Uma deputada distrital conseguiu na Justiça uma liminar para suspender o edital de licitação para o projeto arquitetônico do Museu da Bíblia de Brasília (DF).
O juiz Carlos Maroja, da Vara do Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Fundiário do Distrito Federal, atendeu ao pedido de liminar para a suspensão do edital lançado pelo Governo do Distrito Federal (GDF) feito pela deputada Julia Lucy (Novo).
O orçamento da obra é de R$ 26 milhões e o Museu da Bíblia deverá ser erguido em uma área de 7,5 mil metros quadrados no Eixo Monumental. A decisão da Justiça suspendendo o edital não é a primeira que o projeto enfrenta.
Em março deste ano, a Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos (ATEA) foi à Justiça e conseguiu a suspensão de um edital com a mesma finalidade. No caso da liminar atual, o juiz Maroja condicionou a retomada dos trâmites à “prova do atendimento ao pré-requisito das consultas populares exigidas constitucionalmente”.
De acordo com informações do portal Metrópoles, a divulgação do resultado do edital estava prevista para 13 de setembro, com previsão de um prêmio de R$ 122 mil para o projeto vencedor.
Inicialmente, o projeto usado para a obra seria um croqui atribuído ao falecido arquiteto Oscar Niemeyer, entusiasta do comunismo e ateu.
Um imbróglio jurídico envolvendo familiares do projetista e diferentes organizações que levam seu nome resultou na desistência do projeto, datado do final dos anos 1980.
A Fundação Oscar Niemeyer, presidida pela filha do arquiteto, não reconheceu a autoria dos desenhos, embora o Instituto Oscar Niemeyer, garanta que o material seja original.
O presidente do instituto, Paulo Sérgio Niemeyer, bisneto do arquiteto comunista, afirmou que o projeto oferecido ao DF continha apenas adaptações: “Foi feita uma interpretação da arquitetura como se fosse na antropologia. Pesquisamos o estudo até chegar à conclusão do que ele queria dizer com o projeto. O projeto é original”, declarou.
Por esse motivo, o governo do DF decidiu abandonar a ideia e vem buscando interessados em projetar o Museu da Bíblia na capital federal.