Em meio a crise social e política, Ucrânia escolhe pastor evangélico para comandar o país interinamente

6

A Ucrânia atravessa um momento de crise institucional, com a deposição do presidente Viktor Yanukovich por conta de protestos no país contra a política internacional adotada por ele. Apesar da crise e das mortes entre forças militares e manifestantes, o momento de efervescência social uniu cristãos católicos, evangélicos e ortodoxos, que pedem paz.

Yanukovich foi deposto pelo Congresso do país, e agora, as autoridades procuram pelo ex-presidente para cumprir um mandado de prisão. A crise no país se iniciou quando o então presidente negou um acordo comercial com a União Européia para estreitar ainda mais os laços com a Rússia, algo rejeitado pela população.

O presidente interino do país, Oleksander Turchynov, indicado para comandar a transição política da Ucrânia, é um pastor evangélico e tem uma longa carreira política. Aos 49 anos, lidera uma pequena Igreja Batista, e concilia seu ministério com suas atividades públicas.

Segundo informações do Jornal Nacional, apesar de aceitar o desafio, Turchynov já avisou que não concorrerá nas próximas eleições presidenciais, abrindo a disputa para todos os grupos políticos.


De acordo com informações do WNYT, a União de Igrejas Evangélicas da Ucrânia se reuniu para selar uma posição a respeito da crise, e publicou um documento pedindo que a sociedade ucraniana ponha fim à violência. Um trecho do comunicado diz que “sem arrependimento, graça, perdão e reconciliação, o país continuará dividido e em conflito”, acrescentando: “Esta é a pré-condição para uma profunda transformação espiritual da Ucrânia… Apelamos às igrejas evangélicas da Ucrânia que sirvam para trazer a paz entre as pessoas e curar as feridas da guerra”.

Por Tiago Chagas, para o Gospel+


6 COMENTÁRIOS

  1. Otimo se for um homem de fe verdadeiro e o mesmo colocar Deus em primeiro lugar em tudo o que for fazer e pensar, com certeza ira dar tudo certo, agora se for um destes que somente tem a casca com nome de pastor crente com certeza nada funcionara, de repente sera ate pior, coloque Deus em primeiro lugar em todo seu agir pensar fazer, que não havera Stardust que resista nem pitagoras e nem todos os ateus ou satanistas ou contras ou espiritas ou catolicos ou budistas e todas as porcariadas que exista por ai que resista um mandado de Deus

  2. A tempo, que se faça uma correção histórica atual: Quem depôs o Presidente do país, não foi o Congresso e sim o movimento popular de toda a nação, acampado nas praças de Kyiv e, depois entregou o poder ao Congresso para que este organize um novo governo — de acordo com as exigências do povo ucraniano e que o novo governo se oriente para a UE. Lembre-se que a Ucrânia é um país europeu, cuja cultura é embasada nos pressupostos culturais gregos e cristãos.

  3. QUE O SENHOR DEUS POSSA USA-LO E A PAZ POSSA VOLTAR AQUELA NAÇÃO QUE AQUELA NÃO POSSA FAZER OPÇÃO DE TER O DEUS JEOVA TODO PODEROSO COM SENHOR E A JESUS CRISTO COMO SALVADOR. ASSIM COM DEUS OUTRORA LEVANTOU BONS JUÍZES E PROFETAS QUE ELE DE UM BOM TESTEMUNHO.

DEIXE UMA RESPOSTA