O deputado Marcelo Freixo (PSOL-RJ) entrou novamente em rota de colisão com a Igreja Universal do Reino de Deus e agora é acusado pela denominação de criar uma fake news.
Candidato derrotado à prefeitura do Rio de Janeiro em 2016, Freixo estabeleceu uma rivalidade política com o bispo licenciado da Universal, Marcelo Crivella (Republicanos), vencedor do pleito. Nas redes sociais, o agora deputado federal afirmou que a denominação estaria auxiliando o presidente Jair Bolsonaro a conseguir as assinaturas necessárias para criação do partido Aliança pelo Brasil.
“Mais uma vez Crivella está usando a fé das pessoas como moeda de troca para as suas ambições políticas. Ele se reuniu com Bolsonaro e colocou a Igreja Universal à disposição do presidente para consiguir (sic) as assinaturas necessárias para criar seu novo partido. Lamentável”, publicou Marcelo Freixo em sua conta no Twitter.
A Igreja Universal reagiu à publicação com uma nota oficial, afirmando que as alegações de Marcelo Freixo são mentirosas.
“Nos últimos dias, a Imprensa tem divulgado que a Igreja Universal do Reino de Deus ajudará na coleta de assinaturas para a criação do novo partido político que foi anunciado pelo presidente Jair Bolsonaro, chamado Aliança pelo Brasil. É mentira. A fonte da fake news (notícia falsa, em inglês) seria o deputado federal Marcelo Freixo (PSOL-RJ), que espalhou o boato por intermédio de suas redes sociais, acusando a Universal de ter se oferecido para recolher as assinaturas que a Justiça Eleitoral exige”, introduziu o comunicado.
“Pela legislação em vigor, é necessário o apoio de cerca de 500 mil eleitores, que é a quantidade equivalente a 0,5% dos votos válidos na última eleição para a Câmara, distribuídos entre, pelo menos, um terço dos estados. A Universal afirma categoricamente: NÃO existe qualquer plano para recolher assinaturas para partido político”, acrescentou.
Por fim, a assessoria de comunicação da Universal voltou a alfinetar os veículos de mídia: “Se a Imprensa cumprisse a sua missão de modo ético, verificaria com a Universal a veracidade da informação antes de espalhá-la. A cada dia que passa, mídia e redes sociais ficam mais parecidas no apreço pela mentira. Desconfie sempre das certezas que lhe entregam”, concluiu.
Mais uma vez @Crivella está usando a fé das pessoas como moeda de troca para as suas ambições políticas. Ele se reuniu com Bolsonaro e colocou a Igreja Universal à disposição do presidente para consiguir as assinaturas necessárias para criar seu novo partido. Lamentável.
— Marcelo Freixo (@MarceloFreixo) November 13, 2019