Campanha das Eleições 2014 poderá ficar marcada pela demonstração de força política dos evangélicos

30

As eleições deste ano têm mostrado a atenção dada pelos candidatos à presidência da República ao voto dos eleitores evangélicos, que somam mais de 22% da população do país.

Em 2010, a movimentação gerada pelos líderes religiosos levou a então candidata Dilma Rousseff (PT) a firmar um compromisso de não alterar leis que poderiam ofender princípios cristãos.

Quatro anos depois, os líderes com quem a petista se comprometeu a acusam de ter descumprido o acordo, e muitos deles – como Marco Feliciano (PSC-SP), Silas Malafaia e Magno Malta – falam abertamente contra o PT, e orientam fiéis a não votarem em nenhum candidato do partido.

Dilma atrás dos evangélicos

A candidata à reeleição ouviu a recomendação de seus aliados e criou um comitê de campanha para dialogar com lideranças evangélicas, e participou de um Congresso de Mulheres da Assembleia de Deus, além de ter ido à inauguração do Templo de Salomão, da Igreja Universal.


Além de Dilma – que deverá ter o apoio do bispo Edir Macedo – outros políticos também compareceram à abertura do megatemplo. O governador paulista Geraldo Alckmin (PSDB), candidato à reeleição, foi ao evento como forma de garantir que sua imagem também fosse mostrada.

Aécio

Concorrendo com Dilma ao Planalto, o tucano Aécio Neves também visitou outra grande denominação evangélica. Há poucos dias esteve com o pastor José Wellington Bezerra da Costa, presidente da Convenção-Geral das Assembleias de Deus no Brasil (CGADB), num encontro realizado na sede do Ministério do Belém, com aproximadamente 2 mil pastores.

O espaço cedido a Aécio foi articulado pelo seu candidato a vice, senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB), que tem como segunda suplente a filha de José Wellington, Marta Costa (PSD).

Aécio sabe que é provável que José Wellington expresse seu apoio ao pastor Everaldo Dias Pereira (PSC) no primeiro turno, a fim de fortalecer o bloco evangélico. No entanto, o ex-governador de Minas Gerais pode estar de olho no apoio da denominação para um eventual segundo turno, quando o apoio dos evangélicos poderá fazer a diferença.

Marina e Eduardo

Embora Marina não goste da mistura da política com a religião, os partidários da campanha dialogam com igrejas evangélicas de todo o país. A própria Marina se encarregou de apresentar Eduardo Campos a um grupo de mais de dois mil pastores assembleianos recentemente.

No evento, Campos – que é católico – falou de seu programa de governo e deixou clara a participação efetiva de Marina em caso de uma vitória, como forma de criar “maior identidade” com os evangélicos.

Pastor Everaldo

O candidato pelo PSC é o que mais conta com a simpatia dos líderes evangélicos, por falar abertamente contra o aborto e o casamento gay, por exemplo.

Líderes assembleianos como Silas Malafaia, Marco Feliciano, bispo Manoel Rodrigues e até o senador Magno Malta, que pretendia concorrer à presidência defendendo a redução da maioridade penal, declararam apoio ao pastor.

“Everaldo tem potencial para crescer, pode até chegar a um patamar similar ao de Heloísa Helena em 2006, com 6,85% dos votos válidos, mas duvido que vá muito além disso”, afirmou o cientista político Claudio Couto, da Fundação Getulio Vargas, em entrevista à revista Carta Capital.

Já os entusiastas da campanha de Everaldo, como o pastor Silas Malafaia e os integrantes da bancada evangélica discordam dessa tese, e apostam que o candidato do PSC conquiste até 10% dos votos válidos no primeiro turno.

30 COMENTÁRIOS

  1. “força política dos evangélicos”

    Os Cristãos não tem esse tipo de força, deixemos esta força com os evangélicos. Nossa força é a fraqueza.

    Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco, então é que sou forte. 2 Coríntios 12:10

    • 1 NÃO julgueis, para que não sejais julgados.
      2 Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós.
      3 E por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu olho?
      4 Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, estando uma trave no teu?
      5 Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão. Eu ainda acredito que Existam pessoas que querem realmente o bem do nosso Brasil. Eu acredito no movimento Cristão e sei que em nome de Jesus o pastor vai ganhar e colocar nosso país em ordem esta na hora de um ungido do Senhor.Tirar a homofobia o Homossexualismo das nossas tvs,radios, revistas e qualquer meio de comunicação. Ate porque Deus mesmo Disse:Com homem não te deitarás como se fosse mulher; é abominação” e “Se também um homem se deitar com outro homem, como se fosse mulher, ambos praticaram coisa abominável; serão mortos; o seu sangue cairá sobre eles”. Fiquem na paz do Senhor

  2. Os politicos podem correr atrás dos evangélicos. Nós cristãos já elegemos nosso Governante há muito tempo.

    Malafaia tá achando que o “pastor” everaldo vai ter 10% dos votos… vai ter motivo pra comemorar se esse politico intitulado pastor receber ao menos 5%…

    O que esse silas “150 milhões” malafaia quer é barganhar no segundo turno vantagens pra “panelinha” dele!!!

        • MARCOS OLIVEIRA
          Realmente os motivos são estúpidos, pois os homens na sua ignorancia, pregam contra deus, veja bem aqui quem vai defender votar no pt, ou em qualquer ímpio, nosso compromisso é Cristão logo voto em gente que é Cristã, se não fizerem a parte deles, será cobrado um dia, mas eu votar em ímpio, isto sim é ser estúpido.

          • A minha resposta não tinha sido a você mas aproveitando seu comentário, votar em alguém simplesmente pelo fato de se dizer cristão também é uma estupidez.

            Eu quero um governante que governe com justiça, caráter, bom senso e queira o bem da população, infelizmente vejo mais essas carcteristicas nos que não se professam cristãos do que nestes que só buscam beneficio próprio, henriquecimento ilicito e favorecimento às suas instituições afim de que engordem ainda mais as suas contas, tudo isto debaixo de uma bandeira moral que nada mais é que a cal que cobre o sepulcro.

          • MARCOS
            suas justificativas para votar em ímpios é fraca, fico com a minha se não agirem correto é eles e deus, ei fia minha parte em prol do reino.

          • Isso é típico de alienados, daqueles que como Pilatos lavam as mãos, daqueles que vivem o cristianismo dos seus líderes.

            Daqueles que dizem “vá e sejam cristãos por mim”, “abençoe por mim”, “faça por mim”, “seja de Deus por mim” enquanto estão com suas mentes e corações atrofiados.

            Pura preguiça de pensar, analisar, fazer, caminhar, amar, ser Cristão de fato e não debaixo da batuta de outros.

  3. Querem transformar o Brasil no Oriente Médio,mas isso não não de alucinações de falsos
    pastores movidos por fama,dinheiro e poder.Não irão avante.Ganharão no dia de são nunca.A
    sociedade geral não confia e rejeita ser governada por religiosos preconceituosos,incompetentes,inoperantes e, o que é pior:fanáticos.

    • Falou tudo janio

      Se for preciso, eu até voto no PT. Mas nunca colocarei esse TALIBÃ das Américas no poder. Querem governo religioso? Vão para o ORIENTE MÉDIO. Aqui não é lugar pra isso não.

  4. rsrsrsrsrsr são tantos candidatos evanjegues que eles mesmos vão se dividir e cada um vai receber míseros votos é tanta uzura que não pénsam e nem se unem rsrsrsrsr coitados

  5. Troquem demonstraçao de força por VERGONHA.Isso mesmo estes falso lideres estao infllamando o caminho como nunca antes o fizeram.Tem quer ser no minimo muito simples ou no maximo muito tolo e oportunista em achar que Deus precisa dos meios podres,corruptos e manipuladores da politica para agir sobre este planeta,a autoridade

    • A autoridade que foi dada a igreja por meio de Jesus Cristo,tem como condiçao a SANTIDADE em primeiro lugar e depois todas as açoes da igreja tem que estar alinhadas com a vontade do Pai,e nao de homens reprovados na fe. A natureza de Deus nao se mistura com a condiçao caida da carne.Para Deus os meios nao sao justificados pelos fins,a obra e Dele e tem que ser da forma Dele.Jesus disse meu Reino nao e deste mundo.Estamos entrando na hora mais escura e a igreja dorme,ou e corrupta e suja,Acordem o tempo corre,se preparem agora antes que seja tarde,ACORDEM para a realidade de Deus parem de serem enganados pelas migalhas que o mundo oferece,encham seus candeeiros como oleo nao hajam como o homem nescio que edifica na areia(e isso que esses gananciosos e oportunistas estao fazendo),vao para a rocha e edifiquem morada segura.ACORDEM.

  6. Troquem demonstraçao de força por VERGONHA.Isso mesmo estes falso lideres estao infllamando o caminho como nunca antes o fizeram.Tem quer ser no minimo muito simples ou no maximo muito tolo e oportunista em achar que Deus precisa dos meios podres,corruptos e manipuladores da politica para agir sobre este planeta,a autoridade

  7. Raphael Abe , então Rafael Abe e seguidores, comprovou a grand eobra do pseudo pastor? Kakakakakakakaka, esses pastores que auto se conclamam como homens de Deus, vou te contar viu, por essa bando de comerciantes da fé pintarem e bordarem sem medo do inferno e do castigo divino é que nem creio que Deus exista, se existisse esses pastores o temeriam e teriam uma vida mais santificada, mas tem é uma vida de mentiras e falcatruas.

DEIXE UMA RESPOSTA