“Gladiadores do Altar” é um embrião paramilitar da Universal, diz terreiro de candomblé

45

Os “Gladiadores do Altar” da Igreja Universal do Reino de Deus voltaram a ser alvo de questionamentos e um pedido de investigação pelo Ministério Público. Dessa vez, os autores do pedido são representantes de religiões afro-brasileiras.

O terreiro de candomblé Casa de Oxumarê, um dos mais antigos da Bahia, divulgou uma carta aberta às autoridades pedindo que investiguem a finalidade do projeto que envolve jovens uniformizados com roupas camufladas.

“Quando fomos notificados da existência desse grupo, imediatamente causou um impacto de medo, por conta do histórico da Igreja. Eles sempre tiveram uma ação de promover o ódio religioso, com o objetivo de tentar erradicar e exterminar as religiões de matrizes africanas”, explicou o babalorixá da Casa, pai Pecê, segundo informações do Correio 24 Horas.

O ponto de vista é semelhante ao do deputado federal e ativista gay Jean Wyllys (PSOL-RJ), que se disse preocupado que os “Gladiadores do Altar” pudessem se transformar numa espécie de Estado Islâmico e passassem a perseguir minorias religiosas, como os adeptos do candomblé.


Para os praticantes do candomblé responsáveis pela carta, a criação de um “embrião paramilitar” na Igreja Universal permite que se chegue à conclusão de que, em algum momento, os jovens receberão treinamento militar e receberão armamento.

“Diante de tamanha incerteza sobre os objetivos dessa organização, sobre a sua natureza, o real controle que a Igreja conseguirá exercer sobre esses jovens e da possibilidade palpável de que essa alegoria se converta em ódio e violência real, conclamamos todos aqueles comprometidos com a consolidação do Estado Laico a se manifestarem veementemente contra a manutenção das atividades dos ‘Gladiadores da Fé’”, diz a carta.

O babalorixá pai Pecê disse ao jornal que em outras ocasiões, membros da Universal já invadiram e destruíram terreiros. A carta aberta será entregue a diversas autoridades, como o Ministério Público da Bahia, a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência, à Organização das Nações Unidas (ONU) e a Organização dos Estados Americanos (OEA).


45 COMENTÁRIOS

  1. Eles infundem um certo fanatismo sobre os jovens, isso é verdade. Em duas ocasiões pude constatar isso, é de dar pena, porque a hora em que um jovem desses acorda, ele fica tão confuso e perdido – pois, o fanatismo radical sem o espigão profundo do conhecimento e da consciência – vira pó!

  2. pra que servem os terreiros alias os terrenos de lixo para esses macumbeiros? a maioria é aberração gay e ainda colocam a culpa no diabo , reparem nos pais de chiqueiro como falam e como agem. macumbeiro não tem moral pra falar de religião nehuma. servem ao diabo, pedem o mal dos outros, sacrificam animais , abusam da boa fé das pessoas com seus feitiços que não servem pra nada. deveria é acabar com esses depositos de lixo e construir escolas e hospitais no lugar.

  3. Não só os espíritas devem se manifestar mais toda a sociedade., isto é uma aberração de seita ., que até mesmos as igrejas primitivas não comungam com as praticas desta seita universal., estão denegrindo todas as igrejas .,

  4. Feiticeiro Pecê que é supostamente chamado “Pai” , que na verdade não é pai de nada , é um feiticeiro , que gostaria de ter a força que o macedo tem , e na verdade ambos são muitos semelhantes , ambos toma dinheiro dos pobres , so que a diferença , e que alguns tomam , numa velocidade maior , e outros numa menor , concluindo o feiticeiro , que não sabe de nada vezes nada , e alto denominado pai de santo , esta com inveja do imperio maldoso , em que o velho macedo tem , ou seja , concluindo finalmente , e o sujo falando do mau lavado , ou seja , e uma entrevista e uma afirmação que deve ser totalmente desconsiderada .

    Lembrando : Ile axê oxumare tem a mesma coisa que a IURD , so que os evangélicos com um poder maior de destruição, e os “Pais de santo” e ” Mães de santo ” , com destruição baixa e efetividade baixa , ou seja e um Invejoso esse Feiticeiro Pecê .

    Alerta : Peço a todos que nunca compareça e nenhuma das duas , mais especialmente na Casa de Oxumare , pois nesse local , a mais uso de magia negra , do que de forças beneficas . La há , acertamento de ossos de falecidos , a nação deles tem nada mais do que magia negra brava . E o Feiticeiro Pecê , não sabe de nada , somente truques de magia negra ou Jeje , como os mesmo dizem , lebrando mais um detalhe , os trabalhos de magia negra e nada mais nada menos que eles fazem com intuito de fazer a pessoa ficar de arraste , ficar doente , com cancêr e entre outras doença e acrescento , que ele faz trabalho , tambem para deixar louco ou coisa parecida . Então Peço ( Não vá no terreiro de candomblé oxumare) , além de esse feiticeiro ser metido , por ser uma linhagem de bruxos da casa de oxumare . Já a IURD , tire suas próprias conclusões , um templo daquele tamanho, foi a base , de muitas pessoas que ficaram de arraste , e tambem dizem as más linguas que todos aquele encostos dos “fíeis ” são nada mais nada menos que interpretação e tendas de umbanda que contem na própria universal e aquilo bem preparado.

  5. E as portas dos inferno não prevalecerão conta minha Igreja disse Jesus, portanto se os participantes das entidade afro-brasileiras acha que não são contra a Igreja de Cristo não precisam temer nada agora se são contra, não tem para onde correr, porque o poder pertence a Deus e nem as autoridade da terra pode contra a Igreja é só nos orar e clamar-mos que Deus responde e puno nossos inimigos.

  6. Esses assassinos de criancas tao criticando quem?, filhos do diabo que quando apanham dos exus vao correndo pra igreja buscar Deus!

    Os que ja sairam da macumba e agora servem a Deus revelam tudo que esses bestas tentam escomder pra bestas igual eles|as|!

    • Carlos,

      O site publica notícias, somente. Os cristãos verdadeiros consideram tanto o Jean Wyllis quanto o Edir Macedo dois personagens que lutam contra a verdadeira mensagem de Cristo, cada um ao seu modo, Edir manipulando a Verdade e Jean combatendo.

  7. Torce o rabo cambada!!!
    Iurd a 5a maior instituição com maior credibilidade do país. Fruto do caráter, disciplina, verdade, obediência à Palavra, não acobertar erros, transparência.
    Vcs irmaus deveriam ficar felizes em ter uma igreja evangélica com alto índice de aprovação da sociedade.
    Os Iurdianos lutam para tirar vidas das mãos do inferno e tem irmaus aqui que lutam contra isso. Preferem serem instrumentos do diabo para ataques levianos. Ao invés de lutaram pelo Reino de Deus, lutam como aliados do inferno.

    • “Torce o rabo cambada!!!”

      carlos, pelo seu linguajar, vejo que vc pode dizer: “eu $ou a univer$al”.

      “Iurd a 5a maior instituição com maior credibilidade do país”

      Mas vc não cita o resto da matéria que foi veiculada e mostra a realidade da percepção do povo em geral em relação a iurd, vamos aos numeros que vc omitiu:

      ” … Em outro patamar aparecem a Igreja Universal do Reino de Deus (12% a avaliam com muito prestígio, 33%, com pouco prestígio, e 51%, com nenhum prestígio)…”

      FONTE: datafolha

      Agora, com o conhecimento dessas informações podemos ver que a rejeição da iurd perante o povo chega a 84% (33% dos que a consideram com pouco prestigio somados aos 51% sem nenhum prestigio).

      “Fruto do caráter, disciplina, verdade, obediência à Palavra, não acobertar erros, transparência.”

      Errado, o repudio a iurd é pela falta de carater, falta de disciplina, falta de verdade, desobediencia a palavra, acobertar erros, e a falta de transparencia, afinal, pq as reuniões de pastores são secretas? porque a iurd não deixa o balanço mensal do que entrou em dinheiro e no que foi investido, como a batista mesmo faz e deixa em local visivel aos membros?

      E a maior prova de que o povo repudia a iurd e esta pesquisa datafolha reflete a verdade, é na eleição de 2012 para prefeito em sp. Celso russomano era o lider nas pesquisas, isolado… mas foi só o povo ser informado que a candidatura dele era apoiada pela iurd, que de lider foi caindo nas pesquisas cada vez mais, e nem chegou ao segundo turno das eleições municipais paulistana. Um tapa na cara do edir macedo, dado pelo povo da cidade de SP.

      Outro caso: crivella. Foi só o pezão informar que crivella era sobrinho do macedo, coisa que a maioria dos eleitores do estado do rio desconhecia para o mesmo naufragar no segundo turno.

      Até a presbiteriana do brasil já emitiu nota oficial não reconhecendo a iurd como evangélica e a classificando como seita, e dando orientação que em seus templos, ao receber gente oriunda da iurd, que os mesmos passem de novo pelo batismo, pois nem o batismo feito na iurd será reconhecido como válido.

      A pesquisa datafolha está apenas colocando em numeros o que temos visto na prática. Tenho amigos evangélicos e a maioria repudia a iurd.

      • Ao herói Stardust
        Ali naquela seita, não há verdade.
        Não há Deus, apenas Deu$.
        É a seita do dinheiro, da ganância, da mentira.
        Alguns IURDiotas dizem “não julgueis”.
        Mas o próprio pEDIR MAmonCEDO é o primeiro a julgar.
        Dizendo que as outras igrejas são do diabo, só a dele é verdadeira.
        Usam uns versos da Bíblia para dizer que quem não dá dízimo é ladrão.
        Que nós estamos roubando de Deus.
        Acabou de construir o Templo de Salomão, uma ofensa a Deus.
        Se dar o dízimo basta para entrar no céu, então Jesus veio fazer o que na Terra?
        Ele se sacrificou para a nossa salvação.
        Então hoje não é preciso sacrificar, como dizem na IURD, para receber a bênção de Deus.
        Eu tb já frequentei a IURD, por pouco tempo, mas deu para ver que a verdade não está ali.
        Um bi$po falou, na minha frente, que se a pessoa tem pouco dinheiro, o do leite das crianças, do pão, do ônibus, mesmo assim deve dar oferta.
        “VOCÊ TEM DE SER FIEL COM DEUS, AMÉM IGREJA?”
        Errado!
        Não acredito que Deus exige isso das pessoas.
        O próprio Jesus disse que seu reino não é deste mundo.
        Quem é o verdadeiro ladrão?
        Quem não dá dízimo/oferta ou quem exige o que não lhe pertence?
        O contido no livro de Malaquias é distorcido e mutilado para atender aos interesses desses cães gulosos.
        O profeta fala especificamente ao povo de Israel.
        Alguns sacerdotes estavam roubando, pegando para si o que deviam levar ao templo.
        O dízimo devia ser levado pelos israelitas à Casa do Tesouro, para não faltar mantimento na casa de Deus.
        Mantimento, não dinheiro e sim alimento.
        Que vinha da agricultura e da criação de animais.
        Que era para o sustento dos sacerdotes (levitas), cuja tribo não teve herança.
        E tb para o pobre e a viúva.
        O depositado na Casa do Tesouro era repartido com os necessitados.
        Se era mantimento, por que a IURD exige dinheiro?
        Ela reparte com alguém o arrecadado?
        Sim, reparte entre eles.
        Quem arrecada bastante, tem recompensa.
        Quem arrecada pouco, tem castigo.
        Fora a pressão de “pegar o mês”, cada vez mais.
        E a bênção citada em Malaquias (abrir as janelas do céu) indica boa colheita.
        Não como pregam hoje, que quem dá oferta grande, a bênção é grande.
        Um bispo falou na minha frente, ao vivo e a cores:
        “SE SUA OFERTA FOR PEQUENA, SUA BÊNÇÃO SERÁ PEQUENA”
        “AMÉM, IGREJA?”
        Desde quando Deus virou banqueiro?
        Desde quando Deus vende suas bênçãos?
        Parece anúncio de banco, o banco A oferece juros maiores que o banco B.
        É óbvio, quem aplica 100.000 reais num banco, recebe rendimentos maiores do que quem aplica 1.000.
        Quem não dá dízimo, é ladrão?
        Quem dá dízimo ou quem o exige, está negando a Jesus.
        Podem reparar, na IURD tem:
        – shofar
        – menorah
        – estrela de Davi
        – comemoração de feriados judaicos
        – Pedir Ma$$edo usando talit
        – bandeira de Israel
        – uns alucinados dizendo que o hebraico é a língua falada no Céu.
        – templo de Salomão
        – azeite do Monte das Oliveiras
        – sal do Mar Morto
        – Arca da Aliança

        Temos ainda a Fogueira SantaNÁS de Israel.
        Pedidos de fiéis, mediante gorda oferta, são levados até Israel.
        O que tem a ver?
        Deus não está em toda parte?
        Então por que levar milhares de envelopes a Israel?
        Sem falar nos rumores de que os envelopes são queimados aqui mesmo.
        Mesmo que sejam realmente enviados a Israel, estão mais perto de Deus?
        Mentira tem perna curta.
        Olha aí o misticismo, a crença em azeite ungido, amuletos, miniaturas de arca da aliança, chave do céu, diploma assinados por Jesus Cristo.

  8. como membro da iurd a +- 30 anos vejo que ninguem precisa temer o que virá , pois só quem deve temer sao os demonios que se dizem santos este sim deve temer pois tem o poder de ver quem vai estar na frente que é o SENHOR JESUS , ESPIRITA , CATOLICOS, BUDISTAS NAO PRECISA TEMER SOMOS UMA IGREJA QUE TEME A DEUS E SABEMOS QUE DEUS FAZ JUSTIÇA NAO PRECISAMOS USAR AS MAOS SOMENTE O PODER DA ORAÇAO A BIBLIA DIZ QUE O diabo TEME E TREME DIANTE DO NOME DE JESUS O EXERCITO DA IURD VEM ACOMPANHADO DE MERIADES DE ANJO DO SENHOR DEUS NAO PRECISA DE ARMAS NAO É NECESSARIO VIOLENCIA SOMENTE O PODER DA PALAVRA DO DEUS VIVO QUE MUITOS DE VOCES DESCONHECE ..QUE O SENHOR SEJA LOUVADO

  9. Nao percebo porque as pessoas continuam defamando a IURD, ja ficou mais que provado, que mesmo perseguindo, prendendo, defamando, a IURD resiste o que prova que Deus e com eles.

  10. Mary,outro dia estava pensando se eu nao estiver enganada li algo do tipo em um comentário seu,que vc abriu os olhos quanto a Universal quando foi chamada pra fazer parte de um “trambique”,conclui que seja algo para enganar as pessoas,daí pensei se vc fosse uma pessoa de credibilidade eles te chamariam para isso?

    • Flaviana,
      Não fui chamada por ter credibilidade, fui chamada por estar presente naquele momento em que estavam precisando. A pessoa que me chamou, aparentemente, nem era da igreja, mas da televisão. Ao falar comigo, se embananou todo, não sabia como explicar, exatamente, o que eu iria fazer. Só aceitei porque meu marido me incentivou a fazê-lo e ficou esperando do lado de fora. Ao entrar no estúdio (deve ser esse o nome), verifiquei que já haviam cooptado outras pessoas. Até, então, eu não havia entendido nada, só depois é que a ficha caiu, mas… já era tarde.
      Sabe, assistindo o atual momento político, e, percebendo como procederam as pessoas envolvidas, percebo muitas semelhanças.
      Nos partidos, o pessoal se corrompe por ideologia, por dinheiro e para chegar ao poder e lá permanecer!
      Já, EM CERTAS igrejas, é pelo crescimento numérico, financeiro e tb pelo poder. A salvação das almas é o mote que os leva a esse fim.
      Trocando em miúdos, o que vale para todos: – “Os fins justificam os meios!”

        • Muito cuidado com o que essa mary fala, Pois ela é uma pessoa frustrada e perigosa, alem de mentirosa e NÃO DAR CONTA DE CUMPRIR COM A PROPRIA PALAVRA…
          COMO SE VAI DAR CREDITO A UMA PESSOA QUE NÃO CUMPRE A PROPRIA PALAVRA?

          Cuidado com essa vibora.

          • Cesar,
            Eu tenho me abstido de falar da Universal. A Flaviana me perguntou sobre algo que aconteceu comigo e relatei aqui. Por acaso falar a verdade é motivo para ser chamada de víbora?
            Eu tb fiz um paralelo com a política porque achei semelhanças no modus operandi. Ah, tb não dá pra se tapar o sol com a peneira!
            Só para esclarecer aos que podem me criticar. Eu, que participei da IURD, reconheço que lá há pontos positivos. Entendo que pessoas tem se recuperado e se encontrado a si próprias e com Deus, porque não?
            Mas, a teologia da prosperidade é o carro chefe dessa igreja e eu não compactuo mais com ela. Simples, assim.

  11. Não vejo nenhum sentindo nesse projeto da IURD, sem qualquer relevância para com Deus. A não ser um perigo futuro, que possa ser inflamado por pessoas de pouco conhecimento e instinto maligno e ser levado ao fanatismo e chegar a um ponto de muito perigo, como vem ocorrendo na África. Talvez até mais um modelo para se tirar proveito dos fiéis e ganhar mais dinheiro dos infelizes. UM MAL QUE SE DEVE CORTAR PELA RAIZ.

  12. Embora a IURD utilize métodos discutíveis, é uma tremenda bobagem afirmar que essa iniciativa tem a ver com destruição de templos ou “armamento de jovens”, o cunho é espiritual mas a sociedade atual ,insuportável e cheia de não me toques, interpreta tudo errado.

  13. O SENHOR JESUS,foi tão perseguido e hoje não é diferente com aqueles que de FATO não medem esforços para servi-lo,o que não é facil,mas ele deixou bem claro que o mundo ODIARIA aqueles que não fizessem a sua vontade.que DEUS abençoe a todos.

DEIXE UMA RESPOSTA