Morte de Eduardo Campos pode fazer Marina Silva ameaçar reeleição de Dilma, afirmam líderes cristãos e especialistas

25

A morte de Eduardo Campos na manhã de ontem, 13 de agosto, mudou completamente o cenário das eleições desse ano à presidência da República. Marina Silva, sua vice, poderá ser oficializada pelo PSB como candidata e tomar votos dos demais candidatos.

A imprensa internacional, ao repercutir o acidente que vitimou Eduardo Campos, destacou que o cenário político agora está imprevisível, e é possível que as próximas pesquisas sobre a intenção de voto do eleitor mostrem um quadro impensável há dois dias.

Especula-se que setores do PSB não sejam favoráveis à indicação de Marina Silva, mas especialistas políticos apontam que esse é o caminho natural e óbvio. O próprio irmão de Eduardo Campos, Antônio, defendeu que ela seja a indicada: “Eduardo morreu lutando. Temos que colocar Marina para cima”, afirmou, segundo informações do jornal O Globo.

“No momento oportuno, vamos tomar essa decisão (de quem será o candidato). Estamos muito abalados, e agora que vamos começar a conversar. É um impacto muito grande. O Eduardo era um candidato competitivo, que representava a esperança para milhões e milhões de brasileiros”, ponderou o senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF).


Marina forte

No meio evangélico há a expectativa de que Marina seja efetivada como a titular da chapa. O colunista do Gospel+, pesquisador Johnny Bernardo, acredita que se ela for a escolhida pelo PSB, pode representar séria ameaça a Dilma Rousseff (PT).

“Com sua imagem fortalecida pela última eleição ao Planalto, em 2010 – ano em que alcançou 20 milhões de eleitores e levou as eleições ao segundo turno -, Marina Silva imporia um novo ritmo, capaz até mesmo de colocar em risco à reeleição da presidente Dilma Rousseff. Outro fato que pode pesar a seu favor será a comoção nacional”, avaliou.

Para Bernardo, até mesmo os votos que muitos evangélicos direcionariam ao pastor Everaldo Pereira (PSC) podem, em caso de oficialização da missionária assembleiana na disputa, mudar de lado: “Com Marina como candidata até mesmo votos quase certos ao pastor Everaldo poderão ser direcionados a ela. Mesmo não alcançando a presidência, pela primeira vez na história do Brasil duas mulheres poderão disputar a atenção dos eleitores em um segundo turno, em uma disputa extremamente apertada. Os próximos dez dias apontarão o caminho a ser tomado. Esperemos!”, resumiu.

O ex-reverendo presbiteriano Caio Fábio afirmou em seu programa de TV que a morte de Eduardo Campos pode fazer a sociedade brasileira despertar: “Eu creio em soberania para além do imediato. Eu creio em soberanias que precedem acidentes. Eu não sei o que vem por aí, mas pode ser que o Eduardo Campos seja mais útil às mudanças que o Brasil tem que receber morto do que vivo. Às vezes, um cenário como este muda um inconsciente coletivo de uma nação”, ponderou.

Lamentando a morte do candidato e a dor que familiares e amigos estão sentindo, Caio Fábio disse que “a tendência natural a essa sucessão seria a Marina”, e acrescentou um raciocínio muito semelhante ao do pesquisador Johnny Bernardo: “Não me admiraria se por causa da tragédia como adubo, ela, que já tinha simpatias anteriores somadas a tragédia do Eduardo – como fertilizante trágico da campanha – possa vir dar e criar um cenário totalmente novo de repente para essas eleições”.

“Que Deus tenha misericórdia deste país. Que Deus nos ilumine e o que quer que venha, venha nos fazer o bem porque fazer o mal, a gente já está experimentando muita coisa que nos faz mal”, finalizou Caio Fábio. Assista:

Assine o Canal

Pesquisas

Antes da oficialização da candidatura de Eduardo Campos como titular do PSB, o Instituto Datafolha realizou uma pesquisa em abril considerando a hipótese de Marina Silva ser a candidata do partido.

À época, o desempenho de Marina era superior ao de Eduardo e o de Aécio Neves (PSDB). Segundo os números divulgados pelo instituto em 07 de abril de 2014, Dilma Rousseff (PT) teria 39% das intenções de voto, contra 27% de Marina Silva e Aécio Neves 16%. Os brancos e nulos seriam 13%.

Antecipando-se à possível oficialização de Marina Silva como candidata à presidência após a morte de Eduardo Campos, o Datafolha registrou ainda ontem uma nova pesquisa na Justiça Eleitoral. O levantamento será feito entre hoje, 14 de agosto, e o próximo sábado, 16.

O resultado, que sai na segunda-feira, 18 de agosto, poderá ajudar o PSB a tomar as decisões sobre os rumos de sua campanha.


25 COMENTÁRIOS

  1. Se a marina for oficializada como candidata, será um bom contraponto a dilma e ao pt. Espero que malafaia desta vez não a ataque publicamente e a abandone poucos dias da eleição como foi em 2010.

  2. O discurso é lindo, maravilhoso, coerente e eu concordo. E olha que pra eu concordar com o Johnny Bernardo é preciso muito esforço.

    Poooooooorém, eu acho muito difícil o PSB lançar a Marina. Ela não era nutrida de afetos pelo partido.

    Ainda acho que o PSB não lança ninguém e vão apoiar o PT. Se isso ocorrer os que dizem que as especulações são só “teoria da conspiração” terão de explicar as coincidências.

    Ocorrendo uma coisa ou outra meu voto o PSB não terá, nem com Marina e nem sem Marina.

    E peço só um favor a todos os Cristãos, façam o que quiserem mas se não for pedir muito, parem de olhar para Marina como “A candidata Cristã”. Obedeçam ao mestre, olhem os frutos, investiguem sua trajetória política, vejam que até ontem ela era do PT que hoje os cristãos tanto atacam. Investiguem os motivos de ela ter abandonado o PT.

    Analisem o seu falar, analisem suas posições em relação aos temas nevrálgicos do Brasil, analisem qual foi a posição dela em relação ao decreto bilivariano da Dilma na criação da Política Nacional de Participação Social.

    Investiguem a posição dela em relação ao aborto, as drogas, à maioridade penal.

    É só isso que eu peço se não for pedir muito.

    E pra finalizar, em 08 de Maio deste ano Dilma aprovou o projeto de lei 12.970 que estava engavetado desde 2007 que prevê sigilo de investigação de acidentes aéreos por parte do Cenipa (subordinado à Aeronáutica).

    Mais uma coincidência?

    Não saiam por aí acreditando em alguém só porque professa ser Cristã, usa coque e saia comprida.

      • Stardust,

        Eu não estou aqui para perseguir os evangélicos mas para alertá-los acerca dos enganos em que estão incorrendo em muitas situações. Não quero combatê-los, quero ajudá-los.

        Em relação ao Feliciano eu condeno a maioria de suas praticas religiosas, não concordo com sua pratica ministerial.

        Quanto à sua conduta política acho que ele fez um mandato pífio no inicio mas encerrou ele bem, vi uma entrevista com ele onde ele reconhece que não conhecia nada sobre politica e foi estudar, acho que ele evoluiu e está melhor do que antes.

        Merece respeito quem deu a cara a tapa como ele fez diante de interesses gigantescos. Concorda que ele não precisava se expor como fez? Assim como tenho que reconhecer, assim como o Feliciano também o fez, o fato de que o Jean Willys merece respeito, pois, também é um sujeito que a despeito de suas opiniões das quais eu até hoje nunca concordei com nenhuma também é um sujeito corajoso.

        Diferente da Marina o Feliciano rompeu com o PT e hoje é opositor ferrenho, viu que foi traído e usado. A Marina não, veja se ela tece alguma crítica ferrenha ao antigo partido, não o faz, algumas consideraçõezinhas aqui e outra alí e só.

        Colocar o Feliciano nesta questão não sei se é apropriado pois estamos falando de corrida presidencial, ao qual o Feliciano não tem o menor preparo, pois, aprendeu a ser Deputado no final do mandato.

        Se fosse hoje não votaria no Feliciano, quem sabe em eleições posteriores? Ainda acho ele imaturo e despreparado tanto como Pastor como Politico.

        Sinceramente, apenas uma percepção e posso estar enganado, não vejo nele a mesma má indole que vejo nos demais líderes Cristãos, ele comete erros por ter aprendido assim, acha que é normal pedir dinheiro nos cultos, pregar a teologia da prosperidade, gastar tempo e energia com questões relacionadas à posturas morais.

        Sinceramente acho que ele está amadurecendo e espero que ele chegue ao pleno conhecimento da vontade de Deus.

        Os demais lideres proeminentes são descarados, falsos profetas, mal intencionados mesmo, pregam moralidade de seus pulpitos mas quando entram no cenário político se escondem, jogam o jogo de cartas marcadas.

        Em resumo, Feliciano hoje não mas eu prefiro esperar e dar a ele a chance de mudar, os demais estão chafurdados demais na lama para que eu possa dar crédito.

        Sei que muitos não concordarão mas não me importo, acho que meu comentário não vai agradar nem quem é “fã” do Feliciano e nem quem não é mas não me importo, é minha opinião e tento ser equilibrado nas minhas análises sem usar de prerrogativas como “se é evangélico é ladrão e não presta”, é preciso calma e analisar todas as coisas e pessoas dentro de seus contextos.

      • Stardust,

        Eu não estou aqui para perseguir os evangélicos mas para alertá-los acerca dos enganos em que estão incorrendo em muitas situações. Não quero combatê-los, quero ajudá-los.

        Em relação ao Feliciano eu condeno a maioria de suas praticas religiosas, não concordo com sua pratica ministerial.

        Quanto à sua conduta política acho que ele fez um mandato pífio no inicio mas encerrou ele bem, vi uma entrevista com ele onde ele reconhece que não conhecia nada sobre politica e foi estudar, acho que ele evoluiu e está melhor do que antes.

        Merece respeito quem deu a cara a tapa como ele fez diante de interesses gigantescos. Concorda que ele não precisava se expor como fez? Assim como tenho que reconhecer, assim como o Feliciano também o fez, o fato de que o Jean Willys merece respeito, pois, também é um sujeito que a despeito de suas opiniões das quais eu até hoje nunca concordei com nenhuma também é um sujeito corajoso.

        Diferente da Marina o Feliciano rompeu com o PT e hoje é opositor ferrenho, viu que foi traído e usado. A Marina não. Veja se ela tece alguma crítica ferrenha ao antigo partido, não o faz, algumas consideraçõezinhas aqui e outra alí e só.

        Colocar o Feliciano nesta questão não sei se é apropriado pois estamos falando de corrida presidencial, ao qual o Feliciano não tem o menor preparo, pois, aprendeu a ser Dep ut ado no final do mandato.

        Se fosse hoje não votaria no Feliciano, quem sabe em eleições posteriores? Ainda acho ele imaturo e despreparado tanto como Pastor como Politico.

        Sinceramente, apenas uma percepção e posso estar enganado, não vejo nele a mesma má indole que vejo nos demais líderes Cristãos, ele comete erros por ter aprendido assim, acha que é normal pedir dinheiro nos cultos, pregar a teologia da prosperidade, gastar tempo e energia com questões relacionadas à posturas morais.

        Sinceramente acho que ele está amadurecendo e espero que ele chegue ao pleno conhecimento da vontade de Deus.

        Os demais lideres proeminentes são descarados, falsos profetas, mal intencionados mesmo, pregam moralidade de seus pulpitos mas quando entram no cenário político se escondem, jogam o jogo de cartas marcadas.

        Em resumo, Feliciano hoje não mas eu prefiro esperar e dar a ele a chance de mudar, os demais estão chafurdados demais na lama para que eu possa dar crédito.

        Sei que muitos não concordarão mas não me importo, acho que meu comentário não vai agradar nem quem é “fã” do Feliciano e nem quem não é mas não me importo, é minha opinião e tento ser equilibrado nas minhas análises sem usar de prerrogativas como “se é evangélico é ladrão e não presta”, é preciso calma e analisar todas as coisas e pessoas dentro de seus contextos.

          • Pastor Everaldo é fácil, nunca emitiu nenhuma crítica ao Lula, pois, sabe que se o fizer é mexer em um vespeiro, joga o jogo político.

            Espancador de mulher e diz que defende a família.

            Se coloca como candidato de direita mas é esquerda.

            Tem apoio de Malafaia e José Welington.

            Iniciou na politica e venceu sua primeira eleição ao lado de Garotinho (PR) e Benedita da Silva (PT). Na ocasião tiveram apoio do Manoel Ferreira.

            Na vida pública desde 1980, isso mesmo, quase 35 anos como político teve participação em um projeto, sim, UM PROJETO que foi o de ajudar a implementar o primeiro bolsa família do Brasil, o “cheque cidadão” no Rio de Janeiro.

            Está em seu segundo casamento, porém, sob acusação de entre um e outro ter mantido uma relação estável com uma terceira mulher.

            Enfim, só pelas companhias dá para ver de quem se trata e em 35 anos de vida pública não ter nada de útil a apresentar já denotam o verdadeiro engodo que é este sujeito.

        • ISSU AINDA VAI DAR UMA BRIGA ,OS DOIS STARDOIDOPOERINHA E MARCOS OLIVEIRA DAO DE SABIXAO PRA ALIMENTAR SEUS EGOS,UM KER SER MELHOR QUE OUTRO,UM ESCREVI QUE E CRISTAO E TA LONGIIII DISSO O OUTRO E EVANGELICO ENRUSTIDO ,VAI NA IGREJA MAS ENTRA EM SITE METENO PAU EM TEMPLOS,TA LONGIII DE SER HOMI DE VERDADE E ASSUMI O KE E

  3. A ditadura militar tolheu muitos possíveis líderes, no governo civil o que vimos foi só corrupção, o que temos hoje como lideranças para eleger, só lixo, vamos colocar o “Dunga” de novo como presidente do Brasil, êta povo cansado de tomar de sete a um.

  4. Agora sim irei votar numa mulher de DEUS, rs como Deus faz as coisas, digno de toda Honra e toda Glória, os planos de DEUS? Bem Dilma hummmmm, prefiro não falar o que já sabemos a respeito de notícias, eo Aécio Neves hummmmm … Deus é tremendo só vou falar isso, pois vão pesquisar no Google sobre os dois, meu voto já sabe pra onde vai. Glória Glória Glória DEUS.
    Quando se multiplicam os justos, o povo se alegra, quando, porém, domina o perverso, o povo suspira.Prov.29:2.

  5. EDUARDO EU IA VOTAR NELE,MAS MARINA SILVA TO FORA,ESSA MULHER GANHAR É BOTAR O ANTI CRISTO PRA COMANDAR O PAIS,ELA E DO TIPO QUE QUER AGRADAR GREGOS E TROIANOS,VAI LIBERAR TUDO

  6. Bom! o candidato que eu escolher.. precisa estar dentro dos meus principios biblico. (As autoridades que existem foram estabelecidas por Deus’. Rm 13;1) Meu futuro representante, apoia ou fere os principios de divino.? Outro ponto de suma importancia, ele e’ politicamente preparado. Tua proposta de governo trara’ melhoria de vida a min e a populacao de maneira em geral.? E’ correto votar Marina ou Pr. Erivaldo…so’ porque sao cristaos.? No meu ponto de vista, politica & religiao nunca foram bons parceiros. Jesus foi considerado um dos homens mais fluente na histo’ria humana … houve alguns que achava que ele deveria ter intrometido em questaos politicas . No entanto, ele nao fez. Jesus orou por seus discipulos dizendo; “eles nao sao deste mundo, como eu tambem nao sou.” -Joao 17:16. Se Jesus e seus discipulos nao faziam parte deste mundo … como seriam um representante politico ? Jesus fugiu quando soube que alguns estavam vindo, para coroa’-lo com rei. Na verdade, ele nao queria envolver com questaos politicas…reconhecia que seus passos deveria ser conduzido por Deus. ‘Eu sei, Senhor que nao esta nas maos do homen o seu futuro; nao compete ao homen dirrigir os teus passos'” Jer 10:23. Portanto, pense antes de votar, pesquise e nao deixa ser levado ao emocionalismo, nem tao pouco pela a religiosidade. Seja’voce, Seja Cristao e Brasileiro

  7. Eduardo Campo era a única esperança de mudança real no Brasil. Sua morte não foi em vão. Sua vida pode ser considerada pelo Brasil, no sentindo que o povo acorde, que nosso país precisa e muito de mudanças e o povo ainda está inconsciente mesmo, não consegue pensar em alguma solução. Essa tragédia pode ser o estopim do rompimento do travamento racional do povo brasileiro e mude realmente esse Brasil. Eduardo Campo foi-se, mas ficou a sua continuidade e companheira que está repleta de vontade e boas intenções para muda o nosso país, que é Marina Silva. Ficar como está não podemos ficar!

  8. Duvido que ela servirá o PT, pois, o saudoso Eduardo Campos escolheu-a para vide-presidente, e não foi por acaso que isso aconteceu; pois ele sabia o que estava fazendo; então, creio que ela será a candidata a presidência pelo PSB. Se for ao contrário, esse partido já era e ficará sem moral.

  9. Estar na HORA de colocarmos um CRISTÃO no poder da PRESIDÊNCIA.Basta! dos MACUMBEIROS e SERVOS do DIABO.Deus sabe todas as coisas.Acorda Brasil!
    vamos Marina! os EVANGÉLICOS sábios estão contigo.Assuma a CHAPA.

DEIXE UMA RESPOSTA