Falece o pastor José Rego, fundador da Igreja Batista da Lagoinha

28

O fundador da Igreja Batista da Lagoinha, em Belo Horizonte (MG), pastor José Rego do Nascimento, faleceu na manhã da última segunda-feira, 18 de janeiro, aos 93 anos de idade.

A informação foi confirmada pela denominação, através de uma nota de pesar do pastor Márcio Valadão, atual presidente.

Destacando a contribuição de Rego para o crescimento da igreja evangélica no Brasil, Valadão relembrou a relação que manteve com o pastor: “Hoje é um dia e muita gratidão, de muito louvor e de muita saudade, porque hoje partiu para o Senhor o pastor José Rego do Nascimento. Ele foi o primeiro pastor da Igreja Batista da Lagoinha. Foi ele que, pela graça de Deus, foi levantado para levantar o nome do Senhor e, acima de tudo, para ser aquele precursor do movimento de renovação espiritual”, pontuou.

De acordo com Márcio Valadão, Rego o instruiu no começo de seu ministério: “Foi ele que deixou um legado tão forte e uma influência tão grande sobre a minha vida. Logo que eu vim para a igreja para pastorear, eu tinha apenas 23 anos, era pouco mais que um menino, mas dentro do meu coração havia aquela vontade de honrar o Senhor e de fazer a vontade d’Ele e o pastor Rego foi pra mim um mentor”.


Ao final do comunicado, o pastor Valadão afirmou que tem orado pelos filhos de Rego, para que eles sejam consolados, e que continuem o legado de seu pai: “Oro pelos seus filhos, pelos seus netos, para que todos continuem experimentando a graça de honrarem sempre o nome tão precioso do pai que tiveram”, concluiu.

A Igreja Batista do Povo também exaltou o ministério do pastor na nota de pesar, assinada por Jonas Neves, atual presidente da denominação: “Pr. Rego, como era chamado, foi o primeiro arauto do movimento de Renovação Espiritual que surgiu nos anos 50 no seio da Convenção Batista Brasileira e que deu origem à nossa Convenção Batista Nacional”, destacou.

Ouça uma pregação de 1959 do pastor, intitulada “Pentecoste”:

Assine o Canal
pastor José Rego do Nascimento
pastor José Rego do Nascimento

28 COMENTÁRIOS

  1. Pastor é preso por roubar imóveis onde trabalhava
    Ele atuava como zelador do condomínio enquanto não assumia os trabalhos de uma igreja na cidade.
    Um pastor de uma igreja na Baixada Santista foi transferido para Jundiaí (SP) e nesta cidade, antes de começar a assumir a função de pastor, ele conseguiu emprego como zelador de um condomínio.
    Segundo o Jornal de Jundiaí, quatro apartamentos do condomínio foram furtados e após as investigações da polícia, Bruno Baptista Rodrigues, conhecido como pastor Bruno, de 29 anos, foi preso por estar em posse de todos os objetos roubados.
    Policiais do 5º DP da cidade encontraram notebooks, aparelhos celulares, aparelho de som, cartões e dinheiro na casa do pastor. A esposa de Bruno foi indaga pela polícia sobre a procedência dos aparelhos e ela afirmou que Rodrigues dizia que havia encontrado os equipamentos no lixo.
    A polícia só conseguiu identificar o pastor como autor dos furtos porque uma mochila roubada em um dos apartamentos estava sendo usada por ele para trabalhar no condomínio e as câmeras de segurança conseguiram identificar o objeto.
    Os investigadores que participaram da ação perceberam que um dos moradores do condomínio que teve seus pertences furtados havia deixado as chaves com Rodrigues quando foi viajar, pedindo para que ele fizesse alguns reparos no apartamento.
    Todos os pertences roubados foram devolvidos aos seus donos e o Rodrigues irá responder por furto qualificado, crime que deve responder em liberdade.
    MT Agora

    • Prezada Emanuelle,

      Sou Cristão e tenho o Minstério da Igreja Batista da Lagoinha como uma verdadeira aberração teológica.
      Porém, a notícia traz uma nota de falecimento de um homem que poderia ser quem for, pastor ou não, ateu ou cristão, isso é o que menos importa.
      Um homem, um ser humano, por quem Deus se fez carne e morreu na cruz. Este homem, deixa pra trás entes queridos, amigos, familiares e uma congregação que o respeitava.

      Divergindo ou não de suas convicções teológicas, não creio que seja este o momento de pontuar aqui, em uma nota de falecimento. Muito menos postar uma notícia afim de denegrir os pastores de modo geral.

      A noticia pode ser verdadeira, e acredito que seja, nada mais me assusta nesse meio caído, pois, a religião é dos homens, nunca instituída por Deus, que de forma alguma estabeleceu sistemas como vistos hoje, catolicismo, protestantismo, Espiritualismo, Islamismo são somente vozes doentias de homens doentes que julgam ser proprietários da Verdade (que é o próprio Deus), não, a Verdade não tem dono, Ela é quem nos possui.

      Fica só uma sugestão de respeito à uma nota de falecimento. Mas também tenho o mesmo entendimento de Paulo que diz em sua carta aos Corínthios:

      “Nisto, porém, que vos prescrevo, não vos louvo, porquanto vos ajuntais não para melhor, e sim para pior. Porque, antes de tudo, estou informado haver divisões entre vós quando vos reunis na igreja; e eu, em parte, o creio. Porque até mesmo importa que haja partidos entre vós, para que também os aprovados se tornem conhecidos em vosso meio.” I Co 11:17-19.

      Estaria você sendo aprovada por este espírito faccioso? Ou manifesta através deste espírito um coração incapaz de se compadecer do próximo?

      • Profecia 4ªF 14/01/2016 às 00:17
        “Quantos que chamei EU pensando que vão subir para o céu”

        Quantos e quantos descendo a sepultura indo direto para a perdição, quantos que chamei EU nesta condição, quantos que chamei EU pensando que vão subir para o céu. Vedes que muito engano há; muitos querendo que seja conforme aprenderam. Vedes que aprendem com sabedoria humana (Tiago 3:15). Vedes que quero EU mostrar, quero EU ensinar, mas todos buscam o que é seu. Filipenses 2:21
        Vedes como Meu reino se encontra nesta terra! Vedes que não é comida nem bebida (Romanos 14:17) . Vedes como tenho EU chamado os Meus para uma aliança Comigo. Vedes que pensam que já estão nesta aliança, só porque se encontram em Igrejas. Só porque tem dons ou pregam (Salmos 68:18). Vedes que pensam que estão sendo abençoados; mas “o sol brilha para todos”. Lucas 6:35; Mateus 7:21-23
        Vedes como se faz enganos em cima de enganos. Vedes como vou EU esclarecer para alguns que derem lugar. Ficai na Minha graça e na Minha paz. 00:21 am

  2. Hildo, ser crente carnal é pior que ser mundano. Você não tem misericórdia pelos que não entendem a fé cristã como nós. Você ainda não se converteu nem no básico. Todos nós jamais estaremos 100% convertidos, enquanto habitarmos a carne que sempre lutará contra o espírito. Mas, daí a se julgar melhor que os não crentes é heresia contra o que Jesus Cristo viveu, ensinou e transferiu aos seus seguidores. Religiosidade é o oposto disso. É religiosidade demoníaca.

  3. Esse pastor dividiu a denominação Batista brasileira ao tentar impor práticas pentecostais.
    Hoje muitas essas igrejas saídas do meio Batista tradicional adotaram práticas neopentecostais e Gdozistas.
    Quem quiser saber algo mais é só pesquisar na internet por: CARTA ABERTA A JOSÉ REGO DO NASCIMENTO – RUY BRASILEIRO DO VALLE – 1959

    • Quanta desinformação, ele apenas seguiu com o ministério dele dado por direção de Deus, mas até concordo com você em relação ao G12 e outras práticas, mas os batistas tradicionais Deus me livre; não acreditam nos dons espirituais, não acreditam por exemplo em cura divina, parecem ter medo de outras igrejas.

  4. Infelizmente, vejo alguns “crentes” dizendo várias mentiras sobre esse homem.

    Sou cristão, e apesar de nunca ter a possibilidade de visitar uma das igrejas Batista da Lagoinha, sempre admirei o trabalho deles para a multiplicação do reino e para beneficiar o menos favorecido.

    Antes de falarmos algo, devemos olhar para tudo que o Pastor José Rego (através da Igreja Batista Lagoinha), fez e deixou o legado para continuar fazendo!

    Mais de 50 mil células para ajudar ex presidiários a voltarem ao mercado de trabalho
    Mais de 5 mil padarias que distribuem pães aos desabrigados
    Mais de 7 mil escolas com ensino integral para crianças de baixa renda

    Isso tudo, além de todo o trabalho que a equipe dessa igreja faz para a propagação do evangelho. Então creio que devemos vigiar muito ao falarmos, pois quem recebe o profeta como profeta, receberá galardão de profeta.

      • henrjk, concordo com você, até descrentes fazem ações sociais, mas com quais motivações?
        Eles fazem com a motivação da multiplicação do Reino, e para ganhar mais vidas para Cristo… Mas enfim, não sou eu a convence-lo disso ou não…

        Creio que a IBL tem sim muitos defeitos (como todas as igrejas tem), mas que também eles estão muito empenhados na missão a qual foi dada por Cristo.

        Grande abraço!

        • Albert
          A motivação dos descrentes é de ajudar o próximo e diminuir as suas necessidades básicas.
          Expandir o evangelho através da ação social é pura enganação.
          Ajudar o próximo é uma atitude natural do ser humano.
          A igreja deve praticar a ação social primeiramente aos ” domésticos da fé” para depois ajudar os que estão fora.

          • “Ajudar ao próximo é uma atitude natural do ser humano”

            Discordo totalmente disso! A palavra diz que a natureza do homem é demoníaca por si só! Creio que nós como igreja podemos, e devemos usar de todos os meios possíveis para divulgar o reino, inclusive através de ações sociais!!!

            Bem, haja visto que a IBL não faz apenas “boas obras”, mas também envia missionários à vários locais do Brasil e mundo para falar da palavra, por isso creio que eles tem sim, grande parte no avivamento que temos vivido nos últimos anos!

            Abraço!

          • Albert
            Deus fez o homem a sua imagem e semelhança, onde está a natureza demoniaca nisto?
            É certo que o pecado manchou a perfeição do homem, espero que você reavalie esse seu pensamento.

          • Pois, quando estávamos na carne, as paixões dos pecados, suscitadas pela lei, operavam em nossos membros para darem fruto para a morte.
            Mas agora fomos libertos da lei, havendo morrido para aquilo em que estávamos retidos, para servirmos em novidade de espírito, e não na velhice da letra.

            Romanos 7:5 e 6

            Tão somente frutos de pecado e morte… A partir do momento que nascemos de novo (conhecer, confessar e batizar), somos libertos disso, ai sim, a nossa natureza má é modificada.
            O homem criado a imagem e semelhança de Deus havia sido Adão, que pecou. Após isso, fomos atingidos pelo pecado e paixões carnais. Atualmente vivemos na graça, mas ainda sim, temos a nossa “luta interior”… Mas você há de concordar comigo, que só existe luta onde à 2 lados opostos, e não tem como ter lados opostos para aqueles que ainda não conheceram a verdade.

        • Albert
          Continuamos sendo a imagem e semelhança de Deus porque Adão assim o foi. Também herdamos a natureza pecaminosa de Adão.
          Satanás é um termo que significa “adversário” e Adão é a “humanidade” é homem não é adversário.
          A natureza diabólica é somente do Diabo.

  5. Albert
    Meu questionamento para com a Lagpinha é a enormidade de heresias propagadas no meio do povo.
    Veja quem vai participar do evento daquele tal de bispo que se veste de saco na televisão.

    • henrjk, isso infelizmente vemos em várias igrejas…

      Vivemos em uma época de divergências teológicas, mas essas diferenças só terá fim, quando Cristo voltar, trazendo assim a verdadeira unidade do corpo. :)

DEIXE UMA RESPOSTA