Um pastor com 80 anos de idade foi infectado com o novo coronavírus e se recuperou após ser tratado com hidroxicloroquina. Por ser do grupo de risco devido à idade avançada, ele aceitou tomar o medicamento de maneira experimental, e o resultado foi um sucesso.
Don Wilkerson, cofundador da entidade Teen Challenge, é irmão do falecido pastor David Wilkerson, escritor que se tornou famoso pelo livro que inspirou o filme A Cruz e o Punhal. Ele sentiu-se mal logo após retornar de uma viagem a Nova York onde participou de um evento.
Segundo informações da emissora Christian Broadcasting Network (CBN News), o próprio Don relatou os graves sintomas que a Covid-19 causou: “Tive pneumonia, mal conseguia andar ou falar”, contou o pastor, que foi levado às pressas para o hospital e fez um teste para saber se estava com o novo coronavírus.
Os médicos que o atenderam inicialmente o medicaram apenas com Tylenol por causa da febre e o mandaram de volta para casa para esperar pelo resultado do exame. Aproximadamente uma semana depois, chegou a confirmação que o teste havia dado positivo para o vírus, e Don Wilkerson já se encontrava em estado grave.
Ele foi levado de volta ao hospital e um médico que trabalhava na equipe de combate ao novo coronavírus receitou hidroxicloroquina. “A enfermeira entrou e disse: ‘O médico quer te dar este medicamento experimental’. E eu disse ‘sim’. Eu aceitei e tomei”, contou o pastor, que acordou na manhã seguinte sentindo-se significativamente melhor.
Até o paladar, que havia sido perdido, tinha voltado, relatou Don: “Comecei a chorar e liguei para minha esposa, Cynthia. Eu disse: ‘Querida, posso provar, posso provar’. Três vezes eu disse: ‘Posso provar.’ Eu estava como uma criança e sabia naquele momento que o remédio havia funcionado contra o vírus”.
Dias depois, ele recebeu alta hospitalar e voltou para casa. Como a Teen Challenge não teve nenhum outro integrante infectado até o momento, o trabalho social continua a todo vapor: “Recebemos provavelmente 20 toneladas de comida, pois somos um centro de distribuição. As pessoas têm ligado, precisam de comida”, disse o pastor Don, lamentando que a crise tenha deixado de ser apenas um problema de saúde pública.
Hidroxicloroquina
O remédio, que tem sido usado por médicos em diversos países, continua sendo testado exaustivamente por pesquisadores, que avaliam os possíveis efeitos colaterais e riscos à saúde que possa causar.
Os presidentes Donald Trump, dos Estados Unidos, e Jair Bolsonaro, têm recorrido à divulgação dos resultados de aplicação de hidroxicloroquina bem sucedida para incentivar que mais médicos apliquem o remédio nos casos de pacientes que as condições permitam.
Trump costuma referir os casos de médicos que têm feito uso e registrado sucesso no tratamento. “Tivemos resultados inacreditáveis, resultados inacreditáveis e isso também dá esperança às pessoas” disse o presidente norte-americano recentemente durante uma entrevista coletiva.