem coisas que não convêm;
            Estando cheios de toda a iniqüidade, fornicação, malícia, avareza, maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda, engano, malignidade;
            Sendo murmuradores, detratores, aborrecedores de Deus, injuriadores, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes aos pais e às mães;
            Néscios, infiéis nos contratos, sem afeição natural, irreconciliáveis, sem misericórdia;
            Os quais, conhecendo o juízo de Deus (que são dignos de morte os que tais coisas praticam), não somente as fazem, mas também consentem aos que as fazem.

            Romanos 1:16-32

          2. Dennis disse:

            Voce é patético Clamando
            è voce quem fica chamando os outros de Diabo e eu que vou pro inferno ???

            Vou pro inferno por ser gay ??
            hahahaha
            tá bom, a gente se encontra lá então

            crente imundo . . . .

          3. clamando disse:

            mas ta nervosinha é denis
            quer chamar os outros de todo tipo de ofensa e não quer ir para o inferno….não te preocupes nos veremos no céu, mas veja bem estarei assentado com o mestre e ele te julgando.
            depois o lago de fogo para ti e a glória para mim

          4. Dennis disse:

            hahahaha
            quanta pretensão a sua

            vai pensando assim, vai
            crente otário

    2. Lopes disse:

      O q esperar desta corja evangelica neste país um bando de larápios q além de surrupiar dizimos tbm , estão metidos em políticas podres, fazendo horrores., ainda tem gente que afirma que está raça de safados tem algo com jesus, digo exatamente nada., um bando nada mais

    3. Beto Daniel disse:

      ”Clamando” por oque, amigo?? Vergonha na cara? Dificil heim! Evangélicos e seus lideres = Gente que coa um mosquito e engole um camelo! ! Moderação aqui, rapaz? E a LIBERDADE DE EXPRESSÃO que vocês tanto gostam de invocar quando é para combater direitos de gays, de pessoas de outras religiões e quem pensa diferente??? Tenta aí defender sua corja de representantes, que VOCÊS ELEGERAM agora, em vez de ficar de mimimi… Seu hipócrita fariseu!! Igrejas ricas são empresas que não pagam impostos e lavam dinheiro, não sabia?… e como pegar o dizimo de antas como você não basta, esses mercadores da fé agora entram com tudo na politica, se aliando ao que existe de mais sujo, retrógrado e explorador no Brasil, a bancada da bala e ruralistas, em favor DO LUCRO em cima do pobre. Vocês são massa de manobra, um bando de alienados que consomem tudo que seus pastores dizem sem questionar, sem raciocino… comem lixo gospel, fanatismos, ódio, arrogância pelo numero de fiéis e sua riqueza!! Vocês não tem NADA de Jesus, falsos profetas, falsos moralistas corporativistas e que trocaram as coisas espirituais pelas materiais.
      Mas as pessoas estão acordando e denunciando suas falcatruas, mentiras e conchavos… coitados de vocês se continuarem querendo instalar essa ditadura evangélica, com seus dogmas para todos, vamos pra rua! E Diabo é você seu enganador e inimigo do povo!!! A Babilônia são vocês mesmo… mas não na sua cegueira espiritual nunca conseguirão perceber. QUEREMOS CPI NAS IGREJAS MAIS TICAS DESSE PAÍS!!!

      1. clamando disse:

        SIM DEVEM PAGAR IMPOSTOS
        MAS ISTO JÁ É FEITO NA FONTE POR EMPREGADORES , QUANDO PAGAM OS SALARIOS , A SEUS EMPREGADOS, SERIA A MESMA COISA QUE VC. CHEGANDO EM CASA DESSE DINHEIRO PARA ESPOSA E ELA TIVESSE QUE PAGAR IMPOSTOS NOVAMENTE, POIS NA VERDADE O DINHEIRO DADO A ESPOSA É DOAÇÃO, DA MESMA FORMA O DA IGREJA CHAMA-SE DOAÇÃO, QUERER QUE SE PAGUE IMPOSTO É BI-TRIBUTAR É PAGAR DUAS VEZES.
        E ISTO É UM ASSUNTO TÃO SÉRIO QUE PAISES DESENVOLVIDOS, PAISES EVANGELIZADORES DESTES QUE FIZERAM MISSÃO NO BRASIL.
        E NOS FIZERAM SAIR DAS TREVAS DA CATÓLICA, EXEMPLO A SUÉCIA INGLATERRA ALEMANHA E TANTOS OUTROS, QUANDO ALGUM CIDADÃO FAZ DOAÇÃO A IGREJAS O ESTADO E LA COMO VC. SABE É LAICO FAZ DOAÇÃO E OUTRA PARTE, POIS ENTENDEM QUE O PAPEL DA IGREJA E SEU SERVIÇO SOCIAL É IMPAGÁVEL NÃO TEM PREÇO.
        AGORA AQUI NO BRASIL PAIS QUE RECEBEU O EVANGELHO DE BANDEJA DE GRAÇA POIS PESSOAS DO OUTRO LADO DO MUNDO FORAM LIBERAIS GENEROSAS, NÃO APREENDERAM NADA, QUEREM QUE A IGREJA QUE PRESTA TAMANHO SERVIÇO SOCIAL PAGUE IMPOSTOS, PARA QUE UM ESTADO OBTUSO LADRÃO E DESPROVIDO DE QUALQUER HONESTIDADE, QUE ABANDONA SEUS CIDADÃOS A PRÓPRIA SORTE, NÃO S´NÃO AJUDEM MAIS AINDA SE TORNEM SÓCIOS DA IGREJA.
        CONTRA-CENSO É PENSAR QUE ALGUÉM QUE MILITA E FOI ARREGIMENTADO POR DEUS POSSA SE EMBARAÇAR COM NEGÓCIO DE SATANÁS, POIS NÃO POSSO VER DE OUTRA MANEIRA ESTE ASSUNTO
        ….NINGUÉM FAZ O SERVIÇO QUE AS IGREJAS EVANGÉLICAS FAZEM.
        RETIRAM DROGADOS DE TODOS OS TIPOS DA BEBIDA AO CRACK DAS RUAS PARA CENTROS DE RECUPERAÇÃO DE ONDE SAEM LIMPOS E CRISTÃOS ADORADORES
        CURAM ENFERMIDADES INCURÁVEIS CITO SÓ UMA DEPRESSÃO CLARO AQUI SE ENTENDA QUE ESTES MILAGRES SÃO ATRIBUIDOS A DEUS
        RETIRAM VELHOS DA RUA DO ABANDONO DÃO A ELES CASA COMIDA REMÉDIO CARINHO E RESPEITO NA VELHICE
        RETIRAM DAS RUAS MILHARES DE CRIANÇAS DAS RUAS DA ORFANDADE DÃO A ELAS UMA CASA COMIDA ESCOLA BRINQUEDOS AMOR RESPEITO PRÓPRIO E MUITAS VEZES UM LAR
        TIRAM DE SITUAÇÃO DE RISCO MULHERES ABANDONADAS COM SEUS FILHOS DA RUA OU ENTÃO DA MORTE POR SEUS COMPANHEIROS DÃO ABRIGO COMIDA DIGNIDADE ENSINAM TRABALHOS, AJUDAM NA AUTO-ESTIMA E AS LEVAM PARA UMA NOVA VIDA
        CASAS DA SOPA PARA A MENDICANCIA NO INVERNO PERCORREM RUAS DISTRIBUINDO COMIDA E AGASALHOS, ABRIGOS EM NOITES DE MUITO FRIO SIM POIS MUITOS SE RECUSAM EM SAIR DAS RUAS, SÓ NAQUELES DIAS MUITO FRIO MESMO, VEJA A IGREJA ESTA AI
        ESTA IGREJA NÃO S´FAZ AI NO BRASIL , COMO PREGA O EVANGELHO DO REINO A MAIS DE 200 PAÍSES
        LEVAM MISSIONÁRIOS AJUDA HUMANITÁRIA COMIDA HOSPITAIS REMÉDIOS E MUITA FÉ
        PENSE QUANDO ESTE GOVERNO FEZ ISTO PELO POVO.
        E DEPOIS ME DIGA OU PERGUNTE AOS PAIS DE DROGADOS SE ACHAM JUSTO OU AINDA SE CONSEGUIRAM AJUDA DO GOVERNO PARA INTERNAR SEUS FILHOS
        PERGUNTE A MULHERES QUE TINHAM SEUS MARIDOS AUSENTES DOENTES DA CACHAÇA QUE ABANDONARAM A FAMÍLIA A PRÓPRIA SORTE E AGORA ATRAVEZ DE CRISTO E SUA IGREJA RECEBEM UM NOVO MARIDO E PAI SE ACHAM JUSTO ESTA IGREJA PAGAR IMPOSTOS, PERGUNTE QUANDO O SERVIÇO SOCIAL DO ESTADO AJUDOU.
        E DAI POR DIANTE MAS PARA ENCERRAR PERGUNTE AOS BANDIDOS LADRÕES ASSASSINOS TRAFICANTES E TANTOS OUTROS QUE FORAM ALCANÇADOS POR IGREJAS QUE LEVARAM JESUS LA ARRISCANDO A PRÓPRIA VIDA QUANDO O ESTADO OS RECUPEROU OU AJUDOU A SAIR DA LINHA DA CRIMINALIDADE, PERGUNTE A ELES E SUAS FAMÍLIAS SE ACHAM JUSTO AS IGREJAS PAGAREM IMPOSTOS SEREM BI-TRIBUTADAS OU AINDA DIANTE DO MUNDO CIVILIZADO ONDE O ESTADO ABENÇOA AS IGREJAS …PERGUNTE SE É JUSTO TRIBUTAR AS NOSSAS

        1. STARDUST disse:

          igreja deve pagar imposto. Cristo que é o cabeça dela pagou e mandou pagar.

          1. clamando disse:

            pagou tributo a cesar que mantinha israel escravo e não para o governo, se bem que na época de jesus o governo era teocrático e comandado pelo pentateuco.
            só quem não paga nada é tu stardust

          2. STARDUST disse:

            Eu sigo o exemplo do meu Mestre, Jesus Cristo. Ele pagou imposto, então pq eu estaria isento? E se Ele é o noivo, a noiva (a igreja) deve pagar também.

            ” a quem tributo, tributo…”

          3. clamando disse:

            SIGA O EXEMPLO DE JESUS E PAGUE O DÍZIMO

          4. STARDUST disse:

            ok… e aonde Jesus pagou o dízimo para que eu siga o Seu exemplo?

          5. clamando disse:

            STAR SIGA O EXEMPLO BÍBLICO VENDA TUDO O QUE TENS, QUE NÃO É NADA, E DEPOSITE SOS PÉS DOS PRESBÍTEROS

          6. STARDUST disse:

            clamando siga o exemplo, venda seu barco em favor dos necessitados.

        2. Lopes disse:

          Tudo mentiroso clamaunhao,., inventor de heresias e defensor de pilantras., o que este bando de evanjegue gosta é de grana

      2. Beto Daniel,faço minha as suas palavras.Parabéns.

    4. Lopes disse:

      Olha o safado do clamaunhao defendendo a podridão dos pastorecos evanjegues de Brasília. Bando de safados

  14. luciano disse:

    Terceirização só prejudica o trabalhadorUm estudo realizado na Faculdade de Direito (FD) da USP avalia que a jurisprudência atual sobre a terceirização de serviços fere a Constituição Federal. Além disso, de acordo com o procurador do Ministério Público do Trabalho Tadeu Henrique Lopes Cunha, possibilita a expansão de um fenômeno “deletério à classe dos trabalhadores”, que implica na fragmentação do movimento operário, não permite a integração do trabalhador na empresa, é contrária à igualdade material (isonomia) e traz piores condições de trabalho (os terceirizados costumam receber salários menores e não têm os mesmos benefícios dos contratados).

     

    UOL, 19 de outubro de 2007

    Um estudo realizado na Faculdade de Direito (FD) da USP avalia que a jurisprudência atual sobre a terceirização de serviços fere a Constituição Federal. Além disso, de acordo com o procurador do Ministério Público do Trabalho Tadeu Henrique Lopes Cunha, possibilita a expansão de um fenômeno “deletério à classe dos trabalhadores”, que implica na fragmentação do movimento operário, não permite a integração do trabalhador na empresa, é contrária à igualdade material (isonomia) e traz piores condições de trabalho (os terceirizados costumam receber salários menores e não têm os mesmos benefícios dos contratados). 

    “São vários aviltamentos, que levam à precarização das relações de trabalho”, comenta o advogado, que defendeu na FD a dissertação de mestrado Terceirização e seus efeitos sobre os direitos do trabalhador no ordenamento jurídico brasileiro. 

    A pesquisa foi apresentada em março deste ano, logo após o presidente Lula vetar a Emenda 3, que dava às empresas o direito de contratar funcionários como Pessoa Jurídica (PJ). A emenda exime o contratante da responsabilidade sobre os direitos trabalhistas destes colaboradores ao substituir os contratos de trabalho em regime de CLT pelos de prestação de serviço, ou o que se convencionou chamar de “contratos por PJ”: a terceirização. 

    Lopes Cunha resgata os primeiros casos de terceirização no país, ou o que ele chama de “subcontratação”, faz um histórico de jurisprudências favoráveis às empresas e discute as conseqüências morais e financeiras aos empregados e a diminuição do poder das classes trabalhistas. 

    “As empresas estão recorrendo muito à terceirização e não há livros jurídicos que se dediquem especificamente ao tema”, afirma. Segundo ele, não há uma lei que regulamente esta prática. A única base jurídica que possibilita sua adoção é a Súmula 331 do Tribunal Superior do Trabalho (TST), de 1995, que a permite em atividades relacionadas à segurança, limpeza e conservação e em tarefas consideradas não-essenciais, ou seja, para o produto ou serviço final que a empresa presta. 

    “Nem fundamento jurídico pode ser considerado, pois súmula não é norma jurídica, apenas a consolidação de uma interpretação feita por um tribunal”, alerta. “Além disso, é nebulosa. Não existem hotéis ou restaurantes sem limpeza, é muito relativo. E nem bancos sem segurança”, argumenta. 

    Início 

    De acordo com a literatura, a terceirização foi identificada na recessão econômica do Plano Collor, quando as empresas buscavam reduzir custos, já que a importação havia se tornado mais barata. Mas os processos estudados por Lopes Cunha indicam que ela começou bem antes, e que não foi por uma necessidade econômica. No fim da década de 1960, foi editada uma lei que permitiu à administração pública contratar serviços considerados periféricos, como manutenção de elevadores, limpeza e segurança de outras empresas. 

    No setor privado, os bancos deram o pontapé inicial. O Decreto Lei 1034, de 1969, obrigou as instituições financeiras a contratarem vigilantes, sob a justificativa de que naquele período houve aumento dos assaltos. Mas como os bancários têm jornada de seis horas diárias, ao contratar o serviço de uma empresa especializada, o banco teria um funcionário à disposição por oito horas, pagando o mesmo salário, sem a necessidade de bancar duas horas extras. “Houve bancos que abriram empresas só para prestar serviço de vigilância para eles mesmos”, comenta o promotor. “A terceirização começou com a vontade das empresas de não pagar horas extras”, completa. 

    Depois da segurança, a limpeza foi terceirizada e, em seguida, os serviços de processamento de dados. “A categoria bancária perdeu força com a transferência de vigilantes ou serventes para outros sindicatos”, relata. De acordo com o advogado, o mesmo aconteceu com as empresas automobilísticas, já que na década de 80, os metalúrgicos eram muito mais fortes que hoje. 

    No caso dos serviços de processamento de dados, os bancos criaram empresas que lhes prestavam serviço, também por oito horas. De início, a jurisprudência rejeitava a existência deste tipo de empresa. Depois, passou a aceitar desde que ela trabalhasse para outras além da instituição financeira que a criou. “Ao constituir uma nova empresa de informática, o banco lucra duas vezes. Subtrai os direitos trabalhistas, tirando duas horas extras do pagamento, e ainda lucra ao vender seus serviços para outros clientes”, analisa. 

    Inconstitucional 

    Além da questão sindical e da diminuição do salário e responsabilidades fiscais e trabalhistas, Lopes Cunha alerta ainda que há discriminação dos funcionários contratados em relação aos terceirizados. Sendo assim, não se sentem da mesma classe, apesar de contribuirem para que um mesmo produto seja colocado no mercado. “As empresas é que têm que começar a se adaptar aos direitos do trabalhador e não os trabalhadores se adaptarem às vontades das empresas”, adverte o promotor.

  15. Dennis disse:

    claro que a corja de ladrões gospel iam apoiar

    1. Lopes disse:

      Sim a grande maioria dos políticos são empresários, então aprovaram e q se dane os trabalhadores.. Agora pra quem votou nos pastorecos bem feito., agora pra quem não votou nesta raça safada , meus sentimentos.,

  16. Dennis disse:

    Eduardo Cunha é o LIXO do lixo

  17. Adelino De Santi JR disse:

    Essa corja não está nem nunca esteve a favor do povo.

  18. Lopes disse:

    Caro dennis.. Trabalho com dois homossexuais são pessoas boníssimas., já tipo asqueroso e arrogante e evanjegue igual o peste peconhento do clamando esse irá arder no inferno., cabra safado herege.,

  19. Viktor disse:

    Desses montes de lixo não se espera nada de bom para o Brasil e nem para o povo brasileiro.

  20. Lopes disse:

    E os pastorecos políticos de Brasília colocando no fiofo dos brasileiros., aliais e só isso que esses pastorecos mercenarios fazem , nada mais bando.,

  21. Lopes disse:

    Falou tudo Dênis, o clamaunhao vive e nasceu pra defender a evanjecaiada safada de Brasília., raça de pestes chacais , que estão acabnado com os direitos :dos trabalhadores

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *