Retrospectiva 2015: o que de mais importante aconteceu ao longo do ano; Confira

9

2015 foi um ano intenso no meio cristão nacional e internacional, com escândalos sociais, políticos e eclesiásticos, mas também bons exemplos, como o da chanceler alemã Angela Merkel, cristã, que foi apontada como personalidade do ano.

Na nossa retrospectiva, relembraremos os fatos mais marcantes – embora nem sempre inspiradores – que marcaram nosso cotidiano ao longo do ano. Confira!

Thalles

O cantor Thalles Roberto causou rebuliço nas redes sociais por causa de declarações sobre ser mais rico e melhor cantor que todos os outros artistas gospel juntos, além de afirmar que deixaria de se apresentar no meio evangélico, pois Deus o havia instruído a tocar no mercado secular para levar a mensagem do Evangelho aos que não a conhecem. A repercussão enorme de suas declarações não foi bem recebida por diversos colegas cantores, que o criticaram de volta. Constrangido, Thalles se retratou e pediu perdão, explicando suas motivações.

Gays na Hillsong

Um casal gay colocou a Igreja Hillsong no olho do furacão esse ano, por atuarem como ministros de louvor na filial de Nova York e alegarem que sua condição era conhecida pelos líderes da denominação.

Josh Canfield e Reed Kelly argumentaram que sempre foram sinceros sobre seu relacionamento com os líderes da congregação: “Temos sido abertos e francos sobre o nosso relacionamento desde o início”, disse a dupla.

No ápice da polêmica, o pastor fundador da Hillsong na Austrália, Brian Houston, precisou emitir uma nota oficial sobre o assunto, negando que a igreja apoiasse o casamento gay, e alertando que a dupla já não participava mais do ministério de louvor em Nova York.

Beijo gay na Globo

O ano começou com mais um boicote dos evangélicos à TV Globo por causa da cena, no primeiro capítulo da novela Babilônia, em que duas lésbicas se beijaram. A grita foi tão ampla que o folhetim não emplacou, sofreu com baixas audiências e teve sua duração encurtada.

No meio do embate, a emissora decidiu que não iria mais fazer apologia ao ateísmo na novela, além de cortar cenas de prostituição e novos beijos entre homossexuais. Isso não foi suficiente para recuperar a audiência de Babilônia, e, numa espécie de revanche, os autores explodiram o templo de uma igreja que aparecia em alguns momentos e fizeram uma overdose de beijos gay no último capítulo.

Inconsequentes, o trio de escritores da novela não imaginava que a rejeição causada por eles prejudicaria a sucessora A Regra do Jogo e alavancaria a audiência da primeira “novela bíblica” da principal concorrente.

http://noticias.gospelmais.com.br/globo-overdose-beijo-gay-final-babilonia-78858.html

Globo decide antecipar final de Babilônia para reduzir fracasso de audiência da novela
Assine o Canal

Globo cede e novela Babilônia não terá mais cenas de beijo gay, prostituição e ateísmo
Assine o Canal

Os Dez Mandamentos

A TV Record investiu pesado em seu projeto de contar a história do povo hebreu em fuga do Egito. Contratou dezenas de atores, investiu aproximadamente R$ 105 milhões em produção, com efeitos especiais, filmagens em locações no exterior e construção de cenários no RecNov, no Rio de Janeiro.

O retorno, com uma mãozinha da Globo – que provocou a ira dos evangélicos – foi positivo: a emissora do bispo Edir Macedo assumiu o segundo lugar isolado na audiência e, em alguns momentos, superou a vênus platinada, alcançado o topo do Ibope.

O sucesso de Os Dez Mandamentos foi tão grande que a Record Filmes decidiu levar a novela para o cinema, apresentando uma versão enxuta da história de Moisés, o êxodo e a entrega das tábuas da lei. Quando o longa-metragem estrear, em março, a ideia é superar a maior bilheteria de um filme nacional, “Tropa de Elite 2”, e fazer um esquenta para a segunda temporada da novela.

Capítulo da abertura do Mar Vermelho dá vitória histórica à Record sobre a Globo no Ibope
Assine o Canal

Filme “Os Dez Mandamentos” terá spoiler da segunda temporada da novela da Record; Veja o trailer
Assine o Canal

Malafaia x Boechat

O pastor da Assembleia de Deus Vitória em Cristo (ADVEC) se envolveu num bate-boca público com o jornalista Ricardo Boechat, apresentador do Jornal da Band e âncora da rádio BandNews FM.

A discussão começou na repercussão do caso de agressão a uma menina candomblecista no Rio de Janeiro, que supostamente teria sido feita por um grupo de evangélicos. Embora nunca tenha ficado provado, o caso foi tratado por Boechat – e por toda a mídia – como intolerância religiosa de evangélicos.

Em seu programa matinal na BandNews, Boechat disse que “no âmbito de igrejas neopentecostais estão acontecendo atos de incitação à intolerância religiosa”. O pastor Silas Malafaia, através de seu Twitter, respondeu às afirmações do jornalista dizendo que “falar asneira no programa de rádio sozinho, é mole”, e acrescentou: “Deixa de ser falastrão”.

Como o rádio é um meio muito ágil, permitiu a Boechat o acesso instantâneo à crítica de Malafaia e uma resposta intempestiva, sugerindo ao pastor que fosse se ocupar com outra coisa: “Malafaia, vai procurar uma r… Você é um idiota, um paspalhão, pilantra, tomador de grana de fiel, explorador da fé alheia […] Você gosta muito é de palanque, mas não vou te dar porque tu é um otário, um paspalhão”, disse o jornalista, ao vivo.

Parada da ofensa gay

Um travesti acreditou que seu protesto, fantasiado de Jesus pregado na cruz, ficaria restrito às poucas horas da Parada Gay em São Paulo. No entanto, a repercussão do caso foi instantânea, maciça e até virulenta.

O pastor Marco Feliciano (PSC-SP) compartilhou fotos do protesto nas redes sociais, o que levou milhares de cristãos – evangélicos e católicos – a se mobilizarem, e de certa forma, hostilizarem.

Diante disso, o transexual Viviany Beleboni moveu um processo contra o pastor, pedindo uma indenização por danos morais por causa das postagens. A advogada do transexual, Cristiane Leandro de Novais, chegou a pedir uma liminar para que o material compartilhado pelo deputado fosse retirado de circulação.

No entanto, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu o arquivamento da representação contra Feliciano, por incitação à homofobia.

Estado Islâmico

Em 2015, o grupo terrorista formado por extremistas muçulmanos conseguiu manter as atenções do mundo sobre si. Em janeiro, a execução de 21 cristãos coptas na Líbia chocou o planeta.

Reiterando as promessas de perseguição a cristãos e judeus e perpetrando atentados terroristas diversos – sendo o principal deles em Paris, capital da França, matando 128 pessoas em ações coordenadas e fracionadas – o Estado Islâmico voltou à carga, fazendo novas promessas de perseguição e morte aos “infiéis”, incluindo o papa Francisco, que seria decapitado em plena Praça de São Pedro, no Vaticano, após a invasão de Roma.

Tanta propaganda terrorista levou um casal a planejar e executar, por conta própria, um atentado em solo norte-americano, matando 14 pessoas e deixando outras 17 feridas. Como resultado prático das ações do Estado Islâmico, muitos evangélicos passaram a ver as práticas religiosas dos muçulmanos como sinal do fim dos tempos.

Estado Islâmico planeja decapitar o papa e causar o Armagedom em até dez anos, diz especialista
Assine o Canal

Terror: Estado Islâmico convoca muçulmanos a perseguirem cristãos em todo o mundo
Assine o Canal

Estado Islâmico ameaça invadir o Vaticano para cumprir “profecia” de Maomé
Assine o Canal

Estado Islâmico planeja ataque nuclear para dizimar cristãos, diz jornalista que se infiltrou no grupo
Assine o Canal

Evangélicos veem extremismo muçulmano e perseguição como sinais do fim dos tempos
Assine o Canal

Cristã que fugiu do extremismo muçulmano é uma das vítimas da tragédia de San Bernardino
Assine o Canal

Refugiados

A crise dos refugiados, que imigram à Europa aos milhares diariamente, ofereceu à primeira-ministra alemã o protagonismo na recepção a essas pessoas, que em muitos casos, estavam em fuga do Estado Islâmico na Síria e Iraque.

Angela Merkel, que é filha de um pastor, não titubeou em dizer que a Europa precisa se voltar a Deus e reconquistar o hábito de ler e estudar a Bíblia Sagrada para superar crises.

Sua postura diante do que muitos especialistas definiram como “caos” a levou a ser apontada pela revista Forbes como a segunda pessoa mais poderosa do mundo, atrás apenas do presidente russo Vladimir Putin.

Já a revista TIME a colocou como “personalidade do ano”, devido à sua atuação durante a crise imigratória, quando pediu “mais de seu próprio país do que a maioria dos políticos faria” e por “ter ficado firme contra a tirania […] fornecendo firme liderança moral em um mundo em que isso está em falta”.

Primeira-ministra alemã diz que Europa precisa voltar a Deus e à Bíblia para superar crises
Assine o Canal

Cristã, chanceler alemã Angela Merkel é apontada como a mulher mais poderosa do mundo
Assine o Canal

TIME aponta cristã Angela Merkel como personalidade do ano por “liderança moral” na crise dos refugiados
Assine o Canal

Eduardo Cunha

O deputado fluminense, integrante da bancada evangélica, começou o ano empolgando os colegas e pastores que acompanhavam seu trabalho, ao ser eleito presidente da Câmara dos Deputados. O pastor Silas Malafaia foi às redes sociais comemorar a vitória.

No início, recebeu elogios por se posicionar contra a legalização do aborto e retomar um projeto que visa proibir a adoção de crianças por casais homossexuais.

No entanto, com o desenrolar das investigações do petrolão, Cunha foi acusado de receber propinas através de uma filial da Assembleia de Deus Ministério de Madureira.

As acusações contra ele o fizeram ir à CPI que investigava a Petrobras e declarar que não possuía contas no exterior, fato que posteriormente foi comprovado através da revelação de documentos.

O parlamentar chegou ao final de 2015 enfrentando um processo de cassação no Conselho de Ética da Câmara e sendo o centro da fase Catilinárias da Operação Lava-Jato, quando teve computadores, tablets e smartphones apreendidos pela Polícia Federal.

Rachel Scheherazade elogia postura de Cunha sobre o aborto: “Está defendendo o interesse da sociedade”
Assine o Canal

Eduardo Cunha, integrante da bancada evangélica, é eleito presidente da Câmara dos Deputados
Assine o Canal

Malafaia comemora vitória de Cunha na Câmara e diz que governo vai ter que “aturar” evangélicos
Assine o Canal

Eduardo Cunha retoma projeto que proíbe adoção de crianças por casais gays e recebe elogios
Assine o Canal

Impeachment

Os pedidos de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff (PT) foram quase todos recusados, até que Cunha aceitou um, formulado por três juristas, que acusa a mandatária de desrespeito à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

A aceitação do pedido causou furor na base governista, e fez a sociedade se manifestar favoravelmente à remoção de Dilma do cargo.

O processo, no entanto, chega ao final de 2015 com seu andamento suspenso, devido às decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) de suspender todas as decisões ritualísticas tomadas por Cunha até o momento, determinando que o processo seja reiniciado seguindo diretrizes específicas.

9 COMENTÁRIOS

    • José, é possível que você esteja enxergando apenas o que mais te atrai. A Retrospectiva mostrou o que mais foi notícia ao longo do ano, com destaque para o sucesso da produção da novela da Record, para a indicação de uma cristã como personalidade do ano e para os riscos da perseguição religiosa por parte de extremistas islâmicos. Você leu toda a matéria, ou apenas a parte que te atrai?
      Se, por acaso, você ignora outros pontos, não tome a parte que te atrai como um todo.
      Aliás, que tal se você acessar a página de projetos sociais ( http://noticias.gospelmais.com.br/projetos-sociais ) e compartilhar nas suas redes sociais, para que outros tenham conhecimento do bem que muitos fazem pelo próximo? Ou quem sabe, para você contribuir com algum, voluntariamente?
      Enfim, José, mais conhecido como “Clamando”, 2016 pode ser uma oportunidade para você mudar sua postura, sua perspectiva, quebrar paradigmas, orar para que o que você classifica como “podres” deixe de acontecer e ser notícia, para que possamos, apenas, falar de coisas boas. Afinal, os “podres” só são notícia porque são fatos, e dessa forma, precisam se tornar públicos.
      Um abraço cordial!
      Deus te abençoe!

      • thiago
        começando, por não poderem revelar o nome de seus participantes, vc. sempre o faz. fica a dica cumpra os preceitos do próprio site. Email (nunca será publicado) (obrigatório)
        segundo a recíproca é verdadeira, vcs. só olham o lado podre das notícias e estas são fatos e vcs. não noticiam ou dão enfase.
        seria bom que talvez também vcs. mudassem de postura, e falassem do que as igrejas fazem de bom, exemplo sobre asilos orfanatos casa para mulheres centros de combate a drogadição. e veja sobre a novela da record, até postamos junto, pois colocou a venus platinada no bolso, mas a verdade seja dita elogiar a iurd ou a record, não é meu forte e não que esta seja minha bandeira pois elogia quando fazem coisas boas.
        claro e concordo, plenamente que é impossível viver de falar de coisas boas, não teriam audiencia.
        e claro assim como Jesus não escondeu podres de ninguém, muito menos eu quero que vcs. o façam.
        antes sim, mostrem cada vez mais, mas lembre deves praticar estas coisas e não esquecer as outras.
        e também não cercear o direito a postar aqui no site, quando se trata de política.
        mas de maneira geral gosto do site e por isto permaneço, mas que também isto não me torna alienado, para ser manipulado por vcs.
        por fim deixo também um abraço cordial a todos do g+ desejando um belo ano, não é pessoal minha critica portanto é para vc. também este desejo.
        por fim gostaria se possível que o g+ tentasse este ano diminuir a participação grosseira de ateus gays, ou pelo menos moderar a eles como fazem comigo.

          • Chagas,

            Se queria o site ser fiel aos fatos, então deveria lançar a notícia do apoio de Silas, mas também a de chamamento de atenção do político dizendo que cada um deva pagar o que deve.

            Deixe eu fazer uma pergunta. Você nunca votou e depois se arrependeu, ou seja, se sentiu enganado?

            Quer dizer que todos os brasileiros podem, Silas, o pastor, não?

            Meu caro, este país votou em collor, depois em fhc, fhc, lula, lula, dilma e dilma, será que todos que votaram neles se setem ainda representados?

            Isso que fazem com o pastor é picaretagem.

  1. ESSE E O PROBLEMA DO SITE QUE SO BLOQUEIA CRENTE MAS AS ESCULHANBACOES DOS FILHOS DO DEMO SAO LIBERADAS E NAO VEMOS SEU T.C. SE MANIFESTAR CONTRA!

    TAI A PROVA, PELA SEGUNDA VEZ SO VEJO T.C. DEFENDER O SITE DE RECLAMACOES FEITAS POR CRENTES MAS NUNCA O VI COLOCANDO SATANISTAS GAYS ATEUS NO LUGAR DELES!

    UMA VERGONHA QUE LEVOU O SITE A PERDER OTIMOS COMENTARISTAS E DEBATEDORES VIA FACEBOOK E EMAIL!

  2. EDUARDO E VANESSA
    Quando postei a primeira vez, realmente não queria polemizar a questão, apenas registrar que o site vive de fatos ou notícias que na sua maioria, detonam os cristãos, silas então é o preferido, da muita audiencia, pois é inimigo nº 1 dos gays.
    Para minha surpresa o tiago respondeu, confesso que até me senti honrado, pois tantas outras vezes que clamei por sua presença, fui ignorado, mas depois veio a decepção a resposta era para me enxovalhar, normal, e mais uma vez revela um de meus nomes aqui, deixando pista de quem sou.
    mas tudo bem faz parte da democracia e aceito criticas, pois eu também as faço e não vou querer ser dono da razão, isto é burrice, não aceitar criticas e ficar cego aquilo que vc. impacta, e seja positiva ou negativamente, sempre bom é o resultado portanto….
    Mas também ele me deu a oportunidade de poder reclamar da oposição feita aos meus comentários sobre política em especial quando retrato Feliciano, e também da liberdade dada aos maldosos gays ateus, que usam e abusam do espaço para denegrir difamar e solapar a glória do SR. bem como da igreja prs. e crentes.
    Logo penso as vezes, que o site assim como o face foi criado por um gay espert louco para se dar bem em cima dos Cristãos, tomará que não, e que eles revejam esta postura, ou cerceando com a moderação os ateus gays, ou dando a mesma liberdade a nós.
    A não ser que os gays e ateus quando cerceados ou moderados os precessem, coisa que nós Cristãos não fazemos.
    obrigado pelo apoio de vcs. denotando mais uma vez que os poucos Cristãos do site são unidos e perseguem a justiça e a paz.

DEIXE UMA RESPOSTA