Sam Alves venceu o reality show musical The Voice Brasil em 2013, com uma interpretação elogiadíssima da canção Hallellujah, de Leonard Cohen. Na ocasião, apresentou-se como evangélico e filho de pastores, mas em 2017 assumiu ser homossexual.
O jovem artista já foi líder de louvor e até gravou um álbum de música gospel antes de se arriscar no programa da TV Globo, mas garantiu que não dedicaria sua nova fase da carreira para canções religiosas.
Questionado no Twitter por um fã sobre sua orientação sexual, Sam Alves não titubeou em admitir que nutre atração por pessoas do mesmo sexo. “Você é hetero?”, questionou o fã. “Não, e hoje posso responder isso”.
A declaração causou um rebuliço nos sites e blogs de celebridades na ocasião, e o artista foi procurado para esclarecer o assunto, já que anteriormente havia sido questionado sobre sua orientação e negado ser homossexual.
“Sempre fui uma pessoa que preferia preservar a minha privacidade. Antes do The Voice Brasil e antes de ser jogado na luz dos holofotes da mídia, eu sempre tive que discernir o que deveria expor da minha vida ou não, até para as pessoas mais próximas de mim. Após ganhar o The Voice Brasil, eram milhares de mensagens, entrevistas, e perguntas sobre a minha vida pessoal, inclusive sobre a minha sexualidade. Achei melhor dizer ‘não sou gay’ quando fui abordado por essas perguntas publicamente no passado”, afirmou ao Ego.
A questão religiosa teve um peso na forma como decidiu se portar, segundo Sam Alves: “Era melhor para mim, na época, porque ainda não tinha me aberto com a minha própria família e amigos mais próximos, e não seria através da mídia que iria fazer isso. Fui criado na igreja e sempre tive minha fé como primeiro na minha vida. E por ser filho de dois pastores, e de família de igreja, tinha o mesmo medo de toda pessoa que queira se abrir sobre sua sexualidade: a aceitação da sua família”.
“Continuo acreditando em Deus e no Seu amor por mim como sou, como Ele me fez. Não acredito que Deus me rejeita, e muito menos que o Seu amor por mim seja menos que pelo próximo. Após revelar à minha família a verdade, eu senti o peso que carreguei por tantos anos ser tirado das minhas costas. Não duvido do amor deles por mim, pois já foram claros em dizer que me amam”, acrescentou.