Renato Aragão critica o polêmico vídeo do “Porta dos Fundos” e afirma que “humor não precisa usar religião”

41

Na última quarta feira (12), o humorista Renato Aragão criticou o uso da religião em vídeos humorísticos publicados pelo canal do youtube “Porta dos Fundos”. A crítica se deu durante uma conversa entre Aragão e o humorista Gregório Duvivier, um dos fundadores do canal humorístico, no programa “Na Moral”.

– Não precisa usar a religião para fazer humor – afirmou Aragão, durante o programa apresentado por Pedro Bial, que recebeu também Helio de La Peña e Bruno Mazzeo para discutir os limites do humor.

O “limite do humor” é um assunto que vem tomando grande espaço nas discussões por todo o país, sobretudo quando se trata do humor que tem a religião como tema. Essa discussão vem sendo ainda mais intensificada nas últimas semanas pela polêmica em torno de vídeos publicados pelo “Porta dos Fundos”.

A religião é um tema recorrente nos vídeos do grupo de humoristas, que recentemente foi duramente criticado e recebeu notas de repudio do deputado federal e pastor Marco Feliciano e da Bancada das Mulheres por causa do polêmico vídeo “Oh, Meu Deus”.


A esquete “Deus”, produzida pelo Porta dos Fundos foi utilizada para ilustrar a discussão. Depois de ver o vídeo, Renato Aragão foi Interrogado pelo apresentador se tinha problemas em piadas com religião, e foi direto ao apresentar sua opinião sobre o tema.

– Eu nunca passei por esse temor de fazer piada sobre religião, não precisa usar a religião para fazer humor. Eu acho que até agride, coisa que agride é você criticar a religião da pessoa; muçulmana, católica, evangélica, tudo – afirmou.

– Eu sou muito fã do Renato, mas neste caso eu vou ter que discordar. Olha só, eu acho que é engraçado a gente desmistificar. O meu Deus não é o Deus de outras pessoas. Não existe um sagrado absoluto – disse Gregório, que em seguida foi questionado por Aragão se tinha uma religião.

Diante da negativa do humorista, Renato Aragão afirmou que ele podia sim fazer humor com religião, mas sem ofender as pessoas.

– Então, você está a caráter para falar desde que não agrida as religiões das pessoas. O mundo não precisa disso, Eu acho que o humor não precisa disso. Você é inteligente, eu te acompanho, na Portas dos Fundos e nas portas da frente – respondeu Renato Aragão, de maneira bem humorada.

– Nós temos um limite no ‘Porta’ e religião não é ele. Nunca vamos rir de negros, por exemplo. Não falamos de minorias. Religião é maioria – afirmou Duvivier, segundo o MSN Entretenimento.

Por Dan Martins, para o Gospel+


41 COMENTÁRIOS

  1. humor não precisa usar a religião e nem a religião tem que usar o humor…

    “ou dá ou desce” não teve graça edir macedo! Principalmente pra quem perdeu casa carro na iurd…

  2. a unica verdade é que n~
    ao fazem humor com os irmãos negros porque é racismo e da cadeia, não fazem com gays porque da cadeia, e não fazem com ateus idiotas porque eles são ateus, fazem com crsitão porque nossos politicos são uns porcaria

    • Clamando percebo que esta mulher aqui abaixo, ela e sistematicamente apaixonada pelo líder daquela igreja chamada de universal Edir Macedo isso e Amor pra mais de metro isso e que e ser apaixonada, um um edizinho como eu te amo ela chora por causa dele, não esquece um segundo vive pra ele, ela o ama demais ISSO E QUE E AMOR, vou escrever uma musica pra ela, para ela declarar o eterno amor que ela tem pelo Edizinho

  3. Uma coisa são vídeos com personagens religiosos, outra coisa é o vídeo da imitação do Feliciano (que não é Deus nem santo) que foi uma critica ao seu comportamento de sub celebridade. E esses canais procuram retratar temas da atualidade, criticando algo em forma de comédia como a “cura gay”, no youtube tem milhares de sátiras sobre essa tal cura que é algo absurdo! Mas cada um tem sua opinião, e há gente que se sente ofendida mas aí devemos parar e pensar o porquê dos vídeos? Será que nessas representações não tem um fundo de verdade?

  4. E e porque esta porcaria chamada de portas dos fundos, o que ate o nome já e uma porcaria, não fazem piadas e humor com o Islamismo porque eles não experimenta fazer humor e piadas com Maome com o alcorão com os muçulmanos por exemplo porque sera ne? e bastante comodo fazer humor piadas com os cristãos pois os mesmos são pacíficos e ate mesmo por força doutrinaria são aconselhados a serem pacíficos, mas nem tudo e um amnhele que te achas bom, uma ora dessas as coisas podem mudar, pois sempre tem aqueles que não seguem as regras do jogo em 100 por cento, e podem virar o disco, nus chamam de fundamentalistas e andam sempre a provocar com comichão em seus ouvidos para fazer o mal e não o bem, uma hora dessa a caroba troce o rabo

      • Paulo, Paulo,Paulo deixa as mitologias de banda são fantasiosas e não te levara a lugar algum que seja do desejo do ser humano, mas Jesus esse sim tem poder e pode te levar ao lugar de desejo verdadeiro de todo qualquer humano, pois ele e a Majestade e o Poder e a Gloria, pare respire e pense contigo mesmo sera que estou no caminho certo? pense

  5. Uma advertência ao Porta dos Fundos : De Deus não se zomba. Pior coisa é cair nas mãos do Deus vivo.
    O humor negro pode virar humor das trevas eternas.Denegrir pessoas, tripudiar pessoas não uma boa política. Até uma mulher que exerce a “profissão” de prostituta,não gosta de ser chamada de prostituta.
    Difamação,calúnia,acusação são obras do Diabo que é apelidado de Humor Artístico.tito from brasília.

  6. Coisa mais absurda é alguns tipos de viados/bichonas/bibas como esses que querem ridicularizar as religioes quando na verdade essas bichonas deveriam se recolher a suas insignifiâncias. Daque a pouco essas bichonas vao querer engravidar e coisa e tal. Normalmente esses humoristas gays querem é aparecer

  7. Sempre gostei do Renato Aragão.

    Apesar que seu ultimo programa não era bom, mais quando na época do quarteto ds trapalhos eles eram 10, eles faziam piadas sobre negros, mais sempre existia um resposta contra o racismo que o Brasil tinha. Não eram piadas racistas mais sim piadas que falam contra isso.

    Agora os porta dos fundos? o q é isso? um lixo…não consigo rir desse esgoto de humor….affff

  8. Parabéns Renato pela coragem de enfrentar a ditadura do politicamente correto !!

    Enquanto isso a gestão federal segue firme na sua proposta de subjugar a educação familiar impondo regras infames as crianças da escola pública

    +++

    Kit Gay VOLTA ampliado às escolas, denuncia professor.
    Postado em 14 de setembro de 2013 por Carmadélio
    aluno- queverdadeeessa.com_thumb[2]

    Em abril de 2011, pressionada politicamente pelas bancadas católica, evangélica e da família, a Presidência da República vetou a distribuição para as escolas do material de auxílio didático produzido pelo Programa Escola Sem Homofobia. Apelidado de “kit gay”, o estojo continha três vídeos e um guia para os professores, com aplicação restrita aos alunos do ensino médio. Não foi difícil para o Ministério da Educação (MEC) atender ao pedido presidencial porque se tratava de material complementar que não refletia no conteúdo dos livros daquele ano.

    A oposição ao Programa não se deu em função da temática em si e nem pela falta de reconhecimento da necessidade de enfrentar o problema, mas pela maneira equivocada de abordar o assunto. Na oportunidade, a Secretaria Geral da Presidência da República prometeu às representações políticas que, dali em diante, toda edição de material sobre “costumes” passaria antes pelo olhar da Presidência e por um amplo debate com a sociedade civil.

    No início deste semestre, porém, chegaram às escolas de várias cidades do país amostras dos livros didáticos para 2014. A partir dos exemplares que vieram para as escolas da Rede Municipal de Educação de Goiânia, percebe-se que o MEC ousou novamente ao reeditar o antigo projeto, além de inserir nos mesmos o também delicado tema da chamada nova configuração familiar. Como se isto não bastasse, ampliou o alcance deste doutrinamento para crianças a partir dos 8 anos de idade. Vale ressaltar que a mesma ordem presidencial não poderia ser cumprida facilmente com o material didático do próximo ano, porque ele foi cuidadosamente produzido para não sofrer alterações.

    A precaução dos editores fez com que os temas homossexuais e da nova configuração familiar não mais se apresentassem separados do conjunto dos livros, mas se misturassem aos conteúdos de algumas disciplinas. Assim, a retirada destes temas polêmicos resultaria em prejuízo para uma parte considerável de todo o material didático. Em vista disso, vale questionar se a quebra da promessa presidencial de não promover “costumes”, ainda mais na escola básica, sem que haja antes uma ampla discussão com a sociedade civil organizada, foi por conta e risco do MEC ou teve o aval do Planalto.

    Orley José da Silva, mestre em letras e linguística pela Universidade Federal de Goiás (UFG), é professor na Rede Municipal de Educação de Goiânia, mestre em letras e linguística (UFG)

    • Politicamente correto é fazer piada possivelmente ofensiva com religião?

      Politicamente incorreto é dizer que com religião não se brinca?

      Não importo com esse lance de ser politicamente incorreto ou correto, e acho que ninguém deveria se importar com isso, mas eu acho que politicamente correto é o velho discurso de que religião se respeita.

    • Mauro.

      O PT é mentiroso. A Dilma, é mentirosa. Esse governo mundial, é diabólico. Esta se avançando nesse país o comunismo, e nosso povo não se dá conta disso. O Foro de São Paulo, tem suas raízes em varias cidades na qual esta jorrando seus venenos. Fazendo, lavagem cerebral nas pessoas e jovens. Esse projeto, é diabólico. Esse projeto gay, tem uma unica função: Destruir a dignidade humana, e não cura-la. Só Deus por nós.
      Caso contrário veremos a Dilma reeleita e pior já não creio em nenhum candidato, definitivamente a política brasileira se tornou a forte arma do diabo contra nosso povo e nosso país.

  9. pessoas devem ser respeitadas! nao ideologias!!. Ideologias não se sentem desrespeitadas pois são apenas ideias. Porta dos fundos não está agredindo ninguém. Esta apenas explorando o rico universo de supertições. As ideologias podem sim ser usadas pelo humor

  10. eu creio que pessoas devem ser respeitadas! nao ideologias!!. Ideologias não se sentem desrespeitadas pois são apenas ideias. Porta dos fundos não está agredindo ninguém. Esta apenas explorando o rico universo de supertições. As ideologias podem sim ser usadas pelo humor

  11. É QUANDO É O VALOR DO OUTRO E NÃO O SEU, É EXAGERO, O QUE QUE TEM , É FANATISMO, INTOLERANCIA E TUDO O MAIS, MAS DEIXA O “HUMORISMO” E AS “PIADAS” DELE ELE TOCAR EM ALGUÉM OU VALOR DE ALGUÉM QUE ESTÁ A I DEFENDENDO. DEIXA ELES FAZEREM UMA PIADA EBM INDECENTE ESCABROSA COM O NOME DA SUA MÃE POR EXEMPLO. AÍ VC PULA E ACHA QUE NÃO TEM GRAÇA NÉ? O SEU JEAN WILLIS É OUTRO HIPÓCRITA, OPORTUNISTA QUE ESTÁ SÓ SE APROVEITANDO PARA ATACAR O SEU INIMIGO O PASTOR E OS CRISTÃOS, MAS SE FOR PIADA COM GAY ELE VAI SER O PRIMEIRO A TACHÁ-LOS DE HOMOFÓBICOS. CADA UM SÓ VE O SEU LADO PESSOAL. BANDO DE HIPÓCRITAS SEM TALENTO E SEM CRIATIVIDADE OU INTELIGENCIA, PRECISAM DE FAZER PIADAS ATACANDO OS OUTROS PARA APARECER, E CHAMAR ATENÇÃO NÃO ATRAVÉS DE SEREM ENGRAÇADOS OU CRIATIVOS, MAS ATRAVÉS DE POLÊMICAS. ASSIM É FÁCIL! o PROBLEMA É QUE QUALQUER DEBOCHE MEDÍOCRE DE QUALQUER COISA QUE A PESSOA É CONTRA E QUER DE FORMA OPORTUNISTA ATACAR, AGREDIR, RIDICULARIZ E DESMORALIZAR E SE ESCONDE COVARDEMENTE ATRÁS DE DIZER QUE É APENAS HUMOR. MAS DE UM VALOR DELE MESMO ELE NÃO DEBOCHA NÉ? VEJAM A IRONIA, ELES É QUE SÃO EXATAMENTE O QUE NOS ACUSAM DE SER , PRECONCEITUOSOS E INTOLERANTES E PREGADORES DO ÓDIO DISFARÇADOS. Bem-aventurados sereis quando vos insultarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o género de calúnias contra vós, por Minha causa.
    Exultai e alegrai-vos, porque grande será a vossa recompensa nos Céus; porque também assim perseguiram os profetas que vos precederam.

  12. OS PASTORES PREGAM BASEADOS NA BÍBLIA, NÃO CRIAM , NÃO INVENTAM, NÃO DEBOCHAM E NÃO FAZEM PIADAS HUMORÍSTICAS COM NINGUÉM. ABORDAM OS TEMAS DE FORMA SÉRIA E RESPEITOSA, MESMO QUE TENHA QUE SER CONTRÁRIO AO QUE A PESSOA PRATICA OU FAZ. E MUITAS PESSOAS QUE ANTES PENSAVAM COMO VC FORAM ALCAÇADAS POR ESTA PALAVRA CONTRÁRIA A ELES E HOJE ESTÃO BEM E FELIZES DANDO GRAÇAS A DEUS POR TEREM DADO OUVIDOS, EMUITOS ESTÃO LIVRE DAS DROGAS, DOS VÍCIOS, DE VIDAS DESREGRADAS QUE OS FAZIAM SOFRER. COM CERTEZA ESTE NÃO VAI SER O EFEITO DESTES DEBOCHES HUMORÍSTICOS NA VIDA DE NINGUÉM, MUITO PELO CONTRÁRIO. É O QUE ABÍBLIA DIZ QUE ELE ESTÁ RELATANDO E NÃO O QUE ELE PENSA OU DIZ. AI É SÍM UMA QUESTÃO DE CRER OU NÃO CRER, DE ACEITAR OU NÃO ACEITAR. VC QUER O QUE QUE ELE RASGUE A BÍBLIA PARA AGRADAR ALGUNS CEGOS E REBELDES E EGOISTAS E ASSIM PERCAM A CHANCE DE SALVAR E RESGATAR TANTOS COMO TEM SIDO ATÉ HOJE?

  13. É MESMO NÉ? PORQUE VC SE OFENDERIA SE SUA MÃE OU SEU PAI, OU SEU FILHO ESTIVESSE PASSANDO NA RUA COM VC E FOSSEM XINGADOS DE TODOS OS PALAVRÕES MAIS INDECENTES E DEBOCHADOS DE TODAS A AS FORMAS E RINDO NA CARA DELES DISSESSEM QUE É SÓ UMA PIADINHA DE HUMOR INOFENSIVA NÉ? AFINAL VC NÃO É NENHUM DELES, É OUTRA PESSOA , ENTÃO ISTO NÃO TE DIZ RESPEIT E VC TEM QUE FICAR INDIFERENTE, PORQUE NÃO FOI A VC QUE ELES XINGARAM NÉ?

  14. O cara diz “religião não é nosso limite”. Parece- me que o limite é alguém impetrar um processo por desrespeito. E se a desculpa for se uma minoria, ele deveria defender pessoas sérias, já que isso também é minoria nos dias de hoje, principalmente no meio em que ele vive!

  15. renato aragão..sei lá ou irmão do didi né? sei lá eu acho que ele não sabe quem é, está fazendo média com os cristãos, quanto a esse humorista…sei lá o nome acha que desrespeito é humor..vá estudar …

  16. Gostei da colocação que o Sr. Renato Aragão. Não curto essa de zombar de qualquer coisa. E gostei muito quando um tal comediante fez piadinha de mal gosto com o filho dos outros e foi enfiado na geladeira. Quer fazer piada, faça com situação hipotéticas…

  17. Essa é uma visão de um comediante que respeita as pessoas independente de sua profissão!
    Renato Aragão pelo menos tem decência de assumir que existe limites que deveriam ser respeitados. O porta dos fundos está buscando espaço na mídia agora desrespeitando o espaço dos outros, por serem ignorantes e criados sem cultura. Por isso o Brasil é do jeito que é, tudo é uma palhaçada, vivemos cercados de piadas de mal gosto, cercados de hipócritas comediantes a começar pela própria justiça que rege nossas leis… Se realmente fosse séria faria valer todos os direitos que essa constituição escrita sentado numa de uma privada exige dos brasileiros!

  18. Renato Aragão é um monte de lixo, que não tem moral alguma pra falar o que ético e o que deixa de ser, pois ele apesar de seu falso carisma nos trapalhões (que diga se de passagem encantou e divertiu muita gente) nos bastidores era um canalha, mesquinho, egoista, um pulha….Zacarias, Mussum e Dedé que o digam….ele deveria ter um minimo de vergonha na cara e desaparecer desses programas de entrevista, esse traste arrogante e fingido não engana ninguém…

DEIXE UMA RESPOSTA