Feliciano cobra explicações do ministro da Justiça sobre retirada dos termos “pai” e “mãe” de passaportes

27

O pastor Marco Feliciano (PSB-SP) encampou os protestos iniciados pelo humorista Jonathan Nemer sobre as alterações no campo de filiação do formulário de passaporte da Polícia Federal, e enviou um ofício ao ministro da Justiça, José Eduardo Martins Cardozo.

Nemer fez um desabafo nas redes sociais recentemente, queixando-se da retirada dos termos “Pai” e “Mãe” no campo de filiação do formulário no site da PF, que agora pede a informação sobre os “genitores”. A medida visa compreender os casais homossexuais que adotam filhos.

Feliciano cobrou explicações da mudança diretamente ao ministro, ressaltando que a alteração causou “estranheza”, pois o termo genitor significa, primariamente, aquele que gera.

“Senhor Ministro, venho à presença de Vossa Excelência para solicitar esclarecimentos sobre a supressão da palavra (sic) Pai e Mãe, do campo principal do formulário de solicitação para expedição de passaporte, sendo colocada conjuntamente no campo secundário com opção de sexo Masculino e Feminino, causando estranheza a quem desavisadamente necessite preencher os espaços. Sendo substituídos pelas expressões GENITOR 1 e GENITOR 2. Tal pedido prende-se ao fato de que, ao pesquisar a origem etimológica da palavra genitor constatei que, trata-se de, ‘o que gera, Pai’, do latim GENITORE, ‘CRIADOR’. Submeto o presente à apreciação desse Ministério, agradeço as providências e renovo os protestos de estima e apreço”, diz o ofício de Feliciano enviado ao ministro Cardozo.


Os protestos de Nemer tiveram grande repercussão entre os evangélicos nas redes sociais, que na maioria, elogiaram a postura do humorista sobre a questão: “Eu não estou aqui falando contra os homossexuais. Eu estou querendo dizer que, aos poucos, a sociedade está se curvando a uma minoria, talvez inferior a 1%. Eu tenho amigos homossexuais, já questionei com eles sobre isso e eles acharam um absurdo ter que tirar da Certidão de Nascimento os termos ‘pai’ e ‘mãe’, porque eles sabem que têm um pai e uma mãe. Eu acredito que a sociedade não pode ficar refém disso”, disse, em um vídeo publicado em sua página no Facebook.

27 COMENTÁRIOS

  1. Por que governos de esquerda, a exemplo do brasileiro, estão eliminando referência a termos como “pai” e “mãe”, “esposo” e “esposa”?

    Para quem não entendeu a ideologia de gênero (quase todos os que comentam neste site):

    Para esta ideologia não existe o homem e a mulher como seres inatos mais como construtos sociais. Isto é, o que chamamos de “homem” e “mulher” são coisas artificiais: não se nasce homem ou mulher (citando a feminista existencialista e trotskista Simone de Beauvoir “Não se nasce mulher; torna-se”).
    Assim sendo, “homem” e “mulher” são apenas dois gêneros BINÁRIOS entre infinitos gêneros possíveis.

    Um dos principais objetivos dos que propagam esta ideologia é, precisamente, destruir estas duas identidades binárias: o homem e a mulher.

    E para atingir este objetivo, por mais surreal que seja, pretendem desconstruir todas as instituições binárias que – acreditam os ideólogos – mantém esta estrutura.

    Exemplificando:
    Desconstruir a noção de “pai” e “mãe”.
    Desconstruir a noção de “marido” e “esposa”.

    Por isso a mudança no passaporte elencada na matéria desta página; por isso o Estatuto da Diversidade Sexual determina a retirada das expressões “pai” e “mãe” de TODOS os documentos de identificação; por isso em algumas escolas dia das mães foi substituido pelo dia do “cuidador”; por isso nos Estados Unidos esquerdistas querem retirar das leis menção as palavras “esposo” e “esposa”.

    Outro detalhe: aqui falam muito em movimento gay, mas esta ideologia é, principalmente, do movimento feminista, que tem em seu cerne a visão marxista de luta de classes, desta vez, a luta entre o sexo masculino (representando a burguesia) e o feminino (o proletariado).

    • A sociedade evolui, queiram ou fundamentalistas cristãos ou não. Antes, a certidão de nascimento apontava “filho legitimo de fulano e fulana”; hoje esta falta de respeito para com a pessoa foi abolida. Outras vitórias virão, já que os cães ladram e a caravana passa.

      • falta de respeito ter pai e mãe, kkkk evoluiu kkkkk cxonta outra desde quando coisas ralé lixo desta sociedade evolui? só piora, dizer que aqueles que podem gerar vida são os errados e a praga certa kkkk doença mental não tem cura , mas tem tratamento, marisa lobo anda por ai , tente uma consulta

      • CLAUDIO

        Sim, a sociedade evolui, mas…
        Homem será sempre homem e mulher sempre será mulher.
        Casal sempre será homem + mulher…
        Homem + homem sempre serão par ou dupla, casal só se for com aspas.
        Se queres saber teu papel na sociedade, observa o que tens…
        No meio das pernas.
        Aprende que anal não é sexo, pois ânus não é órgão sexual.

        Antigamente, há muito tempo, homo sexualismo dava pena de morte.
        Depois continuou proibido, mas não se matava mais a pessoa por isso.
        Depois passou a ser tolerado.
        Hoje é considerado normal.
        Um projeto de lei natimorto queria incentivar…
        SERÁ QUE UM DIA VAI SER OBRIGATÓRIO??????????
        Socorro!
        Parem o mundo que eu quero descer…
        Cristo, volta, mas volta logo, enquanto há o que salvar!
        Credo, dá vontade de vomitar…
        Tarde demais, eu acho que vou v…
        WAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAHHHHHHHHHHHHH!

  2. É meus queridos um fato interessante o país da Angola foi um dos países menos afetados pelo vírus do HIV no áugio da epidemia em todo o planeta agora sabe porquê disto? Simples;guerra! Isto mesmo o país estava em plena guerra cívil. O que digo é simples também, um regime militar no Brasil pode ser o antidoto que precisamos pra combater estes movimentos de cultura anti-familia que temos visto mundo à fora.

  3. o pior filme de terror que já vi na minha vida, pt e o diabo nas terras tupuniquins, que vergonha de ser brasileiro, putz, ainda bem que detenho a cidadania de mais tres paises. da até em pensar deixar de ser brasileiro, ou então pegar em armas para acabar com esta maquina de fazer mal ptgay

      • putz me esqueci de ressaltar ..( PRAGA )Tradicional e originalmente a Praga da palavra foi usado para se referir a qualquer tipo de animal que causou graves danos a culturas.Entretanto, neste momento, embora mesmo que é claro ainda é usado para referir-se a situação acima, a palavra é também utilizada como sinônimo da doença prazo.
        Então, neste outro sentido da palavra, uma praga será chamada para a situação em que um animal gera economia e tem danos físicos aos interesses das pessoas como a sua saúde, o cultivadas de plantações, seus animais de estimação, seus ambientes naturais, entre outros.
        Ou seja, a doença não será vírus ou bactérias, mas mais bem a situação em que um organismo vivo provoca alterações fisiológicas em outra vida sendo.
        Entretanto, é importante separar a idéia de Praga de espécies animais que causas, por exemplo, porque pode ser que um animal, uma espécie, é crucial para o ecossistema de um lugar, no entanto, causar estragos em outro, então, nesse sentido, a Praga não será o animal, a espécie em si, mas a situação que faz com que ele.
        Podemos encontrar os seguintes tipos de pragas;pragas de gafanhotos, pragas florestais, pragas pragas agrícolas e médicas.
        No contexto específico da agricultura, é considerada Praga de qualquer animal, microorganismos, plantas, entre outros, que tem um impacto negativo direto na produção agrícola.Normalmente, pragas, proliferam se tem comida consistente, uma situação que é quase normal e comum, uma vez que é uma das medidas que os produtores implementam para aumentar a produtividade das culturas, então indiretamente, criando um cenário favorável para pragas.
        Outro uso que apresenta a Praga do termo é referir-se a calamidade enorme que pode invadir a cidade.Alcoolismo é uma das pragas mais persistentes em nossa cultura.
        Por outro lado, quando você quer dar uma conta de importante riqueza de coisas e pessoas é muitas vezes usada a Praga de palavra.Uma praga de turistas invadiu as praias neste verão.
        VEJO TUA CONFUSÃO MENTAL, SEJA PORQUE PENSAS COM O ANUS E TUAS REFLEXÕES SÃO DO TIPO ESTERCAL, E POR ISTO DEFENDE ESTA PRAGA QUE É O GOVERNO PT.
        SIM CONSOMEM COMO GAFANHOTOS AS RENDAS DO POVO BRASILEIRO.
        E EM SUA DEFESA MINORIAS QUE PROCURAM O CAOS SOCIAL.
        FUI EMBORA E LEVEI COMIGO DONS, VC. FICOU E CONTIGO APENAS PRAGA E DANO A SOCIEDADE, DESTROEM A MORAL A FAMÍLIA E A SANTA IGREJA.
        PRAGA SOFRE O BRASIL COMO PTGAY.

          • continua a depositar a conta dos desmandos e dos roubos para aqueles que pagam a conta, é bem por ai, o povo que se lasque
            da mesma sorte por ser gay e querer privilégios acima daqueles que construíram este país chama a nós edificadores de doença
            saiba que se largarem vcs. pragas parasitas em uma ilha em uma decada se exterminam. sumam vcs. raça de lixo

  4. No Minimo este cara deve ser VIADO, no minimo, Fquem sabendo de uma coisa NEM UM VIADO, NEM UM BOIOLA ENTRA NO CÉU, DOA A QUEM DOER, ELES MUDAM A LEI DOS HOMENS MAS NUNCA JAMAIS VÃO MUDAR A LEI DE DEUS, SE GOSTOU COMA MUITO, SE NÃO GOSTOU COMO POUCO,. ESTA É A GRANDE REALIDADE BRASILLLLLLLL..

  5. os caras comenta o que quer. é mais facil acreditar numa vaca uo na natureza do que acreditar o Deus que fez os dois . enquanto alguèm luta pela desordem outros tem que lutar pela ordem é assim que funciona

      • CLAUDIO

        Mas o pai biológico existe, ou pelo menos existiu…nem por isso deixa de ser pai.
        Mas daí a considerar dois pais barbados como família, vai uma distância estelar.

      • CLAUDIO

        Mas o pai biológico existe, ou pelo menos existiu…nem por isso deixa de ser pai.
        Mas daí a considerar dois pais barbados como família, vai uma distância estelar.

        • Nenhum dos dois pais barbados mandou o casal constituído por deus gerar filhos para depois jogá-los fora, como lixo descartável. Os abrigos públicos estão cheios de crianças esperando adoção. A propósito, você e outras pessoas que são contra a adoção por gays, quantas crianças já adotou. Merco Feliciano tem 3 filhas (o cromossomo feminino nele é forte kkkkkkkk), tem condições financeiras, mas não adotou nenhuma criança abandonada pelos pais heteros. Não há registro de gays que abandonam seus filhos. E eu conheço vários gays pais e mães.

          • como sempre prenuncios anais vomitando pela boca, para casais héteros as condições para adotar levam anos se arrastando,para gays querem pular a fila, as crianças só estão la porque a burrocrácia ptralha é enorme

          • CLAUDIO
            “Merco Feliciano tem 3 filhas (o cromossomo feminino nele é forte kkkkkkkk)”

            Você é idiota de nascença ou fez curso de Idiotologia?
            O que tem a ver o cara ter 3 filhas com o DNA?
            Clássica falácia da consequência, se ocorre o evento A e depois o evento B, então afirmar que B ocorreu POR CAUSA de A.

            E onde esse “cromossomo feminino forte kkkkkkkkkkk” ocorre?
            Homens têm cromossomos XY e mulheres têm cromossomos XX.
            Então existem homens femininos e mulheres masculinas?
            Não existe “cromossomo feminino”, nem forte nem fraco.
            As probabilidades de nascer uma criança homem ou mulher são iguais, mas depende de qual cromossomo do homem vai se fundir a qual da mulher…
            Você quando cala, pensam que é idiota, você quando fala, têm certeza…

            E o bobalhão do Sandro, como sempre, aplaude tuas asneiras.
            Para um idiota, os outros idiotas são inteligentes.
            Volta pro MOBRAL!!!

  6. A afirmativa de JESUS “o meu reino não é deste mundo” mostra-nos a verdade de outra afirmação das Escrituras Sagradas (Bíblia) que diz “o mundo todo jaz no maligno”. Ora, sabe-se que este mundo está sob o governo do diabo; na sua maioria, a sociedade não quer o governo de DEUS porque suas obras são más. A questão do homossexualismo é apenas mais uma dentre tantas manifestações de uma geração maligna, que se afasta da santidade de DEUS para viver sua imundícia, para buscar o prazer da carne a qualquer preço. Moral??? Ética??? Eles não sabem o que é isso… Buscam apenas seu prazer. Na verdade não lutam por “seus direitos”, porque seus direitos, como ser humano, já estão garantidos pela Declaração Universal dos Direitos Humanos, e pela própria Constituição Brasileira e todas as leis. O que eles querem, na verdade, é torcer o direito, é forçar a aceitação de uma prática que pode até ser hoje muito “comum”, mas que não é e nunca será “normal”. Vivem uma deturpação do que DEUS fez, e querem que concordemos com suas práticas hediondas… Mas o dia do SENHOR mostrará quem são, de fato, os tolos… Espero, sinceramente, que se arrependam, se convertam a DEUS (não a qualquer religião) e obedeçam o Evangelho de CRISTO (não uma filosofia ou crença qualquer).

  7. “Os protestos de Nemer tiveram grande repercussão entre os evangélicos nas redes sociais,”

    Até as palavras de um humorista ganham, para os evangélicos, ares de inspiração uma vez que, ao contrário dos tempos em que os evangélicos se preocupavam mais com o amor ao próximo, hoje qualquer teoria conspiratória é mais importante que o amor.

    E só para lembrar: quem é pai e mãe, de fato, é quem cria e dá amor, não quem coloca no mundo só por colocar e ainda sem dar amor, carinho, educação. Muitos adultos com problemas sérios hoje tiveram um pai e uma mãe biológicos, mas que nunca souberam educar com amor e a retidão dos exemplos. De outra forma, há muitos filhos que foram criador por parentes ou pais adotivos e cresceram íntegros, saudáveis e felizes.

    Evangélicos, chega de tanta teoria conspiratória, chega de coar mosquitos e engolir camelos, chega de tanto legalismo e farisaísmo e vão viver o amor e a paz, fariseus.

  8. SANDRO

    Cara, tuas palavras estão de cabeça pra baixo.
    Considera certo o errado e errado o certo.
    Chama de inteligentes verdadeiros ASNOS e chama de idiotas pessoas sensatas.
    Chamar de inteligente o ex-BBB (Burro, Besta, Babaca) é de envergonhar qualquer um que lê, a pessoa fica em dúvida se você é um mentiroso agindo de má fé ou se teme pela tua sanidade mental.
    Você é outro que devia fazer o vestibular para o MOBRAL.
    Mas antes peça o benefício das cotas para gays.
    Esse tal de Claudio zurrou um monte de asneiras, defecou em cima do teclado tolices de dez arrobas e você como sempre elogiou, sinal de que é outro asno.
    Teve o Dennis que falou em “inteligência natural dos gays”, tão deslumbrado que nem pensou que não há relação nenhuma entre inteligência e o que a pessoa faz com o cu e onde põe a boca.
    Eu sou mais que vocês todos em inteligência e cultura e uso todos os meus órgãos da maneira para a qual foram criados.
    “inteligência natural” de gays?
    RIDÍCULO
    Mostra que vocês são uns mentirosos.
    Saia dessa, apedeuta…

    • Quando você ler o meu nome – você também tem nome, dona Mariana – no alto de cada comentário, faça o seguinte: passe direto, vá ler outro comentário, assim você dará a leve impressão – impressão! – de coerência, já que fala tanto mal de minha pessoa e de meus comentários, mas fica aí lendo cada um deles e respondendo com as mesmas cretinices.

DEIXE UMA RESPOSTA