A escalada de perseguição religiosa na ditadura da Nicarágua continua fazendo novas vítimas, desde indivíduos até ONG’s ligadas a igrejas. Em mais uma investida do governo, 25 organizações não governamentais foram fechadas no país, segundo uma publicação recente do Ministério do Interior, totalizando 3.500 desde 2018.
Comandada por Daniel Ortega e sua esposa, que recentemente assumiu o controle da Suprema Corte do país, a ditadura nicaraguana vem reprimindo todos os protestos contra o regime, acusado de violar direitos humanos, prender e expulsar opositores.
Nos protestos iniciados em 2018, cerca de 400 manifestantes foram mortos. Desde então, a ditadura vem aumentando a repressão contra os críticos, dentre eles vários líderes e organizações religiosas, ou ONG’s ligadas a elas.
A alegação do governo, por sua vez, é de que essas organizações não governamentais teriam descumprido exigências legais. Entre as entidades fechadas, segundo o Evangélico Digital estão:
Associação de Desenvolvimento Comunitário Reverendo María Fabretto Michelli, Igreja Missionária Casa de Dios, Alforja de Talentos, Fundação do Ministério Evangelístico Internacional Puerta al Cielo, Grid Alternatives, Igreja Evangélica Nueva Jerusalém, Movimento Maysea, Centro Cristão de Linhagem Escolhida, Clube Social de Estelí, Ministério Apostólico La Gran Familia, Associação de Mulheres Deficientes de León e Missão Batista Nacional.
“Dissolução”
Sobre outras organizações, a ditadura alegou que houve uma “dissolução voluntária”, ocorrida, nestes casos, em decorrência da falta de recursos ou do cumprimento dos objetivos propostos. Entre essas estão:
Fundação Cristã Desenvolvendo Líderes para a Nicarágua, Fundação Americana da Nicarágua, Associação de Desenvolvimento e Promoção Rural do Norte, Casa Misericordia de América, Fundação Jinotegana para o Desenvolvimento Sustentável, Fundação Juan Pablo II Evangelium Vitae para o Mundo, NJ International, Fundação Amigos do Zoológico da Nicarágua, Associação Sunset, Instituto Nicaraguense de Direito Financeiro e Tributário, Solidariedade Internacional Infantil, Fundação Mefi Boset e Fundação Visão Mundial da Nicarágua.