Na madrugada desta sexta-feira, 21 de janeiro, o presidente Jair Bolsonaro comunicou o falecimento de sua mãe, Olinda Bolsonaro, aos 94 anos. Ela estava internada em um hospital do interior paulista.
Por meio de suas contas nas redes sociais, o presidente lamentou a morte de sua mãe: “28/março/1927 – 21/janeiro/2022. Sra. Olinda Bonturi Bolsonaro. Com pesar [comunico] o passamento da minha querida mãe. Que Deus a acolha em sua infinita bondade. Nesse momento me preparo para retornar ao Brasil”.
Em março de 2020, quando sua mãe estava prestes a completar 93 anos, o presidente a homenageou nas redes sociais: “Em nome da Sra. Olinda Bonturi Bolsonaro, minha mãe que fará 93 anos dia 28/março, saúdo todas as mulheres do nosso Brasil. ‘A mulher sábia edifica o lar’. Provérbios 14:1”, escreveu o presidente.
O presidente estava em viagem oficial desde a manhã da última quinta-feira, 20 de janeiro, em Paramaribo, no Suriname. A viagem duraria dois dias, e também incluiria a Guiana, segundo informações do portal G1.
Olinda Bolsonaro estava internada no Hospital São João, em Registro (SP) desde a última segunda-feira, 17 de janeiro. A causa da morte ainda não foi informada. Ela morava na cidade de Eldorado, que fica a 52 quilômetros de distância de Registro, mas não conta com hospital de referência.
– 28/março/1927.
– 21/janeiro/2022.
– Sra. Olinda Bonturi Bolsonaro– Com pesar o passamento da minha querida mãe.
– Que Deus a acolha em sua infinita bondade.
– Nesse momento me preparo para retornar ao Brasil. pic.twitter.com/iJBdbxkMMX— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) January 21, 2022