Jesus apareceu de novo em um local inusitado: um barranco na Colômbia. Pelo menos é o que acreditam os moradores da zona rural de San Francisco Putumayo, que fotografaram uma área em que houve um deslizamento de terra e alegaram que o rosto do Filho de Deus estava esculpido no local.
Porém, como muitas coisas que envolvem fé, o local já virou destino de peregrinação de fiéis e fonte de arrecadação para o proprietário do terreno, que agora cobra 2 mil pesos (o equivalente a R$ 2,50) para que os fiéis tenham acesso ao rosto de Jesus no barranco.
“Se você acredita em Jesus, você vai ver a sua imagem”, disse Ximena Rosero Arango, que visitou o local. Um internauta concordou com a ideia publicou a imagem acima, dizendo que o deslizamento de terra fez surgir uma imagem “que se assemelha ao rosto de Jesus”.
De acordo com informações do Huffington Post, “Jesus tem feito muitas aparições nos dias de hoje”, e listou os casos de pessoas que fotografaram manchas e atribuíram os traços a uma aparição divina.
Pareidolia
A associação de imagens abstratas a rostos ou outros objetos é descrita pela ciência como pareidolia. O fenômeno surge a partir de um estimulo aleatório, e é bastante comum.
Com o advento das redes sociais, os flagras passaram a ser mais divulgados, e muitas pessoas religiosas associam essas imagens a experiências sobrenaturais. De tanto ocorrer, cientistas resolveram estudar o cérebro de pessoas que dizem enxergar rostos em formas abstratas e terminaram por receber um prêmio.
Em 2014, o número de “aparições” de Jesus em casos como o listado acima foi grande. Houve quem enxergasse o rosto do nazareno na fumaça de um incêndio, ou nas fezes de um pombo, o que obviamente gerou piadas.
Derrumbe de esta montaña en zona rural de San Francisco Putumayo, dejo una imagen que se asemeja al rostro de Jesus. pic.twitter.com/NTYyNsssU9
— JAIRO FIGUEROA (@JAIROFIGUEROAG) March 22, 2015