A revista Época divulgou sua tradicional lista sobre os 100 personagens brasileiros mais influentes no país durante o ano.
Na lista de 2012, que conta com diversos nomes de políticos, empresários, artistas, atletas, entre outros, o pastor Silas Malafaia é citado como um dos mais influentes, na categoria “Líderes”.
Identificado não apenas pela mídia, mas também pela sociedade e lideranças políticas como um dos principais representantes das lideranças evangélicas, o pastor da Assembleia de Deus Vitória em Cristo esteve presente nas mais diversas discussões levantadas na sociedade.
Forte opositor do PLC 122, Silas Malafaia é tido como o inimigo número 1 dos ativistas gays, e sua presença na mídia – através de programas de TV, por exemplo – o colocou como um dos mais requisitados no meio evangélico em relação à política.
Na campanha eleitoral para as prefeituras, o pastor apoiou 25 candidatos e o saldo de sua participação foi positivo: 18 eleitos e 7 derrotados. Entre os derrotados, o tucano José Serra foi o mais significativo, pois representou a derrota de Malafaia contra seu principal alvo, o petista Fernando Haddad, tido como o pai do kit gay.
A influência de Malafaia na sociedade brasileira pode ser medida ainda por suas participações, como convidado, de audiências públicas de debate de projetos no Congresso Nacional e ainda, entrevistas exclusivas para a TV Globo, sobre assuntos como, por exemplo, a denúncia contra a seita que se diz evangélicas e possuem envolvimento com o narcotráfico.
A lista da revista Época não é elaborada como um ranking, mas sim, disponibilizada por categorias. Malafaia é o único líder evangélico presente na lista anual.
Por Tiago Chagas, para o Gospel+