Lideranças evangélicas dizem que igrejas devem “estar ao lado dos oprimidos” e convocam fiéis para irem às ruas nos protestos sociais

44

Os movimentos sociais que saíram às ruas nos últimos dias nas capitais para se posicionar contra o aumento das tarifas do transporte público e outras mazelas da sociedade começam a receber o apoio de pastores e líderes evangélicos.

O reverendo Hermes C. Fernandes publicou um artigo em seu blog Cristianismo Subversivo e falou a respeito da reação policial às manifestações. De acordo com o reverendo, “a abordagem truculenta da polícia nos remeteu aos tempos da ditadura militar”.

“Sobrou até para jornalistas que cobriam o protesto. Alguns tentaram ridicularizar o movimento, dizendo que não valia a pena lutar por míseros vinte centavos. Os grandes veículos de comunicação anunciaram em tom jocoso”, comentou Fernandes.

A respeito da opinião pública, que em parte reprovou as manifestações, Fernandes chama atenção para o surgimento de um movimento semelhante aos organizados em países do Oriente Médio, em que a população protestou contra as ditaduras.


“Para uns, os manifestantes não passavam de baderneiros. Para outros, um bando de esquerdistas e anarquistas. Mas o que eu vi foi o despertar de um gigante, quiçá, semelhante ao que se levantou no mundo árabe recentemente, e que atendeu pela alcunha de ‘Primavera Árabe’. Convém lembrar que, coincidentemente, o estopim do grande movimento pelos direitos civis nos EUA encabeçado por Martin Luther King, Jr. foi uma crise entre a população negra de uma cidade e as empresas de ônibus”, relembrou.

Hermes C. Fernandes se diz favorável às manifestações por seguir o exemplo de Jesus: “Como pregador das boas novas do reino, não posso deixar de me posicionar. E sinceramente, jamais me posicionaria ao lado dos poderosos, dos que oprimem a população, dos empresários de ônibus e dos governos corruptos e hipócritas que só lembram do povo em época de eleição.  Seria como se os discípulos de Jesus se posicionassem por Herodes, Pilatos ou mesmo por César. Prefiro estar ao lado dos oprimidos, dos explorados, que cansados saem às ruas em busca de justiça”.

Outro pastor, Ariovaldo Jr, idealizador da Bíblia Freestyle e colunista do Gospel+, publicou um vídeo criticando a postura das pessoas que reprovam os protestos. Segundo ele, a lógica desse pensamento é que é “inútil” protestar contra pequenas coisas, porém o acúmulo de pequenos motivos levou o povo às ruas. Assista:

Assine o Canal

Isaac Palma, integrante da Rede Fale, publicou um artigo no blog do movimento relatando sua experiência durante a manifestação do último dia 11 de junho. No texto, Palma pondera que há diversas reclamações levada às ruas pelos manifestantes, e que o aumento das tarifas foi apenas o estopim.

“Invariavelmente, não foram os 20 centavos que nos levaram as ruas de São Paulo, apesar de existirem razões cabíveis para protestar por esses 20 centavos. Definitivamente não são apenas os valores das passagens que tem levado pessoas as ruas, não só em São Paulo, mas em várias cidades do Brasil. Existe algo simbólico em todo levante popular, não significa que o que o Estado fez nunca foi feito, mas que chegou ao nível de ser intolerável, não saímos as ruas por esse último aumento, mas por todos os que tiveram até agora e em um tipo de esperança de que eles não sejam mais uma realidade entre nós, graças a uma indignação constante”.

O ativista acredita que as manifestações podem ser o início de uma mudança de postura da sociedade em relação à cobrança que deve ser feita ao governo, e que, mesmo com demandas diferentes, os diversos grupos sociais que se uniram na Revolta do Vinagre representam a democracia: “Não podemos ser ingênuos a ponto de acreditar que mudaremos o Brasil de uma hora pra outra, ou que todos temos o mesmo sentimento, que todos os que foram as ruas acreditam nas mesmas coisas, esses movimentos aglutinam forças opostas dentro de si, e isso deve ser ressaltado, mas é justamente na contradição que emana a beleza dessa luta, somos sim contraditórios e múltiplos: plurais. Existem brigas e divisões, mas em comum decidimos Sonhar”.

Por Tiago Chagas, para o Gospel+

44 COMENTÁRIOS

  1. Os cristãos devem pensar muitas vezes em aderir !

    Primeiro, existem grupos maoistas e trotskistas infiltrados dando suporte ao MPL, segundo: grupos LGBT, Femem e feministas radicais também estão inclusos. Na base são jovens anti cristãos o que justifica inclusive a pichação de igrejas católicas e ultrajes a membros de igrejas evangélicas quando se despiram em protesto recente.

    Vamos observar, pois não está havendo respeito as maiorias e aos que estão sendo impedidos da saírem de seus respectivos trabalhos em direção as suas residências após um dia inteiro de batalha.

    Os cristão fizeram um gigantesco protesto em Brasília sem ferir o direito de cada cidadão seguir o seu caminho.

    Cuidado ! Pois a mídia está querendo seduzir os nossos segmentos.

  2. Vão se preocupar em pregar o evangelho e não apoiar anarquia e vandalismo, Jesus não é a favor de baderna, sempre pregou ordem e decência, ele mesmo disse dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus! Se fosse um protesto pacífico e com princípios cristãos como o que foi realizado em Brasília dia 05/06 está apoiado, pois não teve baderna, apenas um posicionamento social. Hoje em dias há muita gente confundindo as coisas, cristãos devem se posicionar em favor do evangelho e não de movimentos sociais que se manifestam com violência! Quero ver viver no Brasil se começarem com arruaça por qualquer motivo, o povo de Deus deve ser sábio e não se envolver em confusões, pois Deus não se agrada, Jesus disse que devemos respeitar as autoridades. Deus tenha misericórdia do Brasil!

    • Já li vários artigos deste reverendo presbiteriano, em todos eles eu via nas entrelinhas a veia esquerdista , agora ele mostrou a cara e ao que veio, crente é diferente ! é um povo pacificador , sem contendas e temperante, crente que se engaja nestes movimentos não tem o espírito de DEUS. Porque o espírito Santo em nós é a presença de DEUS, temos que ser imitadores de Cristo; eu pergunto; o Jesus Cristo estaria lá fazendo estes protestos ?

  3. O bom artigo do Reinaldo Azevedo revela bem as mazelas do movimento passe livre, quem são e o que querem de fato.

    Leiam !

    Paz e Bem

    veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/com-o-apoio-do-pt-que-elevou-a-tarifa-de-onibus-fascistoides-prometem-parar-de-novo-sao-paulo-movimento-diz-que-nao-tem-o-que-negociar-secretario-de-seguranca-cede-sem-pedir-nada-em-troca/

  4. e… por esta os gonvernantes nao esperavam nao. eles querem fazer o que bem querem, e empurrar de guela abaixo da populacao, os seus absurdos! so que dessa vez nao desceu na guela do povo nao. sou contra todo o tipo de violencia, o povo ta cansado de ser enganado. um dia herodes vestiu a sua roupa real e fez uma pratica, e ai o povo exclamou, voz de DEUS e nao de homem!!! o anjo do senhor ferio herodes na hora, e foi comido por bichos. com DEUS nao se brinca.

  5. “O gigante está se levantando” Já era hora, né minha gente?…Afinal, os políticos fazem o quem bem querem com nosso dinheiro e nós aplaudimos de pé. Essa é a hora Brasil!!!

  6. na verdade esta correto pois não é justo que outros lutem por melhorias e depois os acomodados evangelicos só desfrutem destes beneficios havemos de lutar sim e marcar presença, claro esta sempre ordeira mas deixando claro não votaremos maios em voces…

    • Sim, sim! Os manifestantes até destruíram uma carrinha da TV Record em São Paulo! Outros fazem pilhagem! Isto é respeitar os direitos de propriedade dos outros? Os cristãos devem estar envolvidos nestes protestos? Tenha paciência!

  7. Protestar, eis a questão… quer dizer, no Brasil, eis a confusão! O direito de se manifestar contra algo que não é de comum acordo da maioria ou minoria, não importa, é legítimo e está na Constituição. O dever de respeitar as autoridades, o Patrimônio Público e Privado e os irmãos Pátrios de pensamento contrário, também. O problema, é que muitos manifestantes de biqueira, desprovido de percepção do “amanhã”, saem provocando vandalismos que vai quebrar no bolso de todo mundo. Seria muito melhor, só o lombo desses baderneiros inconsequentes, serem quebrados pela “Polícia” do que, o coitado do trabalhador, pagar parte da conta feita por esses imbecis. “Os Governos”, agem no mesmo sistema dos Bancos, ou seja, não perdem nada pra ninguém. Protesto, se faz com marcha, cartazes e respeito a todos!

  8. Tô aqui de boca aberta por pastores fazerem convocações às igrejas para irem as ruas, pois eles por muito tempo chegaram a oprimir àqueles que se manifestavam e manipularam igrejas para se aliarem a estes políticos que os compraram dando-lhes benefícios e para as suas igrejas cedendo terrenos, telhas, ambulâncias etc. Quero saber se esses pastores estarão nas ruas ou apenas continuando a fazer manipulações dos seus púlpitos. Pastores com visão política? Ora essa é de me fazer rir.

  9. mas como vãos os evangélicos lutar para as ruas se as pessoas que estão nas ruas levando avante suas reivindicações, o fazem contra o governo e o governo está cheio de evangélicos? vai lutar irmão contra irmão? Não estou entendendo nada desta forma de “cristianismo”!

  10. O que nós cristãos podemos fazer é exigir a retirada do apoio de nossos representantes ao governo imediatamente, e acatar uma pauta de exigências que iríamos entregar.

    Podemos inclusive criar um fórum cristão para debatermos o assunto.

  11. É legitimo, não sejamos insipientes! A questão não é irmãos contra irmãos que teologia fraca! A questão que o povo está revoltado com DIVERSAS coisas e o aumento das passagens foi o ápice. O povo está indignado com AÇÕES DE APENAS CONTINUIDADE. Deve ter ações de AVANÇO e RESPEITO a sociedade por MENOS impostos e MAIS benifícios na SAÚDE, SEGURANÇA E EDUCAÇÃO.Está certo SIM, toma as ruas e dizer a TODOS os governantes que estamos vivos e existimos.

  12. SE os crentes verdadeiros entrar nisso quando der tudo errado caira em nos e nos seremos os culpados –sem nos envolver já nos criticam imagina se la estivermos —PAULO R —E O SOUSA EU concordo com vocês –não temos que nos intrometer nisso –nossa missão na terra esta muito além disso –OS CRENTES VERDADEIROS NAO DEVE SE ENVOUVER NISSO–muitos ali estão que não tem compromisso nem com a verdade nem tao pouco com o proposto mas sim com baderna e como E COMO DISSE O SENHOR MAURO ACIMA–muitos que ali estão são contra os crentes -são os mesmo que nos criticam –vamos nos preocupar com o santo evangelho e com as coisas de DEUS—que tiraremos muito mais resultado–AOS SENHORES –PAULO-R –SOUSA–E MAURO –meus parabéns –demos a cesar o que e de cesar -vamos dar ao nosso DEUS o que e dele e pronto–amem

  13. Como sempre o mundo evangélico alheio ao mundo lá fora, vivendo na fantasia e esperando sentado o céu. Levantem! Lutem para melhorar a Terra!

    O mais engraçado é ver que daqui alguns dias um bando de alienados sairá em multidão para a procissão evangélica, também conhecida como marcha pra “Jesus”, onde exaltarão pessoas “honestas” como Estevam e Sônia Hernandes…

    Cada um tem o que merece. Depois não perguntem para Jesus, no Juízo: “…mas Senhor, passei a vida falando em Seu nome”, pois Ele dirá: “Não vos conheço”.

  14. O correto e as eleições estão chegando então ai sim devemos nos unir –conclamar toda a nação evangélica deste brasil e nos unir –porque hoje no brasil so sera eleito um presidente com nosso apoio e isto que temos de fazer tirar esta corja nojenta de verdadeiro bandidos que estão no poder –erramos nos erramos sim porque foi nos que os colocamos la –mas agora podemos concertar nosso erro –E HORA DE TODOS OS EVANGELICOS DESTE BRASIL SE UNIREM E MOSTRAR NOSSA FORÇA –não para ir a esta bagunça –mas nas próximas eleições colocar no poder quem realmente merece –e que verdadeira mente tem compromissos sólidos com a nação –porque estes que ai estão são poucos os que merecem ficar –eu mesmo no pt nunca mais –PT NUNCA MAIS –PMDB NUNCA MAIS –ERREI CONFESSO –MAS NAO ERRO MAIS —-PORQUE NESTES QUE AI ESTAO NUNCA MAIS NUNCA MAI NUNCA MAIS –E TENHO DITO

  15. absurdo algum cristão batizado em nome de jesus e a favor da vida frequenta este tipo de protesto estamos em Deus so deus vai resolver nossa calsa coisas que são dessa vida não nos pertensse deixo aqui minha indiguinação a coisas banais missericordia povo Deus

  16. O conteúdo das palavras do amado irmão sou totalmente favorável e quanto ao despertar desse povo alienado que descorda ou não tem visão nenhuma do que é ser oprimido deve ser pelo fato desses minoria no pais viverem uma vidinha regalada a danoninho e papaizinho, mamãezinha vovozinha, vovozinho são os que sem uma boa função para a família e sociedade criticam esse irmão, porem devesse tomar cuidado em não desviar a culpa para a policia pois essa policia é publica é governada e comandada por um ditador que governa também nos o povo. É isso ai Rev: Hermes!

  17. Eu lamento a passividade dos meus irmãos evangélicos em relação a tudo o que é polêmico. Sempre tem esta postura de ser da paz, de que o mundo já no maligno e todos ficam sentados em seu sofá, ansiosos por sua vaguinha no céu.

    O mais engraçado ainda é ver essas mesmas pessoas fazendo uma procissão evangélica, também conhecida como marcha, que nada mais faz do que exaltar o “poder” de líderes “honestos” como Estevam e Sônia Hernandes.

  18. Eu nem OUSO em entrar nesse tipo de manifestação por alguns motivos:
    1- Essa manifestação está muito orquestrada. Primeiro foi em SP por causa “do aumento de 20 centavos”. E rapidamente se alastrou pelo Brasil inteiro, por motivos variados => conclusão: Tem alguém/alguma coisa organizando isso.
    2- Motivos ñ definidos. Em SP foi por causa da passagem; em Brasília por causa da Corrupção; no RJ por causa da violência; nos outros lugares por causa da Copa, Olimpíadas e lá vai bolinha… => Conclusão: O motivo VERDADEIRO e OBSCURO é PARAR O PAÍS; não precisa de motivos exatos!
    3- A maioria é estudante e estudante está em fase de formação => Conclusão: Massa de manobra; estudante é facilmente manipulável, pois basta um pseudo-intelectual falar q tal coisa é certa q eles creditam até a alma.
    4- O que a maioria faz nessas horas do manifestos? Ou TRABALHAM OU ESTUDAM! => Conclusão: o mesmo estudante q pinta a cara dizendo sobre os juros, é o mesmo q pede o celular da última geração ou video game do momento aos pais, só pq os amigos do Colégio têm; os estudantes q pedem cultura são os mesmos q enchem o saco no facebook postando idiotices; os estudantes q pedem fim à violência são os mesmo q enchem a cara de maconha nas faculdades!
    5- O próximo ano é eleitoral. Vejo um monte de bandeiras do PSTU no meio. => Conclusão: Quer um melhor reduto eleitoral do q estudantes formandos??
    .
    .
    Meus amigos. Isso q tá acontecendo, o buraco é mais fundo. Ñ boto o pé nisso, pois coisas obscuras ñ são agradáveis. Fique na sua casa tranquilo, q brevemente vc sentirá o fedor levantando… Fiquem na paz do Senhor!

  19. Coitadas das pessoas que ainda acreditam que podem fazer alguma coisa para mudar este mundo! Tudo irá continuar na mesma. Basta ver o que se passa no mundo árabe e o que se passa na Europa! Onde estão as melhoras? A crise aumenta. O terrorismo aumenta. A criminalidade aumenta…onde estão as melhoras deste mundo?

  20. Nem é preciso dizer que depredação não é aceitável.
    Essa lenga-lenga é porque além do esquerdoPATA tem o evangélicoPATA, forjado na ESCOLA ASSEMBLEIANA: “estudar é coisa do mundo”, “espera em Deus”. Isso empaca!
    O Deus verdadeiro não virá para esses tais, improdutivos!
    Sou testemunha ocular e auricular dessa insanidade. Mas os evangélicos quebraram esse jugo.
    Tem muito evangélico nessas manifestações!
    Pode crer!

  21. Sou evangélico, graças a Deus, mas discordo do Malafaia: “a ameaça dos comunistas” não seria nada se houvesse Lideranças Evangélicas em vez de impostores;
    se a ASSEMBLÉIA DE DEUS não tivesse ensinado por 6 décadas a não estudar;
    se tivéssemos aprendido a marchar em vez de “esperar por Deus” para vagabundo se locupletar, travestido de pastor.
    Essa luta é de gays, evangélicos, TODOS, é da conta do EVANGELHO DE CRISTO e é um recado para a tal BANCADA EVANGÉLICA (de aluguel), também.

  22. Espero que haja repercussão nas URNAS, por exemplo:
    1º) Poderíamos REPROVAR candidatos com mais de 4 legislaturas para renovar os Parlamentos Brasil afora. Já que não existe Lei impondo limite à re-eleição, os eleitores podem fazê-lo;
    2º) Poderíamos REPROVAR candidatos que “andam pra trás” para fugir. Caso de RAIMUNDO SANTOS do Pará, derrotado a Dep Federal (por encândalos), foi se haver como Dep Estadual.
    Fora, farsantes: RAIMUNDO SANTOS, SEVERINO CAVALCANTE!

  23. O Silas se equivoca reclamando: ” crentes, metem o pau em mim” (palavras dele). Ô Pastor Silas, o respeito muito MAS você está ERRADO neste particular!
    E ÓTIMO que o POVO EVANGÉLICO critique-se a si mesmo: 1º) Por que o próprio Deus se coloca à mercê da nossa escolha;
    2º) É triste a nação incapaz de fazer AUTOCRÍTICA e AUTOCORREÇÃO.
    A Reforma Protestante foi o movimento que mais contribuiu para isto. É que a “ESCOLA ASSEMBLEIANA” não sabe disto!

DEIXE UMA RESPOSTA