Vaticano é convocado pela ONU a dar explicações sobre crimes de pedofilia na Igreja Católica

31

A Organização das Nações Unidas (ONU) pediu explicações ao Vaticano sobre os abusos sexuais e violências cometidos contra crianças na Igreja Católica. A ONU questiona se houveram punições aos sacerdotes responsáveis pelos abusos e cuidados com as vítimas.

Essa foi a primeira vez que o Vaticano, que tem um posto de observador permanente na ONU, foi convidado a dar explicações detalhadas sobre os abusos. Um representante da Santa Sé vai ser ouvido em janeiro de 2014 em Genebra, segundo o G1.

O Vaticano deve responder regularmente por suas ações aos especialistas da entidade internacional, assim como todos os outros países que fazem parte da Convenção da ONU sobre os Direitos das Crianças.

Os especialistas da ONU publicaram, nessa segunda-feira, uma lista de perguntas que o Vaticano deve responder até 1º de novembro. Através da lista de perguntas, a ONU pede ao Vaticano que, “levando em consideração o fato de que a Santa Sé reconheceu casos de violência sexual contra crianças cometidos por membros do clero, irmãos e irmãs em vários países”, que apresente “informações detalhadas sobre todos os casos”. A intenção das perguntas é verificar quais medidas foram adotadas pela Igreja Católica de maneira a punir os padres e outros sacerdotes culpados de abusos sexuais contra as crianças.


Outro questionamento feito pela ONU foi a respeito das medias tomadas pela Igreja para que nenhum membro do clero acusado de pedofilia tenha contato com crianças, bom como um detalhamento a respeito das medidas adotadas para apoiar as vítimas dos abusos.

Por Dan Martins, para o Gospel+


31 COMENTÁRIOS

      • SIM É VERDADE MAURO AQUI TAMBÉM EXISTEM PASTORES DIABOS, MAS AO CONTRARIO DO ULTIMO PAPA NÓS NÃO ESCONDEMOS QUANDO VEM PARA A LUZ NÓS REPUDIAMOS E PEDIMOS VEEMENTEMENTE CADEIA PARA ESTES NOJENTOS SEM ESQUECER DO FRANCISCO QUE NUNCA DISSE NEM VAI DIZER ONDE COLOCOU AS CRIANÇAS QUE TIROU DO CONVIVIO FAMILIAR NA DITADURA ARGENTINA E VEJA JA FAZ MUITO QUE ACABOU…PORQ

      • SIM É VERDADE MAURO AQUI TAMBÉM EXISTEM PASTORES DIABOS, MAS AO CONTRARIO DO ULTIMO PAPA NÓS NÃO ESCONDEMOS QUANDO VEM PARA A LUZ NÓS REPUDIAMOS E PEDIMOS VEEMENTEMENTE CADEIA PARA ESTES NOJENTOS SEM ESQUECER DO FRANCISCO QUE NUNCA DISSE NEM VAI DIZER ONDE COLOCOU AS CRIANÇAS QUE TIROU DO CONVIVIO FAMILIAR NA DITADURA ARGENTINA E VEJA JA FAZ MUITO QUE ACABOU…PORQUE NÃO DIZ ONDE ESTÃO…SE NÃO TEM NADA PARA ESCONDER….NÃO PODEMOS OCULTAR PECADOS PARA ISTO EXISTE SATANAS..A VERDADE TEM DE VIR PARA A LUZ E ENTÃO VOCES FAZEREM COMO NÓS CONDENAR

  1. ” Voo do Amém

    Nomeado como novo vice-presidente, Marcelo Silva teria solicitado que diretores e executivos da Record usassem de maior discrição e não se excedessem nas redes sociais.

    Isto depois que um deles publicou fotos de Israel, numa viagem conhecida como “Voo do Amém”.

    A tal viagem, com dezenas de integrantes da Record/Universal, aconteceu justamente na mesma semana da demissão de 400 funcionários da emissora.

    As fotos foram tiradas em um hotel de luxo, com os seus personagens portando bolsas e joias de valor estratosférico. A repercussão, obviamente, não teve nada de positivo”

    FONTE: coluna flávio ricco -uol

  2. Interessante, a mesma ONU não convocou muito menos divulgou nota de repúdio a Holanda.

    Cabe lembrar que a ONU é uma das promotoras de políticas para a liberação do aborto, da eutanasia, das políticas de identidade de gêneros que agridem frontalmente a família.

    ++++++++++++++++++

    Pedofilia legalizada na Holanda.

    Em uma decisão controvertida, um Tribunal de recurso na Holanda aprovou a existência de uma associação de pedófilos, que, em primeira instância, havia sido dissolvido no ano passado, considerando que esta não seria “uma ameaça para a desintegração da sociedade”.

    De acordo com o jornal ABC de Madri, a associação Martijn, que defende o sexo consensual entre crianças e adultos, poderá continuar suas funções, uma vez que o Tribunal de apelação de Arnhem, Leeuwarden, salientou que “o trabalho da associação é contrário à ordem pública, mas não há uma ameaça de desintegração da sociedade”.

    Apelando para a “liberdade de expressão”, o Presidente da Associação Martijn Uittenbogaard, apelou a decisão de um tribunal em Assen, que ordenou a dissolução do grupo de pedófilos em junho de 2012.

    Fundada em 1982, a associação Martijn, cuja sede era no distrito judicial de Arnhem, Leeuwarden, diz que ele é a favor da aceitação do sexo consentido entre adultos e crianças, mas indica que eles são contra qualquer tipo de abuso sexual.

    O recurso levantado contra a associação afirmava que os antecedentes criminais de alguns membros do abuso sexual poderiam estar relacionados com a associação, mas que eles nunca haviam cometido um crime tipificado como pedofilia.

    “O texto e imagens publicadas no site de Martijn são legais e nunca estimularam adultos a terem relações sexuais com crianças”, acrescenta o Tribunal que proferiu a controvertida decisão.

    O Tribunal porém assinalou que a associação é contrária a certos princípios da lei dos Países Baixos, porque “banaliza os perigos do contato sexual com crianças e fala bem destes contatos”.

    Por sua parte, o Presidente da associação, através de sua conta no Twitter, escreveu que “ainda existem sábios juízes, felizmente”.

    No dia 21 de novembro de 2011, o Tribunal de Leeuwarden rejeitou abrir um processo contra a associação. No entanto, o ex-presidente do mesma entidade, Ad van den Berg, foi condenado em 18 de outubro de 2011 na cidade de Haarlem a três anos de prisão, por posse de fotografias, filmes e revistas de pornografia infantil.

      • Clamando..

        reconhecemos o problema, solicitamos a todos os prejudicados que não se omitam denunciando. Nós comunidades cristãs católicas temos todo o interesse de banir da Igreja criminosos disfarçados de religiosos.

        Acredito que a ONU deva apontar o problema inclusive no seu nascedouro, tendo em vista a gravidade do assunto.

    • MAURO
      A UNICA VERDADE É QUE FOI CONVOCADO O VATICANO ENQUANTO PAÍS E SEU DIGNO REPRESENTANTE O PAPA….POIS RESPONDE POR ESTE PAIS E ENQUANTO ESTAS COISAS ACONTECEM EM SUAS EMBAIXADAS AS IGREJAS E SUAS INSTITUIÇÕES CRIMESW HEDIONDOS CONTRA AS CRIANÇAS DEVEM SIM RESPONDER COMO QUALQUER OU PAÍS…..

  3. SEGUNDA-FEIRA, 18 DE JULHO DE 2011
    No noticiário, casos de pastores pedófilos superam os de padres

    No Brasil, país tido como o mais católico do mundo, a Igreja Católica não foi atingida pelo tsunami de denuncias de pedofilia que abalou a tradicional hierarquia religiosa de países como Alemanha, Bélgica, Holanda e Irlanda.

    Aqui, tem havido no noticiário da internet muito mais casos de pastores pedófilos ou suspeitos dessa prática do que os seus colegas padres, sem que a grande imprensa dê conta disso.

    Três exemplos recentes. No dia 20 de junho, a Polícia Civil de Duque de Caxias (RJ) prendeu o pastor Juarez Ferreira da Silva, 52, que estava foragido por ter sido condenado a 12 anos de prisão por ter estuprado quatro meninas. No dia 1º de julho, o pastor Dionísio da Silva Mattos, 55, de um templo da Assembleia de Deus em Magé, na Baixada Fluminense, foi preso sob a suspeita de ter abusado de uma menina de 12 anos. Dias depois, a imprensa portuguesa informou que o pastor Celso Miranda, 43, da mesma denominação, fugiu para o Brasil porque teria violentado um menino de 13 anos.

    A imprensa dá muito mais visibilidade aos casos de padres pedófilos, como se as vítimas deles fossem mais importantes. Os padres de Arapiraca (AL), por exemplo, têm sido contemplados pela cobertura dos grandes jornais, portais e TVs. A prisão do pastor protestante Edimário Gama de Freitas, 65, sob a acusação de abusar de filhos de fiéis, só foi noticiada pela imprensa regional, na Bahia.

    Se não fosse o noticiário da internet, principalmente de sites de pequenas cidades, não se saberia da existência de tantos pastores evangélicos suspeitos de abusar de crianças. Geralmente, as vítimas são de famílias pobres e ingênuas. Acreditam, pelo menos inicialmente, que massagens de pastor podem expulsar o Satanás do corpo e em sessões de oração de “cura interior”.

    Com base apenas nesse noticiário, não é possível dizer que existem proporcionalmente mais pastores pedófilos do que padres. Para isso, haveria a necessidade de um estudo aprofundado, que levasse em conta, por exemplo, a quantidade de pastores e de padres.

    O evidente é que os líderes evangélicos, provavelmente por causa de grande pulverização das denominações, não têm manifestado preocupação com a pedofilia de seus sacerdotes, diferentemente do que ocorre em relação à Igreja Católica.

    Ninguém da Assembleia de Deus, que é a maior denominação evangélica do Brasil, tocou no assunto até agora, embora, entre os suspeitos de pedofilia, muitos sejam seus sacerdotes. Lideranças nacionais, como o pastor Silas Malafaia, estão preocupadas mesmo em tolher os direitos de outros, como os homossexuais.

    Talvez os evangélicos passem a enxergar os seus pedófilos, e não só os da Igreja Católica, quando a imprensa os descobrir.

    • Todo e qualquer caso que você conheça, denuncie. Tão somente não calunie. De uma coisa você não pode esquecer. Você só terá esta vida para decidir se vai viver a eternidade com as pessoas que você genericamente acusa, que sabemos serem poucas, mas que existem, ou se vai estar à direita de Jesus. Os que vão estar à direita serão os que ouvirão: “Vinde benditos de meu Pai.” O homem não é infalível, mas quase a totalidade deles temem a Deus. Confessam-se pecadores, mas creem que Jesus cravou na cruz o libelo de culpa que pesava contra eles. Aceite Jesus, e não olhe para os maus testemunhos dos homens. Lembre-se: “. E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará. Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo.” (Mateus 24:8-13)” São palavras proferidas por Jesus. Você crê? Se não, preocupe-se, pois trata-se do local que vai ocupar quando passar para a eternidade.

  4. A pedofilia e um mal enraizado em todas as sociedades do mundo inteiro e existe em todos os seguimentos seja nos igrejas ou não seja na politica ou não, mas somente que a uma manifestação maior quando isso acontece dentro das igrejas ou por membros das mesmas, sempre tem um tom de maior repudio quando a mesma e cometida por um pastor, os católicos nos coloca na parede por sermos defensores mais ferrenhos dos estatutos de Deus quando lemos os comentários deste site por exemplo vemos que somos bem agredidos com palavras ofensivas dirigidas aos crentes em um todo, quando os mesmo sabe e bem que são coisas isoladas e não no geral, as ofensas são bem maiores contra os evangélicos, e eu como um crente que procuro andar nos caminhos corretos da vida tanto no humano como no Espiritual, fico deveras contrariado com tais ofensas, não me julgando de forma alguma melhor do que os outros, pois sou também pequenininho, e pecador pois todos estamos no mundo e estamos sujeito as coisas do mundo,mas sim lutando para andar correto com meu Senhor Jesus Cristo

  5. Se alguem realmente quer conhecer o problema da pedofilia basta acessar este site e se dar ao trabalho de contar quantos Pastores foram pegos neste crime, eu me dei ao trabalho, 35 Pastores, so neste site em uma contagem rápida de olhos.

    • Claro, não esconde, então os registros são reais, pois se destitui e entrega às autoridades.

      O Brasil tem quase quatro vezes pastores a mais que padres, isto também é um ponto.

      O que se está discutindo aqui não é quem é mais santo, sim uma impunidade da igreja católica apenas para passar a ideia que ela é santa.

      Se dentre os discípulos de Cristo havia certas figuras, aliás como qualquer seguimento, então pra que está escondendo e que este manto de santidade cai em prejuízo de criancinhas?

      No próprio céu, segundo a bíblia, ocorreu distorções comandadas por lúcifer a ponto de 1/3 dos anjos terem se rebelado, aí a igreja católica é santa até os ossos.

      Desperte, meu caro, pois se tivesse ela agido, não careceria da ONU pedir satisfações, em especial quando o estado vaticano diverge dos demais associados em face de que é uma igreja. Uma igreja, dá pra entender isso, meu caro?

  6. ATÉ A ONU NÃO AGUENTOU O MALCHEIRO DO VATICANO E PEDE EXPLICAÇÕES SOBRE SEUS HEDIONDOS CRIMES DE PEDOFILIA!
    ALÔ,ONU,NÃO SE ESQUEÇA QUE O catolicismo romano É A DESGRAÇA DOS POVOS!

    • moyses, a desgraça de um povo é desobedecer a DEUS,a ICAR vem fazendo um belo trabalho de evangelizaçao com as familias e a juventude, se aprofunde mais na palavra de DEUS e nos documentos da ICAR, o que cheira mal é julgar e fazer comentarios sem sentido algum, nao se esqueça ,DEUS te abençoe.

  7. Se tem gente safada infiltrada na Igreja, ela tem que pagar!
    Mas a ONU também deveria investigar casos de ASSASSINATO de cristãos o mundo árabe, e não se ater somente no combate à Igreja Católica!

    Semana passada foi noticiada a morte de o padre François Murad da Igreja Católica na Síria por militantes muçulmanos, e não vi nem este site nem a ONU declarar nada. Um CRISTÃO CATÓLICO FOI MARTIRIZADO POR DEFENDER A FÉ EM JESUS CRISTO, POR LEVAR O EVANGELHO DO SENHOR ÀQUELA REGIÃO, POR DIZER QUE CRISTO É O SENHOR E A VERDADE! e a no entanto a ONU cala-se frente a este fato que menciono, bem como sites cristãos….

DEIXE UMA RESPOSTA