Vereador evangélico cria projeto de lei para proibir uso de celulares durante cultos

25

Um projeto de lei pretende proibir o uso de celulares durante celebrações religiosas, e quer que os templos exibam placas lembrando os fiéis que não podem usar aplicativos de troca de mensagens ou atender ligações.

A ideia do vereador de Salvador (BA) Isnard Araújo (PRB), pastor licenciado da Igreja Universal do Reino de Deus, é que os aparelhos deixem de incomodar quem está prestando atenção na mensagem pregada.

“Eu milito em religião há 30 anos. Tenho acesso a diáconos, pais-de-santo, padres, pastores e ouço muitas reclamações. Há pessoas indelicadas, falam alto. Outras não atendem e deixam o aparelho chamando, daí surgiu a ideia”, afirmou Araújo, em entrevista ao site A Tarde.

O projeto foi votado no último dia 05 de setembro e aprovado pelos vereadores. O texto faz uma espécie de acréscimo ao decreto 22.209 de 2011, que proíbe o uso de celulares em casas de espetáculos, eventos culturais, bibliotecas, cinemas, teatros, etc.


Agora o projeto está nas mãos do prefeito da cidade, Antônio Carlos Magalhães Neto (DEM), que vai decidir se sanciona ou veta a proposta.

O texto prevê que os templos afixem avisos sobre a proibição e estabelece multa para os responsáveis pelos locais que desrespeitarem a recomendação. A fiscalização é feita pela Secretaria Municipal de Urbanismo.

A ideia gerou polêmica e críticas. O bispo-auxiliar da Arquidiocese de Salvador, dom Estevam Silva Filho, afirmou que o caminho correto é educar as pessoas para usar os aparelhos de forma responsável e harmoniosa: “Nossa maior preocupação, isto sim deveríamos atentar, seria a conscientização de não atenderem telefone dirigindo e enquanto estão em refeição com a família, por exemplo”, afirmou o líder católico.

O pastor Djalma Torres afirmou que a proibição é um exagero: “O uso indiscriminado atrapalha, entretanto, não é o caso de proibir, mas de estabelecer um uso criterioso por meio de recomendação dos dirigentes”, opinou.


25 COMENTÁRIOS

  1. VAGABUNDO NAO TEM O QUE FAZER INVENTA LEI IDIOTA!

    CADE UMA LEI DE USAR O DIZIMO E OS IMPOSTOS PRA CONSTRUIR E EXPORTAR FABRICAS E FAZER ABRIGO PRA ORFAOS E DESPRESADOS ATE PELA IGREJA!

    • Caro Hildo ta mais do que claro que este político evanjegue ta com medo do povao filme as aberrações e safadezas que os pastorecos fazem nas seitas é mostrar para a mídia., por isso está leizinha podre e mequetrefe deste peste gospel.,

        • Você está mostrando que não é uma pessoa convertida e que não tem acolhimento da Palavra de Deus. A palavra de Deus entra pelos ouvidos e cai no coração, sempre provoca em nós uma conversão nova em direção a um Cristianismo mais autêntico.
          O seu olhar para o alcoólatra é o como o olhar dos escribas e fariseus que rotulam os outros somente pelo seu pecado como na passagem da mulher adultera. Não enxergue o ser humano a partir do seu pior, do seu pecado, das suas fraquezas porque assim você reduz a pessoa ao seu erro: o drogado, o ladrão, o assassino, o alcoólatra…
          O próprio Senhor nos ensina como devemos resolver problemas difíceis. Antes de dizer qualquer coisa, Ele inclina-se para frente e escreve com o dedo na terra. Ele fez isso duas vezes.
          Esse gesto nos mostra a necessidade de pensarmos, refletirmos antes de falar e condenar as pessoas. Jesus inverte a cena. Tira a atenção da mulher acusada e provoca uma revisão de vida nos fariseus e escribas, os quais, um a um, vão deixando sozinhos Jesus e aquela mulher.
          O Senhor se volta para a acusada e não a chama por seu pecado (o adultério), mas por aquilo que ela é: Mulher, onde estão os que te acusavam? Ninguém te condenou?”. Assim, Jesus separa a pessoa do seu pecado, enxerga com olhos de misericórdia a filha que errou, não deixa de amar por causa do erro. Em seguida, por amor, despede-se dela dando-lhe a ordem de não mais pecar: Vai e não tornes a pecar”.
          O tempo em que Jesus se inclinou para frente e escreveu no chão foi o momento necessário para que os fariseus e os escribas repensassem a postura de acusação que levaria a “adúltera” à morte, mas não salvaria a mulher”.
          Antes de acusar o alcoólatra, olhe para sua consciência como fizeram os escribas e fariseus para não atirarmos nos outros pedras que não podemos carregar.
          Jesus não veio para defender o pecado, mas para salvar os pecadores; por isso Seu olhar de misericórdia sempre separa a pessoa do erro cometido. Deus nunca acolhe o pecado, e jamais abandona um filho apesar do seu pecado.
          Jesus nos ensina a nos inclinarmos um pouco para enxergamos primeiro os irmãos, amá-los e, só depois, exortarmos a não mais pecar.
          Portanto, antes de querer expulsar os alcoólatras das ruas, olhe pra elas do jeito de Jesus: com misericórdia, então você poderá dizer que está agindo como gente e não esqueça que o pai do protestantismo, Lutero era alcoólatra. ☺☺☺☺☺☺☻☻☻☻☻☻♥♥♥♥♥♥ ○○○○○○○○○○○

          • Emanuelle pertubada.
            vc é convertida né, deixa mim rir kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
            uma pobre diabo idolatra que vive se ajoelhando nos pés de santo de barro e as pés de padre pecador.

            leia a Bíblia sua estúpida.

            há, não esqueça Emanuelle, que qualquer relação sexual sem a legalização do casamento é pecado, chama-se fornicação.

            Antes que vc me xinga, já te digo logo, não sou eu que digo que é pecado sexo fora do casamento é a Bíblia.

            Leia a Bíblia …

  2. O cara é “pastor” da iurd, então já sabemos pq ele quer proibir celulares ligados dentro dos templos… medo de que filmem o que acontece lá.

    A iurd é especialista em dar desculpas aparentemente lógicas para implantar suas táticas, um exemplo:

    Na iurd o pastor tem que cumprir metas financeiras, e conforme ele “cresce” (gíria iurdiana que significa arrecadar além do que foi estabelecido) ele é promovido para um templo maior, melhor localizado… para os membros que nada sabem disso, eles dizem que o pastor é transferido depois de um tempo para que o “povo não fique com o coração no pastor”…

    Claro que é mentira.

    • olha se jogar uma semente de abacate em sua cabeça ela cresce logo logo.

      Pois como sua cabeça e fértil gente ?
      da onde você tira tantas asneiras para falar?

      como ja disse por traz desse nick stardust existe um demônio usando um corpo obeso para falar asneiras..

      O pior é que existe desavisados capazes de acreditar nas fezes que sai da sua cabeça.

  3. QUANDO pensa que ja vio de tudo ai vem mais um Pero de que não tem o que fazer, e triste ler algo a sim.
    Estamos no tempo da tecnologia as pessoas tem que aprender a usar corretamente. Alguem lembra o Disco Bolachao para o CD? A gora e PNDRV rsrs

  4. Essa questão da falta de respeito durante o culto dificilmente terá solução. Quando fui evangélico cheguei a pregar do púlpito sobre isso, pois há pessoas – principalmente entre os mais jovens- que não têm o mínimo de respeito quando estão na igreja, muitas vezes rindo e conversando durante o sermão ou a escola sabatina e incomodando as pessoas ao lado. Uma ocasião fiz uma visita a igreja principal da Assembleia de Deus em Curitiba e onde havia alguns jovens que riam e conversavam tanto que me retirei do culto. Assim, não adianta criar leis contra o uso do celular se o que falta é respeito.

  5. Político desonesto, mentiroso, nós já conhecemos muitos e já nos acostumamos, mas político idiota e suas idiotices, certamente vai levar mais tempo. Mas, com o tempo, a gente acostuma também. O que se há de fazer, né?

  6. Zezemulambo de este conselhos para os seus pastorecos da assembleia e a grande maioria dos protestantes estão dando o ku., e comendo as mulheres um do outro , procura que até vc já levou chifres., e tem mais vc fala fala mais vive sentando em cima de uma jeba grossa.,

    E segundo o leviano vc na falta de uma macho já socou a Bíblia no ku., para ficar com o ku ungido.,kkkk

    • Lopes pinguço

      vc tá mais perdido do que cego em tiroteio..
      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Se o padreco ficar de quatro e te mandar lamber o fiofó sujo e fidido cheio de bosta, vc lambe, seu porco.

  7. concordo plenamente com o que vc disse emanuelle,
    pena nem sempre nós conseguirmos fazer isso primeiro.
    mas seu pensamento esta certo,de acordo com os do nosso senhor jesus.
    continue assim quem sabe muitas pessoas poderão aprender algo com vc…..

DEIXE UMA RESPOSTA