Rejeição a Lula para 2018 chega a 47%; Marina Silva cresce nas intenções de voto, diz Datafolha

8

O instituto Datafolha publicou uma nova pesquisa de intenção de votos para presidente em 2018, em meio às recentes reviravoltas da Operação Lava-Jato, com a prisão do empresário José Carlos Bumlai, amigo do ex-presidente Lula (PT) e do senador Delcídio do Amaral, também petista.

Como todas as pesquisas de intenção de voto, o levantamento também apurou que 47% dos brasileiros não votariam de forma alguma no ex-presidente Lula, uma altíssima taxa que poderia inviabilizar uma candidatura.

“É uma taxa inferior apenas a atribuída a Ulysses Guimarães (1916-1992) em pesquisas feitas em 1989, quando disputou a Presidência pelo PMDB. Em agosto daquele ano, Ulysses amargou 52% de rejeição, recorde até hoje”, informou o jornalista Ricardo Mendonça, do jornal Folha de S. Paulo.

O principal candidato da oposição, senador Aécio Neves (PSDB), tem 24% de rejeição atualmente. Outros nomes apresentados pela pesquisa contam com rejeição ainda menor: o vice-presidente Michel Temer (PMDB) tem 22% de rejeição, mesma taxa do governador paulista Geraldo Alckmin (PSDB) e a ex-senadora Marina Silva (Rede Sustentabilidade), com 17%.


Com a baixa rejeição que possui entre o eleitorado, Marina Silva parece ser a principal beneficiada eleitoralmente com a atual crise política, já que as intenções de voto nela cresceram desde a última pesquisa, de 18% para 21%, colocando-a tecnicamente empatada com Lula, que caiu três pontos, de 25% para 22%.

A liderança nas pesquisas continua sendo de Aécio, que embora também tenha perdido pontos – caiu de 35% para 31% – lidera com folga, e hoje seria o favorito a vencer as eleições no segundo turno: se o adversário fosse Lula, venceria por 51% a 32%; se a adversária fosse a evangélica Marina Silva, a vitória seria mais apertada, por apenas um ponto, 42% a 41%.

A pesquisa do Datafolha foi realizada com 3.541 eleitores, em todo o Brasil, entre os dias 25 e 26 de novembro.


8 COMENTÁRIOS

  1. Deus nos livre. Quem conhece a militância da rede sustentabilidade sabe que ela é pior que a militância do PT, suas politica são idênticas a do PT. O que deve tá acontecedo é a migração dos militontos de um partido para o outro. Quem tem juizo perfeito não vota nem em um e tampouco no outro.

    • Salmos 144:15
      Feliz o povo, ao qual assim sucede! Feliz o povo, cujo Deus é o SENHOR!

      Salmos 147:19,20
      Ele proclama a Jacó a sua Palavra; a Israel, seus decretos e suas decisões.…

      Êxodo 19:5,6
      Agora, se ouvirdes a minha voz e obedecerdes à minha aliança, sereis como meu tesouro pessoal dentre todas as nações, ainda que toda a terra seja minha propriedade.…

  2. Pt já era nunca mais ganhará nada neste país., o Pt traiu a confiança dos trabalhadores não é digno nem de ostentar está sigla., deve mudar de nome para PC traduzindo partido dos corrruptos.,

    Pt e bancada evangélica , a vergonha deste país., o brasileiro que tiver um pingo de vergonha na cara., nunca mais vota nestes corruptos.,.

  3. Por que algumas pessoas detestam o Lula mais do que outros politicos corruptos? Será que esse cara foi tão corrupto assim? Caramba, me dá uma ânsia, fadiga esses negócios. O cara foi corrupto, beleza. Mas ele e se ele se redimir com o tempo( como todos os outros corruptos que se redimiram) e voltar a presidir o país, não havendo outro melhor para presidir? Como é que fica o bagúlho? Me parece que ele fez umas coisinhas no Brasil, certo? O cara teve até reconhecimento exterior, ou isso foi apenas fachada? Bom, eu vi obras gigantescas não visto antes, mas se a pessoa é corrupta, não pode ficar impune.
    Infelizmente é assim que funciona os parangolé!

DEIXE UMA RESPOSTA