A Igreja Universal do Reino de Deus promoveu encontros de pastores de diversas denominações evangélicas no Templo de Salomão, em uma iniciativa para aproximar a igreja fundada pelo bispo Edir Macedo de outras lideranças religiosas.
Ao todo, em diversas reuniões, aproximadamente mil pastores e pregadores visitaram o megatemplo que replica, em proporção superdimensionada, o templo construído pelo rei Salomão em Jerusalém.
O bispo Eduardo Bravo fez o papel de anfitrião nesses encontros, e comentou a iniciativa: “Entendemos que cada uma cumpre o seu dever e tem a sua parte na missão de pregar o Evangelho a toda criatura pelo mundo. Todos fazemos parte de um corpo em que o cabeça é Cristo”, afirmou.
De acordo com informações do site oficial da Igreja Universal, “foram diversos pregadores vindos de diversas igrejas evangélicas. Um dos convidados, Welks Fernando de Oliveira Ferreira, 37 anos, membro da Assembleia de Deus, em Itapevi (SP), comentou a reunião: “O que mais me chamou atenção foi a forma simples, objetiva e transparente com que o bispo passou a visão da Universal. Além disso, gostei muito do tour, achei fantástica a riqueza de detalhes e a beleza do Templo de Salomão”.
“Além de promover a união entre Igrejas, os encontros ajudaram a eliminar preconceitos, já que muitos deles conheciam a Universal apenas por informações distorcidas e mentirosas que recebiam de terceiros”, diz o site da denominação, reiterando a postura adotada há décadas contra a mídia em geral.
O pastor Renan dos Santos Ferreira, 25 anos, da Igreja Cristo a Marca da Promessa, também falou sobre a oportunidade de visitar o Templo de Salomão e o conteúdo da preleção do bispo Bravo.
“A recepção e a explicação dos sacerdotes durante o tour me chamaram atenção. As palavras do bispo Eduardo, além de ajudar os líderes na sua gestão, fizeram com que o pensamento de alguns em relação à Universal mudasse. Assim, nos tornamos um só corpo. Gostei muito, e se tiver outra oportunidade, voltarei”, afirmou Ferreira.
Estratégia
Essa não é a primeira reunião com pastores de outras denominações realizada no Templo de Salomão. Desde que foi inaugurado, o megatemplo erguido ao custo de R$ 685 milhões já recebeu outros encontros semelhantes.
A Igreja Universal, com o Templo de Salomão como símbolo, vem implementando uma mudança de abordagem junto aos fiéis, com maior ênfase nas tradições judaicas – como o uso por parte dos bispos de assessórios ritualísticos do judaísmo – e a promoção das “novelas bíblicas” produzidas pela TV Record, empresa do bispo Edir Macedo.
Na inauguração do Templo de Salomão, em julho de 2014, aproximadamente dois mil pastores de outras igrejas foram convidados para a cerimônia. Em março de 2015, o próprio bispo Macedo conduziu uma reunião com representantes de igrejas históricas, como Batistas, pentecostais, da Quadrangular, e neopentecostais de comunidades diversas.
A iniciativa se repetiu em abril de 2016, com o “4º Encontro Interdenominacional”, com a presença de diversos pastores evangélicos de outras denominações. A reunião, novamente dirigida por Edir Macedo, foi apreciada por membros de igrejas pentecostais, como a Assembleia de Deus, Fonte dos Milagres, entre outras, de acordo com o site da Universal.