Homem arromba porta de paróquia para quebrar imagens, mas é impedido por evangélicos

47

Um episódio de intolerância religiosa que poderia terminar com acusações contra evangélicos, teve um desfecho inesperado no sertão da Paraíba. Um homem que invadiu uma paróquia para quebrar as imagens do Jesus crucificado e da santa Maria Madalena, mas foi impedido por fiéis de uma Igreja Batista vizinha.

O caso foi registrado na cidade de Patos, na última semana. Já era noite quando o homem, com problemas mentais, chegou ao templo pilotando uma moto e a usou para arrombar a porta de entrada.

De acordo com informações do G1, depois de ter acessado o hall da paróquia, ele tentou quebrar outra porta a socos e pontapés, mas o barulho chamou a atenção dos evangélicos que participavam do culto do outro lado da rua, na Igreja Batista.

Os fiéis correram para o local e impediram que o homem continuasse o arrombamento: “Estamos aqui para trabalhar para a comunidade, independe de ser evangélica ou não. Estamos aqui para respeitá-los e para conviver”, disse o pastor Jonas Pereira, líder da denominação.


As testemunhas asseguraram que o objetivo do homem era quebrar as imagens, e que ele já teria feito isso outras vezes, em outras paróquias. “Graças a Deus houve essa solidariedade dos nossos irmãos evangélicos, que estavam no culto deles, viram o fato e vieram correndo ajudar. Caso contrário, ele teria entrado e danificado”, disse o secretário da paróquia, Joseildo Lopes.

O representante comercial Geraldo de Moraes disse não guardar mágoas do rapaz e espera que ele melhore de seu estado de saúde: “Eu não sei por que ele faz essas coisas. A gente só tem que rezar e pedir a Deus que ele melhore. A gente não pode condenar ninguém por um ato desse, pois uma pessoa normal não vai fazer isso”, disse.


47 COMENTÁRIOS

  1. A seita universal do Brás , que começou esta patifaria., aí os otarios da fé deram continuidade .,.
    Fez me lembrar do governador Ciro Gomes , que desafiou estes trouxasirem no Ceará quebrar a imagem do padre Cícero do juazeiro., antes de tal ato o povo cearense rança o pescoço do safado.

    • o vagabundo deve ter “LEVADO” uma lavagem cerebral do ativismo lgbt safado da seita que ele frequenta, issto é mais que certo. é apenas uma bixona

    • Como você é patético Cagand*; essa sua obsessão por gays deve ser muita vontade de dar seu furico . . . .

      Me diga, aonde se cogita que o cara evangélico + problemas mentais seja gay ??
      Aprenda a ler, velho ignorante . . . .

      • Felipe
        Como você é patético Cagand* pelas mãos essa sua obsessão por cristãos deve ser muita vontade de dar seu furico . . . .

        Me diga, aonde se cogita que o cara ateu + problemas mentaisnão seja gay ??
        Aprenda a ler, gay ignorante . . . .onde diz que o sujeito que queria quebrar é evangélico, entenda-se é apenas um ativista gay tentando culpar os cristãos , mas desta vcs. quebraram a cara foram pegos no ato

  2. O problema é que esse homem de tanto frequentar seitas evangélicas, desenvolveu problemas mentais. É um caso a se pensar para esses pastores de bodes, ungidos com óleo de peroba que ficam incitando os seus clientes a intolerância religiosa.

  3. “Não sabeis que o protestantismo também possui um fundador sobrenatural? Sabeis agora, trata-se de um anjo, e seu nome é Lúcifer”. (São Padre Pio)

    “Satã mostrava-se ao pai da reforma sob os mais diversos aspectos: ora sob a forma de uma grande porca preta, ora sob a de uma tocha acesa; no castelo de Cobourg insinua-se na pele duma feia serpente, para aparecer, em seguida, na forma de estrela radiosa. (…)” (Brentano: 93)
    Não é à toa que o demônio no leito de morte de Lutero agradeceu pessoalmente a Lutero pela divisão e confusão que ele causou no Cristianismo, e por isto ele pede a sua mãe que permaneça na única igreja de cristo: A Católica. ( Mateus 16,18)

  4. Não é novidade que muitos protestantes fanáticos e intolerantes destroem as imagens das igrejas católicas.
    Os protestantes tem uma obsessão contra os católicos, mas esquecem que LUTERO ENSINOU O USO DE IMAGENS:
    O costume de segurar um crucifixo diante de uma pessoa que esteja morrendo tem mantido muitos na comunidade Cristã e permitiu-lhes morrer com uma Fé confiante no Cristo crucificado. (Sermão sobre João, Capítulos 1-4, 1539; LW, Vol. XXII, 147)
    Foi uma prática boa segurar um crucifixo de madeira diante dos olhos dos moribundos ou pressionar nas mãos deles. Isto trouxe o sofrimento e a morte de Cristo a mente, e confortava os moribundos. Mas para os outros, que arrogantemente se basearam em suas boas obras, entraram num céu que continha um fogo crepitante. Pois eles foram afastados de Cristo e falharam em impressionar a Paixão e morte vivificante de Jesus, em seus corações.(Sermão sobre João, Capítulo 6-8, 1532; LW, Vol. XXIII, 360)
    Quando eu escuto falar de Cristo, uma imagem de um homem pendurado numa cruz toma meu coração, assim como o reflexo de meu rosto aparece naturalmente na água quando eu olho nela. Se não é pecado, mas sim bom em ter uma imagem de Cristo em meu coração, porque deveria ser um pecado de tê-lo em meus olhos? (Contra os Profetas Celestiais, 1525; LW, Vol. 40, 99-100)
    Agora, nós não pedimos mais do que gentileza em considerar um crucifixo ou a imagem de um santo, como testemunha, para a lembrança, como um sinal, assim como foi lembrado à imagem de César. (Contra os Profetas Celestiais, 1525; LW, Vol. 40, 96)
    E eu digo desde já que de acordo com a lei de Moises, nenhuma outra imagem é proibida, do que uma imagem de Deus no qual se adora. Um crucifixo, por outro lado, ou qualquer outra imagem santa não é proibida. (Ibid., 85-86)
    Onde, porém, imagens ou estatuas são produzidas sem idolatria, então a fabricação delas não é proibida.
    Meus confinadores devem também deixar-me ter, usar, e olhar para um crucifixo ou uma Madonna… Contanto que eu não os adore, mas apenas os tenha como memoriais. (Ibid., 86,88)
    Porém, imagens para memoriais e testemunho, como crucifixos e imagens de santos, são para ser tolerados… E não são apenas para ser tolerados, mas por causa do memorial e testemunho eles são louváveis e honrados… (Ibid., 91)

    • Tudo que disse não acrescenta nem diminui a importancia do Evangelho na vida das pessoas. Para entender a mensagem de Salvação é preciso nascer de novo, receber Jesus Cristo em sua vida, E o Espírito Santo.

    • “Eusébio relaciona as imagens de Pedro e Paulo ao uso pagão existente entre os pagãos” Eusébio de Cesareia, HE, Livro VII, 18:4 (hoje ele é tido como um dos principais historiadores católicos)

      “Eu encontrei um véu suspenso nas portas desta mesma igreja, o qual estava colorido e pintado, ele tinha uma imagem, a imagem de Cristo pode ser ou de algum santo; eu não recordo mais quem ela representava. Eu, pois, tendo visto este sacrilégio; que numa igreja de Cristo, contra a autoridade das Escrituras, a imagem de um homem estava suspensa, lacerei aquele véu” São Jerônimo, Lettres, Paris 1951, pag. 171

      “As fotos não devem ser colocados em igrejas, para que eles não se tornam objetos de culto e adoração” Canon 36 do Concílio de Elvira (século IV, entre 303 e 324)

      “Não pinte imagens de Cristo se humilhou, tornando-se o suficiente homem.” Astério de Amasia, Combefis, “Auctar. Novembro”, I, “Hom. Iv na Div. Et Laz.”

      Epifânio (403 dC) derrubou uma cortina em uma igreja na Palestina porque tinha uma imagem de Cristo ou um santo.

      Anastácio, Bispo de Theopolis (d. 609), que era um amigo de São Gregório e traduziu sua “Regula Pastoralis” em grego, exprime-se em quase da mesma maneira e faz a distinção entre proskynesis e latreia que se tornou tão famoso nos tempos Iconoclastas: “Nós adoramos (proskynoumen) homens e os santos anjos; mas nós não adoramos (latreuomen) eles. Moisés diz: Adorarás o Senhor teu Deus e só a Ele adorarás. Eis que antes da palavra ‘adore’ ele coloca” apenas.. ‘, mas não antes de a palavra ‘adorarás’, porque é lícito cultuar [criaturas], uma vez que a adoração só é dar honra especial (ênfase), mas não é lícito a adorá-los, NEM POR QUALQUER MEIO PARA DAR-LHES ORAÇÕES de adoração (proseuxasthai)” Schwarzlose, op. cit., 24

  5. * Protestantes alemães pedem perdão pela iconoclastia (destruição das imagens) da Reforma
    A Igreja Protestante Alemã (EKD) pediu desculpas pela destruição generalizada de imagens religiosas durante a Reforma.
    “A Igreja Protestante rejeita a destruição de imagens. As imagens há muito tempo se tornaram uma expressão da piedade protestante”, ressaltou a ‘bispa’ protestante Petra Bosse-Huber em um encontro de delegações do Patriarcado Ecumênico de Constantinopla e da EKD.
    Os clérigos se reuniram em Hamburgo para discutir a palavra “imagem” a partir dos pontos de vista ortodoxo e protestante. O Patriarca Ecumênico Bartolomeu e o presidente da EKD, o bispo Heinrich Bedford-Strohm, enviaram saudações e bênçãos ao encontro de Hamburgo.
    Destruir imagens foi mais comum no período posterior à Reforma. Na primeira metade do século XVI, as estátuas da Virgem Maria e dos santos, as janelas com vitrais, os órgãos e quaisquer outros objetos associados a milagres e ao sobrenatural foram removidos das igrejas católicas e das capelas de beira de estrada e, em muitos casos, destruídos. Particularmente a Suíça, Holanda, Inglaterra e o sul da Alemanha sofreram com isso.
    No sul da cidade alemã de Ulm, em um chamado “Götzentag” (“Dia da idolatria”) em 1531, os defensores da Reforma que estavam convencidos de que os artefatos da igreja eram uma idolatria supersticiosa removeram à força 60 altares e órgãos da catedral.
    Genebra testemunhou uma das ondas mais devastadores de quebra de imagens religiosas. Incitados por um grupo de teólogos protestantes, incluindo o próprio João Calvino, algumas das peças de arte cristã mais preciosas da cidade foram destruídos.
    Christa Pongratz-Lippitt, publicada na revista The Tablet.
    Blog. Comshalom.org/carmadelio

    • “Eusébio relaciona as imagens de Pedro e Paulo ao uso pagão existente entre os pagãos” Eusébio de Cesareia, HE, Livro VII, 18:4 (hoje ele é tido como um dos principais historiadores católicos)

      “Eu encontrei um véu suspenso nas portas desta mesma igreja, o qual estava colorido e pintado, ele tinha uma imagem, a imagem de Cristo pode ser ou de algum santo; eu não recordo mais quem ela representava. Eu, pois, tendo visto este sacrilégio; que numa igreja de Cristo, contra a autoridade das Escrituras, a imagem de um homem estava suspensa, lacerei aquele véu” São Jerônimo, Lettres, Paris 1951, pag. 171

      “As fotos não devem ser colocados em igrejas, para que eles não se tornam objetos de culto e adoração” Canon 36 do Concílio de Elvira (século IV, entre 303 e 324)

      “Não pinte imagens de Cristo se humilhou, tornando-se o suficiente homem.” Astério de Amasia, Combefis, “Auctar. Novembro”, I, “Hom. Iv na Div. Et Laz.”

      Epifânio (403 dC) derrubou uma cortina em uma igreja na Palestina porque tinha uma imagem de Cristo ou um santo.

      Anastácio, Bispo de Theopolis (d. 609), que era um amigo de São Gregório e traduziu sua “Regula Pastoralis” em grego, exprime-se em quase da mesma maneira e faz a distinção entre proskynesis e latreia que se tornou tão famoso nos tempos Iconoclastas: “Nós adoramos (proskynoumen) homens e os santos anjos; mas nós não adoramos (latreuomen) eles. Moisés diz: Adorarás o Senhor teu Deus e só a Ele adorarás. Eis que antes da palavra ‘adore’ ele coloca” apenas.. ‘, mas não antes de a palavra ‘adorarás’, porque é lícito cultuar [criaturas], uma vez que a adoração só é dar honra especial (ênfase), mas não é lícito a adorá-los, NEM POR QUALQUER MEIO PARA DAR-LHES ORAÇÕES de adoração (proseuxasthai)” Schwarzlose, op. cit., 24

  6. felipe e manuca dois gays a serviço do ativismo
    VEJAM O QUE DIZ O SECRETÁRIO DA IGREJA CATÓLICA A RESPEITO DO RAPAZ GAY CATÓLICO QUE INSATISFEITO COM AS IMAGENS QUE NÃO ANDAM NÃO FALAM NEM OUVEM NÃO ATENDERAM SEUS PEDIDOS E PROMESSAS MESMO TENDO DADO VELAS E CACHAÇA NADA FIZERAM
    As testemunhas asseguraram que o objetivo do homem era quebrar as imagens, e que ele já teria feito isso outras vezes, em outras paróquias. “Graças a Deus houve essa solidariedade dos nossos irmãos evangélicos, que estavam no culto deles, viram o fato e vieram correndo ajudar. Caso contrário, ele teria entrado e danificado”, disse o secretário da paróquia, Joseildo Lopes.

    O representante comercial Geraldo de Moraes disse não guardar mágoas do rapaz e espera que ele melhore de seu estado de saúde: “Eu não sei por que ele faz essas coisas. A gente só tem que rezar e pedir a Deus que ele melhore. A gente não pode condenar ninguém por um ato desse, pois uma pessoa normal não vai fazer isso”, disse.

    • Cagand*, vc realmente tem problemas mentais . . . só voce que ACHOU na materia que o cara era gay . . .

      ASSUMA QUE QUEM GOSTA DE DESTRUIR IMAGENS E APEDREJAR CRIANÇAS UMBANDISTAS SÃO OS EVANJEGUES.
      SE QUISER COLOCO UMA LISTA DE VIDEOS DE EVANJEGUES DESTRUINDO IGREJAS E TEMPLOS DE OUTRAS RELIGIÕES.

      VC É UM LIXO, VAI USAR O PERFIL DO SEU FILHO PRA ESCREVER ESSAS BOBAGENS ( como vc costumava fazer. . . ), PELO MENOS QUANDO PARECE QUE FOI UMA CRIANÇA QUE ESCREVEU, FICA ENGRAÇADINHO .. . JÁ UM VELHO BROCHA COMO VOCE, FICA DEPRIMENTE DE LER . . . .

      • O CARA tem paranoia com gay.. isso demonstra um desejo anal oculto no rapaz.. ele mostra um ódio pelos indivíduos que não escondem um sentimento que ele está ocultando…

        maior gayzão se fingindo de machão e chamando os outros de gay kkkkk o khando é hilário!

      • felipeCagand*pelos dedos, vc realmente tem problemas mentais . . . só voce que ACHOU na materia que o cara era cristão. . .

        ASSUMA QUE QUEM GOSTA DE DESTRUIR IMAGENS dos cristãos E APEDREJAR pastores igrejas SÃO OS GAYJEGUES.
        SE QUISER COLOCO UMA LISTA DE VIDEOS DEGAYJEGUES DESTRUINDO A IMAGEM E HONRADEZ IGREJAS E TEMPLOS DE OUTROS PASTORES.

        VC É UM LIXO, VAI USAR O PERFIL DO SEU MACHO PRA ESCREVER ESSAS BOBAGENS ( como vc costumava fazer. . . ), PELO MENOS QUANDO PARECE QUE FOI UMA CRIANÇA QUE ESCREVEU, FICA ENGRAÇADINHO .. . JÁ UMBIXA BROCHA COMO VOCE, FICA DEPRIMENTE DE LER . . . .

        • Que FALTA DE CRIATIVIDADE hein !!!

          Nem responder mais voce consegue ?
          Vai copiar as respostas dos outros ??
          É muita pobreza mesmo, pobreza em todos os sentidos . . .
          Velho ridículo . . . .

          só te corrigindo – Meu macho não é criança não.

          • MEDIOCRE é voce.
            Um velho idiota que sempre quer relacinar gays com pedofilos, mas na hora que é confrontado, enfia o rabinho no meio das pernas e finge que não fez nada de errado.

            Voce é uma vergonha Cagando, eu sou gay e assumo isso.
            Já você . . . . . . não passa de um velho burro e covarde.

            Se vc acha que quem é gay vai pro inferno, imagina então quem fica caluniando os outros . . . . seu lugar já esta garantido por lá meu caro . . . . .

  7. A seita universal do lgbts , que começou esta patifaria., aí os otarios da punição do anus deram continuidade .,.
    Fez me lembrar do ativista gay que enfiou a cruz no anus, que desafiou estes trouxasirem no Ceará quebrar a imagem do padre biba do juazeiro., antes de tal ato o povo cearense rança as calças e da para o safado.

  8. RESPOSTA PARA APOLO A seita universal do lgbts , que começou esta patifaria., aí os otarios da punição do anus deram continuidade .,.
    Fez me lembrar do ativista gay que enfiou a cruz no anus, que desafiou estes trouxasirem no Ceará quebrar a imagem do padre biba do juazeiro., antes de tal ato o povo cearense rança as calças e da para o safado.

  9. RESPOSTA PARA GAY APOLO A seita universal do lgbts , que começou esta patifaria., aí os otarios da punição do anus deram continuidade .,.
    Fez me lembrar do ativista gay que enfiou a cruz no anus, que desafiou estes trouxasirem no Ceará quebrar a imagem do padre biba do juazeiro., antes de tal ato o povo cearense rança as calças e da para o safado.

  10. Parabéns pela atitude, infelizmente a midia nem vai dar destaque, se fosse o contrário já estaria em todos os jornais e os culpados seria Maladia, Feliciano e Bolsonaro, ah e também o maior culpado is ser Bp. Sérgio Von Helder por ter feito isso há mais de 20 anos atrás.

  11. cadeia neste safados, filhotes de pastores larápios, que só aprendem “PERSEGUIR” . que não respeitam liberdade religiosa de cada um (conforme CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA.

    saiu o clamando “RESSURGE” um de seus irmãos xipofágos.

      • olha ai zezé… o cara quer mostrar no comentário que não gosta de gay, mas vemos nesse ódio uma paixão anal oculta pelos gays kkkkk

        É PRA RIR DE PÉ IGREJAAAA KKK

    • RESPOSTA PARA GAY zeze A seita universal do lgbts , que começou esta patifaria., aí os otarios da punição do anus deram continuidade .,.
      Fez me lembrar do ativista gay que enfiou a cruz no anus, que desafiou estes trouxasirem no Ceará quebrar a imagem do padre biba do juazeiro., antes de tal ato o povo cearense rança as calças e da para o safado.
      Responder

  12. FELIPE
    PARA COMEÇAR, , VCS. REPRESENTAM APENAS 1% DA POPULAÇÃO DO BRASIL GRAÇAS A DEUS.
    SEGUNDO POR ATITUDES DE ATIVISTAS COMO VCS. QUE ENFIAM NO ANUS UMA CRUZ, DANÇAM NUS JUNTO A IMAGENS DE SANTOS CATÓLICOS, ENCENAM ATO SEXUAL ORAL AO SOM DE HINOS EVANGÉLICOS, POR BEIJO LÉSBICO EM MEIO A CULTO PÚBLICO E DE TODA FORMA BAIXA E RASTEIRA DE ACUSAR OS CRISTÃOS DE SEREM CULPADOS PELA MORTE DE GAYS, QUE FREQUENTAM AMBIENTES INSALUBRES DE GRANDE PERIGO, ONDE BUSCAM TER RELAÇÕES COM HETEROS E ESTES NA MAIORIA OU VICIADO OU BANDIDO FURRÉCO, É QUE MORREM EM TANTAS OUTRAS X NAS MÃOS DOS PRÓPRIOS PARCEIROS DE SAFADEZA, RASTEJAR É A ONDA DE VCS. E POR ISTO O 1% DE GAYS PAGAM PELO ATIVISMO BURRO DE ALGUNS PAGO POR ENTIDADES QUE QUEREM O CAOS

DEIXE UMA RESPOSTA