Cristãos podem comemorar a morte de Fidel Castro? “Depende”, diz pastor

1

A morte do ditador cubano Fidel Castro na última sexta-feira, 25 de novembro, gerou enorme burburinho nas redes sociais, pois alguns lamentaram a partida de um dos maiores símbolos do comunismo no século XX, e outros, comemoraram o fim da vida do homem que foi responsável por milhares de mortes, perseguição política e cerceamento de liberdades individuais, incluindo a religiosa.

Sobre essa questão, o pastor Jackson Jacques publicou um artigo sobre o embate de ideias a respeito, e destacou que a Bíblia não incentiva a celebração pela morte de um ímpio, mas, por outro lado, permite que se comemore o fim das maldades que um líder maligno tenha promovido.

“Cristãos podem se alegrar com a morte de Fidel Castro? Deus não tem prazer na morte do ímpio! Porém quando um ditador assassino e maligno morre, podemos nos alegrar? Espero responder de forma sucinta e rápida essa questão”, introduziu o pastor, em um artigo publicado pelo portal Guia-me.

“Depende que tipo de alegria estamos falando. Considere: ‘Tão certo como eu vivo, diz o SENHOR Deus, não tenho prazer na morte do ímpio, mas sim em que o ímpio se converta do seu caminho e viva’ Ezequiel 33.11. ‘Por acaso tenho algum prazer na morte do ímpio?, diz o SENHOR Deus. Por acaso não desejo que se converta dos seus caminhos e viva?’ Ezequiel 18.23. Deus não tem prazer na morte do ímpio”, frisou Jacques.


No entanto, o artigo aponta ainda que podemos nos alegrar “quando um ditador assassino e maligno morre”, justamente porque os dias maus que aquela pessoa escolheu promover chegaram ao fim.

“Nos alegramos pela maldade cessada e pelo juízo que exalta a Glória de Deus. Porém, isso é feito de forma santa e reverente sem demasiada exaltação e irreverência, pois poderia ser conosco esse mesmo juízo. Lembre-se: você tem a mesma natureza de um ditador. Você não possui em si nada a mais do que ele. Você apenas foi SALVO POR JESUS. O mérito é de Jesus, não seu. Cristãos não deveriam fazer piada com a morte de ninguém. Não vemos nas páginas do Novo Testamento nenhum apóstolo ou cristão fazendo piada com a morte dos ímpios”, conceituou.

“Existe alegria na morte de ditadores na escritura? Sim. Vemos louvor pelos justos juízos de Deus contra os assassinos do povo de Deus assim como Fidel. Apocalipse 19:1-3 diz: ‘Depois dessas coisas, ouvi no céu uma forte voz como de uma imensa multidão, que dizia: Aleluia! A salvação, a glória e o poder pertencem ao nosso Deus, pois seus juízos são verdadeiros e justos; ele julgou a grande prostituta que havia corrompido a terra com a sua prostituição, e das mãos dela vingou o sangue dos seus servos. Outra vez disseram: Aleluia! A fumaça que sai dela sobe pelos séculos dos séculos’. E pasmem, vemos um quadro no mínimo pouco comentado acerca de Jesus. Em Apocalipse 19:13 Jesus com o seu manto salpicado com o sangue dos seus inimigos que foram mortos por Ele”, escreveu o pastor.

O texto referido pelo pastor Jackson Jacques diz: “E estava vestido de veste tingida em sangue; e o nome pelo qual se chama é A Palavra de Deus” -Apocalipse 19:13. “Se Apocalipse não se juntar aos Evangelhos para nos dar o quadro total sobre quem é Jesus, teremos um grande problema. Não teremos a visão geral da Escritura sobre quem é Jesus. Ele é misericordioso? Sim. Bondoso, amável, generoso e benfeitor com seus inimigos como com Paulo. Porém, Ele também julga com o furor da sua ira e irá matar seus inimigos com uma linda violência santa. Meu convite é para que você veja o quadro geral da Escritura”, acrescentou o pastor.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA