Viralizou nas redes sociais um vídeo onde um suposto padre, sacerdote da Igreja Católica Romana, aparece segurando uma arma popularmente conhecida como “escopeta”, supostamente para proteger os fiéis cristãos da sua região de possíveis atentados terroristas.
A gravação foi compartilhada pelo perfil especializado em temas militares Hoje no Mundo Militar, que possui milhões de seguidores nas redes sociais, sendo mais de 760 mil apenas no Instagram.
“Em muitos países vem crescendo a perseguição e o massacre de católicos e na Nigéria não é diferente! Neste vídeo vemos um padre católico nigeriano protegendo o seu rebanho com uma shotgun”, comentou o perfil.
A perseguição citada pelo perfil, na realidade, há anos afeta os cristãos de todas as tradições, não sendo apenas os católicos. Em 2018, o advogado Emmanuel Ogebe, um nigeriano e defensor internacional dos Direitos Humanos, já havia denunciado a existência de um “genocídio” em seu país.
“O que estamos vendo é realmente um genocídio”, disse ele na ocasião, quando acusou grupos ligados à etnia Fulani, de maioria muçulmana, conforme notícia do GospelMais na época.
“A Nigéria é agora o lugar mais mortífero do mundo para os cristãos […]. Eles estão tentando expulsar os cristãos, estão tentando tomar suas terras e estão tentando impor sua religião aos chamados infiéis e pagãos, que é como eles consideram os cristãos”, disse o advogado.
Padre armado
O vídeo do padre com uma escopeta nas mãos reforça a noção do quanto a situação na Nigéria escalou para níveis absurdos, indicando também que os cristãos não estão recebendo a devida proteção por parte das autoridades locais.
Também em 2018, os padres Joseph Gor e Felix Tyolaha já haviam sido assassinados por um ataque dos fulanis, onde outras 16 pessoas foram mortas. Na época, o padre Patrick Alumuku, da arquidiocese de Abuja, também denunciou a existência dos atentados.
“É um massacre que o mundo não toma conhecimento e ninguém fala. É exatamente assim, os fulani acreditam que têm a missão de levar a religião do islã do norte até o oceano”, disse ele. Assista:
Ver essa foto no Instagram