Jornalistas esportivos fazem críticas a Neymar por expressar sua fé na final da Liga dos Campeões

24

O gesto de fé do atacante Neymar após a conquista da Liga dos Campões no último sábado, 06 de junho, foi criticado por jornalistas que consideraram a postura do jogador errônea.

No jornal O Estado de S. Paulo, Marcelo Rubens Paiva publicou um artigo contrapondo a frase “100% Jesus” exibida por Neymar, e classificou a atitude como “100% desnecessária”.

“O jogo teve quase 1 bilhão de espectadores no mundo todo. Barça talvez seja o time mais popular. Neymar, um dos 3 grandes ídolos internacionais, com MESSI e CRISTIANO RONALDO, empatados na artilharia da Champions. […] Muitos disseram que ele é livre para manifestar sua fé. E é mesmo. Apesar do time que até 2013 se vangloriava de não ser patrocinado por nenhuma empresa, ser agora patrocinado pela Qatar Airways, do país Catar (Qatar), em que 80% são muçulmanos, seguidores do Islã. […] Sou fã de Neymar, e mais ainda de Jesus. Mas sei que cada um deve estar no seu tempo e lugar. 100% desnecessário”, escreveu Paiva.

Juca Kfouri, conhecido por sua aversão a demonstrações de fé nas arenas esportivas, publicou um artigo em seu blog no portal Uol, criticando Neymar, dizendo que ele deveria “brilhar menos” e deixar de falar de sua crença pessoal.


“Na Copa do Mundo, ano passado, o genial brasileiro vendeu cuecas e depois negou. Agora, na Liga dos Campeões, pôs Jesus no jogo desnecessariamente, como já havia feito antes, sempre esquecido de que os derrotados também podem tê-lo em seus corações. Seria tão melhor se certas intimidades fossem como deveriam ser, isto é, apenas íntimas. Até porque, convenhamos, precisar Neymar não precisa”, ironizou Kfouri.

O gesto de usar uma faixa na cabeça com a frase “100% Jesus” durante as comemorações de títulos não é recente. Neymar, que cresceu na Igreja Batista Peniel, na Baixada Santista, já havia usado faixas idênticas em conquistas do Santos Futebol Clube e em equipes de futsal, na infância.

O piloto Alex Dias Ribeiro, que é evangélico, compartilhou em sua página no Facebook um texto escrito pelo juiz federal, professor universitário e escritor William Douglas, em resposta a Juca Kfouri e sua crítica ao jogador.

Confira:

Caro Juca,

Gosto de você. Quanto ao seu comentário, quem tem que ir “menos” é você.

“Menos, Juca, MENOS.

Menos desrespeito à liberdade religiosa. Menos preconceito religioso, Juca, menos.

Anoto que não acho boa a ideia de pressupor que o gesto da testeira seja igual ao da cueca. Pode até ser que um dia aparece uma marca “100% Jesus” à venda, mas não me parece que tenha sido um movimento comercial. Você está julgando mal o rapaz, é o que acho.

Você disse que ele citou Jesus “desnecessariamente”. Quem lhe colocou na posição de censor da religiosidade do Neymar? Ainda que celebridade, Neymar tem o direito a ter e a expressar sua fé. Aliás, toda pessoa tem o direito de professar sua fé na forma como julgar adequada. Isso está em todas as declarações de Direitos Humanos e na nossa Constituição Federal.

O fato de você, ou qualquer outra pessoa, não querer expressar sua fé não significa que seu modo de ver as coisas seja o correto. Você considera isso uma “intimidade”, mas quem disse que o Neymar ou qualquer outro tem que considerar sua fé algo “íntimo”? A fé também tem foro íntimo, mas não tem que ficar limitada a esse plano. Se pesquisar um pouco a Bíblia verá que faz parte da religiosidade cristã assumir a fé. Querer levar a fé para o íntimo, circunscrita a espaços privados é um postulado materialista que não tem base legal, constitucional etc. Não aceitamos essa ideia de guetos. Não aceitamos a ideia de degredar nossa fé em Jesus. Isso é Jesusfobia.

Voltemos ao que pensam os cristãos. Jesus disse: “Quem, pois, me confessar diante dos homens, eu também o confessarei diante do meu Pai que está nos céus. Mas aquele que me negar diante dos homens, eu também o negarei diante do meu Pai que está nos céus” (Mateus 10.32,33). Então, confessar Jesus como fez Neymar, é algo típico da fé cristã.

Jesus também diz para sermos brilhantes e darmos a Deus toda a glória por isso. Isso foi o que Neymar fez. Brilhante, você mesmo disse que ele foi. Jesus disse: “Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus” (Mateus 5.16).

Juca, você também criticou Neymar dizendo que ele estaria “esquecido de que os derrotados também podem tê-lo em seus corações”. Ora, desde quando o vencedor agradecer a Jesus significa que os derrotados não têm ou não poderiam ter Jesus? Cito aqui outro cristão que honra a Jesus: o zagueiro David Luiz. Quando ele fez aquele belo gol na Copa, disse que dava toda a glória a Jesus. Direito dele fazer isso. Ou você dirá também… “Menos, David Luiz, menos”? Cito o caso, pois quando levamos o 7 x 1 da Alemanha o mesmo David Luiz teve em Jesus consolo e companhia em um momento difícil. É assim, Juca: Jesus está conosco em todos os momentos.

As únicas coisas certas que você falou nessa matéria foram, uma, que Neymar é brilhante e, outra, que, “convenhamos, precisar Neymar não precisa”. Realmente não precisa. Ele poderia ficar calado e atender aos reclamos de uma sociedade que persegue a fé e critica toda manifestação religiosa. Ele poderia ficar calado, sim, mas agiu como cristão. Ele assim fez porque quis, porque é um direito dele, porque quis honrar a Jesus.

Jesus, a quem cito novamente, antecipou a notícia da sua crítica ao Neymar. Sim, Juca, Jesus profetizou que você iria criticar Neymar. Está no Sermão do Monte, em Mateus 5: 11 e 12: “Bem-aventurados serão vocês quando, por minha causa os insultarem, perseguirem e levantarem todo tipo de calúnia contra vocês. Alegrem-se e regozijem-se, porque grande é a recompensa de vocês nos céus, pois da mesma forma perseguiram os profetas que viveram antes de vocês” (Mateus 5.11,12). Então, só posso dizer uma coisa: “Bem-aventurado, brilhante Neymar, Bem-aventurado!”

Outra coisa comum nos cristãos, eu faço agora, que é um convite: Juca, se você deixar Jesus entrar no seu coração vai ser muito bom. Ele traz descanso para nossas almas, ele é manso e humilde de coração, o seu jugo é suave e o seu fardo é leve (Mateus 11:28,30).


24 COMENTÁRIOS

  1. Neymar está certíssimo , temos que gritar ao mundo que somos cristão, não podemos negar nossa fim nunca, nem que isto custe as nossas vidas, Jesus disse, quem quiser salvar sua vida, perdê-la a, mas quem perder a sua vida por amor de mim e do evangelho salvá-la-a .

  2. Neymar está certíssimo , temos que gritar ao mundo que somos cristão, não podemos negar nossa fim nunca, nem que isto custe as nossas vidas, Jesus disse, quem quiser salvar sua vida, perdê-la a, mas quem perder a sua vida por amor de mim e do evangelho salvá-la-a .

  3. Neymar está certíssimo , temos que gritar ao mundo que somos cristão, não podemos negar nossa fim nunca, nem que isto custe as nossas vidas, Jesus disse, quem quiser salvar sua vida, perdê-la a, mas quem perder a sua vida por amor de mim e do evangelho salvá-la-a .

  4. Neymar está certíssimo , temos que gritar ao mundo que somos cristão, não podemos negar nossa fim nunca, nem que isto custe as nossas vidas, Jesus disse, quem quiser salvar sua vida, perdê-la a, mas quem perder a sua vida por amor de mim e do evangelho salvá-la-a .

  5. Neymar está certíssimo , temos que gritar ao mundo que somos cristão, não podemos negar nossa fim nunca, nem que isto custe as nossas vidas, Jesus disse, quem quiser salvar sua vida, perdê-la a, mas quem perder a sua vida por amor de mim e do evangelho salvá-la-a .

  6. Reconhecer a ignorância não é necessariamente ofender, mas apenas dar um alerta. Jesus nos deu um mandamento divino:"Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura". Ele não acrescentou, ou observou, "menos para os que têm religião, menos para patrocinadores que não conhecem a sua fé". Portanto, há tempo, enquanto o planeta gira, para que os sábios da outra bola que também gira descansem seus preconceitos e busquem entender o porquê da sagrada missão de se apresentar essa Luz que é Jesus! E quanto ao 100%, aquilo é simbólico mesmo, afinal Deus está num plano inatingível para esses senhores sábios. Incomensurável!

  7. Ninguém precisa quardar lugar para Jesus e nem escolher momento para glorifica-lo,Ele tem que ser “PRIORIDADE MAXIMA ”em nossas vidas.Parabéns Neymar e continue assim,Deus vai te honrar muito ainda.

  8. Esse comentarista superado quer mesmo é pegar uma carona no brilho do Neymar… Talvez para ele, como muitos ainda imaginam, ser cristão é coisa de analfabeto e pobre. Taí a resposta do juiz Dr Willian Douglas, membro da 1ª Igreja Batista de Niteroi – RJ , aliás, colega do juiz Dr Sérgio Moro (Operação Lavajato), membro da Igreja Batista do Bacacheri – Curitiba – PR., ambos 100% JESUS.

  9. Afinei para a resposta….povo hipócrita esse povo brasileiro que se diz intelectual e melhor do que os outros, achando que está pensando diferente. Quem assegura que ele é diferente e que os outros também deveriam ser? quem assegura que não é o contrário que acontece? só pelo argumento da maioria dá para dizer que é divergente?! Pensando assim, é pensar pequeno demais para um ser humano.

    Vejo hoje no Brasil um bando de pessoas alienadas que julgam os outros como alienados e querem que todos façam exatamente o que eles fariam, que pensem como eles e por aí vai….Se alguém pensa ou faz diferente dele é um ato desnecessário ou um pensamento de preconceito, fala sério né? se em uma sala todos tiverem pensando a mesma coisa é porque ninguém está pensando nada!…..pq não criticam os atos desrespeitosos contra o cristianismo observados nesses últimos dias, argumentam que aquilo tudo foi apenas uma forma de protestar, basta olhar para ver que não é só isso.

    Imagine se um Cristão fizesse passeata simulando algo contra um ato homossexual (veja bem, eu disse contra o ato homossexual e não contra a pessoa que pratica esse ato), como seria a reação deles e daqueles que os aplaudem. Porque também não contestam com a mesma veemência e simbolismo que fizeram contra os atos hediondos do Estado Islâmico contra os homossexuais (já que nesse caso, eles agiram contra as pessoas e não contra o comportamento delas) que ocorreram recentemente?

    Vejo um monte de gente falando blá blá blá só porque está na moda, pessoas que não têm uma base argumentativa própria, afinal, é mais fácil seguir alguém do que analisar, processar, formar sua própria opinião e tomar posição, para isso teria que deixar as novelas, os programinhas de entretenimento, as redes sociais (que para muitos funciona como uma faculdade) e ler bastante né? Não, isso não!!

    Qualquer um pode e deve manisfestar seu pensamento a favor ou contrário a um tema, não importa, o fato de alguém pensar diferente da sua ou da minha opinião, não me faz melhor ou pior do que esse alguém e não deve ser encarado como esse jornalista pensa. Será que ele faz isso com todos os temas ou foi apenas relacionado a esse que tem sido o mais polêmico nos últimos tempos nesse país? e quanto ao resto dos assuntos que poderiam estar em pauta? porque disperdiçar tempo e espaço em mídia para tratar dessas coisas secundárias se tem um monte de coisas que realmente fariam a diferença se fossem discutidas?

  10. Gente, o inri cristo também gosta de futebol! Veja as entrevista dele no programa do ratinho.
    E também aquele jogo do Barcelona contra a Juventus, acho que teve uma ajudinhaa do inri cristo! O Messi so andava no campo! O único que se esforçou mesmo foi o Neymar.

  11. Quando não se conhece Jesus ou tem intimidade com Ele. fica esses falatórios sem presição. Quem diz o que não deve, ouve o que não quer seu Juca. Além do que eu acho esses cometaristas uns criticadores que axam que tem que ser tudo perfeito. Vão vocês jogar pra ver se vocês fazem como vocês dizem. Vai plantar coquinho! Se não tem o que falar cala a boca e não fala besteira. Porque a sua critica sim é sem noção e sem nessecidade!

  12. Endosso, aqui, a feliz resposta de William Douglas à desmedida pretensão de um jornalista que acha que exaltar o nome de Nosso Salvador é um ultraje…A Pedra arremessada sem auxílio de mãos está chegando!…Quem poderá resistir?

  13. Deus é contigo henrique . não porque concordou com as palavras que eu citei ; que por sinal não são minhas . e que muitas vezes são usadas para beneficio próprio de alguém .
    sem comparação más NEYMAR me fez lembrar o “grande” ELVIS PLESLEY ; nasceu em berço cristão ,conheceu muito a palavra ,fez parte do coral da igreja batista . muita gente não sabe más muitas musicas dele são evangélicas . más o mundo falou mais alto e ELVIS que teve o mundo aos seus pés tinha um vazio imenso que nada preenchia ,belas mulheres não o realizou por ultimo a overdose o levou e sabemos onde a ALMA dele esta agora !
    lembrei também agora de uma senhora na igreja Deus é amor , que todas as vezes que tinha oportunidade cantava sempre a mesma musica” o valor de uma alma” , eu falava dentro de mim” vai cantar a mesma musica” de novo ! ,
    parecia monótono , hoje entendo porque .

    • Renildo,foi muito boa a sua lembrança do Elvis Plesley,eu já conhecia a sua história,e serve como exemplo para tantos que abraçam o mundo esquecendo do nosso Criador,não sabendo eles que tudo o que o mundo da fica aqui mesmo,o Senhor não nos obriga a nada,mas se quisemos ser aceitos por Ele teremos que fazer conforme as suas vontades,renunciando ao mundo todos os instantes,sermos vigilantes para não se deixar ser seduzidos pelo mal,assim como Satanás tentou fazer com o Nosso Senhor Jesus Cristo,aproveitando a fraqueza física,usou as escrituras para tentando convencer a Cristo, que poderia dar tudo e muito mais que DEUS poderia dar,mas ficou sabendo que aquele que esta no Pai,resistira as tentações e não se desviara,porque o Senhor Nosso DEUS é fiel e assim é que temos que ser com Ele; meu irmão é bom saber que você entendeu aquilo que lhe parecia entediante a mesma musica,e hoje mesmo alguns que ache que as suas palavras possam ser repetitivas e também entediantes,mas você tem uma certeza,de que elas tocarão alguns corações que irão aceitar a Cristo,que também farão o mesmo que você,que o nosso DEUS abençoe a você e todos os seus,e que mantenhamos firmes defendendo a palavra de DEUS.

  14. Num mundo onde cristãos estão sendo perseguidos, hora por gays no Brasil e por um exercito islãmico de forma totalmente brutal e injusta no Oriente Médio e ainda tendo um patrocínio da Catar Airlines, acho a atitude de Neymar no minimo corajosa. Lembre que se ele vivesse lá nas Arábias poderia muito bem estar vestido de laranja de joelhos numa praia, enquanto um homem de capuz preto e uma faca estivesse na sua retaguarda o degolando sem amínima piedade. Sim !! Toda propaganda em-prol de Jesus é positiva, sem duvida alguma e devemos pregar esse Nome Bendito em tempo e fora de tempo como diz a Escritura… Esse Juca perdeu uma grande chance de ficar calado!!

  15. JESUS, NÃO É RELIGIÃO, JESUS É VIDA E LIBERDADE!! EU SIGO O SENHOR JESUS, MESMO ESTANDO NA IURD, POIS FOI LA QUE O CONHECI, E LÁ QUE deixei de ser relegioso, cego, , EU ERA CRIATURA ; HOJE SOU UM FILHO DE DEUS, E VIVO EM ESPIRITO, LONGE DE VICIOS, E DE TODAS AS VONTADES DA CARNE, É ISSO QUE É SEGUIR JESUS, SACRIFICAR, nao basta so crer e viver em erro, nas vontades da carne, vicio, adulterio, roubo, mentora, etc etc.. esse si é relegioso e enganado vai pro inferno. DEUS ABENÇOE… EU SOU A UNIVERSAL,, E DAÍ?

  16. Mas a mídia, parece uma criança chorona querendo atenção! Oque tem o cara usar a faixa na cabeça? Temos liberdade de expressão! Ele nao ta ofendendo ninguém! Mas aposto que se tivesse escrito sou a favor do casamento gay estaria todo mundo chamando ele de inovador ou ousado….

DEIXE UMA RESPOSTA