Recentemente o pastor Mez McConnell, que foi morador de rua e desde 1999 trabalha com implantação de igrejas em várias partes do mundo, afirmou que colocar a justiça social na frente do evangelho é um erro para a igreja. Todavia, ele também disse que apesar de o objetivo da igreja cristã não ser a filantropia, atender às necessidades básicas e mais urgentes da população também é uma necessidade:
“Não somos contra ajudar as pessoas com seus problemas físicos diários. Há situações em que seria positivamente ruim para uma igreja não ajudar alguém com necessidades físicas. Mas é necessário priorizar a mensagem do evangelho”, disse ele na ocasião.
É justamente isso o que às igrejas cristãs da Guatemala, um país localizado na América Central, estão fazendo. Diante da pobreza enfrentada pela população, oferecer auxílio material através de ações conjuntas tem sido um meio de demonstrar o amor de Deus e anunciar o evangelho de Cristo, ressaltando o valor da vida humana.
Segundo informações da Advancing the Ministries of the Gospel (AMG), uma entidade missionária que ajuda pessoas carentes em várias partes do mundo, combater o sentimento de inferioridade devido aos transtornos físicos e emocionais causados pela pobreza também é um dos objetivos, uma vez que Deus não faz acepção de pessoas:
“Nosso objetivo é ver crianças e famílias conhecerem Cristo, entender que Deus as ama e, em vez de sentir vergonha pela condição em que vivem, essas pessoas podem entender o valor de serem chamados filhos de Cristo”, disse Tasos Ioannidis, um dos membros da AMG.
“Não nos esqueçamos das palavras do apóstolo Paulo aos hebreus: ‘E não se esqueça de fazer o bem e de ajuda mútua; por causa de tais sacrifícios, Deus está satisfeito’”, disse ele, enfatizando que o evangelho também é pregado quando doamos em favor dos que necessitam. Isto é, uma pregação também baseada nas atitudes:
“Como cristãos é fundamental mostrar o amor de Deus aos nossos semelhantes. Se você tem o desejo de levar uma mensagem aos necessitados, nós o encorajamos a cumprir essa tarefa”, finalizou. Com informações: Gaceta Cristiana.