O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou na semana passada da abertura do Foro de São Paulo, o polêmico grupo que reúne autoridades, políticos e movimentos de esquerda na América Latina. Na ocasião, o mandatário falou sobre alguns temas, onde admitiu se sentir orgulhoso por ser chamado de comunista.
Lula declarou que não se sente ofendido por ser chamado de comunista. Ao invés disso, ele disse sentir orgulho quando lhe chamam de comunista, expressão essa que faz alusão a um regime ideológico apontado como responsável por pelo menos 100 milhões de mortes no século XX.
“Eles nos acusam de comunistas achando que nós ficamos ofendidos com isso. Nós não ficamos ofendidos. Nós ficaríamos ofendidos se nos chamassem de nazista, de neofacista, de terrorista. Mas de comunista, de socialista, nunca. Isso não nos ofende. Isso nos orgulha muitas vezes”, disse o presidente.
Professora rebate
A professora cristã Verônica Rodrigues, contudo, usou o seu perfil no Instagram, onde possui mais de 11 mil seguidores, para rebater a fala recente do presidente Lula, que em outras ocasiões já se declarou cristão.
“Não existe comunista cristão ou cristão comunista”, escreveu a docente. “Quem diz ser as duas coisas ou não entende nada de comunismo ou nunca passou nem perto do cristianismo, pois são como água e vinho, não se misturam.”
Para a professora, que vem se destacando nas redes sociais como uma defensora das pautas cristãs e conservadora, não há como conciliar as ideologias comunistas com a doutrina cristã. Tal cogitação, segundo ela, seria parte do “relativismo” que tem influenciado algumas igrejas.
“O comunismo é essencialmente anti-cristão. Infelizmente, tem muita gente aderindo ao relativismo esquerdista, querendo conciliar o que é essencialmente antagônico e, embora dizendo-se cristão, fazendo avançar o inimigo”, argumenta Rodrigues.
Seguidores da professora endossaram o seu pensamento. Alguns também lembraram que muitas pessoas, mesmo instruídas, caem no engano de acreditar que é possível ser comunista e cristão, motivo pelo qual os pais precisam investir pesado na formação dos filhos.
“Devemos sem dúvidas ensinar e blindar nossos filhos contra essas narrativas. Vejo professores de história e geografia que aplaudem esse homem e fico me perguntando se realmente estudaram. O mal está em todos os lugares. Sem disfarces”, disse um internauta. Confira:
Ver essa foto no Instagram