Pastor e fiel são presos e levados a julgamento por lerem a Bíblia em voz alta num espaço público

9

Um pastor e um membro de sua denominação foram presos e levados a julgamento por terem lido a Bíblia em voz alta, num espaço público. O caso ocorreu no condado de Murrieta Riverside, na Califórnia.

O pastor Bret Coronado e Mark Mackey estava acompanhados de outros membros na calçada em frente ao Departamento de Veículos Automotores (DMV) e liam suas Bíblias, quando um policial rodoviário os deteve dizendo que eles não poderiam “pregar para um público cativo”.

Como não existe no Código Penal da Califórnia nenhum artigo sobre isso, o policial alegou que eles haviam violado a Seção 602.1 (b), que é destinado a proteger empresas que intimidem manifestantes para desocupar as entradas de seus clientes, em caso de protestos, e prevê prisão por 90 dias ou multa de até US$ 400,00.

Como o pastor e o membro estavam a cerca de 40 metros da entrada do DMV – que não estava em funcionamento no horário – e não estavam protestando, a defesa de ambos alega que a ação do policial foi equivocada.


A entidade Advocates for Faith and Freedom, formada por advogados e que visa a proteção da fé e liberdade, protocolou uma ação federal contra a Patrulha Rodoviária da Califórnia por detenção ilegal.

Em contrapartida, o promotor Paul Zellerbach decidiu acusar os dois por violação de propriedade do Estado, tido como contravenção no Código Administrativo Califórnia, Seção 1860 (a), que diz que “nenhuma pessoa deve possuir ou transportar qualquer manifestação ou reunião em prédios públicos ou terrenos a menos que tenha obtido uma autorização do referido departamento “.

O fato ocorreu há mais de um ano, porém os imbróglios ligados ao evento postergaram o início do julgamento, que começou na última segunda-feira, 05 de agosto, e tem previsão de duração de cinco dias.

Os advogado de defesa Nic Cocis e Robert Tyler, conselheiro geral da Advocates for Faith and Freedom, estará defendendo o pastor Bret Coronado e Mark Mackey. “Estes homens estavam com a permissão do direito da Primeira Emenda à liberdade de expressão. Eles estavam simplesmente compartilhar sua fé em propriedade pública, e vamos defender seus direitos constitucionais. Esta acusação equivale a nada mais do que vingança para a nossa apresentação de uma ação judicial federal”, afirmou Tyler

De acordo com o Charisma News, a defesa alega ainda que o processo em execução é inconstitucional porque viola o direito da Primeira Emenda à liberdade de expressão e é inconstitucionalmente vaga, violando a cláusula do devido processo da Décima Quarta Emenda. Além de argumentar que a exigência de licença não se aplica porque ambos não estavam envolvidos em uma manifestação ou reunião.

Por Tiago Chagas, para o Gospel+

9 COMENTÁRIOS

  1. COMO DIZ UM ANCORA DO JORNALISMO BRASILEIRO, ISTO E UMA VERGONHA, vemos que a perseguição não e so no brasil mas no mundo todo, mas não tem problema DUES esta no comando e vamo qui vamo

    • POR mim eu não estou nem ai passo entra em um ouvida sai no outro, os cremtes verdadeiros tem base solida meu caro não andamos por ventos de doutrinas nem por ventos de falas humanas ainda mais de historinhas emurroidasticas do bocajge, as quais são adoradas em ouvilas os mentes abertas com o miolo nas partes baixas, não somos como estes idiotas se estam falando nas praças ou nas ruas sem problema algum

    • Entra por um ouvido, sai pelo outro e a vida segue. Se tudo for motivo de barulho, aqui na Bahia a guerra civil já estaria declarada e o sangue derramado chegaria ao calcanhar!

      Agora honestamente: duas pessoas à 40 metros fora do horário de atendimento e em um país que prega a liberdade de expressão merecem ser levadas a julgamento? Ou os vivas são apenas por que as pessoas envolvidas são evangélicas?

  2. PUXA VIDA errei duas palavra ali abaixo crente e ouvido, daqui a pouco vem o professor do site o Edy Ex mancebo silva brabo porque eu errei em duas palavrinha olha a do cara ai, nem respondeu o que escreve para ele la no outro comentário eu em

  3. Boa Tarde, meus irmãos! É chegado o Reino dos Céus, Jesus está voltando, Vamos pregar Jesus Cristo. Quem crer será salvo. vamos também pregar com AMOR, respeitando as opiniões e aguardando a volta de Jesus. Não podemos entrar em confusões, pois isto não leva a nada. Jesus AMA vocês. Um forte abraço.

  4. Por acaso uma pessoa podes ir ao céu se nem creres no criador do mesmo? Que caminho essa pessoa acha que é o melhor para ela? Qual será a garantia de vida dessa pessoa? Porque não deixar Deus tomar o seu ser por completo? Será que algo a impedi de ver a verdade? Será que esse algo ñ está propositando destruir a vida dela? Pense! reflita! O mundo não é seu lugar!

  5. Ei, oussa esta palavra antes de falar algo: porque não temos que lutar contra carne e nem sangue, mais sim contra os principados “demonios”contra as potestades “mais demonios” contra as hostes epirituas da maldade nos lugares santos ” casa de Deus” Efésios 10:11.

    Mais Para vencermos os demonhos, a Bíblia nos ensina um versiculo antes o “Dez”: fortalecer no Senhor e nao força do seu poder, revestir de toda a armadura de
    Deus para que posamos estar firmes contra as astutas ciladas do diabo.

    Ei, me reponda: do que tens se revestido neste ultimos dias? De Deus? Ou de vc mesmo? De sua própia indomavel lingua? O do dono de todo o poder? Pense! reflita! E tenha toda a atenção eles estão a soutas? Corra! Corra para os braços de Deus. Não áh outra solução. Eu declaro ao mundo isso.

DEIXE UMA RESPOSTA