O PEPE é um programa socioeducativo criado em 1992, ano da Conferência Rio 92, por duas agências missionárias da Convenção Batista Brasileira (CBB), a Missões Mundiais e Missões Nacionais, com o propósito de defender os direitos de crianças menos favorecidas proporcionando-lhes uma educação de qualidade criando consciência de sustentabilidade.
Duas décadas depois, oportunamente, no mesmo ano em que se realiza a Conferência Rio +20,o mundo novamente se volta para temas como meio ambiente, autossustentabilidade, água, ar, despoluição, renovação, energia, solo, reflorestamento, desenvolvimento sustentável, etc, e programa PEPE volta a ressaltar a importância desses assuntos, pois, compreendendo a urgência, em seus 20 anos de atividade tem desenvolvido uma educação capaz de enfrentar os principais desafios atuais.
Proteção ao meio ambiente, respeito e preservação de diferenças culturais e naturais, defesa dos direitos humanos, especialmente das crianças, são pontos que têm sido defendidos e praticados pela instituição. Através da interdisciplinaridade, o programa tem criado pilares na educação infantil priorizando a realização do conhecimento consciente com esses fatores, embasados no Evangelho, na Palavra de Deus.
Terezinha Candieiro, missionária e coordenadora internacional do programa, explica que esse conhecimento disseminado nos locais onde o PEPE está presente é feito com a intenção de se criar uma consciência, “a fim de que tomemos responsabilidade e cuidemos deste mundo criado por Deus, e que deve ser mantido por nós”, cita a missionária.
Fonte: Gospel+