Mundo Cristão

Crente pode participar de festa junina? Gospel+ propõe discussão

Comments (170)
  1. André disse:

    Me desculpe…além de puritano, só você estudou…hehe…

  2. Tatiane disse:

    Pelo amor de DEus gente,é precsio ler e meditar na Palavra do nosso Deus!

    Que comunhão tem a Luz com as trevas???

    Precisa dizer mais alguma coisa?

  3. henrjk disse:

    André
    Se você não respondeu, é sinal não entende de nada.

  4. André disse:

    henrjk…hehe…HÁHÁHÁHÁ…parece criança…uma criança puritana…hehe…só você estudou…eu não sei nada…hehe…

  5. Cínthya disse:

    A paz do Senhor a todos!
    Concordo plenamente c/ o que disse o Pr.Vitor Pinheiro e falo porque passei por um constrangimento que se eu tivesse um pouco mais de sabedoria não teria acontecido… ano passado,foi realizada uma festa junina no meu trabalho e por achar que não tinha problema participei. Até hoje sou apontada como A CRENTE que gosta de santo!
    Fiquei triste, mas tive culpa. A palavra de Deus diz que é lícito que venham os escandalos mais, ai daquele por quem vier. Mesmo que não estejamos fazendo nada demais as pessoas sempre irão se escandalizar…

  6. henrjk disse:

    Para quem acha que tudo que é servido nas festas juninas é em louvor aos santos da igreja católica, terão que fazer orações fortes de tremer o inferno quando souberam que grande parte da colheita nossa é dedicada principalmente a eles.
    Na falta de chuvas apela-se a São Pedro que as mande e após as colheitas agradece-se a ele.

    Se todas as coisas foram feitas por Deus e viu que tudo era bom, não há espaço para aqueles que veem o demonio em tudo.
    Só mesmo os fracos na fé e que ainda estão na mamadeira que sofrem dessas aluncinações.

  7. André disse:

    CARACA…sinceramente…é muita maluquice pra uma cabeça só…hehe…

  8. Gregório disse:

    Só foi esse “pastorzinho” desse site defender as festas cristãs que daí vieram um monte de maria-vai-com-as-outras doidos pra ter alguém que lhes guiem no erro e ficarem jogando pedras naquelas que se baseiam à luz da Bíblia. Conheço um monte de “crentes” que fazem tudo que seus pastores dizem que podem fazer. A salvação é individual, não há do que procurar contentar a própria carne, levando a enganar a si próprio. Jesus é santo, e aquele que o segue não pode ser diferente. Em vez de atacar aqueles que têm seus pontos de vistas contrários à práticas de festejos pagãos, ouçam o que eles têm a dizer. Li todos os comentários aqui, e o que pude perceber foi zombarias e falta de respeito àqueles que aqui estão condenando essas festas diabólicas. Se vão discordar, ao menos discordem com base e seriedade, mas sem apelações ou ironias. Creio que esses que apelam à baixaria não têm nada de servos do Senhor, estão aqui mais pra tumultuar do que pra dar uma orientação acerca do assunto tratado.

  9. Renato Paúra disse:

    henrjk
    Quando a Bíblia f]diz que todas as coisas foram feitas por Deus, se refere a criação do universo. Jamais ali está relacionado as festas. Se seguirmos o teu raciocínio, então podemos participar das festas que são realizadas nos centros espíritas. Deus não teria proíbido de os judeus de participarem das festas pagãs dos povos vizinhos. Veja o exemplo do profeta Daniel e seus companheiros que se recusaram a comerem das iguarías do rei Nabucodonosor? Será que eles também estavam errados nas suas decisões?
    Quanto a colheita nossa ser dedicada a “santos” ou “Pedro” eu não me importo pelo fato de não estou presenciando e nem agindo da mesma forma do que eles. Se eles querem atribuir a esses “santos”, eu sempre atribu-o a Deus. Agora, participar de uma festa que eu sei que é dedicado ao paganismo, neste caso é a Bíblia que diz que não devemos fazer parte dessas coisas (1Co 10.20).

  10. henrjk disse:

    Renato Paúra

    A questão de Daniel e seus amigos é um caso totalmente a parte do que se discute aqui.
    Eles estavam seguinte as leis dietéticas da lei mosaica e não tinha nada a ver com comidas oferecidas a deuses e vale lembrar que o rei naquela época era considerado um deus. Veja o caso da estátua de Nabucodonozor e os atos publicados.

    Centro espíritas e terreiros não tem nada em comum com o cristianismo.
    Se você vai a um centro ou terreiro participar de uma festa, com certeza você estará participando dos cultos deles.
    Em tempo, o que tem a ver Festa Junina ou Festa de São João com espiritismo ou candomblé se São João foi um dos Apóstolos de Jesus?

    Quando se cobra para comer em uma festa, a relação se torna comercial ou arrecadora e deixa de ser religiosa.

    Ainda sobre Daniel eu posso lhe afirmar que se você convidar um judeu religioso para assentar-se a mesa com você, ele dificilmente irá aceitar o seu convite.
    Quando os religiosos judeus criticavam Jesus por comer com pecadores(faltosos) e gentios, eles estavam fazendo alusão a lei mosaica e tambem a tradição rabínica.
    Portanto Daniel não é um caso que se deve fazer uma conexão com o tema acima.

    Fica aqui alguns textos do Apóstolo Paulo no tocante ao tema:

    1 Coríntios

    8.1 Ora, no tocante às coisas sacrificadas aos ídolos, sabemos que todos temos ciência. A ciência incha, mas o amor edifica.

    8.4 Assim que, quanto ao comer das coisas sacrificadas aos ídolos, sabemos que o ídolo nada é no mundo e que não há outro Deus, senão um só.

    8.7 Mas nem em todos há conhecimento; porque alguns até agora comem, no seu costume para com o ídolo, coisas sacrificadas ao ídolo; e a sua consciência, sendo fraca, fica contaminada.

    8.10 Porque, se alguém te vir a ti, que tens ciência, sentado à mesa no templo dos ídolos, não será a consciência do que é fraco induzida a comer das coisas sacrificadas aos ídolos?

    10.19 Mas que digo? Que o ídolo é alguma coisa? Ou que o sacrificado ao ídolo é alguma coisa?

    10.28 Mas, se alguém vos disser: Isto foi sacrificado aos ídolos, não comais, por causa daquele que vos advertiu e por causa da consciência; porque a terra é do Senhor e toda a sua plenitude.

    12.2 Vós bem sabeis que éreis gentios, levados aos ídolos mudos, conforme éreis guiados.

  11. edielson disse:

    Na minha opinião o crente deve ter postura de cidadão do ceu.E fazer a diferença de acordo com MALAQUIAS 3.18.

  12. Renato Paúra disse:

    henrjk
    O caso de Daniel e seus eles estavam em cativeiros e, independentes se eram juseus ou não, estavam sob o jugo do império babilônico. Portanto, para o rei não tinha essa de respeitar a religião de seus conquistados. Tanto é você mesmo cita a questão da estátua de Nabucodonosor. Será que o rei não sabia que os judeus não poderiam se curvar a nenhum ídolo?
    Você também diz que a Festa Junina ou São João não tem nada a ver com o espíritismo ou candomblé pelo fato de João de sido um apóstolo de Jesus. Eu te afirmo que não só essas religiões estão ligadas a essas festas. Pior do que isto a maçonaria é a que mais adora essa data. Não sei se você sabe, mas o dia mais sagrado para os maçons e o dia 13 de junho – o dia de São João. Tanto é que na maçonaria é proíbido orar em nome de Jesus, mas, é permitido orar em nome de João. Isso não é invenção minha, está registrado na livro “Morals and Dogma”, que é considerado a “bíblia” da maçonaria de autoria de Albert Parcker.
    Quanto ao texto que você cita em 1Co 8 e 10, vejo que você pulou alguns versículos. Você cita 1Co 10.19 mas não cita o complemento do versículo que é o 20 que diz: “Antes digo que as coisas que os gentios sacrificam, as sacrificam aos demônios, e não a Deus. E não quero que sejais participantes com os demônios”. Como já disse em comentário anterior, o problema realmente não está no ídolo que é feiro de pedra ou madeira, etc. Mas, em que está por detrás do ídolo que são os demônios.

  13. henrjk disse:

    Renato Paúra

    Não pulei os versiculos, apenas coloquei citações que é melhor que escrever uma página tal qual alguns aqui escrevem.

    A data de São João é no dia 23, que coincidentemente é o dia de aniversário da minha mãe.

    Sobre a maçonaria eu não sei tudo, mas conheço o suficiente. Tenho um parente que fazia parte e era de bom grau.
    Como crente teve que sair e sei o que acontece.

    O rei Nabucodonozor caiu numa cilada preparada pelos seus assessores invejosos. O rei gostava muito deles, é só conferir direitino o que está escrito.

    Se o ídolo não é nada, quem está por trás tambem não é nada.

  14. Renato Paúra disse:

    henrjk
    Realmente eu confundi as datas. 13 de junho é dia de “santo Antônio”, porém, quanto ao dia 23 (você está certo), é o principal dia da maçonaria. Pois a maçonaria moderna foi fundada numa uisqueria em 1717 nesta data de 23 de junho. Pergunte ao seu parente ex-maçon que ele te explicará.
    Nabucodonosor não caiu em cilada nenhuma. Eu fiz citação do capítulo 3 de Daniel em que ele mesmo manda fazer uma estátua e ordena que todos se curvem ao toque dos instrumentos. Quem caiu em uma cilada foi Dário que assinou um decreto dos seus ministros para prejudicar Daniel como está registrado em Dn 6.
    Quanto aos demônios que estão por detrás dos ídolos, é a Bíblia que proíbe de participarmos da mesa dos demônios (1Co 10.20). Se realmente esses demônios não fossem nada, porque que a Bíblia nos alerta contra eles?

  15. Vc jura….jura mesmo? Vc jura que pode? Já estas errado na contra-mão da palvrade Deus que abomina o juramento

  16. CABRAL disse:

    BOM SÓ SEI Q DAQUI UNS DIAS ESTAREMOS DISCUTINDO SE PODE FUMAR MACONHA OU NAO NA IGREJA, SE PODEMOS FAZER-MOS UM PROSTIBULO OU NAO NA IGREJA, SE PODEMOS CHEIRAR COCAINA, SE PODEMOS USAR QUALQUER TIPO DE DROGA, DESDE Q FAZEMOS DIFERENTE DOS QUE NAO SAO CRENTES, BAILE FANQUE, VIRAR TRAFICANTE GOSPEL, VIRAR MILICIA GOSPEL, E SEI Q TERAO MUITOS A FAVOR,ISTO É O CUMULO DO ABSURDO.
    SÓ SEI DE UMA COISA A IGREJA NUNCA PRECISOU DE NADA DISTO PARA ATRAIR QUEM NAO É CRENTE, E SIM SEMPRE PRECISOU DE USARMOS A PALAVRA DE DEUS QUE É PURA E VERDADEIRA,”Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.”!
    ISTO É O Q EU ACHO.

  17. henrjk disse:

    Renato Paúra

    Tambem confundi, foi com Dario e não com Nabucodonozor a cilada.
    Mas os três amigos jogados na fornalha foram dedurados, que acredito tenha sido por inveja visto que Nabucodonozor ao destruir Jerusalem, levou para o palácio em Babilônia os melhores que encontrou.
    Quanto ao número “13”, não é só na maçonaria que é importante.
    No judaísmo tambem, pois aos 13 anos a criança judia assume a maioridade e já é responsável por seus atos e tambem já pode compor o mínimo de 10 pessoas para abrir uma sinagoga.
    O número 7 que para muitos é o número do mentiroso, não o é para judeus e cristãos, pois ele representa a perfeição.
    Na bíblia há muitos números que são símbolos e talvez a maçonaria tenha pego para si.

    Eu não acredito que as imagens(santos) representativas dos apóstolos e daqueles que sofreram mortes terríveis durante o Império Romano tenham por trás de si os demônios.
    Não é certo venerá-la e muito menos atribuir-lhes milagres ou intercessões.
    Se assim considerarmos, estaremos pondo estas imagens ou figuras representativas lado-a-lado com as imagens de orixás e de figuras mitológicas gregas ou romanas.
    Cada coisa deve ser vista no seu devido lugar, nem o Apóstolo Paulo durante a sua pregação no areópago demonizou as imagens que ali existiam, mas aproveitou uma para anunciar o verdadeiro Deus.

  18. henrjk disse:

    Correção:

    “…o Apóstolo Paulo não demonizou as imagens que ali existiam…”

  19. Renato Paúra disse:

    henrjk
    Eu não disse que o número treze (13) é um número importante para a maçonaria. Eu disse que a data mais importante do ano para eles é o dia treze de junho, que é o dia de “São João”; justamente quando foi fundada a maçonaria moderna em 1717.

  20. henrjk disse:

    Renato Paúra

    Eu não posso afirmar com toda certeza que a maçonaria tenha sido fundada nessa data, mas número e data dão mesmo.
    Já que é uma sociedade secreta, acredito que a data de seu inicio seja tambem secreta.
    Por causa de uma data o número pode tornar-se importante e creio que seja isso.
    Por que o 13 e não o 6(por exemplo)?
    Se formos analisar as datas festivas, o Natal seria excluido sem chances por causa de sua conotação com as saturnálias.
    A igreja católica durante o Império Romano não conseguiu tirar essa festa cheia de orgias, comilanças e gastanças e imprimiu o nascimento de cristo nessa data em todos os seus detalhes, inclusive no horário.

  21. Jonas disse:

    “Questionado por uma criança vizinha pentecostal, por estar celebrando ‘uma festa do diabo’, responde o meu filho Eduardo, carregando um saco de fogos de artifício: ‘São João não é do diabo. Estamos comemorando o aniversário do priminho de Jesus’” (Robinson Cavalcanti).

    Embora particularmente não ache que podemos participar de festas em louvor de outras pessoas senão de Deus, precisamos ser muito cuidadosos para não criar problema com nosso próximo.

  22. Renato Paúra disse:

    CORREÇÃO
    Aonde eu disse treze de junho, eu quis dizer 23 de jumho.

  23. Ivan Silveira FIlho disse:

    Não sei se já atentaram, mas as caricaturas feitas nas festas juninas, mostram pessoas com roupas arremendadas, maquiagem carregada, sem dentes, além do linguajar carregado de palavras com pronúncias erradas.

    Uma caricatura que menospresa o homem do campo e o expõe ao ridículo. Apontam como pessoas brutas, sem educação.

    E isto é folclore? Ou seria Deboche !!!

    Para isto não preciso me justificar na Palavra de Deus. Mas se necessário, o amor ao próximo não me permitiria cometer tamanha brutalidade.

    Reflitam…

  24. wilson disse:

    claro que as festas juninas pertence a satanas pois é uma festa dedicada a um idolo, e a biblia condena todo tipo de idolatria.
    COMCORDO COM VC. RENATO. VIVA DEUS. E MORRA O DIABO

    Eu não participo desta festa por, pelo menos, três motivos.
    1º. Quando eu estava no mundo eu participava; agora, sendo nova criatura me acho no direito de não mais fazer parte desta festa (1Co 10.23).
    2º. Pelo que eu sei, essa festa é uma adoração ao fogo e aos “santos” pagãos. E a Bíblia diz que eu não devo adorar ídolos (1Jo 5.21).
    3º. Se essa festa é para ídolos, então as comidas típicas são oferecidas a esses ídolos. E, a Bíblia fala que eu não devo me assentar à mesa dos demônios (1Co 10.20).
    A reportagem se vale do texto de 1Coríntios 10.23 para dizer que cada um tem a liberdade de fazer o que sua consciência mandar. Isso é interpretar versículo isolado, o que é um grave erro para se criar heresias. O texto e o contexto tem que ser lido. E se nós observarmos no início do capítulo 10 de 1Coríntios, Paulo nos alerta para o que aconteceu com o povo de Israel quando estava no deserto. O povo foi liberto passando pelo meio do mar (10.1,2), comeu do maná e bebeu da água de Deus (10.3,4); porém, Deus não se agradou deles porque foram idólatras

  25. CélioGaya Luis Duarte disse:

    Concordo com o Pastor Vitor Pinheiro desque façamos tais festas em DEZEMBRO por exemplo, pois junho e julho são meses que tais festas são oferecidas não aos ídolos (como diz Paulo),mas sim aos demônios.

  26. Clark disse:

    Concordo plenamente com o Pastor Vitor Pinheiro.

    SAbe as vezes fico me perguntando o que será melhor: vestir uma capa de santarrão metido a perfeito e usar de meu conhecimento da letra para ser arrogante e afastar as almas de mim distorcendo a palavra a meu favor (farisaismo) e escondendo de todos minhas falhas OU ser sincero no meu relacionamento com Deus e aos outros mostrando ao mundo que ser isento de erros não existe e que crente também tropeça e nem por isso deixa de ser amado por Deus e logo sempre está com as mãos estendidas para nos levantar?

    Será que é melhor darmos exemplo de crente enpinando o nariz e dizermos que tudo é pecado e que não nos misturamos e logo deixar que as almas se afastem de mim OU mostrarmos quem realmente somos, ou seja, pessoas extremamente falhas que pecam todos os dias mas que buscam ao senhor, que oram, jejuam, leem a palavra e se esforçam, não para aceitar o pecado mas para melhorar sua conduta nem que seja um pouco por dia e mostrar ao mundo que ser cristão vai além de uma conduta hipócrita?

    Será que é melhor ficar pagando de certinho, escrevendo textos gigantes só para provar minha teoria nem que eu tenha que falar mal de líderes de denominações, correndo o risco assim de que pessoas possam se desviar por causa das minha palavras OU ensinar ao mundo que frases do tipo: “Se ele que é crente fez eu vou fazer” não passa de um pensamento de acusação criado pelo diabo para faze-las acreditar que crente tem que ser perfeito e logo afastá-las ainda mais do evangelho quando na verdade a frase que eles deveriam entender é essa: “Ele que é crente fez, mas ninguém é perfeito, logo, tenho certeza de que ele vai se esforçar mais da proxima vez pois ele se esforça para agradar a Deus e eu vou fazer isso também”. Ele é falho mas está apegado a Deus então vou tentar me aproximar de Deus também” para entender melhor o amor de cristo?

    Quanto a festas juninas eu sempre participei de festas na minha rua e nas escolas e até onde pude ver ninguém nunca disse: “olha essa festa é dedicada a adoração a São Pedro São João etc”. Se alguém me
    dissesse lógico que não participaria. Os convites que recebo é: “olha! vai ter festa junina. É um momento para rever a galera e vai ter um rango da hora, você vai?” E por ae vejo que ninguém vai estar lá por intuitos pagãos. Se fosse eu evitaria, é lógico.

    E festas juninas na igreja eu apoio. Nada melhor quando essas festas são consagradas ao Senhor e as músicas e todo o mais visa evangelizar.

  27. julio neto disse:

    sou lider de jovens e estou enfrentando o mesmo poblemas sobre essa festa juninas. Mas eu tenho plena conciencia de que Deus não quer que seus filhos venham participar desses eventos , pois são consagradas a idolos ,quando ele grintam viva são jão eles estão dando honra e glorias aos idolos .Não se lembram que Deus existe . sou contar os que se dizem evagelicos comprados e lavados com o sangue de Cristo jesusparticiparem de tal evento. e tem muitas escolas que querem obrigar filhos de evagelicos a participarem e um absurdo que cader a liberdade cristã no nosso pais ………. valeu pastores que lutam pelo o zelo da palavra de Deus nos dias atuais . temos que termos opção pelas coisas de Deus e seremos gratificados com sua graça poderossa ………………..

  28. Ana Maria disse:

    Bom, li todo o artigo e comecei a ler os comentários. Mas eram muitos e estavam se tornando uma discussão muito “acalorada”. Então resolvi partir logo pra minha opinião:

    1. Não acho que o caráter religioso da festa esteja se perdendo e se tornando apenas uma festa folclórica. Houve essa semana uma série de reportagens no jornal Hoje feitas pelo Evaristo Costa sobre as festas juninas do Norte/Nordeste e ele deixou bem claro que são festas religiosas. Inclusive, em uma delas, tinha um padre benzendo a fogueira.

    2. Mesmo que esteja se tornando uma festa folclórica, temos que tomar MUITO CUIDADO com o que nós cristãos consideramos folclore. O Candomblé é visto como folclore brasileiro, mas nós sabemos que isso é bruxaria e satanismo e NADA tem de folclore. Jogar flores pra Iemanjá tb faz parte do “folclore brasileiro”, mas nem por isso a gente vai lá na praia carioca na passagem do ano cumprir esse ritual!

    3. Acho que transformar festa junina em festa caipira é igual beber cerveja sem álcool: É um desfarce pro pecado. É imitar o mundo. É provar algo que tem lá fora sem ficar com a conciência doendo. É assim que Satanás, devagarinho, entra na vida do crente: com sapatinho de algodão.

    Não sou legalista, mas acho que a santidade é algo muito precioso pra que abramos mão dela por pouca coisa, por coisas substituíveis. Ser cristão é fazer diferença. Sim, os judeus faziam festas, eram festeiros. Tem tantas festas que podemos fazer na igreja, taaantas! Pq então fazer logo uma festa caipira? Ou então, que se faça uma festa caipira em novembro, pra que não seja associada com as festas juninas! Imitar o mundo pra quê?

  29. Renato Paúra disse:

    “Que diremos pois? Permaneceremos no pecado, para que a graça abunde?” (Rm 6.1).
    A Palavra de Deus nunca escondeu a nossa natureza pecaminosa que herdamos de nossos de Adão. Para isso que Jesus entregou sua vida por nós quando nos arrependemos e nos tornamos novamente filhos de Deus (Jo 1.11,12).
    Porém essa mesma Palavra de Deus nos diz que não deveremos permanecer no pecado pelo fato de sermos simplesmente pecadores, pois, nesse caso, já não seríamos servos de Deus, mas, servos do pecado.
    Será que é necessário alguém me dizer que as festas juninas não são festas dedicadas a “São João”? Ora, quase todos os brasileiros tiveram ou tem sua origem religiosa dentro do catolicismo romano. E essa festa tem a sua origem dentro do catolicismo romano e, todo católico certamente dirá que a festa junina é a mesma coisa que a festa de “São João”.
    Não é questão de hipocrisia não querer participar dessa festa; é questão de separar-se do mundo como diz a Bíblia que se alguém ama o mundo não ama a Deus. Porém, todos têm o livre arbítrio de fazer qualquer coisa com sua vida, até participar dessa festa; sabendo que todos pretarão contas a Deus com o que fizer através do corpo.

  30. Muitos não vão a uma festa junina, mas assistem ao Big Brother, e ainda dão opinião sobre o que faz o profeta Bial

  31. Paulo Almeida disse:

    Romanos 12:1 e 2 Marcos 7:8.

  32. Matheus Cesar disse:

    correttooooo

  33. Selma Santos disse:

    Não concordo que pessoas evangélicas participem de festas juninas. Quem defende que não existe envolvimento com idolatria, ou nunca foi em uma festa junina, ou está com a mente cauterizada pelo mal, pois fui católia por muitos anos e já participei de muitas festas juninas, e até as músicas que são tocadas nas quadrilhas são terríveis: falam de idolatria sim, de atitudes que não agradam ao Senhor, muitas levantam até bandeiras com imagens dos santos, acho que todos os pastores deveriam fazer um estudo aprofundado sobre as festas juninas, sua origem, as letras de suas músicas e tudo mais e depois confrntá-los com a palavra de Deus, depois disso tenho certeza que irão instruir seu rebanho a não frequentar.

    1. Debora Pires disse:

      é verdade irmã, uma das comemorações da festa junina é a do falso deus juno e outra e a morte de joão batista, como o povo de Deus pode comemorar coisas assim???!! o povo de Deus deve ser um povo separado, um povo que busca viver em santidade, não devemos nos assentar na roda dos escarneceadores, a palavra é muito clara quando diz: "Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus." Está faltando temor a Deus e conhecimento da palavra dEle, muitos cristão hoje em dia estão dando mau testemunho e vivendo segundo as leias e conselhos do impio, participando de festas idólatras e agindo em concordância com aquilo que Deus condena, é muito triste ver que realmente o amor está esfriando e o temor ao Senhor também. Fica na paz de JEsus!!!

  34. Benedita Vida disse:

    Hoje muitos crentes perdeu a essência do evangelho, é esta corropido por não despreender do que afasta do SENHOR, é moda fazer tudo que o mundo oferece, trazendo pra dentro das igrejas o mundo, nós temos que levar o evangelho para o mundo. Mas a falta do verdadeiro evangelho leva os crentes a continuar no mundo, é festa junina, é cervaja sem alcool, é roupas que mostram o corpo ( nosso corpo é templo do espirito santo ), tomara que cai, decotadas, transparentes, super curtas biquines, isto deixa o SENHOR estritecidos, pois dizem comverter ao SENHOR DEUS, mas continua contaminados por coisas, que desacrada a DEUS. e sejamos pecadores. A palavra de DEUS é unica , nova criatura somos RM 6:6 Sabendo isto, que o nosso homem velho foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, para que não sirvamos mais ao pecado.

  35. Leidinéia Nogueira disse:

    Daniel comeu as comida do Rei NAbuconozor. ?

  36. OLHA EU COMENTO QUE UM CRISTÃO VERDADEIRO PODE IR NESTA FESTA SIM MAIS PARA COMER DAS COMIDAS QUE SÃO OTIMAS MAIS PARTICIPAR DA SUA IDOLATRIA NÃO PORQUE JESUS FOI EM VARIAS FEZTAS DE PECADORES MAIS NÃO VI ELE DANÇANDO E OUTRAS COISAS ELE SEMPRE SEGUIO FIRME EM SEU CARATER E ELE TAMBÉM ATÉ BENÇOU UM CASAMENTO COM NOVO VINHO E NÓS SABEMOS QUE VINHO NÃO SO DA ALEGRIA COMO TAMBÉM EMBEBEDA E AI O QUE SE PODE DIZER DISSO ENTÃO SE ALI É IDOLATIA MAIS O CRISTÃO QUE COMER DAQUELA COIDA CONSAGRE AO SENHOR PORQUE MUITOS ALI NEM SABE QUE ISSO É IDOLATRIA E TAMBÉM PENSAM QUE É ALGO DA FÉ VERDADEIRA, E OUTRA COISA DIZEM SER FESTA DA COLHEITA DO MILHO SABEM UEMGOSTAVA DE TAL ADORAÇÃO ERA BAAL E SABEM QUE GIDEÃO DEU A DEUS M BOI COMO SACRIFICIO, AI SE SABE DA HISTORIA DO BUMBA BOI NÉ AI DIGO QUE FICAM BLASFEMANDOO NOME DE DEUS E DE QUEM SERVIU A DEUS COMO PEDRO E JOÃO QUE DIZER ISSO É ALGO DE SE ANALIZAR BEM MESMO PORQUE O diabo SE TRANFORMA EM ANJO DE LUZ ELE É ENGANANDOR ELE SABE MUITO O QUE PODE FAZER PARA O POVO DE DEUS SE DESVIAR ATÉ JESUS ELE ATENTOU IMAGINEM NÓS ENTÃO FICA AQUI MEU COMENTÁRIO ( EU PREFIRO COMPRAR A COMIDA QUE LÁ É OFERECIDA E APRESENTAR AO MEU DEUS E FAZER UMA FESTA DIGNA DE ADORAÇÃO AO SENHOR COM MEUS AMADOS IRMÃOS DO QUE SERVI DE LADAINHA PARA O diabo É PORQUE EU NÃO SEI FAZER AQUELAS COMIDAS TIPICAS!!!. )

    1. Lucas Souza disse:

      Na verdade Jesus não foi a nenhuma festa onde o objetivo era adoração aos Deuses pegões. (Que hoje se transformaram em “Santos´´)

    2. Lucas Souza nós católicos não os adoramos, meu amigo. Eles são exemplos de seres humanos que fizeram o possível para estarem sempre perto de deus. Por que vocês insistem em termos errôneos nós adoramos a DEUS assim como vocês. Antes de tirar conclusões use sua cabeça. Abraços! E fique com DEUS!

  37. Apenas um comentário. O povo de Deus, só precisa mesmo é ler a Bíblia, até mesmo para saber o que é vinho, e o que foi que o Senhor Jesus fez nas bodas de Caná da Galileia. Dentre todas as observações das festas juninas, está o fato de se comemorar a decapitação de João Batista. Eu vejo assim, e prefiro ficar de fora. Más, cada um faça da sua vida o que quiser. Um abraço a todos.

    1. Debora Pires disse:

      é verdade, uma das comemorações da festa é a morte de joão batista, o povo cristão não deve comemorar esse tipo de festa mundana, devemos ser um povo separado, um povo que busca viver em santidade, na biblia nos alerta "Bem-Aventurado o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores." (Salmo 1.1)

  38. CARLOS ALBERTO disse:

    Que nada ele só copia e cola. não sabe nem o que copia. rsssss!
    É um fanático religioso.
    !

  39. CARLOS ALBERTO disse:

    OLÁ!

  40. Teresinha disse:

    No que diz respeito à evangélicos participarém, ou não de festas juninas e outras comemorações pagãs, seja elas em carater cultural, ou não. As opiniões estão divididas, por que se deve ao fato de, os evangélicos não observarém mais as escrituras dentro da visão Bíblica no aspecto espiritual como um todo. Em (Atos 17:11) – A Bíblia relata sobre os Bereanos “Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim.” (BÍBLIA SAGRADA. Tradução, Almeida, João Ferreira de. Edição corrigida e revisada fiel ao texto original, 1995), assim, conforme (HENRICHSEN, 1997), são definidos como um povo cuja convicção era formada nos ensinamentos da Bíblia. É importante que a convicção se forme embasada no que a Bíblia ensina sem dependência de comentários, credos e sermões. Todos os materiais para estudo bíblico são válidos, tais como enciclopédias, comentários e obras expositivas. Entretanto, devem ser utilizados apenas após ser aplicado o princípio de investigação original, a Palavra de Deus. (HENRICHSEN, 1997)

    Aquele povo buscou encontrar nas Escrituras Sagradas a confirmação daquelas novas que em tudo lhes pareciam boas, eles valorizavam a verdade bíblica e colocavam acima de quaisquer outras fontes pretensas de autoridade. Isso justifica o fato de Paulo não ter escrito nenhuma carta aos Bereanos – não era necessário, pois eram crentes bíblicos, ao passo que seus vizinhos da Tessalônica receberam duas. (LEITE, 2009)

    A Bíblia ratifica e nos admoesta sobre tal comportamento em 1 Tessalonicenses 5: 21 está escrito “Examinai tudo. Retende o bem.”; em João 5:39, “Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam;” e como resposta aos saduceus, dentro deste mesmo contexto Jesus disse: “Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus.” (BÍBLIA SAGRADA. Tradução, Almeida, João Ferreira de. Edição corrigida e revisada fiel ao texto original, 1995).

    Se a vontade de Deus é que os homens “cheguem ao pleno conhecimento da verdade” então o homem terá que fazer algo para alcança-lo. Sabedoria sim é de Deus. Nobre são os cristãos que a conhecem e que a analisam os fatos segundo às Escrituras Sagradas, assim como demonstram os Bereanos.

    Na minha opinião, tudo isto é uma preparação para a chegada do Ante-Cristo…o caminho para o Ante-Cristo está sendo preparado silenciosamente e são muitos os dos povo de Deus que não estão apercebidos deste fato. O caminho para a chegada do Ante-Cristo vem junto com a modernidade nas igrejas, na família, na sociedade, nas crises mundiais…e o que os evangélicos não estão apercebidos, é que tudo isto tem acontecido no decorrer dos tempos. É como uma grande avalanche que vai levando os mais desapercebidos. Que vai levando os que sairam do Egito( mundo) mas que ainda continuam com seus corações nas iguarias do egito ( mundo). Eu vejo que tem muitos crentes enrrolados com as coisas deste mundo e é exatamente isto que o Ante-Cristo precisa para preparar a sua chegada. Ele precisa para reinar, colocar a todos em uma citução sem saida, para quando ele chegar carimbá aqueles que aceitaram viver todas estas modernidades. De acordo com João, o espírito dEle já está atuando no mundo (1Jo 4.3). Necessitamos de discernimento para enfrentar este mundo dominado pelo deus deste século. Satanás (2 Co 4.4; 1 Jo 5.19). Precisamos orar e vigiar, pois mais do que nunca necessitamos do poder divino, para que possamos vencer as forças do mal, as influências mundanas e as obras da carne. Na época de Sadraque, Mesaque e abednego,( Daniel 3:10-28) eles foram lançados na fornalha porque não aceitaram fazer como os demais, que se curvaram diante da estatua do rei. Jesus está voltando! E a trombeta do evangelho está soando ha muito tempo, (Apocalipse 2:1-29). Mas só ouvirão o toque da trombeta da pregação do evangelho, aqueles que estiverem apercebidos destas coisas, os que verdadeiramente acreditam nas Escrituras Sagradas como compêndio de regra, amor, fé e pratica de vida. A todos, uma ótima tarde na Paz do Senhor Jesus!

  41. ALBERTO COSTA disse:

    pode sim participar,pois temos Que ter cultura,nao somos marionetes,temos que ter lazer,cultura,por isso que muitos crentes andam depressivos,trancafiados em casa,tudo é do diabo.povo de DEUS,SOMOS LIVRES.

    1. selma disse:

      cuidado com o que vc pensa que é ser livre…. quando vc pod esta sendo escravo….

      1. marta disse:

        a palavra do Senhor nos diz assim.“ Todas as coisas me são lícitas , mas nem todas são proveitosas; todas as coisas me são lícitas , mas não me deixarei dominar por nenhuma . “

        1 Coríntios 6:12

    2. teofilo clemente disse:

      o crente não participa das coisas do mundo

      1. Rosilena Saraiva disse:

        crente que teme as coisas do mundo é crente fraco kkk, são inseguros, sabem que caem facinho nas armadilhas mundanas, não curtem a vida que Deus lhe deu. bando de ignorantes. Eu acho os crentes são lindos e que os c. protestantes são um exemplo.., más tenho medo de virar um deles e depois deixar de ir ao teatro, deixar de praticar esporte, deixar de ouvir MPB, impedir que minha criança participe de uma tradição escolar e fique chupando dedo !!! Os crentes são da paz, Eu gostaria de ser uma crente moderna que não perde os cultos, a fé e curte as coisas bonitas e de respeito da vida que estão no mundo sim !!! nesse caso os católicos vencem kkkk pra mim vida mundana é apenas o crime, a prostituição, a burrice, a corrupção e outros extremos quero curtir as coisas boas e bonitas e “ponto'”. Voces deveriam se fechar em casa e se fecharem pra vida lá fora, não usarem computador, não sairem na rua, não praticam esporte kkkk…ô povo ignorante ! meu deus ! aliás o que fazem aqui na internet ? a internet não está na bíblia, é mundana kkkk Santa ignorância !

      2. Rosilena Saraiva disse:

        Se crente não participa das coisas do mundo então nem pode sair de casa, pois o mundo é do portão de sua casa pra fora ! Como ? como ? kkkkk

    3. Angela disse:

      Querido, você precisa verdadeiramente se converter ao Senhor Jesus “”Acautele-se para não fazer acordo com aqueles que já vivem na terra; pois quando eles se prostituírem, seguindo aos seus deuses e lhes oferecerem sacrifícios, convidarão você e poderão levá-lo a comer dos seus sacrifícios Êxodo 34:15” e estas pessoas q vc fala que ficam trancafiados e depressivos não se converteram também, pois quem é convertido realmente, teve um encontro verdadeiro com o Senhor Jesus não está desta forma e nunca estará.”Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo. Salmos 9:2

  42. Pr Francisco Faustino disse:

    Como tenho q escrever pouco limito-me apenas em dizer q sou contra qualquer festa q tenha simbolismo religioso e q tem levado muitos cristãos a pratica do romanismo; festa junina, semana santa, natal e celebração de aniversário para mim tudo é idolatria.

  43. Regina Cabral disse:

    Sou professora, sou cristã. Pergunto o que devo fazer se minha O>P e a direção da escola marca o dia e nos exige que organizemos uma festa junina.Tenho alunos cristão também o que devo fazer>Pastores. Me ajude!

    1. Pr NILO disse:

      diga não a idolatria!!
      Faça como Daniel e Sadrac, Mesac e Abdnego.

      Por isso, meus amados irmãos, fujam da idolatria. (1 Coríntios 10:14)

  44. Wagner Alves disse:

    Temos que ser separados das práticas mundanas, participar das festas juninas é está comungando com o mundo.

  45. Wagner Alves disse:

    não da nem pra comentar

  46. Solange disse:

    Bem, minha opinião como crente que sou é que uma criança de 05 anos não adora santo algum, e participa das festas juninas pela brincadeira. Privar nossos filhos de participarem das comemorações da escola com certeza é constrange-los. Nunca vi ninguém adorando nenhum santo durante a festa junina na escola da minha filha e muito menos os professores incentivando as crianças a adorarem santos. Deus conhece o coração de cada um, olhem para Deus e parem de criticar e afirmar coisas de que vocês não sabem…a verdade só Deus conhece, vocês deixando seus filhos participarem nunca irá desvia-los dos caminhos do Senhor pois neste mundo há coisas bem piores para nos desviar da salvação eterna.

    1. Emir disse:

      Me desculpe, mais se voce regar uma planta com bom adubo, ela cresce forte e saudavel, agora se rega com mal adubo ela cresce fraca e sem saude. Ou seja seus filhos iram repitir tudo que voce ensina, e com certeza seus netos iram praticar coisa piores pois nao vem pecado nisso, lembra o povo de DEUS: comeca com coisa pequenas e quando viam ja estavam em coisas grandes. meus filhos nao particiapam e ja sabem o motivo e pra eles nao criam constragimento nem um. Se devemos ser luz para o mundo como seremos se praticamos as mesmos coisa que eles!!

  47. Solange disse:

    Bem, minha opinião como crente que sou é que uma criança de 05 anos não adora santo algum, e participa das festas juninas pela brincadeira. Privar nossos filhos de participarem das comemorações da escola com certeza é constrange-los. Nunca vi ninguém adorando nenhum santo durante a festa junina na escola da minha filha e muito menos os professores incentivando as crianças a adorarem santos. Deus conhece o coração de cada um, olhem para Deus e parem de criticar e afirmar coisas de que vocês não sabem…a verdade só Deus conhece, vocês deixando seus filhos participarem nunca irá desvia-los dos caminhos do Senhor pois neste mundo há coisas bem piores para nos desviar da salvação eterna e pela fé venceremos cada uma delas.

    1. Jeremias da Silva disse:

      ensina o seu filho o caminho que ele deve andar

  48. Jeremias da Silva disse:

    ensina o seu filho o caminho que ele deve andar

  49. Jeremias da Silva disse:

    você pode esta se achando livre más esta preso pelo pecado

  50. Jeremias da Silva disse:

    não adoram porque se curvam para as imagens

  51. Sandra disse:

    Boa tarde,
    Amigos acho super errado essa briga de muitos que dizem que não pode isso ou aquilo
    ao invés de ficarem preocupando com o que pode ou não pode, devem consultar o coração
    olhem o que esta escrito no livro de Mateus 25, pois lá Jesus adverte não sobre idolatria ou coisa
    parecida mas o principal é o amor ao próximo, a caridade, e é o que muitos cristãos não tem tido
    muitos so pensam em abrir igrejas para ganhar dinheiro e fazer fortuna, tem coisas muito piores do que festa junina, a lingua grande de muitos crentes.

    1. ELIANE disse:

      SANDRA DEVEMOS NOS PREOCUPAR SIM,DE ACORDO COM A PALAVRA EM SABER O QUE DEVO OU NÃO FAZER,PARA NÃO PECAR CONTRA DEUS. POIS DISSE JESUS: ERREIS POR NÃO CONHECERES AS ESCRITURAS.E SEM SANTIDADE NÃO VERÁS A DEUS.

  52. Renata Fernandes disse:

    Puxa, como vcs, que se dizem cristãos, são preconceituosos ! Julgam ao próximo como se fossem os donos da verdade ! Deus, tende piedade deles !

    1. ELIANE disse:

      RENATA,NÃO VI AQUI NEM UM PRECONCEITO OU JULGAMENTO DO PRÓXIMO,TUDO ESCRITO ACIMA,SÓ ESTÁ TRAZENDO ESCLARECIMENTOS DA PALAVRA DE DEUS.

  53. Daniel Santa Rosa disse:

    O cristão que desfruta da graça resultante da comunhão com seu Senhor vive vida de paz.
    Quanto as pressões desta vida transitória ele se desvencilha e continua sua caminhada até chegar diante de Deus em sião.
    A respeito das quadrilhas, carnavais e afins é óbvio que todos podem participar,Jesus não obriga a nada, a escolha é de cada um saiba-se porém que de todas coisas ele pedirá contas.

  54. Kelly disse:

    Fico impressionada com a ignorância desses comentaristas, as pessoas tem o direito de explanar suas opiniões, agora eu concordar ou não aí, já é problema meu. Não vejo o porquê de tantos xingamentos e tantas críticas aos evangélicos. Tenho certeza que se Jesus voltasse aqui na terra nesta presente era, essa geração corrompida pelo pecado e cheias de vontades e amor próprio , Ele novamente seria crucificado, porque muitos não suportariam ouvir a Sã Doutrina.

  55. Fernanda luna disse:

    Bem sou crista….E com base a biblia ela vem dizendo que bem aventurado aquele que nao se acenta com escarnecedores,a palavra SANTA ainda fala que somos separados…e sabemos que tal festas o que vemos é coisas que nao agradam ao pai e que nao é bom um evangélico esta nesse meio pois qual testumunho vc dara?no caso das escolas seria bom os pais conversarem com seus filhos…eu ainda nao tenho filhos mas antes de ter um preciso me basear bastante na PALAVRA DE DEUS…e nesse caso seria bom os pais fazerem algo diferente que nao influencie em coisas do mundo….pais ensinem seus filhos no caminho em que se deve andar para quando estiver mais velho nao venha se desviar…

  56. Ronaldo Suhr disse:

    a paz e parabéns pelo post. foram poucos que encontrei com informação relevante e tão abençõada.

  57. Odilon disse:

    14. Como uma pessoa que está no Senhor Jesus, tenho plena convicção de que nenhum alimento é por si mesmo ritualmente impuro, a não ser para aquele que assim o considera; para esse é impuro.
    15. Se o teu irmão se entristece por causa do que tu comes, já não estás agindo por amor fraterno. Não destruas teu irmão por conta da tua comida, pois Cristo morreu também por ele.
    16. Aquilo que é bom para vós não se torne motivo de maledicência.
    17. Porquanto o Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, paz e alegria no Espírito Santo;
    18. Pois quem serve a Cristo desta forma é agradável a Deus e estimado por todas as pessoas.
    19. Por isso, esforcemo-nos em promover tudo quanto conduz à paz e ao aperfeiçoamento mútuo.
    20. Não destruas a obra de Deus por causa de comida. Na verdade, todo alimento é puro, mas se torna um mal se alguém vir nisso um motivo de escândalo.
    21. É melhor não comer carne, nem beber vinho, nem fazer qualquer outra coisa que leve teu irmão a tropeçar.
    22. Assim, seja qual for tua doutrina a respeito destes assuntos, guarda-a com convicção entre ti mesmo e Deus. Bem-aventurado aquele que não se condena naquilo que aprova.
    23. Todavia, aquele que tem dúvida é condenado se comer, pois não come com fé; e tudo o que não provém da fé é pecado!
    (Romanos, 14)
    Em Jesus somos livres!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *