Igreja lança campanha que incentiva jovens a carregarem cruz de madeira por 21 dias

24

Os líderes do Onda Dura, ministério de jovens da Comunidade Cristã Siloé, lançaram um desafio para que os integrantes carreguem consigo uma cruz de madeira junto ao corpo por 21 dias.

A iniciativa controversa vem sendo posta em prática pelos quase mil jovens do grupo, que andam pela cidade de Joinville (SC) com uma cruz de meio metro junto ao corpo com o propósito de externar sua fé e dedicação a um objetivo: “a morte da própria vontade para viver a vontade de Jesus Cristo”.

Liderados pelo pastor Felipe Falcão Palhares Duque Estrada, vulgo Lipão, os jovens do Onda Dura abraçaram a campanha, lançada na mesma época da Quaresma, período que antecede a Páscoa e na tradição católica representa, em resumo, penitência.

Em entrevista ao portal A Notícia, o pastor Lipão disse que “a cruz tem a ver com Cristo, com seu sacrifício redentor, e que de alguma forma, teve impacto global, histórico e inegável”, e que a iniciativa é baseada nas palavras do próprio Jesus.


“Jesus disse certa vez aos seus discípulos que se alguém quisesse seguir a Ele, deveria carregar a sua cruz. A nossa cruz, diferente de muita gente que acha que é o marido, trabalho, ou algo do tipo, na verdade é a morte do nosso ‘eu’, das nossas vontades”, justificou o jovem pastor.

Lipão acrescenta que a cruz de madeira é apenas um símbolo material de um propósito espiritual: “Não é um amuleto, não é para matar vampiros, não é para expulsar demônios, não é para impressionar a Deus. A intenção da cruz é conscientizar quem está disposto a seguir a Cristo de que é preciso carregar uma cruz que não é material, mas uma cruz de consciência”, concluiu.


24 COMENTÁRIOS

    • Os protestantes maldosamente confundem que todo o tipo de imagem é um ídolo, que não deveriam ser feitas imagens do que existe em cima no céu, os evangélicos omitem que o texto se refere a imagens de falsos deuses, que negam que há um só Deus e o próprio Deus nunca foi contra imagens religiosas, Ele mesmo ordenou a fabricação de gigantescas imagens de criaturas que existem no céu: No santuário interno ele esculpiu dois querubins de madeira de oliveira, cada um com quatro metros e meio de altura. 1 Reis 6:23

      “De tanto se repetir uma mentira, ela acaba se transformando em verdade” (Joseph Goebbels). É por isso que acreditam tanto nas calunias contra a igreja católica. É a força do mal imperando! O diabo é mesmo o pai das mentiras.
      “Não farás para ti escultura alguma do que está em cima nos céus, ou abaixo sobre a terra, ou nas águas, debaixo da terra”( Ex 20,4).
      O mesmo Deus, no mesmo livro do Êxodo, manda Moisés fazer dois querubins de ouro e colocá-los por cima da Arca da Aliança ( Ex 25,18-20 ). Manda-lhe, também fazer uma serpente de bronze e colocá-la por cima duma haste, para curar os mordidos pelas serpentes venenosas ( Num 21,8-9 ). Manda, ainda, a Salomão enfeitar o templo de Jerusalém com imagens de querubins, palmas, flores, bois e leões ( I Reis 6,23-35 e 7,29 ), etc.
      Seria uma grave blasfêmia desses “crentes” considerar Deus como incoerente, já que num lugar da Bíblia manda fazer imagens, esquecido que no outro lugar o teria proibido! Ora, os primeiros cristãos martirizados aos milhares porque se recusaram a adorar imagens de deuses falsos, estudaram a Bíblia com mais atenção e respeito. Eles não tiravam esses trechos proibitivos de seu contexto e, comparando-os com outros, ficaram convencidos de que Deus proíbe apenas fazer imagens de deuses falsos, e adorá-los, como o faziam os vizinhos pagãos, mas Ele não proíbe fazer outras imagens.
      Eis o verdadeiro sentido desta proibição bíblica, no seu contexto: “Eu sou o Senhor teu Deus, que te fez sair do Egito, da casa da servidão. Não terás outros deuses diante de minha face. Não farás para ti escultura alguma do que (daqueles deuses, que na errada imaginação dos pagãos) está em cima nos céus, ou abaixo sobre a terra, ou nas águas, debaixo da terra. Não te prostrarás diante deles e não lhes prestarás culto, (à imitação dos pagãos) ( Ex 20,2-5). Esta proibição, intencionada por Deus, repete-se em vários lugares da Bíblia, como por ex. “Não adores nenhum outro deus”( Ex 34,14 ) ou “Não farás para ti deuses fundidos”( Ex 34,17).
      Por isso os primeiros cristãos pintaram nas catacumbas muitas imagens das cenas bíblicas do Antigo e Novo Testamento e legaram, para a veneração dos séculos posteriores, as imagens de Cristo-Sofredor, na toalha de verônica, e no sudário sepulcral, guardado em Turim, na Itália.
      Alguns santos dos primeiros séculos afirmavam que as imagens da Bíblia, da Via Sacra, de Jesus crucificado e dos Santos são o único “livro” que também os pobres e analfabetos entendem e aproveitam. Isso vale, ainda hoje, para milhões de pessoas.
      O culto às imagens hoje em dia é muito discutida. As igrejas protestantes dizem se tratar de idolatria.
      O livro do Êxodo proíbe aos israelitas a confecção de imagens. Por quê? Porque poderiam dar a oportunidade dos israelitas imitarem os povos pagãos. Mas essa proibição não era de tudo. Deus mesmo mandou a confecção de Imagens.
      EX 25,17-22: “Igualmente farás um propiciatório, de ouro puro; o seu comprimento será de dois côvados e meio, e a sua largura de um côvado e meio. Farás também dois querubins de ouro; de ouro batido os farás, nas duas extremidades do propiciatório. Farás um querubim numa extremidade e outro querubim na outra extremidade; de uma só peça com o propiciatório fareis os querubins nas duas extremidades dele. Os querubins estenderão as suas asas por cima do propiciatório, cobrindo-o com suas asas, tendo as faces voltadas um para o outro; as faces dos querubins estarão voltadas para o propiciatório. E porás o propiciatório em cima da arca; e dentro da arca porás o testemunho que eu te darei. E ali virei a ti, e de cima do propiciatório, do meio dos dos querubins que estão sobre a arca do testemunho, falarei contigo a respeito de tudo o que eu te ordenar no tocante aos filhos de Israel.”
      É.. Deus mandou a construção de dois querubins… Por isso a Bíblia costuma dizer que “Javé está sentado sobre os querubins” (cf 1sm 4,4; 2Sm 6,2; Rs 10,15; Sl 79,2; 98,1).
      Existem outras leituras que eu aconselho a fazer para um melhor esclarecimento. Abaixo vão as leituras e uma breve descrição:
      1 Rs 6,23-28: O texto menciona os querubins postos junto à Arca da Aliança no Templo de Salomão. 1Rs 6,29s: As paredes do Templo de Salomão foram revestidas de imagens de querubins.
      Nm 21,4-9: O Senhor Deus mandou confeccionar a serpente de bronze para curar o povo mordido por serpentes.
      1Rs 7,23-26: O mar de bronze colocado à entrada do palácio de Salomão era sustentado por 12 bois de metal.
      1Rs 7,28s: Havia entre os ornamentos do palácio de Salomão imagens de leões, touros e querubins. Os próprios judeus compreenderam que a proibição de fazer imagens era condicionada por circunstâncias transitórios, de modo que aos poucos foram introduzindo o uso de imagens nas suas sinagogas. Vide o caso, por exemplo, da famosa sinagoga de Dura-Êuropos, na Babilônia, na qual estavam representados Moisés diante da sarça ardente, o sacrifício de Abraão, a saída do Egito e a visão de Ezequiel.
      Vocês não leem a Bíblia, mas quando leem, não entendem. É que na Bíblia só contém verdades, mas parece que preferem a mentira !

  1. Informações do site da tal “igreja”:

    “Somos uma Igreja evangélica e pentecostal. Cremos nos princípios da Reforma Protestante do século XVI. Influenciados pelo Movimento de Lausanne, cremos na missão integral da Igreja.”

    1 – Impossível ser pentecostal e crer nos princípios da Reforma.
    2 – Nitidamente uma igreja ligada à TMI.

    Mais pérolas:

    “Sonhamos os sonhos de Deus – alcançar o mundo para Ele – e para isso nos comunicamos de forma criativa e contextualizada, sem abrir mão dos princípios bíblicos, não importando se isto vai ferir os padrões religiosos e conceitos meramente humanos.”

    1 – Se colocam como pessoas que sonham o sonho de Deus e se empenham em ganhar o mundo pra Ele. Bom que eu saiba Cristo já fez isto, mas eles acham que é papel da igreja.
    2 – Segundo eles são criativos e contextualizados, ou seja, pragmáticos oferecendo entretenimento.
    3 – Mas dizem que não abrem mão dos princípios bíblicos, como se carregar uma cruz de meio metro por 21 dias fosse algo bíblico, mas beleza.

  2. Sinto por esses jovens não estarem sendo bem orientados. Apesar da boa intenção desse pastor lançar essa campanha dos jovens carregarem uma cruz literal consigo por 3 semanas, não há como respaldar isso com a bíblia, apesar de não ver isso como uma grande heresia, ou um grande erro, é apenas um “voto de tolo”.

    Para mostrar aos outros a quem seguimos, a orientação está em joão 13:35.

  3. Esse pastor é muito inteligente, ele está entendendo o que é ou não idolatria aos poucos. Espero que um dia ele entenda que chamar os católicos de idólatras não passa de acusações e que muitas igrejas protestantes usam imagens.

      • Parabenizo os jovens por essa atitude de fé.
        Protestantes divergem muito a respeito da imagem da Cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo. Um ramo do protestantismo utiliza a cruz, mas vazia; outras, nem isso o fazem. A justificativa seria a de que Cristo não está morto, mas ressuscitado. Francamente, como se a Igreja Católica tivesse nascido ontem e não soubesse disso.
        Mas enfim, o próprio Cristo disse que não há ressurreição se não passar pela cruz antes, e que quem quisesse O seguir, deveria renunciar a si mesmo, tomar a sua cruz e depois, segui-Lo. A mensagem da cruz é muito mais profunda do que se imagina.
        O apóstolo Paulo, em suas cartas, pregava Cristo crucificado. Vejamos:
        “Nós, porém, pregamos Cristo crucificado, escândalo para os judeus, loucura para os pagãos, mas para os que são chamados, tanto judeus quanto gregos, ele é Cristo, poder de Deus e sabedoria de Deus”. (I Coríntios 1, 23-24).
        Será que Paulo não sabia que Jesus tinha ressuscitado? Segundo os protestantes, Paulo não devia estar inspirado pelo Espirito Santo. Ora, Paulo sabia muito bem do que estava falando, e se hoje estivesse vivo, diria ainda: “… escândalo para os judeus, e loucura para os pagãos e protestantes”.
        Mas por que será que o apóstolo disse que pregava Cristo crucificado, e não ressuscitado? São Paulo explica a linguagem da cruz e seu significado:
        “Com efeito, a linguagem da cruz é loucura para os que se perdem, mas para os que estão sendo salvos, para nós, ela é poder de Deus. Pois, está escrito; eu destruirei a sabedoria dos sábios e aniquilarei a inteligência dos inteligentes”. (I Coríntios 1, 18-20).
        Viram? Ela é poder de Deus. Satanás teme a cruz do Senhor, porque ela é o próprio Jesus, que derrotou o pecado e a morte. Foi pela cruz que Jesus nos redimiu do pecado e nos deu a salvação. Antes era sinal de maldição, agora é sinal de poder de Deus, de vitória sobre o diabo.
        E vai mais além: “Eu, por mim, nunca vou querer outro titulo de glória que não seja a cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo, por ela, o mundo está crucificado para mim, como eu para o mundo”. (Gálatas 6, 14).
        A cruz é a expressão monumental do triunfo do glorioso cristianismo e o logotipo da santíssima fé vitoriosa. A cruz é o marco central do amor da redenção humana pela graça do bom Deus. A mensagem mais poderosa do mundo é a proclamação da cruz de Cristo. É o maior escândalo e a maior loucura para os incrédulos.
        “Quem não procura a cruz de Cristo, não procura a glória de Cristo”. São João da Cruz (1542-1591)

        Irmãos protestantes, não fujam da Cruz de Cristo, nem de Cristo crucificado (foi o próprio apóstolo Paulo quem pregou-O assim), pois quem foge da Cruz é o diabo, porque ele foi derrotado por ela!

    • A idolatria é você pedir pra Maria, interceder por vocês na hora da morte… Cristo não te foi suficiente?! Cristão ou Marista? Pois Ele disse: “Eu sou o caminho a verdade e a vida, e ninguém vem ao Pai se não por mim.” E MARIA O QUE FALOU NA BIBLIA?

        • Sola scriptura é pregada em toda igreja protestante decente… mais sem julgamento a igreja católica romana , onde esta escrito que Maria, mulher de José, foi virgem durante toda vida? Ou que ela tem poder intercessor? Desvio de caminho, mentira e morte se encontras nestq babilônia de ouro e indulgências católicas. ..

  4. SOCORRO GENTE….
    Isso que vocês estão vendo é só um pouco das barbaridades que essa seita tem feito em Joinville sc.
    É comum ver essas pessoas nas ruas parecendo satanistas. Crianças com 13, 14 anos anos brigam com seus pais. Pois o pastor chamam os pais que não aprovam esse movimento de inimigos. É comum encontrar esse jovens bebendo nas ruas, usando drogas e se beijando.
    Claro que não devem ser todos mas uma grande parte de adolescentes que bebem. Inclusive gente da minha família se tornou um revoltado com seus pais.
    É comum passar na frente da igreja e ver jovens bebendo e se beijando.
    Acho que só orando pra trazer consciência a esses jovens que estão se perdendo.
    SOCORRO orem pela cidade de Joinville e que isso seja desmascarado.

  5. A IGNORÂNCIA E UMA COISA DO INFERNO. NOSSA!!!!! vozclama45,blogspot.com.br Não e um blog de debate e um espaço para a um chamado A IGREJA QUE ESTA EM TREVAS.

    • esse pessoal é louco mesmo
      o pastor é a favor do aborto…que o problema do aborto é o problema da adoção rs.
      sem noção mesmo do que fazem.
      fim dos tempo…

  6. Os jovens e o pastor não estão fazendo nada de errado em relação ao uso da cruz.

    LUTERO ENSINOU O USO DE IMAGENS:
    O costume de segurar um crucifixo diante de uma pessoa que esteja morrendo tem mantido muitos na comunidade Cristã e permitiu-lhes morrer com uma Fé confiante no Cristo crucificado. (Sermão sobre João, Capítulos 1-4, 1539; LW, Vol. XXII, 147)
    Foi uma prática boa segurar um crucifixo de madeira diante dos olhos dos moribundos ou pressionar nas mãos deles. Isto trouxe o sofrimento e a morte de Cristo a mente, e confortava os moribundos. Mas para os outros, que arrogantemente se basearam em suas boas obras, entraram num céu que continha um fogo crepitante. Pois eles foram afastados de Cristo e falharam em impressionar a Paixão e morte vivificante de Jesus, em seus corações.(Sermão sobre João, Capítulo 6-8, 1532; LW, Vol. XXIII, 360)
    Quando eu escuto falar de Cristo, uma imagem de um homem pendurado numa cruz toma meu coração, assim como o reflexo de meu rosto aparece naturalmente na água quando eu olho nela. Se não é pecado, mas sim bom em ter uma imagem de Cristo em meu coração, porque deveria ser um pecado de tê-lo em meus olhos? (Contra os Profetas Celestiais, 1525; LW, Vol. 40, 99-100)
    Agora, nós não pedimos mais do que gentileza em considerar um crucifixo ou a imagem de um santo, como testemunha, para a lembrança, como um sinal, assim como foi lembrado à imagem de César. (Contra os Profetas Celestiais, 1525; LW, Vol. 40, 96)
    E eu digo desde já que de acordo com a lei de Moises, nenhuma outra imagem é proibida, do que uma imagem de Deus no qual se adora. Um crucifixo, por outro lado, ou qualquer outra imagem santa não é proibida. (Ibid., 85-86)
    Onde, porém, imagens ou estatuas são produzidas sem idolatria, então a fabricação delas não é proibida.
    Meus confinadores devem também deixar-me ter, usar, e olhar para um crucifixo ou uma Madonna… Contanto que eu não os adore, mas apenas os tenha como memoriais. (Ibid., 86,88)
    Porém, imagens para memoriais e testemunho, como crucifixos e imagens de santos, são para ser tolerados… E não são apenas para ser tolerados, mas por causa do memorial e testemunho eles são louváveis e honrados… (Ibid., 91)

  7. nada ver ,quer dizer para crer em cristo eh necessário fazer uma imagem kkk ah os querubins não era adorado a adoração era para deus ,diferente de vcs que adora imagens de maria nada ver meu deus.

  8. Evangélicos se auto-sabotam expondo-se continuamente ao ridículo e depois ficam irados quando expostos em programas humorísticos. Carregar uma cruz! Meus Deus, parecem loucos varridos!

  9. OS PROTESTANTES FANÁTICOS SABEM QUE IMAGEM NÃO É ÍDOLO ?

    Parece que o deus dos protestantes anda meio esclerosado e esquecido mandando fazer imagens em um lugar e proibindo noutros…

    A Bíblia reza no livro de Josué: “Josué prostrou-se com o rosto em terra DIANTE DA ARCA DO SENHOR, e assim permaneceu até à tarde, imitando-o todos anciãos de Israel” (Jos 7, 6).

    Terão sido idólatras Josué e os anciãos de Israel?
    Apocalipse 5, 6-14: Os Anciãos estão PROSTRADOS e ADORANDO a IMAGEM do CORDEIRO. Afinal, será que podemos interpretar que ATÉ os ANCIÃOS na Glória Celeste são Idólatras ?

    1)- Para ser CONSIDERADO IDOLATRIA : Teríamos que achar que os três elementos: Deus o santo e a imagem são a mesma coisa.

    2)- Nunca se ouviu algum católico defendendo que o Santo era Deus, logo não existe Idolatria.

    3)- Se Considerar que a protração diante das Imagens Santas é Idolatria, então Josué e os anciãos de Israel teria, cometido Idolatria, logo qualquer relação com Idolatria está descartada.

    4)- Para se dizer que os católicos adoram os santos, eles teriam que dizer que S. Francisco, por exemplo, não é S.Francisco, mas Deus.

    5)- E, ainda mais difícil, os católicos teriam que afirmar que S. Francisco é a própria estátua.

    6)- Nisto demonstra que somos mais esclarecidos que os protestantes, pois para os protestantes a imagem eles consideram o próprio Deus,o que não se aplica aos Católicos esclarecidos.

    7)- Nenhum católico acredita que o santo seja Deus ou que ele seja a madeira da estátua (como uma divindade). Logo, não há idolatria possível, (visto que esta consiste em adorar um falso deus , portanto um ídolo).Os Santos foram apenas Imitadores perfeitos de Cristo. Nas imagens sacras e obras de arte católicas se representam os santos, que são pessoas que possuem virtudes que os tornam “imitadores” de Cristo, como aconselhou o próprio S. Paulo:

    “Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo” ( I Coríntios 11:1).

    8)- Parece-nos que o deus dos protestantes, ou as suas interpretações quanto à questão da imagens sacras, andam meio esclerosadas (Esquecendo-se).Pois o mesmo Deus, que no livro do Êxodo proíbe que sejam feitas imagens, manda Moisés fazer dois querubins de ouro e colocá-los por cima da Arca da Aliança (Ex 25, 18-20).

    9)- Manda-lhe, também, fazer uma serpente de bronze e colocá-la por cima duma haste, para curar os mordidos pelas serpentes venenosas (Num 21, 8-9).

    10)- Manda, ainda, a Salomão enfeitar o templo de Jerusalém com imagens de querubins, palmas, flores, bois e leões (I Reis 6, 23-35 e 7, 29).

    11)- Ora, se Deus manda fazer imagens em várias passagens das Sagradas Escrituras (Ex 25, 17-22; 1Rs 6, 23-28; 1 Rs 6, 29s; Nm 21, 4-9; 1Rs 7, 23-26; 1 Rs 7, 28s; etc) e proíbe que se façam imagens em outra, de duas uma, ou Deus é contraditório ou, está havendo uma má interpretação teológica.

    Mais clareza, só cego para não querer ver e entender, o que seria puro orgulho espiritual e falta de humildade, que são atitudes não Cristãs.

    “Pregando a Verdade e confirmando os irmãos na verdadeira fé, com a graça de Deus construo Catedrais nas almas para que nelas possam habitar o Espírito Santo de Deus” ( Pierry de Craon

    • Não vale nem a pena discutir tanta burrice. Vou deixar apenas alguns versículos bíblicos:
      – Todos os artífices de imagens de escultura são vaidade, e as suas coisas mais desejáveis são de nenhum préstimo; e suas próprias testemunhas, nada vêem nem entendem para que sejam envergonhados.
      Quem forma um deus, e funde uma imagem de escultura, que é de nenhum préstimo?……………….E nenhum deles cai em si, e já não têm conhecimento nem entendimento para dizer: Metade queimei no fogo, e cozi pão sobre as suas brasas, assei sobre elas carne, e a comi; e faria eu do resto uma abominação? Ajoelhar-me-ei ao que saiu de uma árvore? Isaías 44:9,10….19
      – Congregai-vos, e vinde; chegai-vos juntos, os que escapastes das nações; nada sabem os que conduzem em procissão as suas imagens de escultura, feitas de madeira, e rogam a um deus que não pode salvar. Isaías 45:20
      – Os ídolos dos que não conhecem a Deus são prata e ouro, obra das mãos dos homens.
      Têm boca, mas não falam; olhos têm, mas não vêem.
      Têm ouvidos, mas não ouvem; narizes têm, mas não cheiram.
      Têm mãos, mas não apalpam; pés têm, mas não andam; nem som algum sai da sua garganta.
      A eles se tornem semelhantes os que os fazem, assim como todos os que neles confiam.

      Salmos 115:4-8

    • Ah. Sim ! Esqueci desse aqui que você disse da serpente de Moisés :
      – E o rei Ezequias fez o que era reto aos olhos do Senhor, conforme tudo o que fizera Davi, seu pai.
      Ele tirou os altos, quebrou as estátuas, deitou abaixo os bosques, e “””” fez em pedaços a serpente de metal que Moisés fizera””””””; porquanto até àquele dia os filhos de Israel lhe queimavam incenso, e lhe chamaram Neustã.

      2 Reis 18:3-4

  10. vixe maria virguvege virou a casaca e se debandou pru catolicismo, coitado destes membros desta igreijola ai sim concordo com os não Crentes em protestar e a falar e criticar, pois estes moldes não foi não e e nem nunca será comportamental de uma Igreja Crente Verdadeira, isto são moldes Católicos ou costume Católico, não de um verdadeiro Crente que não precisa fazer isto para agradar a Deus, a Deus se Adora em Espirito e em Verdade e anda segundo o Santo Evangelho do Senhor da Gloria, o resto e resto de resto e restolho e invenção friboi carne carnaveral carnaval carne nua e crua, há e tenho dito, e não adianta virem com xurumelas que não vai colar nem adiantar, um verdadeiro Crente não anda segundo as palavras de homem, mas segundo os Santos Estatutos e Santas Ordenanças ensinadas na Santa Palavra de Deusssssssssss, e o binidito memo, uma igrejola dessa e que estravanca e faz o nome dos verdadeiros serem envergonhado, pastorecos mequetrefianos carnudos e que fazem este furdunço,

DEIXE UMA RESPOSTA