Uma publicação da montadora Volkswagen voltou a virar alvo de críticas e memes nas redes sociais. Nela, o veículo Polo, que tradicionalmente está associado à preferência do público masculino, é apresentado com com um ‘casal gay’. Neste caso, trata-se do modelo 2023.
A fabricante, uma das maiores do mundo, legendou uma foto onde os gays aparecem juntos na frente do veículo. No texto, a Volkswagen sugere que a aceitação da agenda LGBT+ significa uma evolução.
“Sabe o que evoluiu junto com você? O Polo”, diz o texto. “O que já era bom ficou ainda melhor, com muito mais segurança e tecnologia. Você acessa seu veículo sem o uso de chaves, aproveita a transmissão automática de 6 velocidades e se conecta com tudo pelo VW Play.”
Apesar da repercussão atual, a peça publicitária foi lançada em outubro de 2021. Na época, um vídeo curto do novo Polo foi apresentado com gays. A polêmica retornou agora porque a montadora resolveu fazer uma nova postagem nas redes sociais, reforçando a mesma campanha.
Até o fechamento dessa matéria, a postagem feita no dia 6 de maio no Twitter conta com apenas 565 curtidas e mais de 2.500 comentários, sendo a maioria de desaprovação quanto à associação do novo Polo aos gays.
A deputada federal Carla Zambelli, por exemplo, comentou: “Cada grupo comercial pode associar a sua marca ao que bem desejar. E num país livre, cada um escolhe o que quer comprar. Se o lacre lucrar, ótimo. Se der prejuízo, não chorem.”
Um internauta também reagiu, questionando a ênfase do comercial na sexualidade dos consumidores. “O que a opção sexual de uma pessoa tem haver com a compra do carro?
Heteros, gays, bissexuais, todos compram carros… lacração desnecessária”, apontou o internauta.
Em nota, a Volkswagen disse que “celebra a diversidade sexual” e que, por isso, defende a promoção e inclusão da pauta LGBT+ em suas ações, traçando essa visão como parte dos seus objetivos.
“A diferença enriquece, o respeito une. A Volkswagen do Brasil celebra a diversidade sexual e de identidade de gênero. Promover a Diversidade & Inclusão é um dos pilares estratégicos da marca”, disse a montadora.
“A premissa da marca é garantir um comportamento respeitoso e inclusivo, dentro e fora da empresa, com parceiros diretos ou indiretos de negócio”, ressalta o texto, segundo informações da CNN.