Pastor Marco Feliciano é absolvido de acusação de estelionato por unanimidade no Supremo Tribunal Federal

23

O pastor Marco Feliciano foi absolvido pelo Supremo Tribunal Federal (STF) da acusação de estelionato que enfrentava por não ter comparecido a um evento no Rio Grande do Sul pelo qual havia recebido cachê.

O julgamento aconteceu nesta quinta-feira, 22 de maio, com um pedido da Procuradoria Geral da República pela absolvição de Feliciano por falta de provas.

Num depoimento concedido ao STF, o pastor reconheceu que faltou ao evento por conflito de agenda, e procurou os organizadores para ressarci-los: “Procurei os advogados da pessoa, para minha felicidade descobri que eram evangélicos também, eram irmãos, e falei: ‘Eu quero aqui pagar o que eu devo, quero devolver, e quero devolver com juros e correção para que não fique nenhum tipo de celeuma'”, disse Feliciano em abril de 2013.

O pastor também ressaltou que sua presença havia sido confirmada por sua assessoria na véspera, via e-mail, contrariando o protocolo de antecedência que ele costumava adotar nessas ocasiões.


A absolvição de Feliciano no STF se deu por unanimidade, ressaltando que o pastor não cometeu crime. Os ministros pontuaram ainda que se for necessária alguma penalização a Feliciano, o caso deverá ser discutido na área cível e não na área criminal, segundo informações do G1.

Ricardo Lewandovski, ministro relator do processo, afirmou que “não há como condenar” Feliciano nesse caso, pois além da falta de provas do cometimento do crime, um parecer contrário ao deputado poderia abrir um precedente perigoso: “Todos nós, professores, ficamos impossibilitados eventualmente de comparecer a compromissos agendados. É uma temeridade dar prosseguimento à ação penal desta natureza”.


23 COMENTÁRIOS

    • Cristo cobrava quanto para pagar a despesa com doze discípulos, sobrar dinheiro pras mulheres deles que ficaram em casa.

      Stardust, leia o que escrevi respondendo a Vinicius na parte de cima desta janela.

      • O que??? Cristo não cobrava absolutamente nada!!! você tá doido? Vá-se tratar que bem precisa não fale do que não sabe ou também dos pastores que cobra na igreja por oração? vergonhoso. Como Cristã que sou fico enojada mesmo com tanta ignorância e manipulação. Verdadeiramente temos de olhar para Deus e não para os homens senão estamos lixados

        • Jorge Vinícius,

          Não insinuei cachê, sim dinheiro na forma de doação.

          Prova do que falei é que eu digo que o evangelho tem seu custo, pois precisamos manter os que levam essa mensagem.

          Disse também que Paulo, por causa de gente igual a você que só pensa no bolso, preferiu renunciar momentaneamente qualquer recurso das igrejas criadas a partir de sua evangelização, pois imaturos na fé, iguais a você, iguaizinhos mesmo, tendo Paulo os chamados de bebês na fé.

  1. A falta de vergonha continua. Pede cachê altíssimo para enriquecimento e usar o nome de Deus, essa foi a questão discutida. Agora ser inocentado e condenado no Brasil é questão de classe. Embora o ministro disse que é por falta de prova, sendo que o próprio pastor disse que não foi por incompetência administrativa. O ministro disse algo certo, isso é questão para o juizado cível e não criminal, senão todos que faltarem um compromisso por malandragem ou incompetência, terão que ser condenados criminalmente. Isso se torna grave realmente.

    • Jorge.

      Cristo tinha um preço pra pregar, pois vivia disso.

      Uns vivem de evangelizar, portanto sem vínculo secular para se manter.

      Paulo, para fechar a boca de gente igual a você foi trabalhar; já Cristo, este recebeu pagamento por seu trabalho, qual seja as ofertas, porquanto uma forma indireta de cobrar a evangelização.

      E quer saber mais? Recebia recursos para não somente manter a si, mas a doze outros, pois viajava pra cima e pra baixo com eles, uma despesa cara, tendo aí treze hospedagens, treze refeições, isso sem falar nos recursos que os casados mandavam para suas famílias.

      O evangelho é luxo, é pra quem pode.

      Passa fome não vai a lugar a algum, e é isso que interessa você, o evangelho morto à míngua.

        • Jorge Vinícius,

          Rotular a minha pessoa?

          Você deve rebater tudo o que eu disse acima, não ficar feito criança boba.

          Não sou mais criança para me desesperar com ataques desse tipo.

          Você, que se diz ateu, e que esse teu ateísmo foi a mola mestre de comunismo, explique a rapinagem feita em nome desse sistema de governo.

          Ateísmo mau caráter que apoiou a morte, a destruição, e agora se acha no direito de criticar pastores?

          Se eles roubassem até o último centavo dos membros de suas igreja, mesmo assim não se igualaria nunca ao que vocês fizeram na rússia, faz hoje na coréia do norte, onde tiraram a vida, o espírito das pessoas, evidente após tirar-lhes os recursos, os bens, o tudo.

  2. Num depoimento concedido ao STF,o pastor reconheceu que faltou por conflito da agenda,e procurou os organizadores para ressarci-los:
    “Procurei os advogados da pessoa, para minha felicidade descobri que eram evangélicos também,eram irmãos e falei: “Eu quero aqui pagar o que eu devo,quero devolver,e quero devolver com juros e correção,para que não fique nenhum tipo de celeuma.
    ENTENDA;
    Ricardo Lewandovski,relator do processo afirmou” que não á como condenar”,Feliciano NESTE caso,pois alem de falta de provas do cometimento do crime,um parecer contrario ao deputado poderia abrir um procedente perigoso”Todos nos professores ficamos impossibilitados eventualmente de comparecer a compromissos agendados,E uma temeridade dar prosseguimento à ação penal desta natureza” Obs: Que em momento nenhum ele se negou, a falta de compromisso,procurou a pessoa para pagar com juros e correção,não disse qualquer coisa contrario as pessoas compromissadas,foi a julgamento,foi absolvido por unanimidade,e o relator do processo reconheceu que eles que são professores,correm o risco de faltarem as suas agendas. Qual de você que gostam de fazer suas critica,apresentando (suas verdades) é capaz de se declarar diante da nação,os seus erros. Acredito que os corvos devem estar comemorando,esta vitoria da verdade sem meias palavras,aos críticos do sofá ,que certamente por falta do que fazer, a incapacidade,ou desconhecimento ,não tem uma agenda,passam a vida falando mal, como uma forma de serem visto,uma forma de chamar atenção para si,usando o sol das outras pessoas,para aparecerem,por não tem um sol para brilhar,e sobre si apenas nuvens negras de tempestades todos os dias são tenebrosos,mas não procuram livrar-se destas nuvens.

  3. Acho que alguns não leu toda a reportagem e com base no título fez seu comentário, a reportagem diz que Marco devolveu e se reconciliou com quem estava devendo:

    “Procurei os advogados da pessoa, para minha felicidade descobri que eram evangélicos também, eram irmãos, e falei: ‘Eu quero aqui pagar o que eu devo, quero devolver, e quero devolver com juros e correção para que não fique nenhum tipo de celeuma’”

    Tá vendo como ler faz bem? Então com base nisso está meu comentário.

    A honestidade do Marco fez bem (neste caso), todo mundo tem problemas com a agenda, mas se ele ficasse com o dinheiro para si, seria crime. Foi uma tentação, mas tuudo bem, ele devolveu. Grande vitória!

  4. Gente que ódio dos pastores muito de vocês aqui tem,o Pastor:Marcos Feliciano e uma benção deixe este homem de Deus em paz.Afinal porque tamanho raiva e desespero pelo o futuro presidente do Brasil,aceite isto e fato o Brasil vai ser do Senhor Jesus.

    • Do senhor JESUS ate que poderá ser,amém,mais representado por um estelionatário,ai é outra história nadir.Nada contra pastores,sao homens de Deus,sim,concordo.Porém quando um escandalo desses vem á tona,principalmente de um homem como marco feliciano,nos deixa uma grande dúvida:sera que ele vive o que prega,

    • NADIR EU CONCORDO COM VOÇE POIS A BIBLIA DIZ QUE NOS FINAIS DO TEMPOS QUEM ESTARIA NOS GOVERNOS SERIAM E SERÁ OS PIORES É BIBLICO JESUS VAI VOLTAR EU QUERO SUBIR COM CRISTO QUE ME SALVOU VOÇE FIQUE COM O BANDIDO EVANGELICO DO FELICIANO E FAÇA BOM PROVEITO ESTÃO TROCANDO CRISTO POR QUALQUER PORCARIA

  5. DEUS sabe de todas as coisas mateus 7:1 não jugueis para que não sejais julgados porque com o juízo com que julgais sreis julgados; e com a medida com que medis vos medirão a vós. cuidado JESUS está voltando.

  6. NOSSA QUE NOVIDADE ELE FOI ABSOLVIDO NESSE PAIS TUDO ACABA EM PIZZA NESSE PAIS LADRÃO VIRA HEROI LADRÃO VIRA DEPUTADO FEDERAL PRESIDENTE PREFEITOS NOVIDADE PARA MIM SERIA ELE VAGABUNDOS SER PRESO SE VOÇE NOS ESTADOS UNIDOS JÁ ESTARIA PRESO AQUI NO BRASIL INOCENTAM ESSE BANDIDO E TANTOS OUTROS QUE NOVIDADE HEIM

  7. SOU EVANGELISTA HÁ MUITOS ANOS, MAS NUNCA CONCORDEI COM CERTAS COISAS DENTRO DAS IGREJAS EVANGÉLICAS. ESSE NEGÓCIO DE CHAMAR PASTORES DE FORA PARA PREGAR NA SUA IGREJA TEMPO DE FESTA, É UMA PALHAÇADA. NEM UM DELES VEM PELA OBRA DE DEUS. TODOS VEM PELO DINHEIRO QUE SÃO PAGO PELA IGREJA( PELOS IRMÃOS) SEMPRE ACHEI ISSO UM ABSURDO PRA NÃO DIZER ROUBO.
    CANTORES PEDEM UMA FORTUNA PRA CANTAR 3 4 HINOS. ISSO É FURTO, DEUS NÃO APROVA FURTO. O VERDADEIRO CRENTE DE VERDADE CONVERTIDO PELO SANGUE DE JESUS, JAMAIS PEDE DINHEIRO PRA PREGAR O EVANGELHO OU CANTAR HINOS PARA TRANSFORMAR VIDAS. TUDO ISSO É ERRADO, MAS QUEM SOMOS NÓS PARA RECLAMAR PARA DIREÇÃO DA IGREJA? SEREMOS ATÉ EXPULSO.
    ESSES PREGADORES FAMOSOS SÃO TODOS MILIONÁRIOS. QUANDO É CHAMADO PRA PREGAR EM UMA DETERMINADA CIDADE TEM QUE IR DE AVIÃO, MELHOR HOTEL, PASSAGEM PAGA IDA E VOLTA SEM FALAR NO CACHÊ QUE É ALTO. ISSO É UM ABSURDO UM ROUBO.
    CANTORES FAMOSOS A MESMA COISA. DO MEU BOLSO NUNCA SAIU E NEM SAI UM REAL PRA ESSES EVENTOS SEM FUNDAMENTOS. ISSO É UMA VERGONHA DAS GRANDES.
    SE FOR PECADO QUE DEUS QUE ME PERDOE, MAS FALO ISSO PRA QUAL QUER PASTOR OU IRMÃO, NÃO INTERESSA SE VAI GOSTAR OU NÃO. A VERDADE TEM QUE SER DITA.
    FICO INDIGNADO COM ESSAS COISAS QUE ACONTECEM NAS IGREJAS EVANGÉLICAS , PRINCIPALMENTE NA MINHA QUE É ASSEMBLEIA DE DEUS. PRA QUE ESCONDER SE É VERDADE? DOA A QUEM DOER, ESSA É A VERDADE.
    DEPOIS O PASTOR TÁ LÁ NO PÚLPITO DIZENDO QUE É FESTA E A DESPESA É GRANDE, E TEMOS QUE DÁ UMA OFERTA BOA OU DÁ ALGUM DINHEIRO A MAIS PARA AJUDAR. DO MEU BOLSO NÃO SAI UM REAL.

DEIXE UMA RESPOSTA