Igrejas para roqueiros atraem fiéis com liberdade, música pesada e mensagem do Evangelho

28

A ascensão do rock no meio cristão como um estilo musical aceito para músicas que falam da mensagem de Deus não foi simples, mas abriu caminho para uma expansão de evangelismo.

Novas igrejas voltadas ao público roqueiro tem surgido e crescido não apenas em quantidade de locais, mas também em relação aos membros.

Na Inglaterra, país de maioria cristã anglicana, um braço da Igreja tem chamado a atenção da mídia pela liturgia incomum e barulhenta. A Ordem da Ovelha Negra, uma congregação ligada à Igreja Anglicana atrai adeptos do estilo musical heavy metal e transmite o Evangelho em alto volume, num templo que ocupa um local que antes servia como salão de beleza na cidade de Chesterfield.

“Queremos que (o ambiente) seja o mais incômodo possível para as pessoas acostumadas às igrejas tradicionais”, diz o pastor Mark Broomhead, ex integrante da banda Seventh Angel, que lançou álbuns pela mesma gravadora de bandas como Slayer e Metallica, segundo informações do portal Uol.


A pregação é curta e objetiva, e vem acompanhada de recursos interativos, como trechos de filmes ou músicas que são exibidos aos fiéis. “Não sou uma pessoa convencional e tinha dificuldades na igreja tradicional. Acho que há uma crescente desconexão entre a Igreja Anglicana e as coisas com as quais as pessoas se identificam”, diz Karl Thornley, que costuma levar os filhos aos cultos.

No Brasil, igrejas voltadas ao público “underground” não é novidade. Ariovaldo Jr., pastor da Igreja Manifesto e colunista do Gospel+ lembra do seu início de ministério, quando trabalhava exclusivamente com este público: “Eu sou pastor de uma Igreja que antigamente dizíamos ser ‘alternativa’ por que trabalhávamos com metaleiros, punks e outras subculturas. Chama-se Manifesto, parte do Ministério Sal da Terra em Uberlândia-MG. Mas esta fase inicial passou há muitos anos e hoje somos uma igreja que atende todo tipo de gente”.

Ainda em terras mineiras, a Igreja Caverna de Adulão atrai roqueiros belo-horizontinos desde 1992: “A caverna surgiu da necessidade de se compartilhar a mensagem do evangelho com uma geração de jovens que era rejeitada nas igrejas oficiais por questões culturais”, afirma o pastor Geraldo Luiz da Silva.

Outra denominação voltada aos roqueiros, a Caverna do Rock, já foi tema de reportagem da TV Globo e segue a mesma linha: “A sensação que a gente tem é de liberdade. Liberdade para a gente estar adorando a Deus com tudo que a gente tem, com nosso corpo, com nosso coração e com nossa música”, afirma Ísis de Oliveira Silva, frequentadora dos cultos da igreja liderada pelo pastor Simon.

O sentimento dos membros que frequentam igrejas específicas para roqueiros é de liberdade para ser, falar, agir e ouvir o que os agradam, sem deixar a mensagem cristã de lado: “Aqui você pode ser honesto a respeito de tudo da sua vida, seja quanto a sexo, homossexualismo, drogas ou até mesmo gostar de vampiros. Ninguém julga. Quero apresentar a fé de formas mais inteligentes, para inspirar as pessoas a seguir em suas próprias jornadas espirituais”, resume Britain Stelly, uma das frequentadoras da Ordem da Ovelha Negra.

Por Tiago Chagas, para o Gospel+

28 COMENTÁRIOS

  1. A PAZ!

    Só poderia ser Inglês mesmo!, e ainda ostentando a cruz objeto maldito pela BÍBLIA, verdade ela serviu de martírio final ao NOSSO JESUS O CRISTO!, somente pessoas da mais baixa ralé morriam na cruz, amarrados ou pregados, esse ultimo era a degradação maior da época, portanto a cruz nunca foi objeto de Salvação, mas de CONDENAÇÃO!

    Portanto as pessoas que idolatram a cruz, são tão malditas como ela o é. Basta prestar a atenção no que diz a BÍBLIA, portanto façam suas pesquisas. Amem

  2. Esses roqueiros são tudo um bando de drogados e satanistas,que querem denegrir a verdadeira palavra de Deus. Coitados, eles estão crente que o eles frequentam são igrejas, isso pra mim é uma seita.

  3. Igreja mundana é assim mesmo. De que adianta não ir para a cadeira por causa das drogas se esses “pregadores” levam as pessoas para o inferno ?.Muitos desses “pregadores” cumprem o que está escrito em Ezequiel 13:22, ou seja adoram “fortalecer as mãos dos ímpios .” Continuemos a pregar as palavras de Cristo conforme nos ensinou em Mateus l6:6 e Paulo em Romanos 12:2.

  4. Parte que chamaram negativamente a minha atenção :

    “a igreja tem chamado a atenção da mídia pela liturgia incomum e barulhenta.”
    Mas faça-se tudo decentemente e com ordem. 1 Coríntios 14:40
    Abstende-vos de toda a aparência do mal. 1 Tessalonicenses 5:22

    “A pregação é curta e objetiva” (o povo já não gosta de ouvir, se diminuir como fica ?)
    2 Timóteo 4:2-3 Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina.
    Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências;

    Jeremias 23:30-31 Portanto, eis que eu sou contra os profetas, diz o SENHOR, que FURTAM AS MINHA PALAVRAS, cada um ao seu próximo.
    Eis que eu sou contra os profetas, diz o SENHOR, que usam de sua PRÓPRIA LINGUAGEM, e dizem: Ele disse.

    “Não sou uma pessoa convencional e tinha dificuldades na igreja tradicional. Acho que há uma crescente desconexão entre a Igreja Anglicana e as coisas com as quais as pessoas se identificam”
    Perceba que aqui a preocupação não é “quero ser transformado aqui, para chegar até o objetivo, ser a imagem e semelhança de Cristo, mortificar mina carne, até o estágio final que é a ressurreição e adoção final”, mas sim : EU tenho dificuldades(e não quero mudá-las), AS PESSOAS não IDENTIFICAM , ou seja é totalmente antropocêntrico !!! a vontade e a sempre errada maneira humana de pensar estar agradando à Deus, pelo simples motivo de se sentirem à vontade com isso.

    “A sensação que a gente tem é de liberdade. Liberdade para a gente estar adorando a Deus com tudo que a gente tem, com nosso corpo, com nosso coração e com nossa música”
    de novo: A GENTE, NOSSO , NOSSA !
    Se a liberdade que Cristo te dá é a libertação de sí mesmo e o de fazer a própria vontade, será que não é o suficiente ? por que o coração é enganoso “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá? Jeremias 17:9 ”

    O problema da igreja hoje é achar que o que agrada a sí mesmo necessariamente agrada à Deus .
    Eu gosto de ouvir rock com letras cristãs, mas não os tenho como louvores, sei que agradam aos meus ouvidos, mas isso não me leva a afirmar que Ele goste, afinal quem tem que ouvir e gostar do louvor é Ele e não eu ! por isso, acho que a maioria das músicas gospel hoje, são para pessoas e não para Deus, pois o louvor é um conjunto de coisas, pois vc pode cantar o dia inteiro como um passarinho, mas sua vida está em desacordo com a vontade Dele,a menos que seja um cântico de humilhação e arrependimento não adiantará cantar –
    Amós 5:21-23 Odeio, desprezo as vossas festas, e as vossas assembléias solenes não me exalarão bom cheiro. E ainda que me ofereçais holocaustos, ofertas de alimentos, não me agradarei delas; nem atentarei para as ofertas pacíficas de vossos animais gordos.
    Afasta de mim o estrépito dos teus cânticos; porque não ouvirei as melodias das tuas violas.

    Cada um tem seu parecer, sua opinião, essa é a minha, não acho que tudo que agrada o gosto humano é agradável à Deus, a pesar de seu amor, Ele não abre concessões por isso, mas seguindo o conselho da Palavra :

    Romanos 14:22 -Tens tu fé? Tem-na em ti mesmo diante de Deus. Bem-aventurado aquele que NÃO SE CONDENA a si mesmo naquilo que APROVA.

    Gálatas 5:13 – Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. NÃO USEIS então da LIBERDADE para dar OCASIÃO À CARNE, mas servi-vos uns aos outros pelo amor.

  5. Deus nao ve como o homem. O homem olha a aparencia mas Deus ve o coraçao. Vejo que o nosso Deus é o Deus da cultura. Ele tem pressa de salvar a humanidade. Chega de religiosidade. Glórias seja dado ao nosso Deus!

  6. Olha Nilsom de Simas igrejas pra gays só se for no inferno.
    Deus criou o homem e a muher, se não fosse assim, ele faria Ivo e não
    Eva, e Deus ama o pecador e não o pecado e abomina esses tipos de coisas…
    Que Deus te abençõe e te guarde por onde você passar…

    • DEUS ABENÇOA ESSA DESGRAÇA NÃO.PELO CONTRARIO SEJA ESMAGADO.
      ORA ORA FOI O PROPIO DEUS QUEM DIZ. ABENÇOAREI OS QUE TE ABENÇOAREM,E AMALDIÇOAREI OS QUE TE AMALDICOAREM.ESSES CARAS ZOMBAM DE DEUS E DA BIBLIA.ENTÃO FOGO NELES.SEJAM CONSUMIDOS OS MEUS INIMIGOS.

  7. O Rock é o louvor que agrada a Satanás e arrasta incautos espirituais a viverem uma adoração segundo seus costumes. Imaginem se todos igrejas evangélicas adotem os estilos Rock, Hip-hop, Regae, blus, pagode e etc. Não estariam dando mostras de que o evangelho que pregam não é suficiente para salvar?

    • Me desculpe Marcio, mas hj o que mais se ve nas igrejas é um louvor comercial, voltado para o homem se sentir bem dentro da igreja, e isso eu afirmo quando olho que muitos lançam pedras sobre um determinado estilo musical, mas não abrem mão do sertanejo das Assembléias de Deus, do rock e do reagae das comunidades, das músicas comerciais das igrejas neo-pentecostais que possuem gravadoras.
      Acho que a discussão não é se o rock é de Deus ou não, a verdadeira discussão deveria ser se o Senhor encontra verdadeiros adoradores dentro de todos os ritmos

  8. Sobre essa questão do homosexualismo , queria dizer que Deus ama qual quer pessoa independe da sua orientação sexual . o Senhor quer a felicidade de todos seres humanos, Deus não apoia essas praticas.mais o amor de Deus por cada pessoa é absolutamente único.
    Mais devemos nos ponhar diante dele e entregarmos por inteiro.. e pedir a orientação do Espirito Santo. e deixar nas mãos de Deus , ele sabe oque faz! e por isso ame o próximo e respeito , aceite-o como ele é . e oremos uns pelos outros.

  9. Sobre o rock , devemos ter prudencia . ainda mais voltado para dentro da igreja, por que nosso Deus é zeloso , seguir as orientações da bíblia sobre essa questão é fundamental.
    Curtir esses tipo de música rock metal coisa pesada , tais como as letras que dão culto ao inimigo é se empanturalhar com pecado. é preciso se libertar desse tipo de coisa que só ti leva pro buraco. vamos curtir um louvor gospel . =D e louvar o nome do nosso DEUS .

    LOUVAI AO SENHOR ,Todas as naçoes; Louvai-o, todos os povos.
    Por que a sua Begnidade é grande para conosco, e a verdade do SENHOR é para sempre, Louvai ao SENHOR!

  10. Muito interessante essa visão de levar o Evangelho às pessoas. O importante nesse caso é que a mensagem genuína desse Evangelho não seja distorcida. Quem pode dizer em que ritmo podemos adorar a Dues? Não há um titmo específico. Sou nordestino e um dos ritmos mais tocados e cantados nas nossas igrejas é o forró. As pessoas costumam associar o rock a Satanás em função de algumas bandas satanistas. Só para lembrar: o rock surgiu do Blues, que era cantado nos cultos de maioria negra americana. O pai do rock, portanto, é o Blues, não o diabo.

  11. a biblia que e a palavra de deus nao condena os gays mas sim as suas atitudes e so abandonar aquilo que disagrada a deus porque deus nao ama o pecado mas ama o pecador lembra – se de sodoma e gomorra olha nao faltou interceçao da igreja atraves de abraao que deus mude seu cativeiro mas lembre-se o seu querer e muinto inportante que deus te abencoe.

  12. Eu gosto muito de rock, e acreditem eu ouço muito! porém deve-se ter o discernimento sobre o verdadeiro intuito da prestação de culto. Será que Deus é o único motivo pelo qual todos se reunem, ou seria Deus uma desculpa para suprir apenas desejos e emoções carnais? Não estou aqui julgando, só quero que reflitam sobre o que é adorar em espírito e em verdade. Quero ainda deixar uma outra pergunta para aqueles que entendem igreja de um modo geral como caretice: Porventura se o rock não existir no céu, ainda assim desejam ir lá morar?

  13. Aos Queridos de plantão se vc não come carne de porco então não acuse quem come TUDO PODE SER PURO PARA OS PUROS deixa tudo para o final ,pois não INPORTA como o evang. Esta sendo Pregado mas o INPORTANTE e que se pregue Não peque querendo ser mais justo de tudo e todos pois a justiça humana tem cheiro de vingança ,amados amenos nos uns aos outros PORQ. O amor e de Deus e quem não ama não conhece a Deus .

  14. Bem, se para Deus ou o Espirito Santo, o que importa é a intenção do coração, qual é a melhor maneira de adora, escutando e cantando musicas do Hinario, ou sertanejo gospel, ou as musicas e evidencia no mundo Gospel, ou o rock White Metal, Deus não se importa com o ritimo, e sim com a intenção na qual esta sendo reverenciado.
    Creio que a cultura e a busca de vivencia, é o menos importante para Deus, sendo que para Ele, o importante é uma vivencia em retidão, mesmo sendo que uma vida em retidão, “é atribuida pela entrega ao agir do Espírito Santo, na vida do individuo o ‘ser’, e sem o agir de Deus, na vida da pessoa, o que ela irá estar fazendo é simplesmente,’retidão própria ou religião’ “, não cabe a nós, seres humanos, dizer qual é o melhor para ser usado na adoração.
    Tomo minha busca em adoração como referencia, sendo que para mim, musicas gospel que falam de petições “benção e provisões, ‘murmurações – lamentações’ ” me causa repulsa, e é o que mais se vê nas canções Gospel;
    Antes de falar sobre os White Metal, é necessário que vá ver o preço que se paga paa viver em Cristo, no meio RELIGIOSO e no Mundo Metal, é muito facil ser um bunitinho que veste camisas de grife e anda de cabelinho cortado, para agradar a “sociedade”, vá ser livre e não se importar com o que as pessoas determinam, para sua vivência.
    Eu sou batista, tenho Licenciatura em Teologia, e gosto de White Metal, e sei que muitos que estão neste movimento são adoradores de Cristo, e estão entregues ao agir do Espírito Santo de Deus.

DEIXE UMA RESPOSTA