Ter a liberdade de fazer uma oração a Deus antes de iniciar uma disputa esportiva é algo que os atletas de dois times da Flórida, Estados Unidos, mantém como uma tradição. No entanto, agora, um grupo resolveu iniciar uma batalha judicial para impedir que os jogadores cristãos tenham essa iniciativa.
Os atletas americanos são do Jacksonville Jaguars e Tennessee Titans, ambos da liga esportiva NFL. Os seus times, agora, estão tendo que lutar na Justiça desde 2015, quando a Associação Atlética da High School da Flórida moveu uma ação contra os clubes pela primeira vez.
A Associação alega que mesmo sendo times de unidades de ensino privadas, inclusive de confissão cristã, a iniciativa dos jogadores de fazer uma oração antes dos jogos violaria a liberdade de consciência de outras pessoas, já que eles também se apresentam em estádios públicos mantidos pelo governo.
A defesa dos times está sendo feita pelo First Liberty Institute, que aponta “o direito constitucional de orar pelo alto-falante no início do jogo de futebol do campeonato estadual entre duas escolas cristãs” como algo absolutamente natural.
“A Primeira Emenda protege os direitos dos alunos e professores de uma escola cristã privada de orar antes de um jogo de futebol, especialmente quando ambas as equipes são cristãs e têm uma tradição de oração antes dos jogos “, disse Jeremy Dys, consultor sênior do First Liberty Institute.
“Ao proibir a oração pré-jogo pelo alto-falante, a Associação Atlética da High School da Flórida (FHSAA) enviou uma mensagem a esses alunos de que a oração está errada e algo que você deveria ter vergonha. Isso é perigoso e inconstitucional”, completou Jeremy, segundo informações da WND.
Perseguição velada
A reação da Associação Atlética da High School da Flórida é só mais um exemplo de perseguição religiosa velada aos cristãos. Outros casos semelhantes, também envolvendo atletas ou técnicos cristãos, já foram registrados nos Estados Unidos. Veja outro exemplo abaixo:
Técnico cristão demitido por orar em campo tem vitória na Suprema Corte