Candidato evangélico que defende criação do “kit macho” é obrigado pelo partido a mudar propostas

32

O pregador evangélico Matheus Sathler, candidato a deputado federal pelo Distrito Federal, causou polêmica ao propor em sua campanha a criação do “kit macho”, que ensinaria os homens a gostarem apenas de mulher.

Membro da Assembleia de Deus, Sathler é advogado e filiado ao PSDB, e vinha veiculando sua proposta de “prevenção do homossexualismo” no rádio e na TV.

No entanto, uma representação feita por um ativista gay, que é filiado ao PSOL e também é candidato, no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), levou o PSDB a retirar o material de campanha de Sathler do horário político.

Com as propostas polêmicas fora do rádio e da TV, o assembleiano disse que não mudará sua postura nas ruas: “É a minha opinião e continuo pensando assim. Menino gostar de menino é antinatural”, disse Sathler, que rebateu as acusações de que não teria outras propostas para seu mandato: “Também defendo a redução na carga tributária e nos gastos públicos”, afirmou.


De acordo com informações do jornal Correio Braziliense, o presidente do PSDB no Distrito Federal chegou a ligar pessoalmente para Sathler pedindo que ele grave outros depoimentos para o horário político, apresentando outras propostas de sua campanha.

“Ele não chegou a me censurar. Apenas pediu que eu passe a apresentar outras propostas no horário eleitoral. Concordei com isso, pois tenho outros pontos a debater. Mas a minha posição a favor da família continuará a ser mostrada na minha campanha de rua. Não tenho nada a me esconder e nem por que me envergonhar ou temer”, afirmou o candidato.

Polêmicas

Matheus Sathler passou a ser conhecido nacionalmente depois de um vídeo ser compartilhado nas redes sociais. Nele, o pregador afirma durante um culto que “Deus quer usar machos” contra o casamento gay e a prática da homossexualidade.

“Deus vai começar algo poderoso dentro do seio da igreja para poder trazer transformação para a sociedade […] Deus quer usar você, meu irmão. Você como macho, você como um homem, sem vergonha de ter essa característica dada por Deus”, dizia o pregador no vídeo.


32 COMENTÁRIOS

    • Esta enganado, José Carvalho. Em muitos anos de lides evangélicas, conheci famílias em que nasceu um filho gay, para desespero de pais fundamentalistas. Ninguém escolhe ser gay, e a orientação sexual se manifesta já na primeira infância, quando o menino se descobre diferente.

      • SANDRO
        Dentro de uma socialização, vamos comentar com coerência, certo? veja bem o conselho nacional de psiquiatria diz homossexualidade não e doença.
        A ciência diz a homossexualidade não é genética, não se nasce gay, não existe genis gay.
        Então duas teorias, safadeza desvio de conduta promiscuidade, estrupo por pai padre pastor ou parente próximo, ou então demônio maria padilha pomba gira sete saia seja lá o nome do desgraçado do demônio.
        Por favor dentro destes argumentos, vc. que diz que por anos dentro da igreja presenciou isto ou aquilo, que opinião abalizada tens do assunto,
        Peço o faça sem interesses próprios julguem moderadamente e intelectualmente.

        • José Carvalho, tentar explicar a orientação homossexual a partir de supostas ações de divindades míticas como as que você cita, é fugir da coerência e do bom senso, meu caro, é apelar para sincretismo religioso – sincretismo porque, se você é evangélico, então você não crê na existência de pombagira, sete saias e outras divindades de religiões de matriz africana, pergunte a um pastor sério e confirme o que estou dizendo – que nada prova e cuja alegação no sentido de que a homossexualidade constitui mera escolha, é totalmente refutada pela ciência fundamentada em estudos biológicos, antropológicos, sociológicos, psicológicos que já demonstraram, a exaustão, que a homossexulidade é fenômeno natural sendo encontrada não apenas na espécie humana, mas em centenas de outras espécies animais. Estude o tema com isenção de ânimo.

          • Amigo SANDRO
            Então por favor, mostre o bom senso e me explique qualquer coisa tal como orientação:Orientação educativa e vocacional, orientação profissional, orientação da vida escolar e encaminhamento dos estudos em função das aptidões e motivações do indivíduo e em função das possibilidades de emprego e colocação.
            Sinônimos de Orientação

            Sinônimo de orientação: aptidão, capacidade, destino, direcção, habilidade, inclinação, jeito, predisposição, propensão, qualidade, rumo, tendência, tramontana e vocação, como ve amigo a orientação sempre foi ministrada, por algo ou alguém, dai podemos ver que ninguém nasce gay, se não existe ciência que diga que exista gene gay, e se não é doença, então é orientação, por pessoas ou então por espiritos, pessoas pedófilos padre pastores pai tio irmão primos vizinhos, espiritual 380 tipos de pomba giras ou demonios da prostituição e viadagem, veja mais claro que isto…espero resposta coerente e sem ofensas, abraços.

        • Mostre-me este artigo científico que afirma que ninguém nasce gay. Eu estudo muito, mas deconheço. Por acaso existe gene autista, gene hermafrodita. Gene da imbeilidade deve existir, afinal, o mundo está repleto de pessoas como você.

          .

        • Josecarvalho tu és um dos meus !!! Parabéns, !!!! se um aporção população brasileira pensasse desta forma., muitas coisas seriam diferentes em nossa sociedade, em nosso dia-a-dia….

  1. Ideias intolerantes como as que esse indivíduo imbecilizado prega são um perigo para a sociedade. Sorte nossa que a imensa maioria do povo percebe logo tratar-se de um tonto em campanha eleitoral.

  2. Que absurdo!! Querem impor a moral cristã nas escolas!! Discursos como este favorecem a violência!! Infelizmente, a bancada fundamentalista é uma das maiores do país e estão querendo favorecer a religião cristã, prejudicando outras religiões e outras pontos de vista!!

  3. Será que ser MACHO HÉTERO é tão natural que precisa ser ensinado desde pequeno na marra?
    Tenho a impressão que esses caras são héteros por falta de opção.
    Se a sociedade permitisse, eles preferem mesmo é outro macho.
    Essa fixação pelo tema só pode ser insegurança.

  4. a bíblia diz que o mundo ja age no mali guino,
    não tem pra quer crente ta se envolvendo no meio de politica.
    a palavra de Deus nos revela que as porta do inferno não poderar deter a igreja de cristo.

    eu acho é pouco , e mais não tem pra quer pastor também ser pólico,
    Deus separa um homem pra cuidar do rebanho dele e não de politica.

  5. O que esse candidato energúmeno quer, com suas ideias que beiram à insanidade, é publicidade para se eleger (depois ele afina o discurso e, vivendo do bom salário e das regalias parlamentares, voto com o PDB tudo o que for necessário), pois ele sabe que um percentual da população adere facilmente a tudo o que há de mais reacionário e fundamentalista, principalmente em se tratando de questões envolvendo a sexualidade. O pior de tudo é que ele esta conseguindo alta exposição midiática. É a velha história: quem faz o bem, dá declarações de amor, sabedoria, compaixão, caridade, não é lembrado, mas basta aparecer um aloprado fazendo declarações nazistas ou facistas e logo tem os holofotes todos voltados para si.

  6. O que esse candidato energúmeno quer, com suas ideias que beiram à insanidade, é publicidade para se eleger (depois ele afina o discurso e, vivendo do bom salário e das regalias parlamentares, vota com o PDB o que for necessário), pois ele sabe que um percentual da população adere a tudo o que há de mais reacionário e fundamentalista, principalmente em se tratando de questões envolvendo a sexualidade. O pior de tudo é que ele esta conseguindo alta exposição midiática. É a velha história: quem faz o bem, dá declarações de amor, sabedoria, compaixão, caridade, não é lembrado, mas basta aparecer um aloprado fazendo declarações nazistas ou facistas e logo tem os holofotes todos voltados para si.

  7. Engraçado,fazem kit gay é normal e agora não pode fazer kit macho,qual o problema,o problema é que hj o certo é errado e o errado é certo,o kit macho incita a violencia ,e o kit gay é normal,é dos meus esse deputado,se pode o do gay,pode o do macho tambem!!

  8. Acho desnecessário tal kit´s pois a denuncia que originou toda essa celeuma foi gerada pelo então ministro Haddad do PT, hoje prefeito de SP, e devidamente acatada por nossos representantes no congresso, onde foi exigido a imediata suspensão do material expedido pelo MEC sem a devida consulta prévia as famílias dos alunos. É oportuno a fim dos acirramentos sobre o assunto tendo em vista todo controle e vigilância sobre o tema.

    • Não conheço esse tal “kit gay”, mas imagino que a intenção não seja estimular a homossexualidade, mas induzir as pessoas a aceitarem e respeitarem as outras como elas são.

      .

      • Pelo que li, José Cláudio, o termo “kit gay”, de natureza pejorativa (adivinha quem criou esse termo?), refere-se ao programa Escola sem homofobia e tem por objetivo combater a violência contra a minoria homoafetiva nas escolas públicas. Trata-se, portanto, de um material educativo e em favor, como você diz, de uma cultura de respeito, paz, solidariedade e aceitação do outro como ele é.

        • Sim Sandro, voce esta correto
          Mas o que ninguem sabe, é que o tal kit era direcionado apenas para os professores.

          Mas ai juntou o Bolsonaro e o Malacraia, inventaram esse monte de mentiras sobre o kit .
          típico desses líderes evangélicos, mentiras e mais mentiras
          tudo em nome de Deus

  9. Amigo José Carvalho, o termo “orientação”, quando aplicado em contexto que trata da sexualidade humana, não tem o mesmo sentido, o mesmo conceito de “ensino”, que você aponta em seu texto.

    Da mesma forma, o termo “minoria”, quando expresso em contexto sociológico, não tem a mesma significação de minoria numérica. Por exemplo: mulheres são maioria numérica no Brasil, mas continuam constituindo minoria social em virtude do preconceito e discriminação que sofrem em uma sociedade ainda patriarcal e machista.

    Quanto a abuso sofrido na infância, o mesmo causa, sem dúvida alguma, diversos problemas para a criança, mas não é causa da orientação homossexual, estando este fato bem documentado.

    No tocante a demônios, e outras figuras mitológicas, como causadores da homossexualidade, essa é uma espécie de argumentação que encontra eco apenas em círculos religiosos fundamentalistas, não sendo admitida pelos cristãos esclarecidos e muito menos pela academia.

  10. Por que aquele deputadinho está combatendo o Kit macho ?
    Eles não criaram o Kit gay , a PLC 122 e etc ?
    Então cala sua boca , seu promíscuo . Faz você as obras que são de seu pai ( o diabo ), que nós faremos a de nosso pai , a saber, DEUS .

DEIXE UMA RESPOSTA