O prefeito de Balneário Camboriú (SC), Elcio Rogério Kuhnen (MDB), gravou um vídeo anunciando o adiamento da edição 2020 do Congresso dos Gideões Missionários da Última Hora, que anualmente atrai milhares de pessoas à cidade catarinense, por conta da pandemia de coronavírus.
“Estou aqui reunido com pastor Zilmar, presidente do Gideões, vice-presidente, pastor Hueslen, e o coordenador de missões, pastor Silas”, disse o prefeito, antes de passar a palavra ao pastor Zilmar M. Miguel, que comunicou a decisão.
“Queremos chamar a atenção de todos, nesse momento, e também louvar a Deus pela vida do doutor Elcio, nosso prefeito aqui de Camboriú, pois devido a esse surto de vírus que está acontecendo foi cancelado nosso congresso. Seria no dia 29 de abril ao dia 04 de maio, e agora então estamos determinando uma nova data”, disse o pastor Zilmar.
A escolha levou em conta um período de aproximadamente quatro meses após a data original, indicando a convicção dos organizadores e das autoridades de que, nesse período, a pandemia já terá sido controlada. “A nova data será no dia 02 de setembro a 07 de setembro. Nós queremos pedir a todos os líderes de caravana, a todos os nossos irmãos, a todas as pessoas amigas que se deslocam para virem a Camboriú, que [compreendam que] isso foi uma resolução para prevenir a situação”, acrescentou o pastor-presidente.
Zilmar M. Miguel ainda pontuou a preocupação que o temor pela possibilidade de contaminação esvaziasse o evento: “Nosso alvo é ter todos aqui em Camboriú. Então, eu creio que até setembro vai ter oportunidade, e esse surto já foi embora. Nós vamos receber com muita alegria todos os nossos irmãos”.
A medida adotada pelos organizadores, juntamente com o prefeito da cidade, segue o padrão adotado para eventos com grande concentração de pessoas, como partidas de futebol, shows e espetáculos, como forma de prevenção à contaminação.