A divulgação de que houve uma mentira no depoimento do porteiro do condomínio onde o presidente Jair Bolsonaro (PSL) tem casa sobre o dia em que os suspeitos de assassinar a vereadora Marielle Franco (PSOL) foram ao local foi comentada pelo mandatário no Twitter com um versículo bíblico.
O caso voltou ao centro do debate político nacional após a veiculação de uma reportagem da TV Globo que enfatizava a declaração do porteiro, mesmo que os registros da Câmara dos Deputados (Bolsonaro era parlamentar à época) desmentissem a fala da testemunha.
O presidente reagiu à reportagem reticente com um vídeo em que se refere aos jornalistas da emissora como “canalhas” e “patifes”.
Após a procuradora Simone Sibilio, do Ministério Público do Rio de Janeiro, vir a público na última quarta-feira, 30 de outubro, para enfatizar que porteiro mentiu ao citar o nome do presidente da República no episódio, Bolsonaro recorreu ao seu lema: “E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará! João 8:32”.
Simone afirmou que quem autorizou a entrada do suspeito do crime, Élcio de Queiroz, no condomínio do presidente foi Ronnie Lessa, outro suspeito no assassinato da vereadora. Esse segundo teria efetuado os disparos.
Segundo informações da revista Veja, pouco antes um investigador havia revelado que o testemunho do porteiro vinha sob suspeição, já que no primeiro depoimento, ele declarou ter ligado para a casa de Bolsonaro, e no segundo, ao ser confrontado com o áudio da conversa, manteve a versão, mas não fez afirmações tão incisivas, o que levantou dúvidas sobre a veracidade das versões.
“As gravações comprovam que Ronnie Lessa é quem autoriza a entrada do Élcio. E, em depoimento, eles omitiram diversas vezes que estiveram juntos no dia do crime. O porteiro mentiu, e isso está provado por prova técnica”, afirmou Simone Sibilio, reiterando que Bolsonaro não esteve em contato com os suspeitos de matar Marielle.
E CONHECEREIS A VERDADE E A VERDADE VOS LIBERTARÁ! JOÃO 8:32 pic.twitter.com/qSG34ajhAr
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) October 30, 2019