Em breve, o cinema ganhará uma nova produção que contará a história real de vida do missionário brasileiro José Dilson, que foi preso em 2014 no Senegal, na África, por causa do seu trabalho missionário contra a exploração de líderes islâmicos dos jovens locais.
Dilson e a sua esposa, Marli, resgatavam os chamados “talibes”, jovens garotos que eram forçados a pedir dinheiro nas ruas por lideranças islâmicas. O casal de missionários oferecia alimento e abrigo para os menores, o que acabou chamando atenção dos muçulmanos radicais da região.
Após ser acusado falsamente de crimes, o José Dilson foi parar na prisão, onde permaneceu por 5 meses. Em vez de entrar em desespero com as condições degradantes em que estava, no entanto, ele passou à evangelizar na cadeia, realizando pequenos cultos e nunciando o amor de Cristo aos presos.
Pensando em potencializar o testemunho de fé do pai, seu filho Jonatas da Silva, que é um cineasta reconhecido internacionalmente, ganhador de prêmios como o Rome Independent Prisma Award 2019 (Itália), Hola Mexico Film Festival – Tomorrow’s Filmmakers Today Shorts (México) e o Houston WorldFest 2016 Grand Remi Awards (EUA), decidiu transformar a história do pai em filme.
“A ideia desse filme é o que me incentivou a ir mais além na minha carreira. Passei quase dez anos estudando, primeiro fazendo o bacharelado e depois o mestrado em direção e produção de cinema. Isso tudo porque meu sonho não é só fazer filme, mas sim produzir filmes que tenham um alto alcance ao redor do mundo, e em várias culturas”, disse Jonatas em entrevista ao Guiame.
O jovem cineasta falou como o trabalho missionário do próprio pai lhe inspirou na carreira, visto que a sua intenção é usar o trabalho artístico do cinema para produzir conteúdo relevante, a fim de impactar a vida das pessoas em várias regiões do planeta. O filme contando o testemunho de Dilson será um desses exemplos.
“Depois dele ser preso por 5 meses no Senegal, por tirar crianças / talibes das ruas e lhes dar um lar e educação, o filme tomou um novo rumo”, contou o rapaz. “Acredito que Deus tem aberto portas nesses últimos anos me preparando especificamente para este filme”, conclui.
Conheça mais sobre o trabalho missionário de José Dilson e Marli no vídeo abaixo: