Líderes cristãos mundiais estariam mudando de opinião sobre a homossexualidade? Confira discursos recentes em tom amigável

21

Diversas lideranças cristãs ao redor do mundo tem adotado uma postura de maior empatia às questões ligadas à homossexualidade e até, relativas a mudança de gênero.

As igrejas anglicana e luterana tem adotado posturas de aceitação da prática, e recentemente a direção da Igreja Luterana nos Estados Unidos elegeu seu primeiro bispo homossexual.

No último fim de semana, Desmond Tutu, ex-arcebispo da Igreja Anglicana na África e um dos principais líderes ativistas dos Direitos Humanos no Continente, afirmou que preferia ir ao inferno a rejeitar homossexuais: “Eu não veneraria um Deus que fosse homofóbico e é assim que me sinto para falar sobre isso […] Eu me recusaria a entrar em um paraíso homofóbico. Chegaria lá e diria: ‘sinto muito, prefiro ir para o outro lugar’”.

A recente fala do papa Francisco na entrevista coletiva no voo de seu retorno à Roma no último domingo, 28 de julho, contra a marginalização dos homossexuais e determinando que não se façam julgamentos àqueles que buscam a Deus, também denota uma mudança de postura significativa.


Antes de sua eleição ao pontificado, o cardeal Jorge Mario Bergoglio foi um ferrenho opositor do casamento gay na Argentina, e teria dito a uma amiga de infância que considerava homossexuais como uma aberração, de acordo com informações do site gay A Capa.

O pastor Pat Robertson, 83 anos, ferrenho crítico de ativistas gays nos Estados Unidos e conhecido por suas falas polêmicas, recentemente fez declarações surpreendentes sobre um tema ligado à mudança de gênero.

Segundo Robertson, “há homens que estão no corpo de uma mulher”, e por isso não se deve julgar quem opta por uma cirurgia de mudança de sexo.

“É muito raro, mas é verdade. Homens ou mulheres que estão em corpos masculinos, e que querem uma mudança de sexo. Isso é uma coisa muito permanente e, acredite, quando você tem certas partes do corpo amputadas […] com vários tipos de hormônios… É um procedimento radical. Eu não acho que haja qualquer pecado associado a isso. Eu não condeno alguém por fazer isso”, afirmou.

As declarações, feitas durante o programa Bring It On-Line da Christian Broadcasting Network (CBN), foram bem recebidas por lideranças do movimento homossexual, e classificadas como “simpáticas” e demonstrativas de uma “mudança de ritmo” por parte de Robertson.

Gays x Evangélicos no Brasil

As principais lideranças evangélicas pentecostais e neopentecostais no Brasil mantém sua postura contrária à prática homossexual. Mesmo com a tendência observada ao redor do mundo, pastores como Silas Malafaia e Marco Feliciano (PSC-SP) são os principais defensores da doutrina que condena como pecado o casamento gay e outros assuntos relacionados à questão.

Por Tiago Chagas, para o Gospel+

21 COMENTÁRIOS

  1. Sobre a homossexualidade segue o que diz o Catecismo da Igreja Católica:

    2357 – A homossexualidade designa as relações entre homens e mulheres que sentem atração sexual, exclusiva ou predominante, por pessoas do mesmo sexo. A homossexualidade se reveste de formas muito variáveis ao longo dos séculos e das culturas. Sua gênese psíquica continua amplamente inexplicada. Apoiando-se na Sagrada Escritura, que os apresenta como depravações graves (Gn 19, 1-29; Rm 1, 24-27; 1 Cor 6, 9-10; 1 Tm 1, 10), a tradição sempre declarou que “os atos de homossexualidade são intrinsecamente desordenados” (Congregação da Doutrina da Fé, decl. Persona humana, 8). São contrários à lei natural. Fecham o ato sexual ao dom da vida. Não procedem de uma complementaridade afetiva e sexual verdadeira. Em caso algum podem ser aprovados.

    HOMOSSEXUAIS – NÃO DISCRIMINÁ-LOS

    2358 – Um número não negligenciável de homens e de mulheres apresenta tendências homossexuais profundamente enraizadas. Esta inclinação objetivamente desordenada constitui, para a maioria, uma provação. Devem ser acolhidos com respeito, compaixão e delicadeza. Evitar-se-á para com eles todo sinal de discriminação injusta. Estas pessoas são chamadas a reali­zar a vontade de Deus em sua vida e, se forem cristãs, a unir ao sacrifício da cruz do Senhor as dificuldades que podem encontrar por causa de sua condição.

    HOMOSSEXUAIS – VIVER A CASTIDADE

    2359 – As pessoas homossexuais são chamadas à castidade. Pe­las virtudes de autodomínio, educadoras da liberdade interior, às vezes pelo apoio de uma amizade desinteressada, pela ora­ção e pela graça sacramental, podem e devem se aproximar, gradual e resolutamente, da perfeição cristã.

  2. Infelizmente esse religiosos, ao contrário do apóstolo Paulo, não guardaram a fé e estão se conformando com o mundo. Não à toa, a ideologia de gênero avança sem encontrar resistência. Esse religiosos nem mesmo sabem do que se trata. Mesmo Marisa Lobo, sendo psicologa, parece que apenas agora se atentou para isso, como mostra o seu recente artigo sobre a desconstrução da heteronormatividade. Algo que já está no PNDH-3 há muitos anos.

    • Concordo plenamente uma coisa é aceitar o homosexual,outra coisa é aceitar ato praticado pelo homosexual.As igrejas evangélicas recebem as pessoas que procuram a igreja para viver uma vida diferente da que ele está vivendo,vida com Deus de acordo com a bíblia é uma vida seguindo a palavra.e a bíblia condena tal ato.

  3. Recentemente assisti a um vídeo que tratava sobre sexo anal. A preletora era uma médica que tinha feito residência no hospital GRAFE GUINLE, na praça da Bandeira, Rio/RJ, hospital este onde se tratou e faleceu CASUZA. (Segue abaixo o link)Por outro lado, existem várias outras práticas as quais a sociedade mundial não aceita como normalidade, por que não se trata de uma coisa normal, foge ao natural. Basta se analizar o comportamento de determinados indivíduos com este desvio, que verificaremos que não é uma coisa natural, mas sim forçada. Chega deste assunto. O normal é homem e mulher, o que passa disso é aberração e pronto. Vejam a reportagem e voces entenderão o que quero dizer. Sexo normal entre homem e mulher, é gostoso e faz bem, é saldável. Sexo anal, não é normal, é gostoso, mas faz mal.
    (YOU TUBE-Palestra muito útil e esclarecedora sobre sexo anal)

  4. Nao vamos confundir alhos com bugalhos…Uma coisa eh acolher o gay,o que eh corretíssimo,uma vez que a Igreja eh um hospital de almas em busca de libertação.Outra coisa completamente diferente eh a Igreja acolher o homossexualismo,com membros do seu ministério nessa pratica imunda aos olhos de Deus.

  5. Podem mudar o quanto queiram seus pensamentos suas posições suas ideias seus discursos, mas a Palavra de Deus jamais mudara passara os céus e a terra mas ela de maneira nenhuma mudara, homossexualismo e PECADO SIM NAO TEM COMO MUDAR OU INVALIDAR A PALAVRA DE DEUS

  6. O Catecismo da Igreja Católica explica isso muito bem. Diz que eles não devem ser discriminados por causa disso, mas integrados na sociedade.” No entanto, vários portais de notícias comemoraram o que parecia ser a “habilitação” do ato homossexual. Nada mais falso. Basta ler o trecho do Catecismo ao qual o próprio Papa remete, demonstrando continuidade com o ensinamento moral da Igreja. Verificar no parágrafo 2358:

    Paz e Bem

  7. Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios;
    Pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência;
    Proibindo o casamento, e ordenando a abstinência dos alimentos que Deus criou para os fiéis, e para os que conhecem a verdade, a fim de usarem deles com ações de graças;

    1 Timóteo 4:1-3 ESTAMOS NESSE TEMPO…TEMPO DA APOSTASIA…DO ENGANO! ACORDA IGREJA DO SENHOR!

  8. ATENCAO! tem uma igreja aqui na terra que o homem nao ganha para pregar, e a PALAVRA, e revelada pelo ESPIRITO SANTO. vao la fazer uma visita. la voce nao precisa pagar para ouvir a PALAVRA DE DEUS. vai la tem uma grande VITORIA,te esperando. ha antes de criticar conheca primeiro. DEUS ABENCOE.

  9. Nossa regra de fé é a Bíblia, portanto não importa o que líderes cristãos digam ou venham a dizer. Portanto , para os verdadeiros cristãos , a Palavra final para nós será sempre a PALAVRA DE NOSSO DEUS.

    • Pitagoras,
      Pelo visto, só vc não aprendeu a respeitar né? seja la o que vc for..agnostico, ateu…
      Já que voce reconhece que eles estão aprendendo a respeitar, então faça uso do exemplo deles e aprenda voce também a respeitar a escolha alheia!!!

  10. Acho que não são as vontades dos lideres da igreja que deve moldar a igreja, creio que apenas a Palavra de Deus deve ser lavado em conta… igrejas que aceitam o pecado livremente estão longe de ser o corpo de Cristo(Igreja), abandonando assim o titulo de Cristã… apóstata…só.

  11. Pitagoras,
    Já que voce reconhece que eles estão aprendendo a respeitar, então faça uso do exemplo deles e aprenda voce também a respeitar a escolha alheia!!!

    • Faleiro, e como vc. chegou a essa conclusão e meu respeito? Vc. está deverás enganada.!
      Vc. está cofundindo “discordar”, com “não respeitar”; P.ex. : eu discordo da escolha do prefeito da minha cidade. Entendeu ?

      • Vez ou outra, leio os seus comentários sempre ofensivos e levianos, assim como vc é ateu, sou cristã, voce defende uma causa, por exemplo , defende que ” Deus não exista” e defende os principios que isto envolve, da mesma forma eu acredito que Ele existe, e acredito também nos principios que ele deixou na biblia entende? Voce deve respeitar isto, assim como eu respeito sua posição de não crer em nada disto. A biblia diz que o homossexualismo é pecado, mas isso não me dá o direito de ser preconceituosa, isso sim é desrespeito, mas eu posso discordar dá pratica! Voce está confundindo e sendo preconceituoso, nem todo cristão é igual, não somos obrigados a ir de encontro à biblia. Devemos amar a todos, sem distinção de sexo, cor ou opção sexual, dai a concordar com suas praticas não!

  12. Tudo isso, não é novidade para quem estuda a Verdadeira Palavra de Deus.esses são os Verdadeiros anti-Cristo, e todos eles sabem( se Lêram as Escrituras Sagradas)qual sera o fim deles.Antes não tivesem conhecido.Povo de Deus, Lêam, os Livros de Do Proféta Daniel, e o Apocalipse, e vejam, falta bem pouco, para tudo ser conssumado.O Setimo Rei, ja esta la na Cidade das Sete Colinas, e logo entregara o seu (R)reinado ao anti-Cristo, (diabo).por ser um espirito, ele tomara um corpo, e todos o adorarão.

  13. Sinceramente, confesso que há pessoas que conseguem interpretar e explicar a Palavra de Deus de tal forma que são realmente capazes de mudar o pensamento de muitos a respeito de toda uma série de práticas, hábitos e costumes tidos como próprios da natureza desde os primórdios. Em tempos assim, quando também estou prestes a aceitar essas revisões e atualizações na interpretação da Palavra, só me resta apegar-me às próprias palavras de Jesus Cristo: “E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me. Porque, qualquer que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas qualquer que, por amor de mim, perder a sua vida, a salvará.” (Lucas 9:23-24) Afinal, Ele nunca disse que seria fácil, e mesmo quando disse: “Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício. Porque eu não vim a chamar os justos, mas os pecadores, ao arrependimento.”
    (Mateus 9:13), está bem claro a quem Ele veio e com que propósito. E, pra finalizar, Jesus deixou bem claro: “Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim anular, mas cumprir.
    Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til jamais passará da lei, sem que tudo seja cumprido. Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus.” (Mateus 5:17-19). “Eu e o Pai somos um.” (João 10:30).

DEIXE UMA RESPOSTA