Para reduzir perda de audiência causada por boicote, Globo faz mudanças em Babilônia

31

A TV Globo reagiu à baixa audiência de Babilônia e colocou em prática uma operação de salvamento da novela, para atrair os internautas que não gostaram da trama e acalmar os evangélicos que decidiram boicotá-la.

Como o beijo gay entre duas personagens e a fixação de uma das principais coadjuvantes por sexo provocou a ideia de que o folhetim se resumia apenas a vingança e sedução, agora a Globo está exibindo chamadas para Babilônia que destacam a história da personagem da atriz Camila Pitanga.

“Rio de Janeiro, morro da Babilônia. Aqui vive Regina, uma mulher que se esforça para cuidar da família e tem muito orgulho de seu trabalho. Depois de uma decepção amorosa, ela nunca mais se envolveu com ninguém. Mas Vinicius [Thiago Fragoso] está conseguindo aos poucos mudar essa história”, diz a chamada que vem sendo veiculada pela emissora.

Com tom didático para quem não assistiu nenhum capítulo, a emissora tenta associar o nome dado à novela ao morro carioca, e não à cidade bíblica sinônimo de confusão e pecado.


Outras mudanças também foram implementadas para refazer a imagem de Babilônia junto aos telespectadores: “Antes, a abertura da novela vinha em um tom sóbrio, com o logotipo vermelho em uma parede de concreto. Agora, para ficar mais agradável, o logotipo está colorido, com o fundo em roxo (foto)”, diz reportagem do iG Gente.

Com queda de 19% na audiência em relação à média do horário, a emissora não descarta obrigar os autores a mudar o rumo da novela: “As mudanças [visuais] são a primeira reação da Globo à baixa audiência de Babilônia. Por enquanto, nada vai mudar na trama, que tem grande frente de capítulos escritos. Mudanças só ocorrerão após uma reavaliação do departamento de teledramaturgia e de pesquisas com grupos de telespectadores. Internamente, a avaliação é a de que Babilônia exagerou ao concentrar os primeiros capítulos em personagens polêmicos”, escreveu Daniel Castro, jornalista especializado em TV.

Assista à chamada da novela que destaca a “luta diária” da personagem Regina (Camila Pitanga):

Assine o Canal

31 COMENTÁRIOS

  1. “Por enquanto, nada vai mudar na trama, que tem grande frente de capítulos escritos. Mudanças só ocorrerão após uma reavaliação do departamento de teledramaturgia e de pesquisas com grupos de telespectadores.”
    Kkkkkkkkkk, não se deixem enganar!

    • Novela diabólica, babilônia significa tudo que a no inferno(prostituicao, adulterioe etc.) E sem falar que todos atores e atrizes são satânicos tbm… cada novela que a Globo estreia ela crucificar crianças. Leia mais a bíblia ao invés de assistirem essa porcaria… eu quero esta nos braços do meu salvador Jesus e não ao diabo
      #foraglobo

  2. TENHO 3 FILHOS PEQUENOS, E ACHO QUE EXEMPLO VEM DE CASA, POR ISSO ACHO QUE A GLOBO NÃO TEM NADA DE BOM PARA OFERECER PARA MINHA FAMÍLIA, VERDADEIRAMENTE UMA POLUIÇÃO.

  3. A rede esgoto é uma vergonha nacional! Imaginem o poder de alcance que eles tem de ensinar coisas saudável como jardinagem,programas de saúde, limpeza higiênica, incentivar aprendizado,preservação da natureza etc…
    Porém o que eles (rede esgoto ) preferem fazer colocar na grade de sua programação cinco novelas diária! Isto é um absurdo! quanto tempo perdido com mentiras algo que não beneficia a sociedade em nada!
    Abaixo a rede esgoto! Abaixo a pobreza de conhecimento! Abaixo a propaganda gay!

  4. Decidi descartar coisas inúteis para minha vida e que fazem mal. Comecei pela Coca-Cola, já há alguns anos, e agora a Rede Globo já não faz mais parte do meu dia a dia . Não sou evangélica, sou católica, e muito feliz em ser católica. Mas isso não se trata de um discurso religioso, pois quando se trata de defender a família, todos entram em consenso. Existem muitas coisas por trás dessa emissora. Muita manipulação política, claramente partidária. Jogam com a população diariamente, mas agora começaram a perceber que “O POVO NÃO É BOBO, ABAIXO A REDE GLOBO”.

  5. Cristão que é cristão de verdade, tem que mudar de canal ou desligar a TV em programas como novelas em geral (principalmente babilônia), reality shows de todos os canais e programas direcionados que trazem temas que estimulam a libertinagem e a valorização do prazer a qualquer custo. Em resumo penso que o que salva hoje na TV aberta é somente jornal e esporte enquanto entretenimento. O restante das grades de programações estão cheias de lixo, e isso não é só a globo não, emissoras como a Record que é de uma igreja dita cristã, dissemina hoje valores que leva o ser humano ao lixo, tendo como exemplo a programação A fazenda.

    Acredito que podemos desligar a TV durante essas programações , ler um bom livro, ler a Bíblia, escutar música, ouvir uma pregação ou uma missa, locar um filme, sair com a família, reunir-se na sala para conversar entre esposa/esposo/filhos, que seria muito mais enriquecedor e gratificante, onde os laços se fortaleceriam e todos sairiam ganhando.

  6. Sinceramente, o crente fiel, nao deveria nem ver novela, e muito menos se preoculpar com audiência. Deixa o povo com seus deleitos nos seus pecados!(Pois é tudo que eles tem nesse mundo). Quem esta realmente preocupada com audiência é a Rede Record. E sinceramente creio que a Rede Record, é a emissora mais profana e apóstata da nação Brasileira. Por que, eu ? IRIA….Compartilhar boicóte contra tal novela ? Eu, Crente ?.Eu vou é orar e juntar minha familia para um estudo bíblico. E tbm não ponho minha filha para assistr filmes Biblicos da Recor ! pois essa emissora mistura o profano com o santo ! Deus me livre dar audiencia para a record.

  7. Eu adoro a rede globo.assisto as novelas..o jornalismo de primeira..os programas de entretedimento..e qdo não estou na globo tou no viva que é da globo tbm.Satanismo sáo essas pessoas idiotas que não tem o que fazer ficar falando bobeiras.muda de canal babacas..vai lá pra record pra ganhar dinheiro de Edir Macedo.o dinheiro não é dele..é dos fieis que sustentam seus luxos..ou seus lixos.

  8. Evangélicos assistindo novela? Putz se a globo fosse depender da audiência dos evangélicos estaria fudida. O enredo de Babilônia que é fraco!
    A bancada evangélica poderia estar preocupada com a situação das famílias no Maranhão.
    Assiste uma reportagem de uma criança de 7 anos, chorando por não ter farinha e água para comer em casa. Hipocrisia leva pro inferno de qualquer jeito!

  9. Os evangélicos não estão boicotando nada, apenas não somos idiotas e ignorantes pra deixar entrar em nossas casas, no centro de nossos filhos e família todo aquele lixo que tentam nos colocar “guela” abaixo.
    Como cristãos não devemos assistir coisas que profanam e desonram ao nome do nosso DEUS.
    Existem outros canais como opção e são melhores que todo e qualquer lixo da rede globo.

  10. mas é exatamente isso que estamos fazendo mudando de canal, por isso a RECORD e o SBT estão liderando a audiência no horário.
    a novela eles mudam se quiserem, ninguém é obrigado a assistir por isso existe a concorrência…. particularmente não assisto canal aberto! são todos uns lixos

  11. A globo está a serviço de um espírito terrível cujo projeto é tentar destruir a própria criação de Deus e todos os valores que asseguram a história da família. Esta operadora representa todos os inimigos de Deus. Ela não sabe fazer novela sem que haja sexo prostituto e papéis de gays. Ou seja, a globo é mentora da ditadura gay. O governo quer fechar a boca da imprensa que o denuncia. Mas não desliga a televisão assassina dos valores. UM DIA esses assassinos vão ser pego de surpresas e “a coisa vai ficar feia”.

    Paulo, apóstolo, escreveu aos Romanos 1:32: Embora conheçam o justo decreto de Deus, de que as pessoas que praticam tais coisas merecem a morte, não somente continuam a praticá-las, mas também aprovam aqueles que as praticam.- E comentamos: A última palavra de Paulo sobre a pecaminosidade humana tem a ver com a condenação por Deus, de uma condição do ser humano merecedora de maior juízo do que a própria prática do pecado. O que é? É apoiar, aprovar e incentivar o mal, sentido prazer nas práticas imorais das outros. O cúmulo do pecado é aplaudir os pecados alheios em vez de lastimá-los. Isto, sem que prestamos atenção, nós – cristãos – também o fazemos quando grudamos os nossos olhos alguns programas de TV ou em alguns shows musicais.

    Os “amantes do pecado” sabem disso porque os que abusam do sexo – 1.24 e o pervertem – 1.26-27 e praticam outros pecados descritos – 1.29-31 possuem um conhecimento inato não apenas de que tais coisas são erradas, mas também de que são passíveis de morte. Por mais que procuram racionalizar ou justificar seus pecados, conhecem o veredicto de Deus. Isso não os impede, porém de se entregar a tais formas de iniquidade. Antes, unem-se a outros para promovê-las e desenvolvem um sentimento de camaradagem com seus companheiros de pecado. Esse é o derradeiro grau de depravação – deleitar-se com a concupiscência e a iniquidade dos outros. É o pecado como forma de brincar e de divertir-se. É o mesmo que dizer: onde não houver pecado, não há divertimento.

    Sobre o que pescamos até agora, no sentido de alerta e reflexão é entrar com mais alguns comentários. “Mas, por quê?” Porque nós salvos do pecado, também, nos divertimos com os pecados que fazemos ou que assistimos. Vamos, pois, entrar um pouco mais nesse versículo 32.

    1. A palavra “aprovam” ou, em outras traduções, “consentem”, significa “concordar”, “consentir” ou solidarizar-se”, indicando o prazer imodesto nos pecados dos outros, prevalecente na sociedade humana.

    2. Em nossos dias, sabemos quão grandes danos são produzidos pelas cenas imorais que dominam a mídia do entretenimento; mesmo assim, muitos consentem nisso, tendo nelas prazer. É nos espetáculos televisivos ou teatrais do pecado que muitos de nós – cristãos – encontramos nossos ídolos e levantamos a eles altares na alma e no coração! É tanto o tempo que nos vidramos diante desses “circos do pecado” que nos distanciarmos dias, semanas e meses da leitura da Bíblia e de livros edificantes ou, até, dos cultos com os irmãos. Quem se diverte, olhando outras pessoas pecarem e cometerem atos malignos, mesmo sem os praticar pessoalmente, receberá a mesma condenação divina que aqueles que as cometem. Andando na linha de Paulo aos Romanos, entendemos que a iniquidade aumenta em qualquer sociedade onde não há restrição decorrente da desaprovação, pelos outros, de tais perversidades.

    3. Logo, aqueles e, especialmente, aqueles que professam a fé em Cristo e que se divertem com as práticas imorais dos outros, mesmo sem cometê-las, contribuem diretamente para predispor a opinião pública à imoralidade e, portanto, à corrupção e, por fim, à condenação eterna de um número infinito de pessoas. E esse pecado, como escreve Paulo, é digno de morte e será desmascarado e condenado no dia do juízo – “…e sejam condenados todos os que não creram na verdade, mas tiveram prazer na injustiça – 1 Tessalonicenses 2.12.

  12. Acho que ficou um pouco mais difícil a Globo recuperar todos os telespectadores e listo aqui alguns motivos em uma escala que não precisa ser exatamente nessa ordem:
    1- Falta de criatividade e abandono de tramas regionais em favor de tramas classistas: Antigamente dava-se enfase ao caráter correto dos principais personagens e à aquele espirito guerreiro e batalhador do personagem “povão” que geralmente vinha da Bahia, dos morros cariocas, dos sertões, do pantanal, da floresta ou mesmo das classes médias do Centro Sul. Hoje as novelas começam em qualquer país do mundo, as pessoas vão e vêm destes países mil vezes por semana e quando não podem, usam e abusam do telefone (celular que têm os custos ainda mais caros) Cá pra nós, DÓI MUITO NO BOLSO de qualquer brasileiro; Sem falar que agora enfatizam a opção sexual de pessoas de classe média- média- alta e o mau caratismo como trunfo central da trama;
    2- Antes da trama ir ao ar, em entrevista, o autor da mesma só não chamou as famílias conservadoras de “santas do pau oco”, mas o resto e o resto do que é resto foi bem enfatizado e ainda com um sonoro deboche “Vocês serão representados”, ou seja, “gente chata, insuportável, retrógrada e falso moralista (como se todo individuo fosse igual e como se tais personagens não rendarão a ele algum lucro) – Ele quis dizer: “Vocês serão representados como simbolo do que há de mais ruim na sociedade. “Bonzinhos somos nós!”;
    3- Todos os programas da Globo apresentam índices baixos de audiência: Isso se deve também à qualidade de outros programas em outros canais abertos e ao crescimento do número de canais fechados que cada vez mais vendem seus pacotes a preços convidativos. Nessa o povo está de parabéns por optar pela qualidade e pela variedade e não pela marca!;
    4- A internet cada vez mais presente na vida das pessoas: onde comprar tornou- se um laser, e nela a gente tem a vantagem de ver e ouvir aquilo que queremos. Segundo estudos, a Globo não conseguirá, nunca mais, recuperar quem trocou a sua programação fria e repetitiva pela navegação irrestrita na tela do PC;
    5- Profissionais da encenação cheios de si, arrogantes e não muito inteligentes, que acham que podem ofender aqueles que indiretamente pagam seus altos salários, por exemplo, a Fernanda Montenegro que recentemente não freou a lingua ao falar de sua personagem ofendendo pessoas e ainda assume militância pró homossexualidade em detrimento de grupos religiosos e lideres do meio;
    6- Os diversos casos de parcialidade da Globo em relação a questões sociais e de politica ante classes trabalhadoras (pois nunca esclareceu o que são os MST (Movimentos do Sem Tetos e Movimentos dos Sem Terra e sindicalizados); Manchetômetros tendenciosos contra candidatos que não são a sua preferencia (tendenciosidade); Divulgação seletiva dos casos do Mensalão e Operação Lava Jato (Petrobrás); Interferência em diversos processos eleitorais em grandes cidades; Ligação direta com famílias de políticos donos da mídia em seus respectivos estados, o que acarreta em esconder a realidade do povo, por exemplo, Bahia desde antes da redemocratização até 2006, quando a família ACM perdeu o poder nesse estado;
    7- Recentes denúncias de sonegação, justamente quando já usa seu status maior rede de TV radio e Jornal do Brasil e o fato de a mídia ser tida como o quarto poder para condenar políticos que ainda não tiveram qualquer envolvimento COMPROVADO em casos de corrupção (estou me referindo ao ex presidente Lula e à presidente Dilma)
    9- Representação seletiva e ajustada às suas conveniências: Só tem personagens de atores e atrizes negros com papéis de destaque por que a lei passou a obriga- la. Antes só faziam papéis de escravos nas novelas de época, empregadas domésticas, favelados e sem caráter; Evangélico é sempre taxado de adultero, furtivo, desonesto e alienado; Qualquer religião tem um ar lindo e poético, desde que não seja a católica ou a protestante; Gente pobre só serve para ser a ala comediante, de bandidos e que aceita suborno e vive aspirando ter a vida do patrão, etc. Ainda mais nesse tópico, as novelas como essa Babilônia ( e olha que eu nunca vi um capítulo) perece que fora feitas na Europa, são o perfeito sinal do preconceitos étnico e social velados nesse país;
    10 Enfim, a Globo torra a paciência de qualquer cidadão com a propaganda de si mesma: A bajulação frenética de seus artistas. Quem assiste a programação da Globo, vê a cara do individuo na novela, no mais você, no Encontro com a Fátima, no Vídeo Show, nas novelas, nos programas de auditório à noite e pra variar, ainda vão aparecer no program da Angelica, no do Luciano Hulk, na Zorra Total e no Altas Hora. Como se não bastasse outros programas fazem pequenas entradas com algum ator ou atriz e ainda tem o Faustão que ganha R$, 2.000.000,00/mês para puxar o saco de atores, atrizes e contratados de uma forma tão exacerbada que quem não chega a enjoar começa a pensar que aquela pessoa é um ser iluminado, um deus ou um ser superior. Isso é lavagem cerebral severa!
    Findo aqui minha simples opinião.

  13. Jean Marcelo abordou com sensatez está materia, não somos obrigados e nem devemos dar audiência a programação xula e pecaminosa desta emissora. Devemos sim procurar afazeres que nos edifiquem e lazer saudável com nossos familiares.

    • E uma grande ipocrisia ,destes evangelicos ,boicotão uma novela com cenas protagonizadas por duas damas do teatro e teledramaturgia Brasileiras, Mas como eles se prestam a ver só o que é ruim na vida ,não podem ter a cencibilidade para o que real e sublime na vida.É preciso ver tudo com olhos de conhecimento e aprendizado.Pois para mim só tenho que parabenizar por tão elegante elenco.

  14. CHEGA DESSA EMISSORA IMUNDA…CHEGA DE TANTA SUJEIRA DE TANTA IMUNDICE

    VAMOS BOICOTAR SIM…E NÃO É SO OS EVANGELICOS OS CATOLICOS TAMBEMM.

    ACORDA BRASILL!!!

  15. Poxa vida!! será que sendo outra novela vai voltar tudo ao normal? olha concordo que temos que boicotar esses lixos mesmo mas tem ser geral porque senão seremos chamados de hipocritas

  16. Graça e paz a todos!

    Eu, assisto a globo para assistir filmes quando é baseado em fatos reais, globo reporter, futebol. Nada mais. Da mesma maneira que tem programas da Record que eu particularmente abomino, assim também na Globo. Mas, nao preciso ficar passando msg para a emissora perder audiência para dar audiência para outras emissoras, eu to fora!

    1º Se acha pecado, desliga-se…Vá orar!

    2º Se Deus quisesse ele mandaria um fogo do céu e consumiria a emissora em um dia.

    3º Deixa o povo com seus pecados, pois é o único deleites que eles tem, quando morrerem o que eles terão a nao ser juízo final, condenação e lago de fogo ? E você crente ?

  17. Sinceramente não entendo o que pessoas que não acreditam em Deus estão fazendo em site explicitamente cristão… Querem comentar, arrumar alguma intriga talvez, mas em vez de criticar porque não respeitar o ponto de vista e a fé dos outros?

  18. Para vocês que se acham fiscal de Deus na Terra, gostaria de saber se Deus fica perdendo tempo com novelas, homossexualismo, adoração de hipócritas que já aprontaram muito e agora ficam com a consciência pesada descarregando tudo nas costas de Deus.Procurem-se melhorar, chamar a responsabilidade para si mesmo e fazer a sua própria salvação porque não achem que ler a bíblia e ficar cantando hino, irá resolver seus preconceitos e passados sujos!

  19. Não sou evangélica, nem hipócrita, nem puritana, assisti ao primeiro capítulo pois Gilberto Braga é um excelente autor, atores e atrizes maravilhosos, mas não dá mais. É muito p minha cabeça, muita maldade, e olha q o mundo tá nojento!!! Odiei os personagens, mesquinhos, gente do mal! Horrível, nunca mais vi.

  20. Poxa, como a VERDADE dói, a novela é a copia da sociedade Brasileira,até parece que vivemos aqui neste Brasil outra coisa diferente do que está passando na Novela das 9?????
    Precisamos parar de ser HIPOCRITAS!!!!

  21. Eu acho que a novela Babilônia é top, eu estou a gostar da novela tanto que já não consigo ficar sem assistir nem um capitulo. Não tenho nada a reclamar so tenho mais é que elogiar pelo incrível trabalho é uma novela muito interessante conheço muita gente que está a gostar da novela ,toop mesmo !

DEIXE UMA RESPOSTA