Apesar de existir há décadas, o heavy metal cristão ainda não é tão popular em muitas igrejas. Apenas um público mais específico, voltado para esse gênero musical, está familiarizado em ver apresentações de rock evangélico durante os cultos a Deus, como acontece na denominação batista Crash Church, aqui no Brasil.
Para um pastor luterano que vive na Finlândia, por outro lado, a ideia é popularizar o heavy metal cristão para todos os públicos. Pensando nisso, ele iniciou em 2006 o primeiro culto incluindo uma banda de rock durante os louvores.
“Nós não mudamos a letra dos hinos”, disse Haka Kekäläinen, de 50 anos. “Nós apenas mudamos os arranjos musicais para ajustar os ritmos da música de metal. Os hinos contêm algumas palavras muito agressivas. Elas se encaixam com a música de metal”.
O pastor Haka é o líder da Igreja Evangélica Luterana da Finlândia. Sua proposta não encontrou resistência entre os membros, especialmente porque a Finlândia é considerada uma referência mundial do heavy metal, tendo mais metaleiros por metro quadrado do que qualquer outro país no planeta.
O pastor Haka se surpreendeu ao perceber com o passar desses anos que mesmo os membros que não são considerados “metaleiros” passaram a gostar do gênero durante os louvores, e de todas às idades.
“Em um de nossos cultos, notei que o espectador mais jovem tinha dois meses de idade”, diz Kekäläinen. “O mais antigo tinha 87 anos. Nós atraímos muitas pessoas que não são crentes. Nós mostramos a elas que é possível se divertir na igreja”.
A banda de Haka já gravou um CD e conseguiu vender todas as 8 mil cópias. Atualmente eles fazem apresentações também em eventos seculares e até fora do país.
O metal cristão como referência no Brasil
O heavy metal possui diferentes variações musicais, indo do melódico ao mais agressivo. Aqui no Brasil, bandas como Stauros, Metal Nobre e Andidemon abriram caminho pra uma geração de jovens cristãos que resolveram fazer da música, até então, considerada “do diabo”, uma expressão de louvor a Deus e ferramenta para alcançar outras vidas.
“As pessoas não esperam uma Igreja como nós. Não esperam que com esse estereótipo sejam pessoas de Deus. Jesus não parecia o Messias, assim como nós não parecemos evangélicos”, disse o pastor Antônio Carlos Batista, líder da banda Antidemon, segundo o Templo Metal.
A igreja liderada pelo pastor Batista, a Crash Church, foi fundada em 1998 em São Paulo e já ganhou amplo destaque na mídia secular. Antindemon é uma das bandas de heavy metal cristão mais conhecidas fora do Brasil, especialmente entre os países latinos.
“Assim como as bandas de metal usam imagens muitas vezes de demônio, nós usamos também, mas colocamos ele no lugar que nós acreditamos que ele está, acorrentado, destruído, humilhado”, conclui Batista. Com informações: My Christiandaily