A vida e testemunho de Jaime, um ex-traficante convertido ao evangelho de Jesus Cristo quando estava na prisão, parece a reprodução do que muitos jovens vivenciam diariamente nas ruas e no mundo da criminalidade. Filho de um relacionamento conturbado, Jaime não soube o que era viver em uma família estruturada e por isso não se via aceito na sociedade e não conseguia reconhecer a própria identidade.
“Eu sentia como se não me encaixasse. As crianças riam de mim. E quanto mais elas riram. mais eu ficava irritado. Meu pai enganou minha mãe. Ele já tinha uma família e isso acabou com minha mãe. Havia uma diferença entre eles serem brancos e eu de pele escura”, disse ele.
Aos 14 anos Jaime foi enviado por sua mãe para conhecer o pai, em Porto Rico. Mas, apesar de ficar feliz por conhecer o pai, o então adolescente descobriu que a pessoa que deveria ser exemplo para sua vida, na verdade, era um traficante de drogas:
“Comecei a trabalhar com meu pai. Eu fiquei viciado em fumar maconha e depois em usar cocaína. ainda me sentia rejeitado pelo meu pai e por isso usava drogas”, disse ele, segundo a CBN News. Após retornar para os Estados Unidos, Jaime se firmou no tráfico e fez do dinheiro a sua forma de autoaceitação:
“Eu estava recebendo quilos de drogas da Colômbia, me envolvi com uma equipe que era muito forte. O dinheiro era meu deus. Quanto mais dinheiro e drogas eu tinha, mais as pessoas me reconheciam”, disse.
De ex-traficante para um missionário de Jesus Cristo na prisão
Como acontece com todos que se envolvem no tráfico (prisão ou morte), Jaime foi preso, mas não esperava que na cadeia pudesse encontrar uma pessoa diferente. Seu companheiro de cela, Gene Lawson, tinha uma alegria que chamou atenção de Jaime:
“Eu não conseguia dormir a noite, ficava doente e com medo, mas havia um homem condenado a 25 anos e ele está andando como se não tivesse problemas. Eu queria o que ele tinha. Queria a paz que ele sentia”, relata. Certo dia Jaime decidiu ir para um culto na prisão e viu Gene falando de Cristo. As palavras de Deus foram diretamente para ele:
“Era algo que eu estava vivendo, estava perfurando meu coração, era como se ele estivesse em meus pensamentos, era como se este homem estivesse em meu coração. Eu senti esse grande desejo de chorar. Eu corri para fora daquele lugar. Comecei a chorar, chorei muito. Eu nunca havia chorado daquele jeito, era diferente. E eu disse: ‘Deus, se você é real, me dê o que Gene têm’. E então eu fui dormir”, disse.
No outro dia, Jaime procurou Gene e contou sobre a sua experiência de fé. O pregador então lhe fez o convite para aceitar a Cristo. Os dois se ajoelharam e fizeram uma oração, baseada em Romanos capítulo 10. “Estar na prisão significava para mim perder minha liberdade, mas na verdade eu encontrei minha liberdade na prisão. E então minha jornada com Jesus começou naquele dia”, disse ele.
Jaime foi condenado a 25 anos de prisão, mas uma organização humanitária, sem fins lucrativos, interviu no seu caso e também com base em sua mudança de comportamento, o ex-traficante ficou apenas 10 anos preso e atualmente testemunha sua vida para outros:
“Hoje, pela graça de Deus, eu vou por todo o país e digo às pessoas de um grande Deus que é capaz de redimir e salvar. Eu não me importo com o que seu passado parece, pode ser o pior pior. Ele te ama incondicionalmente e Ele tem um futuro para você. Apenas confie. Apenas grite para ele. Ele te ama”, finalizou.