Criado com o objetivo de promover a temática socioambiental entre os evangélicos, o movimento “Igrejas Ecocidadãs” é uma das entidades com programação ativa durante a Conferência das Nações Unidas (ONU) sobre o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20.
Com uma programação paralela ao evento, a entidade cristã está promovendo uma série de debates e manifestações com o objetivo de alertar os cristãos para temas como desenvolvimento sustentável e conservação de recursos naturais.
No sábado (16), o movimento realizou o “Mutirão de Oração por um Mundo Justo e Sustentável”, que marcou o início dos trabalhos da entidade no evento. Nesse mesmo dia formam realizadas Mesas de Diálogos com os temas “Agricultura urbana” e “Crise ambiental e cristianismo”, mesa que discutiu o papel da igreja na sustentabilidade, e contou com a participação de Marina Silva.
No domingo (17) foi realizada no Aterro do Flamengo uma mobilização através de uma caminhada, defendendo a “Sustentabilidade nas Unidades de Conservação no Brasil”. Nessa segunda (18) foi realizada uma nova mesa de debate, que aconteceu no Clube Boqueirão, e o Aterro do Flamengo voltou a ser palco de novas mobilizações.
Para essa terça feira (19) as ações do Igrejas Ecocidadãs estarão concentradas no Aterro, e terá uma nova mesa de diálogo, sob o tema “Defesa de Direitos – Experiências de Desafios da Juventude Religiosa”, bem como a continuação da petição pública “FALE por um Mundo Justo e Sustentável”, que iniciou na segunda.
A participação de religiosos no evento será marcada também pelo pastor Walter Altmann, moderador do Conselho Mundial de Igrejas (CMI), que será um dos oradores da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, na próxima sexta-feira, 22 de junho.
De acordo com a Unisinos, o CMI fará parte também da Cúpula dos Povos pela Justiça Social e Ambiental, evento organizada pela sociedade civil, que contará com representantes de várias religiões, entre elas a Cáritas Internacional (Católica), a Federação Luterana Mundial e o grupo Religiões pela Paz.
Veja fotos das manifestações do “Igrejas Ecocidadãs”:
Fonte: Gospel+