A organização Missão Portas Abertas é uma entidade internacional, não denominacional, que acompanha e dá suporte aos cristãos vítimas de perseguição religiosa no mundo. Com vários relatos de fé, recentemente veio a público o caso de Debebe, um líder cristão da Etiópia que teve sua casa destruída por extremistas islâmicos.
O caso ocorreu em 20 de junho de 2015 e por razões de segurança se manteve em segredo até que a situação fosse normalizada na região. Debebe realizava um culto em sua casa, quando um grupo de extremistas islâmicos invadiu e começou a agredir os cerca de 40 membros da congregação.
Debebe, cujo nome verdadeiro foi omitido por razões de segurança, foi o mais agredido. Ele foi deixado para morrer com graves ferimentos na cabeça e mandíbula. Sua casa foi completamente destruída e os pertences dos irmãos cristãos roubados.
O Missão Portas Abertas tomou conhecimento do caso e decidiu auxiliar nos custos médicos, assim como na recuperação da casa de Debebe e sua família, lhe devolvendo a condição de poder trabalhar em sua fazenda. Atualmente Debebe relembra o que aconteceu e, como homem de fé, reconhece que está vivo por livramento de Deus:
“Eu poderia ter morrido naquele ataque, mas Deus me salvou da morte”, disse ele. “O que mais eu temeria? Agora sei que nada pode me afastar de Deus. Entendi que eu sou dele. Venha o que vier, mesmo que eu morra agora, não estou mais preocupado. Deus está comigo. Fico tão feliz quando sou desafiado porque sei o que está esperando por mim no céu. Receberei uma coroa de Deus”.
Da mesma forma, Aynalem, esposa de Debebe, testemunhou o que aconteceu e disse que até hoje guarda como prova da perseguição religiosa na região uma Bíblia queimada pelos radicais muçulmanos:
“Eu guardei a Bíblia queimada para que os outros vejam que esse tipo de perseguição ainda é uma realidade. Quero que todas as pessoas vejam que isso pode acontecer quando seguimos a Jesus”, disse ela.
Apesar de terem passado por essa experiência traumática, o casal assegura que atualmente vive bem. Os episódios serviram para aumentar a fé deles em Jesus Cristo, bem como de todos que através desse testemunho são alcançados pelo amor e graça de Deus:
“Que Deus abençoe todos que nos apoiaram. Não tenho palavras para agradecê-los. Eu poderia facilmente ter caído se vocês não tivessem escolhido nos ajudar”, disse ela.