Ameaça da perseguição a cristãos motiva reunião histórica entre papa e patriarca ortodoxo

26

O papa Francisco protagonizará um encontro histórico com o patriarca da Igreja Ortodoxa Russa na próxima sexta-feira, 12 de fevereiro, em Cuba. A reunião é a primeira entre os líderes das duas denominações desde 1054, quando houve a divisão que originou a Igreja Ortodoxa, e foi motivada pela perseguição religiosa aos cristãos.

Desde que assumiu o pontificado, Francisco vem se dedicando a aproximar as diferentes tradições cristãs, no que vem definindo como um esforço de união para enfrentar os difíceis tempos atuais. Em mais de uma ocasião, o papa se desculpou com os cristãos protestantes pela perseguição católica séculos atrás.

Agora, no primeiro encontro entre um papa e um patriarca da Igreja Ortodoxa Russa em quase mil anos, o objetivo é acertar os ponteiros para atuar na luta contra a perseguição aos cristãos, promovida por grupos fundamentalistas ao redor do mundo, principalmente muçulmanos.

De acordo com informações da Agência Brasil, o chefe das Relações Exteriores da Igreja Ortodoxa russa, Hilarion de Volokolamsk, “o tema das perseguições aos cristãos será central neste encontro”.

Pelos lados dos católicos, o padre Federico Lombardi, porta-voz do Vaticano, informou que a escolha de Cuba como local do encontro se deu pelo país ser um “território neutro”, pois o patriarca ortodoxo russo Kirill tem viagem agendada rumo à América Latina, enquanto Francisco viajará ao México. Assim, a ilha governada pelos irmãos Castro serviu como ponto de encontro geograficamente estratégico.

A divisão

A Igreja Ortodoxa surgiu após o cisma de 1054, quando o ramo oriental dos cristãos romperam com a Igreja Católica por conta de divergências teológicas. Desde então, a denominação sediada em Roma cresceu e se tornou a religião de 1,2 bilhão de cristãos ao redor do mundo, enquanto os ortodoxos somam 250 milhões de fiéis, basicamente restritos à Grécia, Rússia, Ucrânia e outros países vizinhos. A Igreja Ortodoxa Russa tem mais da metade desses fiéis, somando 130 milhões.

26 COMENTÁRIOS

  1. Com relação as desculpas, mais uma bobeira do Papa. Quem disse que ele é culpado pelas perseguições aos protestantes da idade média? E que efeito terá esse pedido pela culpa dos outros? Eles perseguidores irão responder com Deus, e não o Papa atual.
    Falta- lhe uma coisa: Pregar em nome de Jesus, mas sem a mariolatria e os ídolos.

  2. Até que enfim, o papa está desenvolvendo o papel de um estado. pois membro da ONU.

    Bom, uma vez conversado com outros grupos, que ele e os demais grupos de cristãos conduzam a ONU grupo de normas visando punir os países que desrespeitam o direito de escolha de credo.

    Não podemos estar comprando produtos de países que não respeitem o próximo por conta da religião,aí inseridos: combustível, eletrônicos, gás, alimentos, tecnologia, carros…, afinal como um país permanecer membro se não exige dos seus cidadãos respeitar o direito de escolha?

    Cristão e religioso algum é cachorro raivoso para ser espancado e morto nas ruas.

    Como os governantes são de posturas inertes, por isso a necessidade de regular em nível da ONU, inclusive ela conceder um prazo de vinte anos para que todos passem a ter eleições democratas, mudar paulatinamente os governos, ficando só os povos como regentes de si, nada de famílias, nada de castas de religisiosos, de grupos, inclusive com alternância de partidos, seno ora da situação e ora da oposição, enfim, todos mandando em seus países.

    O mundo é de todos, não de uns supostos privilegiados. E quem tem o dever de ensinar, de passar essas lições e colocar como metas é a ONU.

  3. Até que enfim, o papa está desenvolvendo o papel de um chefe de estado. pois o vaticano é membro da ONU.

    Bom, uma vez conversado com outros grupos, que ele e os demais cristãos conduzam a ONU projetos de normas visando punir os países que tendem a desrespeitar o direito de escolha de credo.

    Não devemos comprar produtos de países que desrespeitem o próximo por conta da religião,aí inseridos: combustível, eletrônicos, gás, alimentos, tecnologia, carros…, Como um país permanecer membro da ONU se não exige dos seus cidadãos respeitar o direito de escolha quanto a credo?

    Cristão e religioso algum é cachorro raivoso para ser espancado e morto nas ruas do mundo.

    Como os governantes são de posturas inertes, daí a necessidade de se regular em nível da ONU. sendo importante que ela conceda prazo não superior a vinte anos para que se exija eleições democratas de todos os países membros, mudando, assim, paulatinamente os governos,

    Os povos devem ser regentes de si, nada de famílias, nada de castas de religisiosos, de grupos, tudo com alternância de partidos, sendo por princípio que ora a situação esteja no poder, passo seguinte, como seja, nos quatro anos depois, a oposição. Enfim, todos mandando em seus países. Ora, o mundo é de todos, não de uns supostos privilegiados.

    E quem tem o dever de ensinar e de ser didático quanto a esses temas, ou seja, de repassar essas lições e colocar como metas, em verdade, é a ONU.

    • CARA DE PAU VC LEVI!

      VC DISSE NA OUTRA PAGINA QUE EU IA PRO INFERNO POR JULGAR O PECADO QUE A PALAVRA DIVINA CONDENA, AGORA VC APOIA UM FEITO ANTI CRISTAO COMO CERTO QUANDO A MESMA PALAVRA DIVINA AFIRMA QUE LUZ NAO SE UNE COM TREVAS!?

      VC NOS ENVERGONHA COM SUA POSICAO DUBIA, MAIS FAVORAVEL A UM ENGANO SATANICO QUE A VERDADE DIVINA!

      • Hildo,

        Diga o motivo exato de eu dizer que você iria pro inferno.

        Mas o que eu apoio mesmo que tem o perfil de anticristão? Tô entendendo nada.

        Eu não falei de se sentar à mesa pra comer, beber, depois irem dormir.

        Cristo deixou bem claro quanto aos pacificadores, seu galardão.

        Todo o pacificador obrigatoriamente deve pertencer ao teu grupo de santos?

        Ora, meu caro, até o diabo se quiser hoje baixar as armas e trabalhar em prol da paz, passará a ser pacificador, imagine esse papa, os fundamentalistas islâmicos.

        Eu não sabia que teria de condenar os que você tem por irremediáveis pecadores?

        Deus deu oportunidade a você de ser filho dele após se arrepender, então aos demais, não?

        Meu caro, sinto muito sobre o seu desconforto de não estar vendo esse papa agindo como a maioria agiu.

        Parece que você gosta de sofrer. Estamos sofrendo da parte dos muçulmanos, aí você quer que a igreja católica via sua figura principal ressuscite as abomináveis práticas do passado e venha colher fígado dos que lá não estão?

        Quantas vezes esse papa demonstrou ser diferente, pode até estar fingindo.

        Eu tenho que acreditar nas ações presentes, pois se ele vai mudar, se vai ter outra postura na frente, aí cada coisa a seu tempo, é quando eu desembanharei a espada da crítica. Por enquanto estou vendo coerência da parte dele com as causas humanas, já as de teologias, estas não vejo mudanças e nunca falei nesse sentido.

        • levi varela disse: 8 de fevereiro de 2016 ás 2:05 am

          Hildo, Quem vai pro inferno é tu, julgando os outros pro
          achismo; Desde quando evangélico precisa falar que ajudar
          o irmão? Meu caro, deixe de querer opinar sobre algo que
          ou não conhece ou é má fé no julgamento,mentira
          portanto

        • VAI DIZER QUE NAO SABE PQ ESCREVEU ISSO TBM?

          ESSE MALDITO SER TRAVESTIDO DE “PACIFICADOR” E UM ANTI CRISTO REVELADO, ESSA UNIAO DE CRENCAS ATE COM SATANISTAS E MACUNBEIROS
          (QUE ODEIAM JESUS CLARAMENTE EM SUAS TREVAS)
          E UM ATO CONDENADO PELA BIBLIA POIS A REVERENCIA E ADORACAO E TANBEM A SALVACAO NAO DEVE HAVER MISTURA COM I D O L O S!

          PACIFICADOR QUALQUER SO HERDARA A TERRA POS JUIZO FINAL SE TIVER O NOME NO LIVRO DA VIDA E, SO O TERA SE FIZER PARTE DO GRUPO DE SANTOS A QUE DEUS ESCOLHEU PRA SERVIR-LO!

          EU CONSIDERO ALGUEM IRREMEDIAVEL PECADOR?

          EU QUERO QUE O PAPA ARRANQUE FIGADO?

          VC ALEM DE DOIDO E MENTIROSO E NAO CONHECE AS ESCRITURAS PRA CRER NUMA ABOMINACAO DESGRACADA COMO O DIABO PRA SER PACIFICADOR E HERDAR A TERRA!

          VC NAO ESTA BUSCANDO SABEDORIA QUE VEM DO SANTO ESPIRITO!

          • Hildo(homem bombacristão),

            Escrevi sim em face de fazer dizer que os evangélicos não desenvolvem ações sociais. Eu perguntei se era importante seguir o conselho de Cristo ou o teu? O ser humano tem que seguir a Cristo, daí não sair corneteando o que faz. Você, prefere os condenar por não ouvir dizer de suas ações. Como você estava julgado de forma temerária, devolvi na mesma moeda o chamando de julgador.

            Ora, meu caro, todos nós somos pecadores ante Cristo. O que nos salva é que ora faço o bem aqui e ali.

            Cristo se juntou aos romanos, os que o mataram na cruz ao curar o servo do centurião.

            Meu caro, todos os dias a gente se envolve, negocia, faz acordos com todos os tipos de gente, se eu for exigir negócios apenas com santos/anjos, não produzo e nem gero nada.

            Cristo veio aqui se envolver com os doentes, não com santos, ele veio ensinar aos errados a se comportarem.

            Pode ficar com os seus santos, eu prefiro fazer parte, ombro a ombro com os filhos das trevas convencendo eles de seus pecados e partindo para corrigir o mundo.

            Sinto muito, mas Deus olha pra dentro dessa igreja e manda o povo dele sair dela enquanto há tempo pra não ser maculado com ela, ou seja, lá há os que fazem a vontade de Deus.

            Não sei onde você está aprendendo esse evangelho de discriminação, de afastar os irmãos uns dos outros. Volte pro seu rebanho certinho, seus irmãos limpinhos, fico aqui com Cristo, o que desceu a esse terra esgoto, que não teve medo de se misturar, de falar o bem, de conduzir as pessoas a ter posturas éticas.

          • Hildo, homem bombacristão,

            Escrevi sim em face de você dizer que os evangélicos não desenvolvem ações sociais.

            Eu perguntei se era importante seguir o conselho de Cristo ou o teu?

            O ser humano tem que seguir a Cristo, daí não sair por aí corneteando o que faz.

            Já você, prefere os condenar por não ouvir falar de suas ações sociais.

            Se você estava julgado de forma temerária, devolvi na mesma moeda, chamando-o também de julgador.

            Ora, meu caro, todos nós somos pecadores ante Deus, portanto o que nos salva a nós outros é o pouco que faço aqui e acolá. Perfeição, somente Deus.

            Cristo se juntou aos romanos, provando eu isso(da união dele com os que o mataram na cruz) ao curar o servo do centurião, ou seja, um salto para a paz.

            Meu caro, todos os dias a gente se envolve, negocia e faz acordos com todos os tipos de gente, se eu for exigir negócios apenas com santos/anjos, não produzo e nem gero nada.

            Cristo veio aqui se envolver com os doentes, não com santos, ele veio ensinar aos errados a se comportarem, a conversarem, a se amarem.

            Pode ficar com os seus santos/anjos, eu prefiro fazer parte, ombro a ombro com os filhos das trevas convencendo com eles sobre seus pecados e partindo para corrigir o mundo.

            Sinto muito, mas Deus olha pra dentro dessa igreja, a católica, e manda o povo dele sair dela enquanto há tempo pra não ser maculado com ela, ou seja, lá há os que fazem a vontade de Deus.

            Não sei onde você está aprendendo esse evangelho de discriminação, de afastar os irmãos uns dos outros.

            Volte pro seu rebanho certinho, seus irmãos limpinhos, fico aqui com Cristo, o que desceu a esse terra esgoto, que não teve medo de se misturar, de falar o bem pros do esgoto, de tentar conduzir as pessoas a ter posturas éticas.

          • AGORA SO TERRORISTA?!

            TENHA UM PINGO DE VERGONHA!

            NAO NASCEU DE NOVO VC!

            JESUS FOI PRESO POR CURAR MALCO?

            QUERO QUE OS CRENTES DIVULGUEM O QUE FAZEM?

            TU E MUITO DO SACANA DESCARADO LEVI!

            A IGREJA QUE HONRA JESUS O PROPRIO DE UM JEITO OU OUTRO MOSTRA O TRABALHO QUE A MESMA FAZ, ELE A HONRA COM LOUVOR…
            …ASSIM COMO ENVERGONHA OS QUE O ENVERGONHAM, QUE FOI O MOTIVO DA MINHA CRITICA E DA NIVEA NESSE QUESITO QUE TEMOS O DIREITO DE JULGAR BIBLICAMENTE!

            NOS DIVULGAMOS O NOME DO SALVADOR ENTRE TODOS, MAS SALVO DA CONDENACAO SO OS QUE TEM A ALMA ARREPENDIDA E O ESPIRITO SANTO
            (QUE VC NAO TEM, O AFIRMO SEM MEDO)
            COMO O PROPRIO GARANTIU!

            VC ACREDITA QUE ALGUEM PODE SER SALVO SO SE DIZER DE BOCA QUE ACREDITA EM JESUS, ATE O DIABO TANBEM, E FAZER QUALQUER BONDADE MAS SEM UMA CONVERSAO AUTENTICA COMO ESSE PAPAGAIO DO INFERNO, QUE SO ENGANA TROUXA IGUAL VOCE QUE ACHA QUE E MELHOR QUE NOS E SEM CONGREGAR COM NINGUEM DESFAZENDO O ENSINADO NA PALAVRA, QUE OS QUE NAO LAVARAM AS VIDAS NO SANGUE DO CORDEIRO O SEU NOME SERA ESCRITO NO LIVRO DA VIDA…
            …UM ABSURDO ENGANO, ENGANO QUE O DEMONIO JA USOU PRA ARRASTAR MUITOS AO INFERNO, COMO OS ANJOS CAIDOS!

            NAO SEJA
            (OU JA E MESMO)
            IDIOTA PRA DIZER E PENSAR QUE SOU EU QUE ENSINO ISSO, E A BIBLIA!

            A B I B L I A !

            MEU CONSELHO A VC:
            VA SE ARREPENDER E BUSCAR O ESPIRITO SANTO ANTES QUE SEJA TARDE LEVI, VC ESTA ENGANANDO E SE ENGANADO!

            OU PERMANECA E VA PRO INFERNO!

          • Hildo,

            Tá bom, vou seguir seus conselhos.

            Agora, eu queria que você me ensinasse onde é essa escola que você estuda pra eu frequentar e aprender a condenar também.

            Uma vez pecador, sempre pecador. Pecador algum é capaz de fazer algo bom. Quero aprender essas lições todas na sua escolinha.

          • Hildo,

            Realmente,

            A bíblia pra alguns é maldição, é desvio;

            Vc é prova de que usa a bíblia pra condenar e pro seus maus propósitos, um terrorista bíblico igual aos do alcorão.

            Nela você consegue enxergar todas as palavras, menso paz, perdão, amor, relevar, união de propósitos.

            Você não consegue ser solidário sequer no câncer.

            Uma besta apocalíptica.

  4. olha levi, Cristo que pelos seus frutos se conhece a arfvore, e aquele que está Cristo nova criatura é, as coisas velhas se passaram, eis que tudo se fez novo.pecador somos todos, mas nós cristão não vive mais na prática do pecado

  5. A Igrejoa Romana papal apresenta hoje ao mundo uma fronte serena, cobrindo de justificações o registro de suas horríveis crueldades(Inquisições, fogueiras, genenocídios, estrupos, sodomismo,etcsss). Vestiu-se de roupagens de aspecto cristão; não mudou, porém. Todos os princípios formulados pelo papado em épocas passadas(Idade média – idade das tervas e perseguições e genocidios), existem ainda hoje. As doutrinas inventadas nas tenebrosas eras ainda são mantidas. Ninguém deve se iludir. O papado que os protestantes hoje se acham tão prontos para honrar é o mesmo que governou o mundo nos dias da Reforma.

  6. Que te deu a bíblia que você tem; que te civilizou através da mesma; que se deixou martirizar pela fé cristã que você hoje tem; e que hoje continua a proteger, guardar e a transmitir à todas as nações.

    • A igreja judaica, que inclusive nos deu Cristo.O Cristo que criticava os seus conterrâneos e gente igual a você que não liam as santas escrituras, ou melhor, o velho testamento.

      Enquanto a igreja judaica nos deu tudo, a tua igreja tirou tudo: vida, mudou o evangelho, perseguiu, juntou-se aos poderosos, deu seu vinho às nações, escondeu a bíblia, sendo necessário que um insurgente de vocês, Lutero, contrário a orientação católica, transcreveu a bíblia noutras línguas, inclusive outros também, mas todos do movimento verdadeiramente cristão, o que não se assentou com tua igreja.

      • vc nunca leu a carta aos ROMANOS? A Igreja nasceu no Império Romano, sempre foi ROMANA… O próprio Cristo afirmou que o centurião ROMANO tinha maior fé do que todo o Israel…. Os judeus perseguiram a Igreja desde o seu nascimento em Jerusalém…. nunca houve “igreja judaica”…. os judeus rejeitaram a Cristo…. pare de falar mal da Igreja Romana e converta-se, filho do Lutero, semente do mal…. Que Deus tenha piedade de tua alma.,…

      • Pare de blasfemar contra a Igreja Romana…. Você nunca leu a Epístola aos Romanos? Nunca existiu nenhuma “igreja judaica”, porque os judeus rejeitaram a Cristo…. A Igreja nasceu em Jerusalém (que era território pertencente ao Império Romano), ou seja, a Igreja nasceu ROMANA (Mateus 16:18)…. Ninguém pode destruí-la: nem Nero, nem os bárbaros,nem Maomé, nem Lutero, nem Napoleão, nem os protestantes atuais filhos do Tio Sam….. O próprio Cristo declarou abertamente que não havia em Israel maior fé do que a do centurião ROMANO…. Podem perseguir o Bispo de Roma (papa), podem caluniar à vontade, podem mentir para os ignorantes, mas da Justiça Divina vocês protestantes não escaparão….. Sem a Igreja de Roma, Lutero nunca teria sequer ouvido falar em Jesus Cristo…. A Igreja Romana é o Corpo de Cristo, por isso vocês protestantes a odeiam, escarnecem e mentem….. Claro que há pecadores na Igreja, mas somente a Cristo cabe separar o joio do trigo….. Suas doutrinas protestantes não têm nada a ver com Cristo, basta estudar a doutrina da Igreja Ortodoxa Grega (que também existe há dois mil anos como a Igreja Romana)….. Uma mentira protestante amplamente divulgada é que Constantino criou a Igreja Católica… É uma mentira que somente ignorantes podem acreditar….. Constantino apenas liberou o culto cristão, que era perseguido por Nero e seus sucessores…. Vocês protestantes adulteraram as Escrituras e a Santa Missa… Que Deus tenha piedade de suas almas…..

DEIXE UMA RESPOSTA