FIC, Promessas, Som Livre: Rede Globo coleciona fracassos em sua relação com o meio gospel; Entenda

49

Nos últimos anos a Rede Globo tem trabalhado em uma aproximação com o público evangélico através de uma série de ações como a contratação de artistas gospel pela gravadora Som Livre, a promoção do Troféu Promessas, a exibição do Festival Promessas na TV, a produção da Feira Internacional Cristã (FIC) e a promessa de uma mocinha evangélica em suas novelas. A estratégia é claramente para agregar o crescente público evangélico do Brasil à sua audiência comercial e televisiva.

Porém, a aproximação desse público tem apresentado uma série de resultados negativos, e a emissora vêm colecionando fracassos relacionados ao meio gospel, como a desativação da GEO Eventos, empresa das Organizações Globo responsável pela FIC, o cancelamento da cerimônia de premiação do Troféu Promessas e dificuldades com o setor gospel da Som Livre.

Promessas e fracassos

A Feira Internacional Cristã (FIC) não foi um grande sucesso comercial e nem de público, ela sequer foi divulgada pela Globo durante sua realização. Após contratar grande parte da equipe da Expocristã para promover a FIC, a GEO Eventos acabou anunciando o encerramento de suas atividades com cerca de R$ 60 milhões em prejuízos. Diante do possível fim do evento gospel global, o ex-CEO da própria GEO Eventos, Leo Ganem, comprou os direitos da concorrente Expocristã e deve realizar a feira em 2014 ao lado do seu sócio Emilio Magnago, ex-diretor comercial de uma outra empresa da Globo, a Som Livre.

Recentemente foi cancelada em cima da hora a cerimônia de premiação do Troféu Promessas, grande evento promovido pela emissora para premiar artistas da música gospel. Marcada para acontecer nessa quarta-feira (13), a cerimônia não irá acontecer e os vencedores receberão os prêmios pelos Correios. Os ganhadores, divulgados em uma lista na página do prêmio, são em grande maioria de outras gravadoras, o único artista da Som Livre que venceu alguma categoria do prêmio da Globo foi o Diante do Trono, que está deixando a casa.


De acordo com o jornalista Lauro Jardim, colunista a Veja, o Diante do Trono, considerado o principal nome gospel do casting da Som Livre, está em “pé de guerra” com a gravadora e tenta negociar um fim amigável para o contrato, que vigora até 2014. Segundo o jornalista, “o Diante do Trono quer lançar o CD e DVD Tu Reinas, gravado no sertão do Nordeste, em outra casa, mas a Som Livre não deixa”, o que prejudicaria as vendas do grupo no Natal. Essa “outra casa” seria a Universal Music, que junto aos já citados Ganem e Magnago, está lançando seu braço gospel no mercado fonográfico.

Sucesso… com o outro público

Outra promessa da Rede Globo para o público evangélico foi relacionada aos personagens de suas novelas. Após reuniões com diversos líderes evangélicos, como Silas Malafaia e Estevam Hernandes, autores das tramas da emissora falaram sobre a introdução de um personagem evangélico sem caricaturas em seus folhetins, e por diversas vezes foi anunciado que a personagem Valdirene, de “Amor à Vida”, seria a mocinha evangélica anunciada pela emissora (ela se tornaria uma cantora gospel). Porém, Valdirene fez sucesso com o público não-evangélico devido a suas piadas e assim a Globo e o autor Walcyr Carrasco tiveram que mudar de ideia sobre a conversão imediata da personagem transformando-a apenas em um alívio cômico para a trama. A Globo está tentando remediar, assim a primeira “mocinha” de novela convertida foi Gina, personagem vivida pela atriz Carolina Kasting.

O autor tenta também inserir um grande núcleo de personagens evangélicos no folhetim. Recentemente reinseriu o personagem Efigênio que havia aparecido somente no começo como um dono de bar. O agora o pastor Efigênio será líder de uma igreja evangélica inaugurada no bairro de Valdirene e ali se concentrará grande parte do núcleo evangélico que a Globo ainda está tentando montar para “Amor à Vida”.

Essa série de contratempos entre a emissora e o meio gospel tem sido vista por muitos como um caminho para o fim de uma aproximação mais forte entre a Globo e os evangélicos, relação que antes foi comemorada por uns e criticada por outros. Os motivos para tantos fracassos vindos de um grupo empresarial de tanto sucesso podem ser vários, como problemas operacionais, falta de afinidade com o meio ou até ação divina.

Independente disso o articulista Paulo Teixeira, em sua coluna no Gospel+, avalia como está sendo a relação entre o meio evangélico e a Globo:

“Teve gente que chegou a insinuar que Deus estava nesse namoro… Por acaso o Onisciente Senhor dos Exércitos erra?”, questiona Teixeira.

Por Dan Martins e Renato Cavallera, para o Gospel+


49 COMENTÁRIOS

  1. Fracassou e vai continuar fracassando, porque muitos inclusive o pessoal globence ou globense sei la nos tratam como pessoas de terceira classe analfabetos bobos e tudo mais, e mesmo porque os verdadeiros crentes jamais vai entrar nesta esparrela pois sabemos e muito bem em qual fonte os globoraticos se alimentam no campo espiritual, portanto vai sim continuar fracassando e nunca vao conquistar os verdadeiros crentes E TENHO DITO

  2. Vão cobrar do Silas, pois foi ele que deu o primeiro olhar, o primeiro sorriso no início desse namoro. Por acaso ele não estava no “Troféu Promessas” e no “Na moral?”

  3. a igreja catolica sabe que ela é aproveitadora e mesmo assim fica de conveniencia com a dona globo.sou catolico e nao concordo com o tratamento que ela da aos evangelicos.aos domingo da espaco ao padre marcelo e isto me incomoda porque acho que deveria da o mesmo espaco aos evangelicos tambem.a rede globo é tendenciosa e manipuladora,o clerigo catolico sabe disso e finge que nao sabe de nada,acho lamentavel e perigoso a conveniencia que a igreja tem com a rede globo,ainda bem que os evangelicos sabe disso e estao se afastando dela.

  4. OS TAIS ARTISTAS GOSPEL PODEM SE VENDER A GLOBO E SE CALAREM NA PROGRAMAÇÃO DA GLOBO COMO FEZ PREGADOR LU E TALES E ATE A PROPRIA ALINE BARROS QUE PARTICIPOU DE UM MUSICAL EM DEVOÇÃO A SUA RAINHA XUXA……….A GLOBO TA PENSANDO QUE DEUS SE VENDERIA A ELES TAMBEM ?!?!?!…………..CRISTÃO QUE É CRISTÃO NAO TA NEM AI COM ESSA EMISSORA E NEM COMPARTILHA ALGO PROMOVIDO POR ESSA EMISSORA

  5. a globo sempre despertou os olhares tanto de artistas, que faziam sucesso em outros canais, e se venderam a ela, bem como os pastores desejoss de estar em evidencia, luciano hulk na band, faustão da band, ana maria braga da band, sérgino gosma, do sbt e dai por diante, outros que se venderam e a seu povo silas malafaia, caio fabio este foi o primeiro que se deslumbrou, aline barros diante do trono e tantos outros, certamente a queda deles e daqueles que ainda não cairam mas vão cair

    • Ola clamando …saudades…vc disse tudo a globo sempre desprezou os evangelicos por puro preconceito …nao precisava passar programas evangelicos nao …bastava ter respeito …somente isso ja era suficiente …mas passou decadas fazendo chocota com os evangelicos e nos menosprezando e quando viu a abrangencia e o lucro que gera os evangelicos vem querendo essa aproximaçao como se nos simplesmente nos nao tivessemos memoria …e como eu disse a programaçao e como todas as outras… tem coisas prestam e que nao prestam …querer incluir uma programaçao evangelica que eles sempre desprezaram soa como uma piada isso sim…por isso nao deu certo

  6. Por ser de família evangélica e ser Comunicólogo e Psicanalista, estou sempre numa postura de observar as postagens no Facebook a respeito da GLOBO! O que me chama a atenção, é que a Rede Globo JAMAIS escondeu sua posição espírita , abordando o TEMA em várias NOVELAS! Mas o “engraçado”, pra não dizer ridículo, é que os EVANGÉLICOS são assíduos Telespectadores de TODA sua Programação (e ainda assim chamam-na de ‘REDE ESGOTO DE TELEVISÃO’ etc) Será que “esqueceram” sua AUTONOMIA de utilizar o LIVRE ARBÍTRIO junto com o CONTROLE DA TV para SELECIONAR o que deve ou não assistir? Isso é um exemplo Clássico de ANTAGONISMO e HIPOCRISIA! Aproveitem esses momentos para fazer o esquecido “CULTO DOMÉSTICO”…

    • Prezado Sr. Sampaio, fico profundamente entristecido ao ver certos pseudointelectuais, assim como você por exemplo, denegrir a imagem dos evangélicos através de achismos. Por essa razão farei algumas observações acerca do seu comentário: “Por ser de família evangélica e ser Comunicólogo e Psicanalista, estou sempre numa postura de observar as postagens no Facebook a respeito da GLOBO!” ótimo! O Sr. fez questão de demonstrar que possui curso superior. Eu também tenho substrato acadêmico, todavia não preciso revelar a ninguém para embasar minhas opiniões, ademais isso seria irrelevante para um bacharel. Procuro sustentar minhas críticas através de fontes (confiáveis). Continuando: “O que me chama a atenção, é que a Rede Globo JAMAIS escondeu sua posição espírita , abordando o TEMA em várias NOVELAS!” Posso não ser um especialista no assunto, mas presumo que a posição defendida pela emissora globa seja o LUCRO. Meu pensamento não é infundado e vou explicar. Segundo o IBOPE a novela “Salve Jorge” teve 8% a menos de audiência, se comparada às antecessoras; isso porque o seu conteúdo havia desagradado os evangélicos. Na tentativa de “seduzir” essa clientela, a Globo resolveu introduzir personagens protestantes na nova trama (Amor à Vida), a qual também possui relatos que remetem ao Espiritismo; mesmo assim, os resultados foram satisfatórios para a emissora. Ou seja, dizer que a Globo possui uma “posição espírita” é ilógico e de cunho apelativo. Kardec não precisa de propaganda; a Doutrina Espírita “fala por si”. E para finalizar: “Mas o ‘engraçado’, pra não dizer ridículo, é que os EVANGÉLICOS são assíduos Telespectadores de TODA sua Programação (e ainda assim chamam-na de ‘REDE ESGOTO DE TELEVISÃO’ etc) Será que ‘esqueceram’ sua AUTONOMIA de utilizar o LIVRE ARBÍTRIO junto com o CONTROLE DA TV para SELECIONAR o que deve ou não assistir? Isso é um exemplo Clássico de ANTAGONISMO e HIPOCRISIA! Aproveitem esses momentos para fazer o esquecido ‘CULTO DOMÉSTICO’…” Generalizar e atacar pessoas (não as ideias) enfraquece o argumento. Quais dados estatísticos mostram que “os evangélicos são assíduos Telespectadores de TODA sua Programação”?????? Não seria alguns (ou talvez a maioria)? Senhor, temos sim o livre arbítrio para mudar de canal mas preferimos assistir a Globo, qual o problema? Talvez seria um problema se não a assistíssemos, visto que nós telespectadores movimentamos “rios de dinheiro” ,para a Grande Mídia, ao assistir TV. Críticas e sugestões são bem vindas (MUITA GRANA ROLA, hehehehe); Por essa razão, não fique se ofenda por conta da maior emissora do Brasil, pois ela não ficará ofendida por você…

  7. A Globo é evangelica desde sempre, ou seja pra ela dinheiro é o que vale!! Daki uns dias deverá investir em montar uma igreja própria: Igreja Global Evangelica Midiativa, e nela terá pastores como Silas mala-fala, Edir Dinheiro, Valdomiro Pai de Sant0iago, e cantores como: Pregador Lu-oto, Ana Paula Caladão, e outros como Marco Felicidando-anus!!

  8. A GLOBO USA 364 DIAS DE SUA PROGRAMAÇÃO VINTE E QUATRO HORAS POR DIA, PARA PREJUDICAR A FAMÍLIA, QUE É UMA OBRA DO PRÓPRIO DEUS, MATA A ESPERANÇA DE UMA CRIANÇA, COM SEUS ARRANJOS CONTRA ESTA MESMA FAMÍLIA, E USA TODO O DINHEIRO QUE ELA ADQUIRE, COM RECURSOS DELA A GLOBO DESTRÓI A ESPERANÇA DA CRIANÇA E DEPOIS EM UM DIA COM O SEU DINHEIRO QUE DAR ESPERANÇA A ESTA CRIANÇA. NÃO SERIA ISTO UMA HIPOCRISIA?

  9. À diretoria da Rede Globo,

    Quer aproximação com os evangélicos?
    Comece abrindo na grade um programa evangelístico, onde um pastor fale á vontade da e na Palavra! Sem restrições, inclusive tratar de homossexualismo sem censura!

    Horário nobre de preferencia…
    aí vcs verão o que é audiência!

    Jesus os abençoe!

    • Carlos ,se fosse assim,a record não teria mudado as programações!!quando a programação era reliogiosa a audiencia era (zero)se a globo fizer isso terá que fechar a emissora!quem gostar de programas religiosos que assista os canais religiosos ,são mais de 50 canais! não tem pq a globo se dedicar a esse tipo de programação,pq ela não foi criada pra isso!

  10. o clerigo catolico no brasil anda cheio de medos e devia confiar mais em deus,nao prega como os evangelicos,tipo contra novelas imorais,nao prega em larga escala contra um carnaval que gera muitas mortes no paiz.porque sera que a igreja nao fala mal pulblicamente do carnaval e das novelas imorais?com certeza tem medo da dona globo.

  11. Tudo tem haver com mamon (dinheiro) deu lucro fica, não deu cai fora.
    É assim com qualquer programa em qualquer emissora, com a globo não
    é diferente.
    Simples assim.

  12. êêêêta notícia arretada de boa, só assim esses crentes crentinos que foram nessa de globo , talvez reconheçam que só Jesus deve ser louvado e não o ídolo da vênus platinada

  13. Que comunhão tem a Luz com as trevas ? Ou as travas com a Luz ? A organização Globo sempre tratou em seus filmes, seriados e novelas o cristão evangélico como imbecil, manipulado, burro, pateta e ridículo, sempre. E não é de se estranhar, pois desde o inicio em sua fundação, o seu falecido presidente Roberto Marinho, já possui em seu gabinete um grande altar de feitiçaria e idolatria , gabinete esse que saia e saem as ordens para a direção e diretrizes não somente para a TV, mas para a toda a organização Globo.

    É lastimável e lamentável que pessoas que se dizem cristas, por causa da fama e do dinheiro, fazem aliança e pactos com essa organização. Entretanto, dou Gloria a Deus que essa parceria maligna entre a organização Globo e os evangélicos está ruindo. Deus te fato protege seus filhos.

  14. Super normal , isso acontece com todas as gravadoras, e emissoras, alias todas as emissoras hoje estão se aproximando dos cantores gospel, não só a globo, cada besteira que se lè aqui, gente sem cérebro falando besteira é o que tem de mais por aqui.
    A luz tem invadir as trevas, tem que invadir a globo, se a globo tem espiritismo, a capetaiada vai sair correndo com a musica de louvor a Deus que for lá.

  15. A Globo visa apenas o lucro, meus caros! Segundo especialistas, o número de evangélicos será maior que 50% em 2030, ultrapassando católicos. Seria normal essa aproximação, visto que os irmãos Marinho não vão quer perder mais dinheiro do que perdem atualmente…

  16. Posição espírita?! A única posição que a Rede esgo… ops Globo de Televisão defende é seu LUCRO. Até personagens evangélicos estão ganhado espaço em suas novelas! Coincidência, meu caro? Com certeza não. O IBOPE revelou que a novela “Salve Jorge” teve um déficit de audiência de 8%. Pouco? Em termos percentuais sim, mas numérico$$$$… A Globo, por sua vez, criticou a Glorinha sem piedade… Assistimos essa porcaria quando bem entendermos. Somos livres para elogiar e criticar. Aliás, meu senhor, nós evangélicos sabemos que a Reencarnação não é uma crença exclusiva do Espiritismo (que nada mais é do que uma cópia muito mal feita de outras religiões reencarnacionistas). Destile seu preconceito em outro lugar; esse espaço é para debates saudáveis e não para contendas e discussões que não vão contribuir com nada de útil. Espero que não tenha se ofendido. Fique em paz!!!

  17. Posição espírita?! A única posição que a Rede esgo… ops Globo de Televisão defende é seu LUCRO. Até personagens evangélicos estão ganhado espaço em suas novelas! Coincidência, meu caro? Com certeza não. O IBOPE revelou que a novela “Salve Jorge” teve um déficit de audiência de 8%. Pouco? Em termos percentuais sim, mas numérico$$$$… A Globo, por sua vez, criticou a Glorinha sem piedade… Assistimos essa porcaria quando bem entendermos. Somos livres para elogiar e criticar. Aliás, meu senhor, nós evangélicos sabemos que a Reencarnação não é uma crença exclusiva do Espiritismo (que nada mais é do que uma cópia muito mal feita de outras religiões reencarnacionistas). Destile seu preconceito em outro lugar; esse espaço é para debates saudáveis e não para contendas e discussões que não vão contribuir com nada de útil. Fique com Deus…

  18. E desde quando evangélicos tem algum pacto com a globo? que viagem é essa seu Caleb? que eu saiba uma empresa ligada a globo distribui cds evangélicos também só isso, não inventa não. que pacto o quê?
    Duvido muito que muita gente que cita esse versículo de comunhão entre luz e trevas não tem amizade com muitos incrédulos do mundo, conheço um monte de evangélicos que as maiores amizades são pessoas do mundo, que falam a mesma língua dos incrédulos , contradição total em citar a palavra e no agir.

DEIXE UMA RESPOSTA